Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Morôni - Capitão - LM

No Livro de Mórmon, um justo comandante militar nefita que viveu aproximadamente no ano 100 a.C.
Morôni foi nomeado capitão-chefe dos exércitos nefitas, Alma 43:16–17. Inspirou os soldados nefitas a lutarem por sua liberdade, Alma 43:48–50. Fez um estandarte da liberdade de um pedaço da sua túnica, Alma 46:12–13. Era um homem de Deus, Alma 48:11–18. Ficou irado contra o governo devido à sua indiferença a respeito da liberdade do país, Alma 59:13.
Guia de Estudo das Escrituras, p.145.

Alma 48:11-18
11 E Morôni era um homem forte e poderoso; ele era um homem de perfeita compreensão; sim, um homem que não tinha prazer no derramamento de sangue; um homem cuja alma se regozijava com a liberdade e independência de seu país e com a libertação de seus irmãos da servidão e do cativeiro.
  12 Sim, um homem cujo coração transbordava de gratidão a seu Deus pelos muitos privilégios e bênçãos que concedia a seu povo; um homem que trabalhava infatigavelmente pelo bem-estar e segurança do povo.
  13 Sim, e ele era um homem firme na fé em Cristo; e havia prestado juramento de defender seu povo, seus direitos e seu país e sua religião, mesmo com a própria vida.
 14 Ora, os nefitas foram ensinados a defenderem-se dos inimigos, ainda que fosse necessário derramar sangue; sim, e foram também ensinados a nunca ofenderem, sim, a nunca levantarem a espada, a não ser contra um inimigo, e apenas para preservarem a própria vida.
  15 E tinham fé que Deus lhes permitiria prosperar na terra ou, em outras palavras, que, se fossem fiéis na observância dos mandamentos de Deus, ele lhes permitiria prosperar na terra; sim, ele avisaria quando precisassem fugir ou preparar-se para a guerra, de acordo com o perigo;
  16 E também que Deus lhes revelaria para onde deveriam ir a fim de se defenderem de seus inimigos; e se assim fizessem, o Senhor os salvaria; e esta era a fé que tinha Morôni e seu coração gloriava-se nela; não no derramamento de sangue, mas em fazer o bem, em preservar seu povo, sim, em guardar os mandamentos de Deus, sim, e em resistir à iniquidade.
  17 Sim, em verdade, em verdade vos digo que se todos os homens tivessem sido e fossem e pudessem sempre ser como Morôni, eis que os próprios poderes do inferno teriam sido abalados para sempre; sim, o diabo nunca teria poder sobre o coração dos filhos dos homens.
  18 Eis que ele era um homem como Amon, o filho de Mosias, sim, e também como os outros filhos de Mosias; sim, e também como Alma e seus filhos, porque eram todos homens de Deus.

(33-4) Alma 43:16-42. Morôni Era um Gênio Militar.
Neste momento surge em cena Morôni, de vinte e cinco anos de idade, um gênio militar. Ele  introduziu aperfeiçoamentos na armadura, para tomar a resistência de seu povo mais perfeita perante o inimigo, nos combates homem a homem (Alma 43:19-21); posicionou também a frente de defesa na terra de Jérson (Alma 43:22) e, colocando-se na defensiva por seus soldados serem menores em número, foi particularmente diligente em vigiar todos os movimentos do adversário, ao mesmo tempo em que perguntava ao santo Profeta Alma (o que, agora sabemos, era um antigo costume em Israel) a respeito dos planos de batalha do inimigo, "a fim de saber para onde os exércitos dos nefitas deveriam ir, ao se defender dos lamanitas." (Alma 43:23.) Por outro lado, a campanha lamanita era comandada por oficiais amalequitas e zoramitas, cujo conhecimento dos segredos e métodos militares nefitas lhes daria enorme vantagem sobre qualquer comandante, exceto Morôni. Logo de início, a sua presciência fez com que eles perdessem seu primeiro e lógico objetivo - o ponto estratégico que era a terra de Jérson. (Alma 43: 22.) Foi ali que ele instalou sua principal linha de defesa; mas, quando os mensageiros retornaram da consulta que fizeram ao profeta, ele soube que os lamanitas pretendiam fazer uma investida de surpresa, dirigindo seu ataque contra a parte mais inacessível, porém indefesa, da terra de Mânti, onde ninguém os esperava. (Alma 43:24.) Imediatamente, Morôni enviou a maior parte de suas tropas para Mânti, e colocou o povo
dali de prontidão. (Alma 43:25-26.)
Informados de todos os movimentos dos lamanitas por seus espias e batedores, Morôni conseguiu armar uma armadilha para o inimigo, atacando-o pela retaguarda, quando eles atravessavam o rio Sidon. (Alma 43:28-35.) [Hugh Nibley, Since Cumorah: The Book of Mormon in the Modem World, pp. 334-335.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.328.





Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar