Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Família

Mas em nossos dias o Senhor apresentou seu programa eterno em nova roupagem, com a promessa de fazer o mundo voltar a ter sanidade, uma verdadeira vida em família e interdependência familiar. Isso significa colocar o pai de volta em seu devido lugar à testa da família, trazer a mãe de volta para casa de sua vida social e do trabalho, tirar os filhos de uma vida de divertimentos e lazer irrestritos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL - Citado por Krista Schmitz  – A Liahona Fevereiro de 2010, p.36.

O homem é o cabeça da família. É o líder, iniciador, presidente da família – a unidade básica da Igreja.
Alguns homens presumem que, por serem o cabeça da família, podem governar dogmaticamente ou por coerção, sem considerar os direitos, sentimentos, ou aconselhar-se com ela. Entretanto, o que Efésios 5:33 nos ensina concernente ao adequado espírito com que o homem deve presidir a família?
(Efésios 5:33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.)
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, lição 7, p.21-22.

O amor é uma das principais características da Deidade e deve ser manifestado por aqueles que aspiram a ser seus filhos. Um homem cheio do amor de Deus não se contenta em abençoar apenas sua família, mas volta-se para o mundo inteiro, desejoso por abençoar toda a raça humana.
 PROFETA JOSEPH SMITH – Guia Estudo Pessoal Sacerdócio de Melquisedeque - 3,  p.121.

O relacionamento familiar de pai, mãe e filho é a instituição mais antiga e duradoura do mundo. Vem sobrevivendo a enormes diferenças de geografia e cultura. Isso acontece porque o casamento de um homem com uma mulher é um estado natural e foi ordenado por Deus.
ÉLDER JAMES E. FAUST – A Liahona agosto de  2004 p.6.

A vida familiar diária, se for bem esquematizada e controlada, suplementada pelas duas orações familiares diárias, de joelhos, pelo ensino familiar e noite familiar, quase com certeza formará filhos e filhas de Deus corajosos, leais e qualificados para a exaltação e vida eterna. Qualquer egoísmo de parte dos pais, que privasse os filhos desse treinamento, seria um pecado de omissão responsável perante o grande Juiz no dia do julgamento.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p. 99.

Precisamos passar mais tempo com as crianças e menos nos clubes, campos de futebol, basquetes e reuniões sociais. Pais e mães, precisamos “voltar para casa”! Temos que sacrificar alguns de nossos outros interesses e organizar melhor nossos programas da Igreja de modo que tanto os pais como os filhos possam estar mais tempo em casa. Precisamos conseguir mais pessoas para trabalhar na Igreja a fim de que o fardo não fique tão pesado para alguns. Então, precisamos organizar e fazer o máximo possível num mínimo de tempo disponível de forma que haja uma vida familiar mais adequada.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.246.

Entre os santos, a família é a unidade básica da Igreja e da sociedade, e suas necessidades e preservação da integridade tem procedência sobre todas as outras coisas. A verdadeira organização familiar é patriarcal por natureza; segue o padrão da organização existente nos céus. (Efésios 3:15)...
PRESIDENTE BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho p.17.

Os pais e os filhos devem estar dispostos a colocar as responsabilidades familiares em primeiro lugar, a fim de conseguir a exaltação da família.
A PRIMEIRA PRESIDÊNCIA – Manual de Noite Familiar l974, p.4.

A família é a unidade básica da Igreja, portanto a conduta justa dentro do lar é de vital importância. De fato, ela é essencial a nosso progresso pessoal e ao progresso espiritual de nossa família.
ÉLDER YASUO NIIYAMA – A Liahona fev / 2004 p.20.

Falemos algo a respeito de nossa própria família. Alguns de nós são mais velhos. Alguns estão na metade da jornada; outros ainda estão para começá-la. Alguns de nós são pais e alguns avós. Os avós têm ninhos vazios. Esse vazio é parte do plano, naturalmente. Ainda assim, como nossa ninhada abandonou o ninho, nos pegamos lembrando e saboreando os dias preciosos, que ficaram irrevogavelmente no passado. Em vão, tentamos escutar com ouvidos ansiosos o som de vozes de crianças, vozes, que antes achávamos estridentes demais, persistentes – e até irritantes. Ainda assim, aquela cacofonia das crianças, a que chamávamos de barulho, era na verdade um som doce, um som que ansiamos ouvir novamente, se apenas pudéssemos.
Para os outros dentre vocês que estão no meio da cacofonia, tirem proveito dos momentos decisivos. Façam mais escolhas semelhantes à de Maria e demonstrem menos ansiedade semelhante à de Marta. O que são calorias se comparadas a uma boa conversa? Naturalmente as refeições precisam ser servidas e consumidas, mas as lembranças edificantes não serão tiradas de vocês.
ÉLDER NEAL MAXWELL – A Liahona abril de  2004 pp.14-15.

Quando tentamos cuidar com paciência e amor de bebês inquietos, adolescentes ou colegas de quarto difíceis, de um cônjuge menos ativo ou de pais idosos e inválidos, ás vezes nos perguntamos: ‘Será que o que estou fazendo é mesmo importante? Será que faz alguma diferença?’ Caras irmãs, as coisas que vocês fazem para sua família são importantes! São muito importantes mesmo. Em casa, diariamente, aprendemos repetidamente que a caridade, o amor puro do Salvador nunca falha. Muitas irmãs da sociedade fazem um grande bem ao servir à própria família.
ANNE C. PINGREE – A Liahona novembro de  2002 p.109.

As famílias eternas têm seu início no casamento celestial aqui na mortalidade. (...) Pelas obediências as leis do evangelho, as famílias santos dos últimos dias começam, aqui e agora, a gozar de uma grande parte da paz, alegria, amor e caridade que serão usufruídas em plenitude eterna na unidade familiar exaltada.
BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho p.17.

Quando vivemos os mandamentos de Deus, podemos aguardar com expectativa feliz a segunda vinda de Jesus Cristo e saber que, devido a nossos esforços, somos dignos de, com nossos entes queridos, viver em Sua presença por toda a eternidade.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - citado por PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona janeiro 1991, p.3.

As escrituras falam de profetas como ‘sentinelas na torre’ que vêem o ‘inimigo enquanto estava ainda distante’ e que ‘também [viram] coisas que não são visíveis aos olhos naturais [pois] o Senhor levantou um vidente ao seu povo: [Muitos anos atrás] os irmãos nos preveniram da desintegração da família, dizendo-nos que nos preparássemos. (...) a noite familiar semanal foi introduzida pela Primeira Presidência. (...) Os pais tem materiais excelentes para ensinar os filhos, com a promessa de que os fiéis serão abençoados. Embora as doutrinas e a organização revelada permaneçam imutáveis, todas as organizações da Igreja foram reformuladas quanto a sua relação umas com as outras e com o lar. (...) Todo o currículo da Igreja teve de ser revisto, com base nas escrituras. (...) Muitos anos foram gastos no preparo de novas edições da Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina & Convênios e Pérola de Grande Valor. (...) Podemos até imaginar onde estaríamos se somente agora começássemos a reagir [à] terrível redefinição da família. Mas este não é o caso. Não estamos tentando freneticamente decidir o que fazer. Sabemos o que fazer e o que ensinar. (...) O curso que seguimos não é aquele traçado por nós mesmos. O plano de salvação o grande plano de felicidade, foi-nos revelado e os apóstolos e profetas continuarão a receber revelações enquanto a Igreja e seus membros necessitarem de mais revelações.
ÉLDER BOYD K PACKER – A Liahona julho 1994 p.23.

Nenhuma outra unidade da sociedade é um substituto eficaz para os laços de amor e afeição inerentes nas famílias.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.68.

Qualquer coisa que debilite a ordem familiar é destrutiva para a unidade familiar e a sociedade.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.68.

Nosso caráter é formado fundamentalmente no lar. A família é uma organização divina. O maior dever do homem na família é criar meninos e meninas que possuam saúde física, vigor mental e, acima de tudo, caráter cristão. O lar é a fábrica onde são produzidas essas qualidades.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 23, p.240.

A segurança de nossa nação depende da pureza e da força do lar; e sou grato a Deus pelos ensinamentos da (...) Igreja sobre o fortalecimento da família e pela recordação que pais amorosos me deixaram de que o lar precisa ser o local mais sagrado do mundo. Somos um povo que constrói lares e, em toda parte, aprendemos, desde a infância até a velhice, que devemos manter o lar puro e resguardado dos males do mundo.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY (1873-1970) POR PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona Janeiro 2006, p.6.

As crises ou mudanças de qualquer tipo lembram-nos do que é mais importante. Na rotina da vida, não nos damos conta da importância da nossa família — nossos pais, filhos e irmãos. Contudo, em tempos de perigo, de necessidade e de mudança, não há dúvida de que o mais importante é a família! Isso terá ainda maior relevância quando partirmos desta vida e entrarmos no mundo espiritual. Certamente, as primeiras pessoas que procuraremos lá serão o pai, a mãe, o cônjuge, os filhos e os parentes.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.41.

Em nome da “tolerância”, a definição de família foi expandida até tornar-se irreconhecível, chegando ao ponto em que a “família” pode ser formada por quaisquer indivíduos, de qualquer sexo, que vivam juntos, com ou sem compromisso ou filhos, ou a despeito das conseqüências.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.42.

O materialismo e o egoísmo predominantes levam muitos a pensar que as famílias, e especialmente os filhos, são um fardo e um peso financeiro que os atrapalhará em vez de ser um sagrado privilégio que lhes ensinará a tornar-se mais semelhantes a Deus.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.42.

O mundo precisa o que a proclamação ensina, porque a família é a unidade fundamental da sociedade, da economia, da nossa cultura e do nosso governo. Como os membros da Igreja sabem, a família também será a unidade fundamental do reino celestial.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.42.

Os pais que colocam a família como prioridade irão voltar-se para a Igreja, porque ela oferece a estrutura familiar, os valores, a doutrina e a perspectiva eterna que eles procuram e não conseguem encontrar em outro lugar.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.42.

A nossa perspectiva, centrada na família, deve fazer com que os santos se esforcem para ser os melhores pais do mundo. Deve fazer com que tenhamos um enorme respeito pelos nossos filhos, que são nossos parentes espirituais, e deve fazer com que dediquemos, o tempo que for necessário para fortalecer nossa família. De fato, nada está mais criticamente ligado à felicidade — tanto a nossa como a de nossos filhos — do que a maneira como amamos e apoiamos uns aos outros na família.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.42.

Somos freqüentemente relembrados de que um dia seremos desobrigados dos nossos chamados na Igreja; mas se formos dignos, jamais seremos desobrigados dos nossos laços familiares.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

Não pode haver felicidade genuína longe e distante do lar, e todo esforço feito para santificar e preservar sua influência é enlevadora para aqueles que se esforçam e sacrificam para seu estabelecimento. Homens e mulheres freqüentemente buscam substituir a vida no lar por outro tipo de vida; eles forçam-se a crer que o lar significa restrição e que a maior liberdade está na total oportunidade de movimentar-se à vontade. Não existe felicidade sem serviço, e não há serviço maior do que aquele que converte o lar em uma instituição divina e que promove e preserva a vida em família.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 43, p.382.

Criem laços familiares significativos, que deem a seus filhos uma identidade mais forte do que a que encontram com seu grupo de colegas, na escola ou em qualquer outro lugar. Isso pode ser feito por meio de tradições familiares em aniversários, nos feriados, na hora do jantar e aos domingos. Também pode ser feito por meio de regras da família, com conseqüências naturais e bem entendidas. Tenham um sistema de administração da família em que os filhos tenham tarefas ou afazeres domésticos específicos e recebam elogios ou outras recompensas proporcionais ao modo como os desempenham. Ensinem-lhes a importância de evitar a dívida e de ganhar, poupar e gastar sabiamente o dinheiro. Ajudem-nos a desenvolver a responsabilidade por sua auto-suficiência temporal e espiritual.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

A própria Igreja continuará a ser a primeira e mais importante instituição — o “suporte”, como foi mencionado — para ajudar a edificar famílias fortes. Asseguro-lhes que os líderes desta Igreja têm grande preocupação com o bem-estar das famílias, e assim, vocês verão esforços crescentes a fim de priorizar e concentrar a atenção nas necessidades da família. Porém, nós, seus líderes, conclamamos os membros da Igreja em todo o mundo a colocar a família em primeiro lugar e a identificar maneiras específicas de fortalecer sua própria família.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

(...) Nós, seus líderes, conclamamos os membros da Igreja em todo o mundo a colocar a família em primeiro lugar e a identificar maneiras específicas de fortalecer sua própria família.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

É importante lembrar que todas as unidades maiores da sociedade dependem da unidade menor e mais importante, a família. Não importa quem ou o que somos, fazemos um bem a nós mesmos quando ajudamos as famílias.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.44.

Não viva de maneira (...) a ter remorsos depois. (...) Não importará muito quanto você ganhava, em que tipo de casa morava, que tipo de carro possuía, qual o tamanho de sua conta bancária — nenhuma dessas coisas.
O importante será a querida mulher que caminhou a seu lado como sua companheira durante todos os anos de sua vida, seus filhos, netos, bisnetos, e a fidelidade deles, (...) e o fato de olharem para você com respeito, amor, estima e bondade. (...)
As únicas coisas que você levará consigo, no fim de tudo, serão seus relacionamentos familiares. (...) Deus nos abençoe para que sejamos bons pais, (...) para que sejamos um bom pai e um bom marido para a nossa boa esposa.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona, Março de 2006, p.3-4.

Qual é a grande força [desta] Igreja? (...) É a ênfase que colocamos na família. Vivemos num mundo em que a família está se desfazendo. Damos muita ênfase à família. Mantenham sua família unida, amem e honrem seus filhos. Criem-nos em verdade e fé para que amem o Senhor.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona, Março de 2006, p.6.

Todos esperamos viver juntos para sempre após a morte. Acho que todos nós, na condição de pais e filhos, devemos fazer o máximo a nosso alcance para proporcionar felicidade uns aos outros enquanto vivermos a fim de não termos nada a lamentar depois.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.166.

Devemos valorizar nossa família e os momentos que passamos juntos, recordando que, se formos fiéis, herdaremos glória, imortalidade e vida eterna, e este é o maior de todos os dons que Deus pode conceder ao homem. [Ver D&C 14:7.]
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.167.

(...) É de suma importância sabermos como agir para conquistar o amor e o afeto de nossa família, a fim de os conduzirmos no caminho no qual poderão ser salvos. Trata-se de um esforço e um trabalho que os pais não devem negligenciar. (...) Muitas vezes podemos achar outros assuntos urgentes a ponto de deixar de lado esse aspecto, mas não deve ser assim. Qualquer homem que tiver a mente aberta e ansiar pela obra a nossa frente verá e sentirá que a responsabilidade que lhe cabe no tocante a sua própria família e principalmente à criação de seus filhos é muito grande.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.170.

Examinemos todos o nosso lar e nos esforcemos para governar nossa própria família e pôr nossa própria casa em ordem.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.170.

(...) Se visitarem uma família na qual o homem trata a esposa e os filhos com amabilidade, verão que eles o tratam da mesma maneira. Ouço reclamações sobre o tratamento que certos homens dispensam à esposa: não suprem as necessidades delas e não as tratam de modo afetuoso. Tudo isso me entristece. Esse tipo de coisa não deveria acontecer.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.170-171.

O homem é o cabeça da família. É o patriarca de seu lar. (...) Não há nada mais belo no mundo do que ver um homem à frente de sua família ensinando-lhes princípios corretos e dando-lhes bons conselhos. Esses filhos honram seu pai e encontram consolo e alegria por terem um pai tão justo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.171.

Quando todos os membros da família se unem, desfrutam um espírito celeste aqui na Terra. É assim que deve ser; pois quando um homem nesta Igreja se casa com uma mulher, espera ficar com ela por todo o tempo e a eternidade. Na manhã da primeira ressurreição, ele espera ter a seu lado a mulher e os filhos na organização familiar, para assim permanecerem para todo o sempre. Que perspectiva gloriosa!
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.172.

Irmãos e irmãs, a glória de tudo isso é que, quando passarmos para o outro lado do véu, teremos nossa família conosco — nosso pai e nossa mãe, nossos irmãos, nossa esposa e filhos — na manhã da ressurreição, na organização familiar do mundo celeste, e viveremos com eles para todo o sempre. Isso compensa todos os sacrifícios que venhamos a fazer nos poucos anos que temos a passar aqui na carne.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 17, p.181.

Ao lermos os jornais, vermos televisão, ouvirmos rádio e lermos livros e revistas, muito do que entra em nossa mente tem por objetivo desencaminhar-nos. (...) Algumas das coisas que nos dizem hoje em dia são: não é preciso casar; não é preciso casar para ter filhos; não é preciso ter filhos; é possível ter todos os prazeres do mundo sem essas obrigações e responsabilidades. (...) São-nos propostas [muitas] maneiras de adquirir essa suposta liberdade, tão tênue e ilusória. Dizem-nos que o lar, o marido, os filhos e as tarefas domésticas são uma prisão. Eles falam e escrevem para nós sobre uma liberdade que desconhecem totalmente. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.242.

O casamento talvez seja a mais vital de todas as decisões e que tem efeitos de maior alcance, pois não diz respeito apenas a nossa felicidade imediata, mas também a alegrias eternas. Afeta não só as duas pessoas envolvidas, mas também sua família e principalmente seus filhos e os filhos de seus filhos por várias gerações.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.215-216.

Precisamos fortalecer e proteger nossa família ensinando e vivendo o evangelho em nosso lar.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.225.

A vida familiar proporciona a melhor maneira de alcançarmos felicidade neste mundo e constitui um modelo que o Senhor nos concedeu sobre como será a vida no mundo futuro.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.227.

A família é a unidade básica do reino de Deus na Terra. A Igreja não pode ser mais saudável que as famílias que a constituem.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.227.

A sociedade sem a vida familiar básica carece de alicerces e se desintegrará e desaparecerá por completo. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.227.

Sabemos que quando as coisas não vão bem na família, tampouco vão bem em todas as outras instituições da sociedade. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.227.

Nossas instituições políticas (...) não podem resgatar-nos se nossa unidade básica, a família, não estiver intacta. Os acordos de paz não podem salvar-nos quando há hostilidade em vez de amor no lar. Os programas de combate ao desemprego não podem ajudar-nos quando muitos não são mais ensinados a  trabalhar ou não têm a oportunidade de trabalhar ou, em alguns casos, a vontade de fazê-lo. As autoridades policiais não podem proteger-nos se um número demasiado elevado de pessoas em nosso meio não estiver disposto a disciplinar-se ou ser disciplinado.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.227-228.

A vida familiar, o ensinamento correto no lar, a orientação e a liderança dos pais — eis a solução para as mazelas do mundo e seus filhos. Isso constitui a cura para as enfermidades espirituais e emocionais e o remédio para seus problemas. Os pais não devem deixar a instrução de seus filhos nas mãos de outras pessoas.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.229.

As organizações auxiliares da Igreja são importantíssimas, e devemos todos aproveitar das bênçãos que elas oferecem. Contudo, jamais devemos permitir que substituam os pais ou os dispensem da responsabilidade de ensinar aos filhos o evangelho de Jesus Cristo.
Os líderes das auxiliares e os professores dos jovens devem perguntar-se: Como posso ajudar esses jovens a amar seus pais e obedecer a eles, honrá-los e apoiá-los em suas responsabilidades familiares? Como podemos programar reuniões, práticas e atividades de modo a não prejudicar os relacionamentos e responsabilidades do lar e deixar tempo para as atividades familiares?
Nosso compromisso com a prática do evangelho centrada no lar deve tornar-se a mensagem clara de todos os líderes do sacerdócio e das auxiliares, reduzindo, quando necessário, algumas das atividades opcionais que enfraqueçam a ênfase na família e no lar.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.230.

Pais e mães, sua responsabilidade primordial é sua família. Ao trabalharem juntos, podem ter o tipo de lar que o Senhor espera que construam. Ao mostrarem amor e consideração um pelo outro e por seus filhos, podem criar uma reserva de força espiritual que nunca se esgotará.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.231.

Tempo virá em que somente os que crerem profunda e firmemente na família conseguirão preservar sua família em meio ao mal que se ergue a nossa volta.
O maligno sabe onde atacar. Ele ataca o lar. Tenta destruir a família. É essa sua intenção. (...) Tomemos a resolução de impedir que ele o faça em nosso lar.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.231.

Se quisermos escapar das investidas mortais do maligno e manter nosso lar e família livres e solidamente fortalecidos contra todas as influências destrutivas que nos cercam por todos os lados, precisamos contar com a ajuda do próprio fundador e organizador desse plano familiar: o Criador. Existe apenas uma maneira segura e é por meio do evangelho do Senhor Jesus Cristo e da obediência a seus ensinamentos profundos e inspirados. Certamente precisamos dar-nos conta de que o preço para termos um lar livre dessas influências malignas é a observância dos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.232.

O lar deve ser um local em que a confiança no Senhor faz parte do dia-a-dia, em vez de ser algo reservado para ocasiões especiais. Uma maneira de conseguir isso é a oração sincera e regular. Não basta orar. É essencial que verdadeiramente conversemos com o Senhor, com fé em que Ele nos revelará, como pais, o que precisamos fazer e saber para proporcionar o bem-estar de nossa família.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.234.

O estudo das escrituras individual e em família é fundamental para o aprendizado do evangelho. Ler as escrituras diariamente e discuti-las em conjunto são atividades sugeridas já há muito tempo como ferramentas eficazes contra a ignorância e as tentações de Satanás. Essa prática produzirá grande felicidade e ajudará os membros da família a amarem o Senhor e Sua bondade.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.234.

Cuidar do próximo é a essência da responsabilidade do sacerdócio que é o poder para abençoar, curar e administrar as ordenanças de salvação do evangelho. O lugar onde o exercício honrado da autoridade do sacerdócio faz-se mais necessário é entre as paredes do nosso próprio lar.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona Julho de 1997, pp. 46.

Embora muitas vezes nos refiramos ao bispo como o "pai da ala", não devemos esquecer que ele não foi chamado para educar as crianças da unidade.
Nossos manuais declaram: "Os pais são os principais responsáveis pelo bem-estar de seus filhos. (D&C 68:25-28.) O bispado e outros líderes da ala apóiam, mas não os substituem nesse encargo". (Manual de Instruções da Igreja, Volume 2: Líderes do Sacerdócio e das Auxiliares [1998], p. 178 .)
"Os quóruns, auxiliares, programas e atividades da Igreja devem fortalecer e apoiar a família. Elas devem ser um acréscimo às atividades em família centradas no evangelho, e não competir com elas." (Manual de Instruções da Igreja, Volume 2, p. 299. )
PRES. BOYD K. PACKER, A Liahona – Julho de 1999 – pp.73.

O Senhor confere aos pais a responsabilidade maior pelo ensino da família.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 124.

O profeta Enos escreveu o seguinte acerca dos ensinamentos de seu pai: “Eu, Enos, sabia que meu pai era um varão justo — pois instruiu-me (…) também nos preceitos e na admoestação do Senhor — e bendito seja o nome do Senhor por isso”. (Enos 1:1) Já refleti muito sobre a frase: “Meu pai instruiu-me nos preceitos do Senhor”. O que isso quer dizer? Que ele ensinou princípios corretos, por meio do treinamento e disciplina. É como se houvesse dito: “Meu pai concedeu-me treinamento moral e espiritual”. E o que significa admoestação? Significa uma repreensão, advertência ou orientação oferecida em espírito de amor e bondade. Bendito seja o nome de Deus pelos pais e mães que ensinarem os preceitos e admoestações do Senhor!
O próprio Senhor falou com clareza sobre essa preparação para proteger os jovens das perigosas armadilhas que os destruiriam. Ele fez esta séria recomendação às famílias da Igreja:
“E também, se em Sião ou em qualquer de suas estacas organizadas houver pais que, tendo filhos, não os ensinarem a compreender a doutrina do arrependimento, da fé em Cristo, o Filho do Deus vivo, e do batismo e do Dom do Espírito Santo pela imposição das mãos, quando tiverem oito anos, sobre a cabeça dos pais seja o pecado. (…)
E também ensinarão seus filhos a orar e a andar em retidão perante o Senhor.” [D&C 68:25, 28]
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 123.

Fortaleçam seus laços familiares e cuidem bem de seus filhos. (…) Certifiquem-se de que o lar se torne uma fortaleza na qual os filhos possam achar o refúgio de que precisem nestes dias agitados e conturbados. Então, o amor crescerá e sua alegria aumentará.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 131.

Lembro-me de um acontecimento em minha própria família quando uma de minhas netas mais novas estava sendo criticada pelo pai por não cuidar bem do quarto dela, não arrumar a cama e coisas dessa natureza. Muito sentida, ela disse: “Ah, pai, por que o senhor só vê as coisas que deixo de fazer e nunca o que faço de bom”? Isso levou o pai a algumas sérias reflexões e, naquela noite, ele deixou debaixo do travesseiro dela uma carta amorosa e compreensiva falando de todas as coisas que ele admirava nela. Assim, começou a corrigir a mágoa que causara com suas constantes reprimendas e a falta de elogios pelas coisas boas.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 132.

Então, qual é o papel da mãe na grande obra do reino? Seu papel mais importante é lembrar-se de ensinar o evangelho à família.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p. 142.

Alguém disse que o melhor lugar para aprender disciplina é o lar, pois a vida familiar é o método criado pelo próprio Deus para treinar os jovens, e que os lares são, em grande parte, o que as mães fazem dele.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p. 142.

Acredito firmemente que as atitudes, os hábitos e mesmo as tradições que não se encaixam nos padrões do evangelho podem ser modificados. Jovens, podeis unir-vos e ser uma influência positiva como grupo a fim de mudar as coisas. A força que leva ás mudanças é maior quando há unidade na família, nas alas, na vizinhança, nas escolas, principalmente quando tais mudanças são impulsionadas pelos princípios de retidão. Senão for possível modificar os hábitos alheiros por meio desses esforços, não participeis deles. Podeis fazer isso. Sei que podeis.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.106.

A maior ameaça de Satanás hoje é destruir a família e zombar da lei da castidade e da santidade do convênio do casamento.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 187.

Recentemente li um artigo bastante esclarecedor sobre a deterioração da família na Cidade de Nova York, descrita como a causa principal dos sérios problemas que afligem aquela cidade e quase todas as grandes cidades do mundo.
Está no fortalecimento da família o vigor de qualquer comunidade. O vigor de toda e qualquer nação está no fortalecimento de suas famílias. A vida familiar se fortalece com um entendimento religioso claro e convicto de quem somos, por que estamos aqui, e o que podemos vir a ser na eternidade. A vida familiar se fortalece com a percepção de que cada um de nós é um filho de Deus, nascido com atributos divinos e com um grande e significativo potencial. A vida familiar é fortalecida com pais que amam e respeitam um ao outro, e que amam, respeitam e educam seus filhos nos caminhos do Senhor. Estes são princípios básicos de nossos ensinamentos como igreja. Se observarmos tais ensinamentos, fortaleceremos nossas famílias, e a nação será fortalecida por nossos descendentes.
Falo de famílias onde orações diárias são proferidas, com a certeza de que Deus é nosso Pai Eterno e de que somos responsáveis perante ele por aquilo que fazemos de nossa vida.
Famílias cujos pais e filhos se aconselham mutuamente. Famílias nas quais a educação é encorajada e os filhos se edificam, fortalecendo-se mutuamente.
Estamos longe da perfeição no cumprimento de nossos deveres, mas, falando coletivamente, estamos tentando e conseguimos certo grau de sucesso.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona, Janeiro de 1991, p.64.

Devemos organizar não só nosso lar, mas também nosso tempo. Algumas mulheres gastam muito tempo na limpeza e organização do lar. Elas precisam aprender a despender menos tempo no trabalho caseiro, para poder gastá-lo com seus familiares, desenvolvendo talentos, e servindo ao próximo. O trabalho da casa e importante mas não deve tirar-nos de coisas mais importantes. Nossa meta principal não deve ser a limpeza da casa. Parte de nosso objetivo deve ser o de ser feliz e ter famílias felizes. Precisamos de tempo para desenvolver nossos talentos e aprender a viver os princípios do evangelho. Devemos ter tempo para servir nos cargos que a Igreja nos oferece, ajudar nosso próximo e aqueles que tem necessidade de nós, e para sermos bons missionários. Quando conservamos nosso lar limpo, sem despendemos muito de nosso tempo no trabalho doméstico, ficamos livres para muito de nosso tempo no trabalho doméstico, ficamos livres para realizar atividades familiares e para fazer outras coisas importantes.
Manual Básico da Mulher Sud - Parte A lição 20 p.146.

Que o pai seja o cabeça da família, o senhor de sua própria casa, e que cuide dela como um anjo o faria, e que a esposa e mãe diga amém ao que ele diz, e se sujeite aos seus ditames, ao invés de dar ordens ao homem e de tentar governá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.198.

Toda família deve fazer orações familiares diárias. Todos ajoelham-se e o cabeça da família faz a oração ou pede a um dos familiares que a faça. Todos devem ter oportunidades regulares de proferir a oração familiar. Os filhos pequenos podem orar quando chegar sua vez, com a ajuda dos pais. As orações familiares são excelentes ocasiões para ensinar as crianças a orar e para ensinar-lhes princípios como fé em Deus, humildade e amor.
Guia da Família, Ensinar o Evangelho na Família, p.05.

Na Carta da Primeira Presidência, 11 de fevereiro de 1999. “Exortamos os pais a devotarem os melhores esforços ao ensino e à criação de seus filhos nos princípios do evangelho que os manterão ativos na Igreja. (...) Por mais que outras coisas ou atividades mereçam sua atenção, elas não devem tomar o lugar dos deveres divinos que só os pais e as famílias podem cumprir de maneira apropriada”.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.02.

Quando vocês, jovens que agora anseiam casar-se e ter uma família, olharem ao redor e virem perigos, há somente uma forma na Terra de manter a família totalmente protegida, e essa forma é por meio das ordenanças e doutrinas do evangelho de Jesus Cristo. Vivam o evangelho e vocês ficarão bem.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.08.

Todas as atividades da Igreja são projetadas para fortalecer a família.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.08.

Quando falamos sobre família eterna, não estamos falando de uma família perfeita, mas de uma família que está tentando tornar-se perfeita e, um dia, voltar ao Pai Celestial. Essa idéia de um triângulo, com o Pai Celestial nos ajudando a vencer os desafios da vida, é o que entendo como família perfeita nesta vida. Os problemas existem, mas os membros da família trabalham para resolvê-los com a ajuda do Pai Celestial.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.11.

Para ter sucesso, o marido e a mulher precisam de uma base espiritual, ser unidos em suas metas e crenças a respeito do que querem em seu lar e sua família.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.12.

Acho que casar e constituir família, ser fiel e sacrificar-se pelo evangelho são coisas que trazem alegria. Trazem alegria genuína. Precisamos lembrar e salientar isso. A vida em família é uma grande bênção para nós.
SUSAN W. TANNER – Presidente Geral das Moças – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.13.

Nós dizemos aos nossos filhos, quando eles se casam, que não se trata de quem está certo, mas sim do que está certo. Cada um traz as tradições de sua família e, quando elas se juntam, eles precisam consultar os princípios do evangelho e determinar o que é certo. Então, a família deles será muito mais forte do que aquelas em que foram criados.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.15.

Já que estamos falando disso, o que significa dizer que a família vem em primeiro lugar? Nós dizemos e acreditamos nisso, mas o que isso significa?
Quero usar os seus óculos para recordar uma metáfora usada por Neal Maxwell. Ele sugeriu que escrevêssemos algo na parte interna dos óculos para que toda vez que tratássemos de algum assunto, nós víssemos essa mensagem. De modo semelhante, podemos dizer que quando vamos tomar decisões sobre como empregar o tempo da família ou como a ala vai programar suas atividades, dentro dos óculos estará escrito: “A família vem em primeiro lugar”.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.16-17.

Gosto muito do versículo em Eclesiastes que diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). O tempo que temos por dia é limitado, mas todos nós temos a mesma quantidade de tempo. Se estabelecermos prioridades, poderemos colocar a família em primeiro lugar e sair-nos melhor no que fazemos.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.17.

Quando falamos em priorizar a família, temos que pensar em coisas como a oração familiar, a noite familiar e o estudo das escrituras em família, e arranjar tempo para fazer essas coisas, pois elas têm conseqüências eternas no crescimento espiritual de nossos filhos. Essa é uma manifestação do princípio de que “a família vem em primeiro lugar”.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.17.

Tínhamos uma regra em nossa família — toda família tem regras — de que a televisão nunca ficaria ligada quando estivéssemos fazendo uma refeição, porque esse era um momento de conversar: “O que você fez hoje?” “Por que você está preocupado?” “O que podemos fazer para te ajudar?” Não dá para conversar se a televisão está ligada no noticiário. Não podíamos comprar comidas semi-prontas, por isso não tínhamos uma regra contra isso. Mas tínhamos uma regra que proibia e televisão e estimulava a comunicação. Todos estávamos em casa na hora do jantar. Por causa dos nossos horários, não nos encontrávamos na hora do desjejum — mas fazíamos pelo menos uma refeição juntos. Isso foi muito bom para a nossa família.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.18.

Façam assim mesmo. Não desistam.
Todos esses princípios sobre as coisas em que a família deve alicerçar-se levam-nos a pensar no templo. O templo é uma bênção tão grande em nossa vida! Tanto se nossa família já tiver passado por ele como se ainda estiver preparando-se para isso. Todos esses princípios da verdade e da vida familiar culminam no templo, porque é lá que nos tornamos famílias eternas.
O Élder Ballard disse: “É evidente que aqueles de nós a quem foram confiados filhos preciosos receberam uma responsabilidade nobre e sagrada, pois foi a nós que Deus designou atualmente para envolver os pequeninos com amor, o ardor da fé e a compreensão de quem são.” Isso diz tudo quanto ao que temos que fazer como pais.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.20.

Há também a família da ala. Toda ala tem uma variedade de experiências e desafios. Talvez algumas mulheres tenham filhos; outras sejam casadas. Algumas talvez sejam viúvas. Algumas talvez tenham muitos filhos. Nessa família da ala, devemos ajudar e apoiar as famílias numerosas. Ter uma família grande é um desafio. Espero que nenhum membro da Igreja diga: “Você é louca de ter outro filho”, mas em vez disso, alegre-se e diga: “Pode contar comigo. Estou à disposição para ajudá-la no que for preciso”.
JULIE B. BECK – Presidente Geral da Sociedade e Socorro – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.20.

Também acho que a ajuda e o poder para uma família eterna que foi selada vêm do templo. Da mesma forma que o presidente da estaca ou o bispo recebe as chaves, o poder e a autoridade para dirigir a estaca ou ala, os pais recebem no templo poder de receberem respostas e revelações para solucionarem os problemas.
JULIE B. BECK – Presidente Geral da Sociedade e Socorro – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.21.

A Igreja procura fazer com que todos voltem para o lar, inclusive o pai. Ela pede que tanto o pai como a mãe passem o maior tempo possível em casa.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.22.

Há uma grande pressão no mundo para tirar-nos de casa e afastar-nos das coisas realmente importantes. Às vezes, a nossa preocupação com as coisas que temos e com as que não temos nos afasta da família. Mas tudo tem a ver com bens materiais. Precisamos realmente avaliar com atenção nossas prioridades: será que somos muito ocupados? Estaremos tentando fazer coisas demais? Precisamos dar atenção às coisas que fazem diferença na vida de nossos filhos e não excluir as coisas espirituais.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.22.

Quero dirigir-me aos bispos e presidentes de estaca, vocês que presidem conselhos de ala e de estaca, vamos incluir em nossa agenda o tempo que os pais precisam ficar em casa e não colocar toda reunião ou atividade que for concebível no calendário sem levar em conta o que isso pode acarretar às famílias.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.24.

Se fizermos com que haja mais tempo disponível para a família, os pais terão que assumir mais responsabilidade em garantir que isso não sirva só para aumentar o tempo que nossos filhos passam na frente da televisão ou em atividades esportivas individuais, nem em uma participação maior em muitas boas atividades comunitárias. Não que a Igreja tire a liberdade de as pessoas fazerem outras atividades. Estamos tentando controlar a realização de reuniões e atividades da Igreja em favor das famílias. Mas a família tem que preencher esse vazio em vez de deixar que outros o façam.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.24.

Quando o conselho da ala ou uma presidência se reúne, muitas vezes discutem “Como vamos fazer para que as pessoas apóiem nossa organização?” ou “Muitas pessoas foram à atividade, muitos apoiaram”. É o oposto do que devem fazer. Eles deveriam começar, dizendo: “Como podemos apoiar a família?” Com base nisso, serão as coisas que faremos que apoiarão a família, e não o contrário. Acho que isso nos coloca no enfoque correto.
JULIE B. BECK – Presidente Geral da Sociedade e Socorro – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.24.

Gosto dos líderes do sacerdócio que olham para a situação das famílias antes de fazer chamados. Os chamados são inspirados, mas também exigem sabedoria e discernimento.
SUSAN W. TANNER – Presidente Geral das Moças – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.25.

Algumas unidades têm um número limitado de membros ativos e poucas pessoas que trabalham. Os líderes devem tomar cuidado para não preencherem os chamados dando às mesmas 10 pessoas da ala quatro ou cinco chamados para cada uma. Essa não é a forma de criar uma família ou uma ala forte. Um líder do sacerdócio inspirado deve partir do princípio de que pais ocupados não devem ter diversos cargos.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.25.

No verdadeiro espírito da edificação do lar, no mais alto sentido do termo, espero que nos sentemos de novo à mesa do jantar para fazermos uma refeição com a família. Quase todo sociólogo diria, e eles dizem, que talvez não haja nada que uma mais a família do que fazer as refeições reunida.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.26.

Se nos apegarmos à doutrina da Igreja — à do plano e dos conselhos que o Pai Celestial nos deu antes de virmos para cá — se nos apegarmos à doutrina, encontraremos respostas para as nossas orações e permaneceremos alicerçados em princípios verdadeiros.
Sempre pensei e disse a nossos filhos que os pais que passaram pela trilha dos pioneiros, Chimney Rock e Martin Cove (e alguns não conseguiram passar dali), e que tiveram que enterrar seus filhos ao longo dos lugares históricos desta Igreja não fizeram essa jornada por causa de um programa ou atividade social.
Eles a fizeram por causa da fé no evangelho de Jesus Cristo que traziam na alma, na medula dos seus ossos. Foi só por isso que aquelas mães foram capazes de, depois de enterrarem um filhinho, dizer: “A terra prometida está adiante. Nós chegaremos ao vale”.
Isso ocorre por causa dos convênios, da doutrina, da fé, da revelação e do Espírito. Se mantivermos isso em nossa família e na Igreja, muitas outras coisas vão acontecer naturalmente. Muitas coisas vão deixar de ser importantes para nós. Foi-me dito que nos carrinhos de mão não cabia muita coisa. Os pioneiros tiveram que escolher o que levar. Assim como fizeram nossos antepassados, talvez o século 21 nos leve a ter que decidir: “O que levaremos neste carrinho?” Levaremos a substância da nossa alma; aquilo que está na medula dos ossos. As famílias e a Igreja serão abençoadas, se nos apegarmos às revelações.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.27.

Quando Jesus trilhou as estradas poeirentas das vilas e cidades do que agora, reverentes, chamamos de Terra Santa e ensinou Seus discípulos na bela Galiléia, muitas vezes falou por parábolas, na linguagem mais adequada ao entendimento do povo. Com freqüência Ele mencionava a construção de casas como um paralelo da vida de quem O ouvia.
Ele declarou: “Toda a (...) casa, dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12:25). Posteriormente advertiu: “Eis que minha casa é uma casa de ordem, (...) e não uma casa de confusão” (D&C 132:8).
O mundo está cada vez mais cheio de caos e confusão. Somos constantemente bombardeados com mensagens que contradizem tudo a que damos valor, que nos incitam a abandonar as coisas “virtuosas, amáveis, de boa fama ou louváveis” (ver 13ª Regra de Fé) e a adotar o pensamento que muitas vezes prevalece fora do evangelho de Jesus Cristo. Contudo, quando nossa família é unida em seu propósito e em nossa casa prevalece uma atmosfera de paz e amor, o lar torna-se um refúgio contra o mundo.
Quando estamos cansados, doentes ou desanimados, como é grande o consolo de poder voltar para casa! É uma bênção pertencer a uma família e ter um lugar em seu meio.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.29.

Às vezes, ficamos entediados ou irritados com nossa casa, com a família e com o ambiente que nos cerca. Eles podem parecer-nos pouco atraentes e monótonos, e outros lugares às vezes nos parecem mais interessantes. Contudo, depois de experimentar muitas coisas e vagar por regiões distantes, vemos o quanto tantas coisas no mundo são efêmeras e superficiais e ficamos ainda mais gratos pelo privilégio de fazer parte de algo com que podemos contar: o lar, a família e a lealdade de nossos entes queridos. Aprendemos o que significam os laços do dever, do respeito e de pertencermos a um grupo. Aprendemos que nada pode substituir plenamente o venturoso relacionamento da vida em família.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.29.

As crianças observam até as mínimas lições de amor e, sem alarde, absorvem o exemplo dos pais.
Façamos tudo para que nossos exemplos sejam dignos de ser seguidos. Se deixarmos em casa um legado de amor, não seremos o alvo da censura que Jacó deixou registrada no Livro de Mórmon: “Haveis quebrantado o coração de vossas ternas esposas e perdido a confiança de vossos filhos, por causa de vossos maus exemplos diante deles; e os soluços do coração deles sobem a Deus contra vós” (Jacó 2:35).
Ao contrário, que nossa família e nosso lar sejam repletos de amor: amor uns aos outros, amor ao evangelho, amor ao próximo e amor ao Salvador. Com isso, nós, aqui na Terra, ficaremos um pouquinho mais perto do céu.
Façamos de nossa casa um santuário para onde os membros da nossa família sempre queiram retornar.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.30-31.

O verdadeiro bispo agirá em casa da maneira que pede aos líderes do sacerdócio da ala que o façam. Irá para casa depois desta reunião, sentará com a mulher e fará uma pergunta bem simples: “Querida, o que posso fazer para ser melhor pai e companheiro?” Depois, dedicará uma meia hora para escutar o que ela tem a dizer.
Escutem de coração e façam os ajustes necessários em sua própria vida. Com isso, serão o pastor dedicado de sua própria família. Como vêem, irmãos, temos que dar a vida pela mulher e a família da mesma forma que o Salvador deu a Dele pela Igreja e por todos nós. Então, poderemos representá-Lo. Então, poderemos ser mais semelhantes a Ele.
ÉLDER ROBERT D. HALES – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.10.

Nossa família testemunha as nossas imperfeições o tempo todo. Eles percebem nossas falhas. Mas, se puderem ver-nos esforçando espiritualmente, com bondade, irão afastar a imagem dos fracassos.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.17.

Não somente durante a reunião familiar, mas também nas refeições em família, conversem de modo descontraído e tranqüilo a respeito do evangelho, conforme declaram as escrituras: “E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, (…), para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”. (2 Néfi 25:26) Um bom líder é sempre um bom ouvinte, especialmente no lar.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.17.

Famílias eternas não são criadas simplesmente por meio de nascimentos de filhos. Laços familiares fortes não se formam por acaso. A unidade da família é forjada pelo tempo, pela paciência pelo serviço e pelo sacrifício.
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, Lição 16, p.49.

Vossas amizades mais sólidas devem ser vossos próprios irmãos e irmãs, e vosso pai e vossa mãe. Amai vossa família. Sede leais a vossos familiares. Preocupai-vos genuinamente com vossos irmãos e irmãs. Auxiliai-vos a carregar vossos fardos, para que possais dizer como na letra da canção, “ele não é pesado, ele é meu irmão” (Bob Russell, “He Ain´t Heavy”, Lynbrook, N.Y.: Harrison Music Corp., 1969),
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

Lembrai-vos de que a família é uma das maiores fortalezas de Deus contra os males de nossa época.
Ajudai a conservar vossa família forte, unida e digna das bênçãos de nosso Pai Celestial. Agindo dessa forma, recebereis fé, esperança e força, atributos que serão uma bênção em vossa vida, para sempre.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

Honrai o papel único e divinamente designado de vossa esposa como mãe em Israel e sua capacidade especial de gerar e criar filhos. Recebemos o mandamento divino de nos multiplicarmos e enchermos a Terra e de criarmos filhos e netos à luz da verdade (ver Moisés 2:28. D&C 93:40). Vós, como companheiros amorosos, deveis também cuidar dos filhos. Ajudai vossa esposa a administrar e conservar o lar. Ajudai a ensinar, treinar e disciplinar os filhos.
Deveis mostrar regularmente a vossos filhos e a vossa esposa que a honrais e respeitais. Na verdade, uma das maiores coisas que um pai pode fazer pelos filhos é amar a mãe deles.
O portador do sacerdócio respeita a família, como Deus ordenou. Liderá-la é vossa responsabilidade mais sagrada e mais importante. A família é a unidade mais valiosa desta vida e da eternidade e, como tal, transcende todos os outros interesses.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.54.

Uma liderança familiar eficaz, irmãos, requer o nosso tempo não somente em termos de quantidade, mas de qualidade. O ensino e a direção da família não deve ficar a cargo somente da esposa, da sociedade, da escola ou da Igreja.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.54.

Vós, portadores do sacerdócio, tendes a responsabilidade de, se fisicamente capazes, prover o sustento material da família. Nenhum homem pode transferir essa obrigação para outro, nem mesmo para a esposa. O Senhor ordenou que as mulheres e as crianças tivessem o direito de receber o sustento dos maridos e pais. Ver D&C 83; I Timóteo 5:8). O Presidente Ezra Taft Benson declarou que quando um homem encoraja a esposa a trabalhar fora ou insiste que ela o faça por conveniência, “sofre não só a família como (seu) próprio crescimento e progresso espiritual (que) ficará prejudicado.” (A Liahona, janeiro de 1988, p. 51.)
Exortamos-vos a fazerdes tudo o que estiver ao vosso alcance para que vossa esposa fique em casa, cuidando dos filhos enquanto vos encarregais do sustento da família da melhor forma possível. Além disso, salientamos que os homens que abandonam a família e deixam de cumprir a responsabilidade de cuidar dos filhos, põem em risco sua elegibilidade para receber uma recomendação para o templo e sua posição na Igreja. Em casos de divórcio ou separação, os homens devem mostrar que estão efetuando os pagamentos da pensão familiar como requerido pela lei e como obrigados pelos princípios da Igreja, a fim de merecerem as bênçãos do Senhor.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

O portador do sacerdócio lidera o envolvimento da família na Igreja, para que aprendam o evangelho e estejam sob a proteção dos convênios e ordenanças. Para que desfruteis as bênçãos do Senhor, deveis manter vossa própria casa em ordem. Junto com vossa esposa, determinais a atmosfera espiritual do lar. A primeira obrigação que tendes é fazer com que a vossa própria vida espiritual esteja em ordem, por meio do estudo regular das escrituras e orações diárias. Protegei e honrai o sacerdócio e os convênios do templo e incentivai vossa família a fazer o mesmo.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Encarai com seriedade a responsabilidade de ensinar o evangelho à família por intermédio das noites familiares, oração familiar, devocionais, leitura das escrituras e outras oportunidades de ensino. Salientai em especial a preparação para o serviço missionário e o casamento no templo. Como patriarca do lar, exercei o sacerdócio, realizando as ordenanças apropriadas para vossa família e abençoando vossa esposa e filhos. Logo após a própria salvação, irmãos, não há nada tão importante quanto a salvação da família.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Para o Élder Parley P. Pratt, do Quórum dos Doze, o conhecimento dessa doutrina aprofundou seu amor por sua família: “Foi Joseph Smith quem me ensinou a valorizar o carinhoso relacionamento de pai e mãe, marido e mulher; irmão e irmã, filho e filha. Foi com ele que aprendi que a esposa do meu coração pode ser unida a mim para toda esta vida e por toda a eternidade; e que as refinadas emoções e afetos que nos aproximaram um do outro emanaram da fonte do divino amor eterno. Foi com ele que aprendi que podemos cultivar esses afetos e fazer com que cresçam e aumentem para toda a eternidade; e o resultado de nossa união eterna será uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu ou as areias da praia. (...) Eu já havia amado, mas não sabia por quê. Mas então amei com uma pureza, uma intensidade de sentimentos elevados e exaltados que ergueram minha alma acima das coisas transitórias deste mundo abjeto e a expandiu como o oceano. (...) Em resumo, agora posso amar com o espírito e também com entendimento”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 42, p. 506.

O Presidente Thomas S. Monson aconselhou recentemente: “Freqüentemente, presumimos que [as pessoas a nosso redor] devem saber o quanto as amamos. Mas não devemos presumir: precisamos  fazer com que saibam. (…) Jamais nos arrependeremos das palavras bondosas proferidas ou do afeto demonstrado. Em vez disso, vamos arrepender-nos, se omitirmos tais coisas em nosso relacionamento com aqueles que mais significam para nós” (“Alegria na Jornada”, A Liahona, novembro de 2008, pp. 85–86).
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – A Liahona, Novembro de 2009, p.18.

O Presidente David O. McKay disse:
“Quando se colocam negócios, prazeres ou a conquista de maiores ganhos acima do lar, naquele mesmo momento se inicia o enfraquecimento da alma. Quando, para quem quer que seja, o clube se torna mais atraente que seu lar, está na hora de ele confessar, com amarga vergonha, que deixou de estar à altura da suprema oportunidade de sua vida e fracassou na prova final da genuína masculinidade.
A mais miserável cabana em que reina amor numa família unida é de muito mais valor para Deus e a humanidade futura do que quaisquer outros tesouros. Num lar assim, Deus consegue operar milagres e o fará. Corações puros num lar puro estão sempre muito perto do céu.” (Citado por Ezra Taft Benson, A Liahona, agosto de 1981, p. 57.)
Referindo-se à declaração do Presidente McKay, o Presidente Ezra Taft Benson, décimo-terceiro Presidente da Igreja, disse: “A paternidade é vossa suprema oportunidade na vida! Essas palavras dirigidas aos pais pelo Presidente David O. McKay deveriam ser emolduradas por todo pai.” (A Liahona, agosto de 1981, p. 57.)
ÉLDER W. EUGENE HANSEN – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 28, p. 117.

O Élder Richard G. Scott aconselhou: “Muitos de vocês estão pesarosos porque um filho ou filha, marido ou esposa, abandonou a retidão e voltou-se para o mal. Minha mensagem é para vocês. Sua vida está repleta de angústia, dor e, às vezes, desespero. Vou dizer-lhes como encontrar conforto no Senhor. Primeiro, devem reconhecer dois princípios básicos:
1. Embora haja muitas coisas que possam fazer para auxiliar um ente querido, há algumas coisas que devem ser  feitas pelo Senhor.
2. Não pode haver qualquer melhora duradoura a menos que se exerça o livre-arbítrio com retidão. Não tentem cercear o livre-arbítrio. Nem mesmo o Senhor faria isso. A obediência forçada não produz bênçãos. (Ver D&C 58:26–33.)
Dou-lhes sete sugestões de como ajudar:
Primeiro, amem sem restrições.
(...) Segundo, não sejam coniventes nas transgressões, mas deem ao transgressor o máximo de esperança e apoio.
(...) Terceiro, ensinem a verdade.
(...) Quarto, perdoem sinceramente, sempre que necessário.
(...) Quinto, orem com confiança. ‘A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.’ (Tiago 5:16)
(...) Sexto, conservem a perspectiva certa. (...) Depois de fazerem tudo o que estiver a seu alcance, deixem o problema nas mãos do Senhor e não se preocupem mais. Não se culpem por não poderem fazer mais. Não desperdicem sua energia com preocupações inúteis. (...) Com o tempo, serão inspirados e saberão como ajudar. Vocês encontrarão mais paz e felicidade, não negligenciarão outras pessoas que precisam de vocês, e serão capazes de dar maior auxílio devido a essa perspectiva eterna.
(...) Uma última sugestão: nunca abandonem um ente querido, nunca!”.
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 5,  p.22.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar