Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Felicidade

(24-26) Qual É o Caminho que Leva à Prosperidade?
"A felicidade é o objetivo e o propósito da nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus. Mas não podemos guardar todos os mandamentos, se não os conhecemos, nem sabê-los todos, ou conhecer mais do que já conhecemos, a menos que cumpramos ou guardemos os que já tivemos recebido. Aquilo que é errado sob certas circunstâncias, pode ser, e geralmente é, certo sob outras ...
... Porém, na obediência há prazer e paz imaculados, genuínos; e como Deus designou a nossa felicidade, assim como a de todas as suas criaturas, ele jamais instituiu ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade que ele designou, ou que não resulte em maior bem e glória para aqueles que recebem sua lei e ordenanças. As bênçãos oferecidas que, ao invés de aceitas são rechaçadas, deixam de serem bênçãos, e chegam a igualar-se ao talento que escondeu na terra aquele servo mau e negligente. O bem que é oferecido volta ao que dá;
a bênção é conferida sobre os que a recebem e a empregam; porque ao que tem será dado, e terá mais; porém, ao que não tem ou que não quer receber, ser-lhe-á retirado o que tem ou que poderia te tido." {Joseph Smith, Ensinamentos, pp.2 9-2-0.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.234.

As portas da felicidade estão abertas àqueles que vivem o evangelho de Jesus Cristo em toda sua pureza e simplicidade... A certeza da suprema felicidade, a certeza de uma vida cheia de sucessos nesta existência e de exaltação e vida eterna na outra, advém a todos os que vivem em completa harmonia com o evangelho de Jesus Cristo – e consistentemente seguem o roteiro estabelecido.
SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.249.

Toda a felicidade, todo sucesso, toda gloriosa realização depende do indivíduo. Ele pode construir o céu ou o inferno sobre a terra.
EZRA TAFT BENSON – Por Élder Helvécio Martins A Liahona fev / 1992 p.25.

Só a leve esperança em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada;
Nem é mais a existência resumida
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim; mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.

VICENTE DE CARVALHO – Poemas e Canções por Élder Helvécio Martins A Liahona fev / 1992 – Notícias Locais.

A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.
THOMAS HANDY - Pensador Inglês.

(...) Na obediência há prazer e paz imaculados, genuínos; e como Deus designou a nossa felicidade, (...) Ele jamais institui ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.250.

Quando temos (...) uma perspectiva eterna, podemos avaliar mais claramente o que nos traz maior felicidade na vida.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona ago / 2004 p.25.

Na conferência geral de outubro de 1934, o Presidente David O. McKay ensinou que há sementes de felicidade plantadas em cada alma humana. Nossa disposição e atitude mental constituem o ambiente no qual aquelas sementes podem germinar.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY – Por Élder Helvécio Martins – A Liahona fev / 1992 Notícias Locais.

A verdadeira felicidade, estado de suprema graça, resulta da plena comunhão com o Espírito do Senhor, e não das eufóricas sensações oriundas dos impulsos da matéria. Nem das efêmeras e enganosas alegrias motivadas pelos sucessos mundanos; ou das miragens projetadas por vãs filosofias e falsos conceitos doutrinários por isso mesmo, desprovidos de qualquer cunho de verdade ou autoridade.
ÉLDER HELVÉCIO MARTINS – A Liahona fev / 1992 Notícias Locais.

Há sabedoria em obter e aperfeiçoar um testemunho da verdade, porque ele não só nos ajuda a enfrentar os desafios diários, mas também nos abre os olhos, a mente e o coração para as coisas sublimes e maravilhosas criadas por nosso Pai Celestial, para nosso desenvolvimento e nossa felicidade eterna.
ÉLDER HELVÉCIO MARTINS – A Liahona Janeiro de 1991, p.29.

As pessoas realmente felizes são aquelas que tem fé no Senhor e guardam as leis do evangelho, aquelas que esquecem de si mesmas em seu desejo e esforço para abençoar outros.
ÉLDER JOSEPH ANDERSON – Por Élder Helvécio Martins – A Liahona fev / 1992 Notícias Locais.

A felicidade é o objetivo e o propósito de nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.249.

Às vezes, as pessoas não sabem, mas são muito felizes. Talvez você possa definir felicidade a seu modo – que tal?
Mas, veja bem. Tem gente que acredita poder encontrar a felicidade nas “coisas”, ou seja, tendo tudo que desejar, como brinquedos, viagens, e uma série de “coisas” obtidas com o dinheiro. É lógico que presentes, objetos, trazem alegria, divertem, mas como seria se não houvesse ninguém para partilhar esses desejos e prêmios? Seria legal não ter amigos, pais e irmãos amorosos, uma família?
Então, é impossível ser feliz assim. Deu pra notar que não é o “ter” que dá a felicidade... Se a situação é esta, é melhor você cuidar muito bem do seu lado emocional, e cativar as pessoas que o rodeiam. Só assim, com bastante amor, você poderá descobrir o que é realmente ser feliz. E dividir esse sentimento com o resto do mundo!
ENCARTE DO JORNAL “O  POPULAR” – Almanaquinho – 09 / jun/ 1991.

A saúde de qualquer sociedade, a felicidade de seu povo, sua prosperidade e sua paz, todas encontram suas raízes no ensinamento dos filhos pelos pais e mães.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona jan / 1994 p.65.

A gratidão é mais profunda que o agradecimento. Este é apenas o início da gratidão. A gratidão é o agradecimento em sua forma integral. O agradecimento é constituído meramente de palavras. A gratidão é demonstrada por ações... Manifestemos nossa gratidão pelas oportunidades que temos de prestar serviço ao próximo, e não somente em nosso benefício. Existe uma lei fundamental da verdade – se quisermos ser felizes, façamos alguém feliz.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY Manual Do Aluno – Livro de Mórmon p.158-159.

Na obediência há prazer e paz... E como Deus designou a nossa felicidade Ele jamais instituiu ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade que ele designou.
PRESIDENTE JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.250.

A norma da justiça e o caminho que Deus traçou para guiar o povo. Nos asseguram a paz. Conforto e felicidade no presente, e vida eterna e exaltação no porvir; mas nada menos que a estrita obediência às leis de Deus será capaz de fazer com que alcancemos esse objetivo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.8.

A posse de riquezas, por si só, não traz felicidade a ninguém, embora possa produzir conforto, quando trocada  pelas coisas essenciais ou supérfluas da vida... Os homens e mulheres que tentam obter felicidade por meio da posse de riquezas e poder perdê-la-ão, pois somente o Evangelho do Filho de Deus pode fazer com que os habitantes da terra alcancem a felicidade; e prepará-los para desfrutar do céu aqui e na vida futura.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.314-315

É verdade que as coisas deste mundo foram feitas com o objetivo de nos proporcionar conforto e elas tornam algumas pessoas tão felizes quanto podem ser neste mundo; porém as riquezas jamais poderão trazer felicidade aos santos dos últimos dias. Pois elas, por si mesmas, não podem produzir uma felicidade permanente; somente o Espírito que provém dos céus pode concedê-la.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.306.

Para obter a exaltação e ter uma vida feliz, devemos seguir um padrão de retidão. Podemos avaliar melhor nossa auto-estima e sucesso, pela maneira como seguimos os padrões que o engodo, a soberba, o orgulho e o pessimismo.
ÉLDER MARVIN J. ASHTON – A Liahona janeiro 1991 p.23.

Nunca é demais falar sobre a Palavra de Sabedoria para a Igreja e o mundo como um todo. É uma doutrina concedida ao homem para a sua felicidade e benefício. Faz parte da filosofia de vida. (...) Quem deixar de segui-la, se privará da força física e da força de caráter às quais tem direito. Seguir a verdade é ser leal ao que é certo, como já vimos; é levar nossa vida em harmonia com nossos ideais; a verdade é sempre um poder.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.119.

Ensinem aos jovens que o casamento não é meramente uma instituição criada pelo homem, mas que foi ordenado por Deus e é uma cerimônia sagrada. Eles devem refletir com a máxima seriedade antes de assumirem um contrato do qual depende a felicidade ou infelicidade para o restante de sua vida. O casamento não é algo que deva ser iniciado de modo frívolo (...) ou terminado diante da primeira pequena dificuldade que surgir. O mínimo que os jovens podem fazer é tratá-lo com a intenção honesta de edificar um lar que contribuirá para o vigor de uma sociedade nobre.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 14, p.148.

Quando desfrutamos a influência do Espírito Santo, quando estamos tentando viver nossa religião aqui no mundo, somos o povo mais feliz na face da Terra, sejam quais forem nossas circunstâncias. Não importa se somos ricos ou pobres, se estamos felizes ou aflitos, caso um homem esteja vivendo sua religião e desfrutando o favor do Espírito de Deus, não faz diferença para ele o que está acontecendo no mundo. Pode haver terremotos, guerras, incêndios ou violência, mas ele sente que tudo lhe irá bem. É assim que me sinto.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.52.

Todos esperamos viver juntos para sempre após a morte. Acho que todos nós, na condição de pais e filhos, devemos fazer o máximo a nosso alcance para proporcionar felicidade uns aos outros enquanto vivermos a fim de não termos nada a lamentar depois.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.166.

Os jovens de ambos os sexos devem aprender que a posse de riquezas não é um requisito para a felicidade no casamento.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.166.

Ao obedecermos à palavra do Senhor revelada ao profeta vivo, encontraremos segurança e felicidade neste mundo e exaltação no mundo vindouro.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.199.

A gratidão inspira a felicidade e transmite a influência divina.
BONNIE D. PARKIN – PresidenteGeral da Sociedade.de Socorro, Recém-Desobrigada – A Liahona Maio 2007, p.35.

A mera realização de uma cerimônia não traz felicidade e um casamento bem-sucedido. A felicidade não se alcança apertando um botão, como no caso da luz elétrica; a felicidade é um estado de espírito e vem de dentro de nós. Precisa ser conquistada. Não pode ser comprada com dinheiro; tampouco pode ser roubada.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.218.

Alguns pensam na felicidade como uma vida faustuosa de conforto, luxo e constantes emoções fortes; mas o verdadeiro casamento baseia-se numa felicidade que é mais do que isso, uma felicidade que provém de doar, servir, partilhar, fazer sacrifícios e renúncias.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.218.

Para sermos verdadeiramente felizes no casamento, precisamos ser constantes na obediência fiel aos mandamentos do Senhor. Ninguém, seja solteiro ou casado, jamais alcançou a felicidade sublime sem viver em retidão. As pessoas podem sentir satisfação temporária e disfarçar a situação por algum tempo, mas só se alcança a felicidade permanente e total vivendo com pureza e de modo digno. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.221.

A vida familiar proporciona a melhor maneira de alcançarmos felicidade neste mundo e constitui um modelo que o Senhor nos concedeu sobre como será a vida no mundo futuro.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.227.

A felicidade provém do serviço abnegado. E o lar feliz é apenas aquele onde diariamente seus habitantes envidam esforços e fazem sacrifícios em prol da felicidade uns dos outros.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 130.

O homem que ambiciona ganhos e vantagens pessoais nunca é feliz, pois aquilo que ele busca está sempre mais adiante, e seus esforços egoístas tendem a frustrar-se. Já o homem que serve de modo abnegado é que é verdadeiramente feliz.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 17, p. 159.

O homem justo empenha-se para aperfeiçoar-se sabendo que precisa arrepender-se diariamente dos erros que comete por ação ou omissão. Ele não se preocupa tanto com o que pode ganhar, mas muito mais com o que pode doar às pessoas, sabendo que apenas dessa forma poderá alcançar a verdadeira felicidade. Ele esforça-se por fazer de cada dia uma obra-prima, para que ao fim do dia possa testificar a sua alma e a seu Deus que fez o melhor que podia com tudo o que lhe foi concedido.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 178.

Todos nós somos filhos de Deus. Somos seus filhos e filhas naturalmente e através dos princípios da vida eterna. Somos todos irmãos e irmãs. O que faz com que haja tanta diferença nas classes existentes entre os filhos dos homens? Entre eles encontramos o baixo e o degradante, como os aborígines de nosso país. Qual a razão de se encontrarem na condição atual? Porque seus pais rejeitaram o evangelho do Filho de Deus. O evangelho proporciona inteligência, felicidade e glória a todos aqueles que lhe obedecem e vivem de acordo com seus preceitos. Dar-lhes-á a inteligência que vem de Deus. Suas mentes se abrirão para que compreendam as coisas como realmente são; eles rejubilar-se-ão ao serem abençoados e ao abençoarem seus semelhantes e estarem preparados para viver novamente na presença do Pai e do Filho. Este será seu deleite.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.53.

Uma das maiores qualidades do verdadeiro líder é o alto padrão de coragem e liderança, e estamos usando termos que representam o tipo de vida pelo qual os homens determinam conscientemente o caminho que devem seguir, a fim de permanecerem fiéis às suas convicções. Nunca houve tempo na Igreja em que não se exigisse coragem de seus líderes; coragem não apenas no sentido de que pudessem enfrentar perigos físicos, mas também que permanecessem fiéis e verdadeiros a uma convicção pura e honesta.
Portanto, os líderes da Igreja devem ser homens que não desanimem ou perdem a esperança por qualquer motivo, nem dados a pressagiar toda sorte de desgraças. Acima de tudo, nunca devem disseminar o espírito de tristeza e melancolia entre o povo. Se os que desfrutam de posições elevadas às vezes sentem o peso da ansiedade resultante de dias momentosos, devem tornar-se ainda mais firmes e resolutos nas convicções que se originam de consciências tementes a Deus e de vida pura. Os homens, na vida privada, devem sentir a necessidade estender o encorajamento aos seus semelhantes nos contatos esperançosos e animadores que mantêm com ele, assim como o fazem através de pronunciamentos em locais públicos. É de suprema importância que as pessoas sejam educadas para apreciar e cultivar o lado alegre da vida, ao invés de deixar que nuvens negras pairem sobre sua cabeça.
“A fim de superar a ansiedade oriunda de problemas que exigem tempo para serem solucionados, é essencial que haja fé e confiança absolutas em Deus e no triunfo de sua obra.
“Os problemas mais graves e os maiores perigos à felicidade pessoal são sempre enfrentados e resolvidos dentro da própria pessoa, e se os homens não conseguem enfrentar corajosamente as dificuldades e obstáculos pessoais, como poderão enfrentar com sucesso os problemas alheios, que dizem respeito ao bem-estar e felicidade do próximo?” (Doutrina do Evangelho, p. 139.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.257.

Sentimos a verdadeira alegria e felicidade quando vivemos de modo a agradar ao Pai Celestial. Na seção 52 de Doutrina e Convênios, o Senhor diz que nos dará ‘o modelo em todas as coisas, para que não (sejamos) enganados; pois Satanás anda pela Terra enganando as nações.’(Vers. 14)
Esse modelo é o evangelho de Jesus Cristo em sua plenitude, o evangelho que temos a bênção de possuir. (A Liahona, janeiro de 1994, p. 89.)
ÉLDER W. EUGENE HANSEN – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 28, p. 115.

(O autor tratando a respeito do discurso do Salvador conhecido como o Sermão da Montanha que ensinou sobre “As bem-aventuranças”.)
É evidente que as bênçãos especificadas e a felicidade que elas contêm só serão alcançadas plenamente após a morte, embora a alegria, que se sente pela consciência de se estar vivendo em retidão, constitua, ainda neste mundo, valiosa recompensa. Um elemento importante nesta esplêndida elucidação do verdadeiro estado de bem-aventurança é a diferença entre o prazer e a felicidade. (Nota 2, no final do capítulo.) O mero prazer é, na melhor das hipóteses, passageiro; felicidade é duradoura, pois sua lembrança renova a alegria. A felicidade suprema não é uma realização terrena; a prometida “plenitude de gozo” jaz no além-túmulo e na ressurreição. (Doutrina e Convênios 93:33.) Enquanto o homem existe em seu estado mortal, necessita de algumas das coisas do mundo; necessita de alimento e roupas e um lugar para se abrigar; e além destas precisões essências, pode desejar legitimamente as facilidades da educação, as vantagens de uma era progressiva e aquilo que condiz com o refinamento e cultura; entretanto, todas estas coisas apenas auxiliam as realizações, e não constituem o fim para o qual o homem foi feito mortal.
As bem-aventuranças prescrevem deveres na vida mortal como preparação para uma existência superior, ainda que futura. No reino dos céus, duas vezes mencionado nesta parte do discurso do Senhor, encontram-se verdadeiros tesouros e felicidade inesgotável. O reino dos céus é o objetivo absoluto deste maravilhoso sermão; os meios para alcançar o reino e as glórias da cidadania eterna constituem as principais divisões do tratado.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XVII, pp.224-225.

2. Prazer Versus Felicidade. – “Estamos atravessando uma era em que predomina a busca do prazer, e os homens estão perdendo sua sanidade numa corrida louca atrás de sensações que apenas excitam e desapontam. Nestes dias de falsificações, fraudes e cópias inferiores, o demônio está mais ocupado do que nunca no decurso da história humana, produzindo prazeres, tanto antigos quanto novos; e estes, ele põe à venda de maneira encantadora, rotulados falsamente de “Felicidade”. Neste ofício de destruição de almas, não há outro igual. Ele tem séculos de experiência e, com sua habilidade, controla o mercado. Ele aprendeu todos os truques do negócio e sabe como chamar a atenção e despertar o desejo de seus fregueses. Acondiciona sua mercadoria em pacotes coloridos, amarrando-a com cordéis e fitas espalhafatosas. E a multidão aflui às suas liquidações, empurrando e comprimindo-se em sua loucura para comprar.”
“Siga um dos compradores ao sair alegremente com seu pacote vistoso, e observe-o, enquanto o abre. O que encontra ele no invólucro dourado? Esperava encontrar uma felicidade perfumada, mas encontra apenas um tipo inferior de prazer, cujo cheiro é nauseante.”
“A felicidade inclui tudo o que é realmente desejável e valioso no prazer, e muito mais. A felicidade é ouro puro, o prazer latão dourado que se oxida na mão e logo se transforma em azinhavre venenoso. A felicidade é um diamante genuíno que, em bruto ou lapidado, brilha de maneira inimitável; o prazer é imitação que brilha apenas quando artificialmente adornada. A felicidade é como o rubi, vermelho como o sangue do coração, duro e resistente; o prazer, como o vidro manchado, frágil, quebradiço e de beleza transitória.”
“A felicidade é alimento verdadeiro, sadio, nutritivo e doce; fortalece o corpo e gera energia para a ação física, mental e espiritual. O prazer não passa de um estimulante enganoso que, como a bebida alcoólica, faz a pessoa pensar que está forte, quando na realidade está debilitada; faz com que ela pense que está bem, quando, na verdade, está atacada de moléstia fatal.”
“A felicidade não deixa um gosto amargo, não ocasiona depressão posterior; não exige arrependimento, não causa pesar, não traz remorso. O prazer, com frequência, torna necessário o pesar, a contrição e a dor, e, se levada ao extremo, causa extermínio e aviltamento.”
“A felicidade verdadeira é vivida muitas vezes na memória, sempre renovando o bem original. Um momento de ímpio prazer pode deixar uma dor aguda que, como um espinho na carne, se transforma em fonte constante de angústia.”
“A felicidade não é companheira da frivolidade e nem da alegria irresponsável. Ela brota das fontes profundas da alma, e muitas vezes, é acompanhada de lágrimas. Você nunca se sentiu tão feliz, que sentisse necessidade de chorar? Eu já.” – De um artigo do autor, publicado em The Improvement Era, volume 17. nº 2, páginas 172, 173.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Notas do Capítulo XVII, pp.239-240.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar