Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Fazer

Muitas pessoas morrem com suas sinfonias ainda inacabadas. E qual será o motivo? Em geral é porque elas estão sempre se preparando para viver. E antes que se apercebam, já não há mais tempo. Tagore (Sir Rabindranath Tagore – Poeta Hindú – 1861-1941) expressou pensamento similar nestas palavras: “Passei meus dias encordoando e desencordoando meu instrumento, enquanto que a canção que vim para executar continua sem ser executada.”
OLIVER WENDELL HOMES – Médico e Autor Norte Americano – 1809-1894, O Milagre do Perdão p.27.

... Na vida nenhuma estrada pode ser percorrida outra vez exatamente como antes. Não podemos recomeçar de onde estávamos. Temos de começar de onde estamos e na eternidade da existência, esse é um fato tranquilizador. Não há virtualmente nada de que o homem não possa afastar-se, desde que deseje de fato fazê-lo (...) Não existe virtualmente nenhum hábito que ele não possa abandonar, desde que se determine a agir desse modo...
RICHARD L. EVANS – O Milagre do Perdão p.168.

Os poderes da fé são ativados pela ação. Precisamos fazer a nossa parte. Precisamos preparar-nos. Precisamos fazer tudo o que estiver em nosso alcance, e seremos abençoados em nossos trabalho e empenho.
ÉLDER JOSEPH B HIRTHLIN – A Liahona ago / 2004 p.19.

A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.
THOMAS HANDY - Pensador Inglês.

Jamais pedirei ao Senhor que faça aquilo que não estou disposto a fazer.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.43.

O JURAMENTO DO PATRIOTA

Sou apenas um –
Mas sou um.
Não posso fazer tudo,
Mas posso fazer algo.

Aquilo que puder fazer
Devo fazer;
E o que devo fazer
Pela graça de Deus,
Farei.
POEMA DE EDWARD EVERETT HALE – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque vol.1 lição 9 pp.37-38.

A primeira coisa que precisamos fazer é parar de nos preocupar. Quando nos preocupamos com o futuro. Criamos infelicidade no presente. Uma preocupação justa pode levar-nos a tomar as medidas adequadas, mas preocupar-nos com coisas que não podemos controlar pode paralisar-nos e desanimar-nos.
Em vez de se preocupar, concentre-se em tudo o que você pode fazer e depois deixe que o Pai Celestial cuidará de suas preocupações e temores. Precisamos aprender a “não indignar-nos”.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN – A Liahona agosto de 2004, p.20.

O que é preciso fazer para ser condenado? Nada. Basta isso e já se está perdido – condenado – ficar sem fazer nada é o suficiente. Essa é a lei deste mundo físico. Se você ficar sentado por tempo demasiadamente longo, nunca mais conseguirá se levantar. Se você nunca levantar o braço, logo não conseguirá levantá-lo, ainda que deseje fazê-lo. Se permanecer no escuro e nunca usar os olhos, logo ficará cego. Esta é a lei do mundo mental. Se você nunca exercitar o cérebro – nunca estudar, ler nem conversar com ninguém, nunca permitir que alguém lhe dirija a palavra, a sua mente ficará vazia – talvez fique louco. O pior castigo que lhe poderiam infligir não é 20 anos de trabalho forçado, mas 20 anos confinados a uma solitária. Esta é a lei do mundo espiritual. Simplesmente feche o coração a toda a verdade, e logo não conseguirá acreditar em mais nada – esse é o castigo mais severo que existe por não se aceitar a verdade. O processo de desintegração e morte começa quando o homem se isola das forças que fazem a vida. O corpo, mente e espírito conservam-se vivos através do uso constante e construtivo.
CHARLES STEIZLE – Citado por Presidente Spencer W. Kimball em O Milagre do Perdão, p.95.

Digo-lhes, santos dos últimos dias, que a pérola de grande valor é a vida eterna. Deus disse-nos que o maior de todos os dons que Ele pode conceder-nos é a vida eterna. [Ver D&C 14:7.] Estamos trabalhando para alcançar esse dom grandioso, e ele será nosso caso guardemos os mandamentos de Deus. Mas de nada nos adiantará meramente declarar nossa fé e proclamar aos confins da Terra que este é o evangelho. O que contará é fazermos a vontade de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

É muito bom (...) ouvir a palavra do Senhor e muito bom acreditar nela, mas é ainda melhor praticá-la.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p.156.

A vida celeste pode ser alcançada por todos os que cumprirem os requisitos. Não basta saber. É preciso fazer. A retidão é vital e as ordenanças são necessárias.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.1.

(...) O Senhor não transformará as esperanças, desejos e intenções das pessoas em atos. Compete a cada um de nós faze-lo por si mesmo. (...)
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p..9.

Quantos cristãos têm uma profunda ligação com sua Igreja, mas intimamente se afastaram de Jesus Cristo?... Podemos ter um compromisso firme com a Igreja e manifestá-los em nossas atitudes cotidianas. Podemos assistir fielmente às reuniões, cumprir fielmente os deveres que temos em nossos chamados, ir seguidamente ao templo, enviar nossos filhos em missão e trabalhar em projetos de bem-estar e, apesar de tudo, não termos o nosso coração inteiramente voltado ao Salvador.
Comentários do Manual do Instituto – Livro de Mórmon p.53.

Nesta obra é preciso haver compromisso. É preciso haver devoção. Estamos engajados numa grande batalha eterna que afeta a própria alma dos filhos e filhas de Deus. Não estamos perdendo. Estamos ganhando. Continuaremos a ganhar se formos fiéis e verdadeiros. Podemos fazê-lo. Precisamos fazê-lo. Vamos fazê-lo. Não há nada que o Senhor nos tenha pedido que não possamos cumprir, se tivermos fé.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona junho de 2007, p.6.

“Senhor, que queres que eu faça?” — é a pergunta mais importante que podemos fazer nesta vida.
ÉLDER EZRA TAFT BENSON – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 29, p.124.

Essa é uma das histórias mais interessantes que temos nas escrituras, pois fala de uma situação em que o Senhor ofereceu auxílio, mas em seguida Se retirou para permitir que um de Seus filhos exercesse sua própria iniciativa. Já me perguntei algumas vezes o que teria acontecido se Néfi tivesse pedido ferramentas ao Senhor em vez de perguntar onde poderia encontrar minério para forjá-las. Duvido que o Senhor teria atendido a tal pedido. Como podem ver, o Senhor sabia que Néfi poderia fazer as ferramentas e raramente Ele fará algo por nós que possamos fazer por nós mesmos.
ÉLDER L. TOM PERRY – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho – O Livro de Mórmon – Lição 5, p. 22.

Façam tudo o que puderem e deixem o restante para Deus, o Pai de todos nós. Não basta dizer: farei o melhor possível, mas sim tudo o que estiver dentro de minhas forças; farei tudo o que for necessário.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p. 8.

Mas não basta aprender sobre a vida e as obras Dele meramente pelo estudo. Foi o próprio Mestre que respondeu, ao ser inquirido, como uma pessoa pode conhecer a Ele e Sua doutrina: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus”. (João 7:17) Conseguem imaginar uma autoridade no campo das ciências que jamais tenha feito experiências em laboratório? Vocês dariam crédito a um crítico de música que não conhecesse música ou a um crítico de arte que não soubesse nada de pintura? Da mesma forma, para que uma pessoa como nós conheça a Deus, precisa fazer a vontade Dele, guardar Seus mandamentos e praticar as virtudes que Jesus demonstrou em vida.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 42.

Todos os princípios e ordenanças do evangelho são, de certa forma, apenas convites para aprendermos o evangelho por meio da observância de seus ensinamentos. Ninguém conhece o princípio do dízimo até pagar o dízimo. Ninguém conhece o princípio da Palavra de Sabedoria até guardar a Palavra de Sabedoria. As crianças — e também os adultos — não se convertem ao dízimo, à Palavra de Sabedoria, à observância do Dia do Senhor ou à oração apenas por ouvirem alguém falar sobre tais princípios. Aprendemos o evangelho praticando-o. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 199.

(...) Deus não mede nosso valor em Seu reino pelas elevadas posições que tivermos ocupado entre os homens ou em Sua Igreja, nem pelas honras que tivermos alcançado, mas sim pela vida que tivermos levado e o bem que tivermos praticado (...)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 205.

(...) O mais importante na vida não são as coisas que acontecem conosco, mas nossa reação diante delas. Isso é o que importa.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 211.

A decisão a seguir, que trabalhemos. Não é suficiente desejar, não é suficiente sonhar, não é suficiente prometer, não é suficiente se comprometer. Literalmente, precisamos fazer. O Senhor disse: “Aquele que lança sua foice com vigor, faz reserva, de modo que não perece”. (D&C 4:4.) E Néfi declarou: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor”. (1 Néfi 3:7.) Foi Tiago, do Novo Testamento, que resumiu para nós esta lição: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos.” Tiago 1:22.
PRESIDENTE THOMAS S MONSON - Reunião com os Membros em Brasília, DF, Brasil. Segunda-feira, 02 de Junho de 2008.

Quatro anos depois, em meio às muitas pressões relacionadas à tarefa de liderar a Igreja que crescia rapidamente em Kirtland, o Profeta expressou a convicção que caracterizou sua vida: “Nunca estive tão atarefado quanto no mês de novembro, mas como minha vida consistia de atividades e esforços sem descanso, adotei a seguinte regra: Quando o Senhor ordenar, faça-o”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.168-169.

De nada adianta as pessoas fazerem as coisas, simplesmente por terem sido aconselhadas a fazê-lo, mas murmurando o tempo todo; seria melhor que não as fizessem. Há pessoas que professam ser santos mas estão muito propensas a murmurar e a apontar defeitos, quando lhes é dado um conselho contrário a seus sentimentos, mesmo quando elas próprias pediram esse conselho; muito mais quando lhes é dado um conselho sem que tenha sido pedido e ele não concorda com a noção que elas têm das coisas; mas irmãos, esperamos coisas melhores de muitos de vocês; confiamos que desejem conselhos, de tempos em tempos, e que os aceitarão com alegria, sempre que os receberem da devida fonte.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 16, p.208.

Não devemos falar levianamente da vida que atualmente desfrutamos, nem subestimá-la, e sim viver de tal modo cada dia de nossa vida, a fim de que suas horas e minutos sejam despendidos em praticar o bem, ou pelo menos em não prejudicarmos nossos semelhantes, tornando-nos prestativos, desenvolvendo nossos talentos e habilidades para fazer um bem ainda maior, cultivando o princípio da bondade para com todos os seres que pertencem a nossa esfera terrestre, aprendendo a usá-las e aplicá-las no sentido de produzir o maior bem possível; aprendendo a conduzir-nos dignamente no que diz respeito a nossas famílias e amigos, de modo que possamos granjear a confiança dos bons e sobrepujar toda paixão irrefreável, através da constante prática da imparcialidade, calma e deliberada ponderação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.91-92.

Há muitas idéias no mundo que vão contra o plano do evangelho. O patriarca Leí disse: “É necessário que haja uma oposição em todas as coisas” (2 Néfi 2:11). Não podemos esperar ser aplaudidos toda vez que fazemos o que sabemos ser certo, mas Deus vai-nos abençoar.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.16.

O que as pessoas fazem é uma das formas de sabermos se houve uma mudança em seu coração. Se o jovem, ou qualquer pessoa com quem estejam trabalhando, está decidido a fazer tudo o que o Senhor deseja, sem ser mandado — está desejoso de pagar o dízimo — de fazer essas coisas — então isso é um sinal de que a Expiação está realmente agindo em seu coração.
Houve uma mudança em seus desejos. Eles querem agradar o Senhor. Eles O amam. Sentirem a Expiação agir em sua vida, e portanto desejam fazer as coisas que Ele quer que façam. E portanto não se trata apenas das regras que eles cumprem, mas se têm no coração a firme decisão de “Eu quero fazer tudo que o Senhor espera de mim”, então vocês saberão que a Expiação realmente agiu na vida dessas pessoas. Pelo menos foi isso que aprendi por experiência própria.
ÉLDER HENRY B. EYRING – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.9.

Meu apelo pessoal é que todos nós nos esforcemos para saber o que devemos saber, fazer o que devemos fazer e ser o que devemos ser.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 21/06/2003, p.20.

Enquanto ouvia com vocês, veio-me à mente uma pergunta que creio estar também na mente de cada um de vocês. A pergunta é: “Como vou encontrar tempo para fazer tudo isso?”
Deixem-me dizer-lhes que nunca há tempo suficiente para fazer tudo isso. Há muito mais a ser feito do que qualquer um de nós conseguiria cuidar sozinho.
Creio que conheço um pouco a esse respeito. Já estive onde muitos de vocês estão hoje. Há uma única forma pela qual vocês conseguirão fazê-lo. Vocês devem seguir a instrução que o Senhor deu a Joseph Smith. Ele disse:
“Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias.” (D&C 88:119)
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 21/06/2003, p.18.

Irmãos, se vocês estão sempre reclamando que têm muito o que fazer, então vocês têm mesmo muito o que fazer. Precisam livrar-se de parte dessas coisas, porque um líder descontente é um mau líder.
Perguntei a um amigo que tinha se tornado bispo como ele estava-se saindo. Ele disse: “Esta é a melhor época de minha vida. Observo os outros trabalharem, e eles me dizem como estão felizes. Tenho o melhor trabalho que há na Igreja”.
Ora, é claro que aquele homem tinha um volume imenso de trabalho a ser realizado. Havia muitas responsabilidades que ele não podia passar para outros. Mas a frustração desaparecera. As preocupações tinham deixado de existir. Ele tinha a capacidade de fazer designações e de fazer com que as pessoas que as recebiam sentissem que tudo dependia de como desempenhariam suas obrigações. E na verdade, era isso mesmo que acontecia.
Irmãos, quero pedir-lhes que sejam felizes em seu trabalho. Tenham um sorriso no rosto e um hino em seu coração ao servirem o Senhor.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 21/06/2003, p.23.

Levantai-vos para que o Senhor possa falar convosco. Preparai-vos humildemente para dizer com Paulo, ‘Senhor, que queres que eu faça?’ E com inabalável coragem, dizei com o menino Samuel, ‘Fala, porque o teu servo ouve’. Sede humildes e fervorosos e o Senhor vos guiará pela mão, e responderá às vossas orações.
                O Velho Testamento – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.275.

Não estou pedindo mudanças entusiásticas de pouca duração em nossos níveis de desempenho, mas sim, uma resolução permanente... fazer um trabalho melhor, alongar nossos passos...
Os problemas do mundo não podem ser solucionados por céticos ou cínicos, cujos horizontes estão limitados pelas realidades mais imediatas. Precisamos de homens que possam sonhar com ideias nunca antes havidas, e que se perguntem: Por que não?
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 20, p.67.

O Presidente Joseph F. Smith disse certa vez: “Fazer bem feito as coisas que Deus ordenou que toda a humanidade fizesse é a verdadeira grandeza. (...)” (Doutrina do Evangelho, São Paulo: Centro Editorial Brasileiro, 1975, p. 259.)
Citado por PRES. GORDON B. HINCKLEY – 1º Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, janeiro de 1995, p. 58-63.

O Élder Boyd K. Packer afirmou: “Logo depois de ser chamado como Autoridade Geral, procurei o Élder Harold B. Lee para me aconselhar. Ele ouviu o meu problema atenciosamente e sugeriu que eu falasse com o Presidente David O. McKay. O Presidente McKay aconselhou-me quanto ao que deveria fazer. Eu estava muito disposto a ser obediente mas não via forma alguma de seguir seu conselho. Voltei a falar com o Élder Lee e disse-lhe que não via forma alguma de seguir o caminho que me fora indicado. Ele disse: ‘O seu problema é que você quer ver o fim antes do começo’. Respondi que gostaria de ver pelo menos uma etapa ou duas à frente. Aí recebi a maior lição da minha vida: ‘Você precisa aprender a caminhar na penumbra e depois dar alguns passos na escuridão; então a luz aparecerá e lhe mostrará o caminho a sua frente’.” [“The Edge of the Light” (A Penumbra), BYU Today, março de 1991, p. 22–23.]
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 18,  p.84.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar