Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Virtude

Pesquisado em vários dicionários:
Virtude–Disposição firme e constante para a prática do bem;
Boa qualidade Moral, força moral; Qualidade própria para que se produzam certos efeitos.
Equivale a capacidade, aptidão, e significa a habilidade, facilidade e disposição para levar a efeito determinadas ações adequadas ao homem
Disposição constante de praticar o bem e evitar o mal:
Para S. Gregório de Nissa, "o fim de uma vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus".
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.

O Presidente Brigham Young (1801-1877) falou o seguinte a respeito do amor, que é fundamental para tudo o mais: “Existe uma virtude, atributo (...) que, se tratado com atenção e praticado pelos santos, resulta em salvação para milhares e milhares. Refiro-me à caridade, ou amor, da qual procede o perdão, a longanimidade, a bondade e a paciência.” Todas as outras virtudes são derivadas e são reflexos do amor!
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – A Liahona abr/2004 p.13.

A felicidade é o objetivo e o propósito de nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.249.

Se desejarmos aprender como levar uma vida ideal junto a nossos semelhantes, podemos encontrar o exemplo perfeito na vida de Jesus. Sejam quais forem nossos desejos nobres, nossas aspirações mais elevadas, nossos ideais em qualquer fase da vida, podemos mirar-nos em Cristo e encontrar a perfeição. Assim ao buscarmos um padrão de conduta moral, basta buscarmos o Homem de Nazaré e Nele veremos todas as virtudes incorporadas, as qualidades necessárias para tornar um homem perfeito.
As virtudes que se combinaram para formar esse caráter perfeito são a verdade, a justiça, a sabedoria, a benevolência e o autodomínio. Todos os pensamentos, palavras e atos Dele estavam em harmonia com a lei divina e, portanto, verdadeira. O canal de comunicação entre Ele e o Pai estava constantemente aberto e assim a verdade, que depende da revelação, era sempre conhecia por Ele.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.4.

Considerai a vossa origem; vós não fostes criados para viver como feras, mas para seguir a virtude e o conhecimento.
DANTE (Poeta Italiano) – O Milagre do Perdão, p.17.

A virtude é parente da santidade, um atributo divino. O portador do sacerdócio deve buscar ansiosamente aquilo que é virtuoso e amável, e não o que é degradante e sórdido. A virtude adornará seu pensamento incessantemente. (D&C 121:45). Como pode qualquer homem ceder aos males da pornografia, da linguagem indecorosa ou da vulgaridade, e ainda considerar-se totalmente virtuoso? (A Liahona, janeiro de 1987)
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, Lição 7, p.27.

Há duas virtudes que (...) dão ao homem acesso ao poder celeste: integridade e pureza de caráter. Se um homem possuir essas qualidades, se seu coração for fiel e constante, se sua vida for pura e se ele for também humilde, estará [protegido] contra várias fraquezas e resistirá a inúmeras tentações.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, p.107-108.

Em nosso zelo para pregar o evangelho às pessoas de todas as nações, não devemos esquecer nossas responsabilidades no tocante à educação adequada de nossos próprios filhos. Devemos instilar neles, ainda jovens, o amor à verdade e à virtude e a reverência pelas coisas sagradas e conceder-lhes o conhecimento dos princípios do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.168.

Para nós, o casamento, a procriação, a castidade e a virtude são algumas das verdades mais preciosas que temos — as coisas mais vitais.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 190.

A virtude é um dos princípios mais importantes que nos permitem ter confiança ao achegar-nos a nosso Pai que está no céu para pedir-Lhe sabedoria. Portanto, se vocês valorizarem esse princípio em seu coração, poderão pedir com toda a confiança perante Ele e ela será derramada sobre sua cabeça [ver D&C
121:45–46].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, pp.137-138.

Sejam virtuosos e puros; sejam homens íntegros e verdadeiros; guardem os mandamentos de Deus; então conseguirão compreender mais perfeitamente a diferença entre o certo e o errado — entre as coisas de Deus e as coisas do homem; e seu caminho será como o dos justos, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito [ver Provérbios 4:18].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

Eliza R. Snow relatou: “[Joseph Smith] disse que não importava com que velocidade trilhávamos o caminho da virtude. Resistam ao mal e não haverá perigo; Deus, homens e anjos não condenarão aqueles que resistem a tudo que é maligno, e os diabos não podem fazê-lo; é tão impossível para o diabo tentar destronar Jeová quanto seria vencer uma alma inocente que resiste a tudo que é maligno”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.223.

Salomão afirmou que “o preço de uma mulher virtuosa excede ao dos rubis” (Provérbios 31:10). Jovens, guardai e protegei vossa virtude como defenderíeis a própria vida. Desejamos que vivais uma vida moralmente limpa durante todo o tempo de vossa existência. Desejamos que a vida moralmente pura seja o vosso tipo de vida.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84.

Falarei com a autoridade do Sacerdócio em nome do Senhor Deus. (...) Embora esta congregação professe ser de santos, ainda assim me vejo no meio de todo [tipo de] caráter e classe de homens. Se desejarem ir para onde Deus está, precisarão ser como Deus, ou possuir os princípios que Deus possui, porque, se não estivermos nos aproximando de Deus, em princípio, estamos nos afastando Dele e nos aproximando do diabo. Sim, estou no meio de todo tipo de pessoas.
Examinem seu coração e vejam se são semelhantes a Deus. Examinei o meu e sinto desejo de arrepender-me de todos os meus pecados.
Temos entre nós ladrões, adúlteros, mentirosos, hipócritas. Se Deus falasse do céu, Ele nos ordenaria a não roubar, não cometer adultério, não cobiçar, não enganar, mas a ser fiéis em algumas coisas. (...) Deus não é bom? Então sejam bons; se Ele é fiel, então sejam fiéis. Acrescentem à sua fé virtude, à virtude, conhecimento, e busquem todas as coisas boas. A Igreja precisa ser purificada, e elevo minha voz contra toda a iniquidade.
Precisamos ser inocentes, ou não poderemos entrar na presença de Deus: Se quisermos entrar na presença de Deus, precisaremos manter-nos puros, assim como Ele é puro. O diabo tem grande poder para enganar; ele transformará de tal maneira as coisas a ponto de deixar as pessoas boquiabertas ao virem aqueles que estão fazendo a vontade de Deus. (...) A iniqüidade precisa ser eliminada do meio dos santos; então o véu será rasgado e as bênçãos do céu fluirão, rolarão como as águas do rio Mississípi.
Que nenhum homem proclame sua própria retidão, porque as pessoas podem vê-la nele; em vez disso, que seja mais rápido em confessar seus pecados e então será perdoado e produzirá mais frutos.
Todo coração precisa se arrepender e ser puro, e Deus o verá e o abençoará tal como ele de nenhuma outra forma poderia ser abençoado.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, pp.77-78.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar