Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Terra

A quem pertence esta terra? Ao diabo? Não, mas ele fingiu que a possuía, quando o Salvador estava aqui e ele prometeu entregar-lha totalmente, se, prostrado, o adorasse; mas não possuía um centímetro sequer da terra; possuía apenas a si próprio. Ele era um intruso, e continua a ser; esta terra pertence àquele que a planejou e organizou, e foi criada expressamente para sua glória e como herança daqueles que o amam, servem e guardam seus mandamentos; porém o inimigo a domina.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.68.

Terra, nossa vida,
Vida esta, que da terra todos dependem.
Lugar que os homens tiram proveitos.
É o ponto venerável a que todos se prendem.

A terra tudo nos oferece,
A água que saceia nossa cede.
O pão de cada dia, utilmente em nossa mesa.

Vemos na terra a bela natureza,
Dela obtemos agasalhos para sobrevivermos
A terra nos oferece um leito,
Quando osso corpo não puder mais viver.

Terra morada dos seres em prova e expiação,
Lugar este, que todos deveriam ter direitos iguais.
O criador permite-nos agir livremente,
Cobrar-nos-há, se não formos leais,

Tudo aqui temos em abundância,
Todos deveriam ter seu cantinho para viver.
Mas qual nada!
O egoísmo é sempre o dono.
Afinal precisamos de dinheiro para ter a sepultura
Quando morremos.

Na terra nada nos pertence,
Nem mesmo sequer nosso corpo.
Quando daqui partirmos a riqueza fica na terra,
O importante é o bem que se faz aos outros.

Dinheiro, luxo, poder.
Ah! Não se conduz no caixão.
Lá a pobre alma, vaga desesperada,
Não aceita a morte com resignação.

Ambição, egoísmo, vaidade, velhos, dragões,
Vem dificultando no nosso avanço espiritual.
O corpo não é mais que uma veste grosseira,
Porque tão grande apego às coisas materiais?

Terra!
És tu bendita!
Tantas oportunidades maravilhosas nos oferece.
O tempo passa... mas chega o momento,
De liquidarmos cetil por cetil os nossos débitos.

ÁUREA CELESTE MARTINS – Livro “A Vida e o Tempo” 1984,p.34-35.

O Senhor não criou este mundo ao acaso; nunca fez nada nesta obra ao acaso. A Terra foi criada com propósitos específicos; um deles era a redenção final e o estabelecimento deste governo e reino no mundo nos últimos dias, a fim de prepará-lo para o reinado do Senhor Jesus Cristo, a quem pertence o direito de governar. Este momento chegou, esta dispensação está diante de nós, vivemos nela.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 3, p.27.

Gênesis 1:1. Quem criou a terra?
Embora os registros bíblicos indiquem que Deus criou os céus e a terra, há informações adicionais que revelam exatamente quem foi o autor.
Numerosas escrituras indicam que Jeová, ou Jesus Cristo na vida pré-mortal, foi quem realmente recebeu a responsabilidade de executar a obra da criação, não somente desta terra, mas também de inúmeras outras. Deus explicou o seguinte a Moisés: “E criei mundos sem número, e também os criei para o meu próprio intento; e por meio do Filho, que é o meu Unigênito, eu os criei.” (Moisés 1:33.)
Ao criar a terra, Jeová, ou Cristo, foi ajudado por Miguel. O Élder Bruce R. McConkie nos explica quem era Miguel:
“Nosso grande príncipe, Miguel, conhecido na mortalidade como Adão, é o segundo após Cristo no plano de salvação e progresso eterno. Na existência pré-mortal Miguel foi o mais inteligente e mais poderoso filho espiritual de Deus, com exceção apenas do Primogênito, sob a direção e conselhos de quem ele trabalhou, e recebeu a missão de vir a esta terra. ‘Ele é o pai da família humana e preside sobre todos os espíritos de todos os homens.’ (Ensinamentos, p. 153.) O nome Miguel aparentemente, e com toda a propriedade, significa ‘alguém que é semelhante a Deus’.
“Miguel desempenhou um papel importante na criação da terra, sendo superado apenas por Jesus Cristo.” (Mormon Doctrine, p. 491.)
Abraão registra que, entre muitos espíritos pré-mortais “nobres e grandes”, havia um “que era semelhante a Deus”, que disse a eles: “Desceremos... e tomaremos destes materiais e faremos uma terra onde estes possam morar.” (Abraão 3:22, 24.) Esta passagem sugere que outros personagens, além de Miguel, ajudaram na Criação. O Élder Joseph Fielding Smith ensinou:
“É verdade que Adão ajudou a formar esta terra, trabalhando com nosso Salvador Jesus Cristo. Tenho uma forte impressão ou convicção de que havia outros que também ajudaram. Quem sabe Noé e Enoque; e por que não Joseph Smith, e os designados para governantes antes de a terra ser formada?” (Abraão 3:24.) (Doutrinas de Salvação, Vol. 1, p. 82.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.27.

Gênesis 1:1. Que significa a palavra criar?
O termo hebraico que foi traduzido por “criar” em Gênesis 1:1, significa formar, moldar, criar; sempre referindo-se à atividade divina. O Profeta Joseph Smith esclareceu o seguinte:
“Se perguntardes aos cultos doutores que afirmam que o mundo foi feito do nada, responderão: ‘Acaso não diz a Bíblia que ele criou o mundo?’ Eles inferem do verbo criar que deve necessariamente ter sido feito do nada. Bem, a palavra criar provém do termo baurau, que não significa criar do nada; quer dizer organizar; a mesma coisa como se o homem organizasse materiais e construísse um navio. Dali, deduzimos que Deus dispunha de materiais para organizar o mundo dentre o caos – matéria caótica, que é elemento, e no qual habita toda a glória. O elemento existe, desde que ele próprio (Deus) existe. Os puros princípios de elemento são indestrutíveis; podem ser organizados, reorganizados, mas nunca destruídos. Não tiveram início e não poderão ter fim.” (Ensinamentos pp.341-42.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.27.

Qual a idade da Terra?
“Mesmo levando-se em conta que o capítulo 1 de Gênesis não descreve o princípio de todas as coisas, ou mesmo a origem da humanidade, mas somente o início desta terra, não podemos afirmar com certeza quando ela se originou. Em outras palavras, as escrituras não fornecem informação suficiente para determinarmos de maneira exata a idade da terra. Falando generalizadamente, aqueles que aceitam os registros das escrituras defendem uma das três teorias básicas a respeito da idade deste planeta. Todas as três dependem de como é interpretada a palavra dia, usada no relato da criação.
A primeira teoria salienta que a palavra dia deve ser entendida como a usamos atualmente, e que, portanto, significa um período de 24 horas. De acordo com ela, a terra foi criada em uma semana, ou 168 horas. Considerando esta hipótese, a terra teria aproximadamente seis mil anos de idade. (Muitos eruditos concordam que transcorreram cerca de quatro mil anos de Adão até Cristo, e mais ou menos dois mil anos de Cristo até a época atual.) Pouquíssimas pessoas, tanto membros da Igreja como de outras religiões, aceitam esta idéia, pois as evidências de que o processo da Criação foi bem mais longo, são bastante substanciais.
A segunda teoria afirma que Abraão aprendeu, através do Urim e Tumim, que Kolob, a estrela que se encontra mais próxima do trono de Deus, tem um período de revolução que dura mil anos terrestres (ver Abraão 3:2-4). Em outras palavras, poderíamos dizer que, para o Senhor um dia é igual a mil anos do planeta Terra. Outras escrituras também apoiam esta teoria. (Salmos 909:4; II Pedro 3:8; Fac-símile nº. 2 do Livro de Abraão, figuras 1, 4). Se a palavra dia, do livro de Gênesis, foi usada neste sentido, então a terra teria aproximadamente 13 mil anos de idade (sete dias de mil anos cada, relativos à criação, mais cerca de seis mil anos desde a queda de Adão). Alguns vêem D&C 77:12 como apoio adicional a essa teoria.
Embora a maior parte dos geólogos, astrônomos e outros cientistas acreditem que até mesmo este extenso período de tempo não é suficientemente adequando para esclarecer as evidências físicas que se encontram na terra, existe um pequeno número de eminentes estudiosos que discorda das afirmações de tais cientistas. Eles argumentam que a cronologia geológica está sendo mal interpretada, e que as tremendas catástrofes que ocorreram na história da terra aceleraram o processo que normalmente levaria milhares de anos para se completar. Eles citam evidências, apoiando a ideia de que treze mil anos não é um período de tempo irrealístico. O escritor Immanuel Velikouski, por exemplo, escreveu três livros reunindo evidências de que ocorreram levantamentos catastróficos da crosta terrestre em épocas recentes da história deste planeta, e manifestou sua opinião em contrário à ideia de que os processos naturais que hoje vemos sempre existiram aproximadamente no mesmo índice de uniformidade. Os livros são Worlds in Collision, Ages in Chaos, e Earth in Upheaval. Dois cientistas SUD, Melvin A. Cook e M. Garfield Cook, também defenderam esta teoria em seu livro intitulado Science and Mormonism. Um breve resumo da ideia desses autores foi abordada no artigo “How Old is the Earth?”, de Paul Cracroft, publicado na Improvement Era de outubro de 1964, pp. 827-30, 852.
Uma terceira teoria afirma que a palavra dia se refere à um período de tempo de duração indeterminada, sugerindo assim, uma era. A palavra hebraica para dia usada no relato da criação pode ser traduzida como “dia” no sentido literal, mas também pode ser empregada para indicar um período de tempo indeterminado. Abraão declarou que os deuses chamaram aos período de criação de dias. (Veja Abraão 4:5, 8.)
Se esse foi o sentido em que Moisés usou a palavra dia, então o aparente conflito existente entre as escrituras e a maior parte das evidências apresentadas pelos cientistas apoiando a idéia de que a terra é de idade avançada, fica facilmente resolvido. Cada era ou dia da criação poderia ter durado milhões ou até mesmo centenas de milhões de anos terrenos, e assim sendo, não haveria qualquer problema em aceitarmos o uniformitarismo (doutrina que explica o passado geológico da terra por causas análogas às que atuam hoje) (A maior parte dos livros didáticos relativos à história natural podem nos dar excelentes informações a respeito da maneira pela qual é contada a idade da terra.)
Embora seja interessante aprendemos estas diversas teorias, oficialmente a Igreja não tomou posição alguma com referência à idade da terra. Por motivos que só ele conhece, o Senhor ainda não achou apropriado revelar formalmente os detalhes relativos à criação. Por conseguinte, embora os santos dos últimos dias sejam encorajados a aprender as verdades existentes nos inúmeros campos de estudo (veja D&C 88:77-79), não é justificável tentar estabelecer teoria como sendo a posição oficial da Igreja concernente ao assunto.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.26-27.

Precisamos de mais um pouco de explicação acerca do quer dizer exatamente redenção incondicional. Significa nos reconduzir deste estado mortal para o estado imortal; em outras palavras, dar-nos a ressurreição. Isto acontece a toda criatura, não apenas aos homens, como igualmente ao peixe, às aves do céu e às feras do campo, conforme o Senhor no-lo diz na seção 20 de Doutrina & Convênios. Todos eles tiveram uma existência espiritual antes de serem colocados na terra; portanto, hão de ser redimidos. (D&C 29:23-24; 77:2-3.)
O sangue de Cristo não redimiu somente o homem, como também toda a criatura na terra inteira, assim como a própria terra. (...)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.10-11.

I Samuel 8:1. Que tipo de Governo Tiveram os Israelitas Sob a Direção de Samuel e dos Líderes que o Precederam?
“Teocracia é o governo sob a direção imediata de Deus, através de seus ministros e representantes. Este foi o sistema original de governo na terra, do qual Adão era o grande sumo sacerdote presidente por intermédio de quem, as leis do Senhor, tanto temporais como espirituais, eram reveladas e administradas. Esta espécie de governo aparentemente continuou a existir entre a parte justa da humanidade, dos dias de Adão até Enoque e seus dias, quando o Senhor levou Sião para seu seio.
“Os grandes patriarcas pós-diluvianos – Abraão, Isaque, Jacó e outros – parecem ter vivido sob este sistema de governo. A parte justa dos povos jareditas sem dúvida alguma também foi orientada por esse mesmo sistema. A Israel da época de Moisés e dos juízes certamente funcionou sobre bases teocráticas, e tal sistema prevaleceu também entre a parte nefita dos descendentes de Leí, durante a maior parte de sua longa história. Quando Cristo vier reinar pessoalmente sobre a terra durante a era milenar, haverá um governo teocrático perfeito. (D&C 38:20-22; 58:20-22.)” (McConkie, Mormon Doctrine, p.789.)
Esse sistema de governo era o ideal. Todavia, durante o reinado dos juízes, a iniqüidade do povo e de certos líderes invalidou profundamente a forma teocrática de governo.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.270.

Esta terra, em sua condição e situação atual, não é uma morada adequada para os santificados; ela obedece, porém, a lei de sua criação, foi batizada pela água, será batizada pelo fogo e pelo Espírito Santo, e, com o passar do tempo, será preparada para os fiéis nela habitarem.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.53.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar