Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Willian Wines Phelps

Willian Wines Phelps era um negociante do ramo gráfico, professor e político de sucesso em Nova York. Ele “travou contato com a Igreja pela primeira vez ao comprar um [exemplar] do Livro de Mórmon. (...) Ele ‘passou a noite inteira sentado comparando o Livro de Mórmon com a Bíblia’. Na manhã seguinte, William exclamou: ‘Vou filiar-me à Igreja; estou convencido de que é verdade’”.
Posteriormente, o irmão Phelps prestou o seguinte testemunho do Livro de Mórmon:
“É um bom livro e nenhuma pessoa honesta pode lê-lo sem se sentir grato a Deus, devido ao conhecimento que ele contém. (...)
Sempre que meditei sobre o Livro de Mórmon e refleti sobre a glória que será trazida por ele e os servos de Deus, senti-me cheio de esperança; cheio de luz, cheio de alegria, cheio de satisfação. Que livro maravilhoso! Que tesouro glorioso!”
W. W. Phelps serviu como “impressor da Igreja”. (D&C 57:11) Enquanto o Livro de Mandamentos estava sendo impresso em Missouri em 1833, sua gráfica foi atacada por uma turba e destruída. Posteriormente, ele ajudou a imprimir a edição de 1835 de Doutrina e Convênios. Ele escreveu muitos hinos para a Igreja. Um deles foi “Tal Como um Facho”, que foi cantado na dedicação do Templo de Kirtland. Ele afastou-se da Igreja em 1839 e tornou-se inimigo ferrenho do Profeta Joseph Smith. Em 1840 arrependeu-se e foi readmitido na Igreja. Morreu em 1872, em Utah, aos oitenta anos de idade.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Seminário – Guia de Estudo do Aluno, p.65.

Willian Wines Phelps, também conhecido como W.W. Phelps (17 fev. 1972 a 7 mar. 1872) foi um dos primeiros e um líder importante da Igreja. Ele foi um presidente assistente da Igreja no Missouri, escrevente de Joseph Smith, membro da Firma Literária, tipógrafo da Igreja, editor e escritor de músicas.

Vida
Nascido no dia 17 de fevereiro de 1792 em Hanover, Nova Jersey, Phelps foi definido por Dean Jessee como “um dos fundadores” do movimento Massonico em Nova York. Ele era o editor do jornal anti-Massônico Ontário Phoenix em Canandaigua (1827-1828). Phels também era o editor dos jornais Western Courier e do Lake Light.
Bem educado, Phelps era um aspirante ao oficio de tenente governador de Nova York na época em que comprou uma cópia do Livro de Mórmon das mãos de Parley P. Pratt no dia 9 de abril de 1830 –três dias após a organização da Igreja. Ele visitou Kirtland em 1831, foi batizado e estabeleceu uma gráfica em Independence, Missouri, onde ele publicou o jornal Evening and Morning Star. Enquanto trabalhava para publicar o livro da Igreja Livro de Mandamentos (que mais tarde veio a se chamar Doutrina e Convênios), uma turba destruiu a casa e a gráfica de Phelps. Em Kirtland, Ohio, ele ajudou a imprimir o primeiro hinário Mórmon e a edição de 1835 de Doutrina e Convênios.
Um escrevente para o Profeta Joseph Smith, Phelps foi o autor de vários Hinoss populares na Igreja Mórmon, incluindo Tal Como um Facho, o qual ele escreveu para a dedicação do Templo de Kirtland. De 1834 a 1838 ele foi o conselheiro de David Whitmer na presidência da Igreja no Missouri e nessa função ele ajudou a fundar a cidade de Far West, Missouri. Phelps foi excomungado da igreja no dia 10 de março de 1838 quando foi acusado de se beneficiar com as negociações das terras de Far West e de renegar uma subscrição de dois mil dólares para a “Casa do Senhor” que não foi paga. Em junho de 1838 Phelps, Oliver Cowdery, David Whitmer, John Whitmer e Lyman E. Johnson foram alertados para sair de Far West ou uma calamidade mais fatal cairia sobre eles.
No dia 8 de julho de 1838 foi decidido que Phelps, juntamente com Frederick G. Williams, poderiam ser rebatizados e ordenados como élderes e servir missões para a Igreja, ainda que tivesse perdido seus privilégios como membro. Phelps serviu uma curta missão ao Leste em 1841. Ele se mudou para Nauvoo, Illinois, onde, no dia 7 de agosto de 1841, ele substituiu Robert B. Thompson (que havia falecido) como secretário de Joseph Smith. Phelps recebeu sua investidura no dia 9 de dezembro de 1843 e também foi nomeado um membro do Conselho dos Cinquenta. Em Nauvoo Phelps falou sobre a destruição de um jornal opositor, o Nauvoo Expositor. Ele acreditava que o alvará da cidade dava direito aos lideres da igreja de declarar o jornal uma ameaça. Pouco depois a prensa e outros equipamentos para a rua e os destruíram. Phelps foi intimado para ser julgado por traição com Joseph Smith em Carthage.
Durante a Crise de Sucessão Mórmon em 1844 Phelps ficou do lado de Brigham Young e o Quórum dos Doze Apóstolos. Ele foi excomungado novamente no dia 9 de dezembro de 1848 mas foi rebatizado dois dias depois. Ele participou do Êxodo Mórmon cruzando as Grandes Planícies e se estabelecendo em Salt Lake City em 1849. Ele serviu uma missão no sul de Utah (como conselheiro de Parley P. Pratt) de novembro de 1849 a fevereiro de 1850. Ele serviu como legislador do território de Utah e no quadro de regentes da Universidade de Deseret (agora conhecida como Universidade de Utah). Phelps morreu no dia 7 de março de 1872 em Salt Lake City, Utah.

Hinos
Hoje William W. Phelps é provavelmente mais conhecido por seu legado de Hinos SUD, muitos dos quais aparecem na edição atual do hinário Mórmon.
Segue abaixo uma lista de Hinoss escritos por W.W. Phelps:
Adam-ondi-Ahman (apenas no hinário em Inglês)
Entoai a Deus Louvor, Hinos n° 100
If You Could Hie to Kolob (apenas no hinário em Inglês)
Alegres Cantemos, Hinos n° 03
Hoje, ao Profeta Louvemos, Hinos nº 14
Tal Como um Facho, Hinos nº 02
Ao Salvador Louvemos, Hinos nº 21
Ó Santos, Que na Terra Habitais, Hinos nº 30
Come, Let Us Sing na Evening Hymn (apenas no hinário em Inglês)
Glorious Things Are Sung of Zion (apenas no hinário em Inglês)
Now We’ll Sing with One Accord (apenas no hinário em Inglês)
Ó Deus, Senhor Eterno, Hinos nº 98
We’re Not Ashamed to Own Our Lord (apenas no hinário em Inglês)
Phelps frequentemente fazia versões para hinos populares transformando-os em hinos Mórmons:
Mundo Feliz, Nasceu Jesus, Hinos nº 121
Cantando Louvamos, Hinos nº 50
CÓPIA DE UMA PÁGINA DO LINK:  http://es.mormonwiki.com/William_W._Phelps



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar