Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Perfeição

Homem algum pode ser perfeito sem a mulher, portanto nenhuma mulher pode ser perfeita sem um homem para conduzi-la. Digo-lhes a verdade assim como ela é no âmago de eternidade. Se ele quiser ser salvo, não poderá consegui-lo sem uma mulher ao seu lado.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.236.

Na marcha para a perfeição através do domínio dos pecados, é importante ter-se o devido discernimento.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.202.

Se desejarmos aprender como levar uma vida ideal junto a nossos semelhantes, podemos encontrar o exemplo perfeito na vida de Jesus. Sejam quais forem nossos desejos nobres, nossas aspirações mais elevadas, nossos ideais em qualquer fase da vida, podemos mirar-nos em Cristo e encontrar a perfeição. Assim ao buscarmos um padrão de conduta moral, basta buscarmos o Homem de Nazaré e Nele veremos todas as virtudes incorporadas, as qualidades necessárias para tornar um homem perfeito.
As virtudes que se combinaram para formar esse caráter perfeito são a verdade, a justiça, a sabedoria, a benevolência e o autodomínio. Todos os pensamentos, palavras e atos Dele estavam em harmonia com a lei divina e, portanto, verdadeira. O canal de comunicação entre Ele e o Pai estava constantemente aberto e assim a verdade, que depende da revelação, era sempre conhecia por Ele.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.4.

Pode parecer estranho para alguns de vós, e certamente parece a todo o mundo, dizer que é impossível um homem ou mulher tornar-se perfeito aqui na terra. Está escrito: “Sede vós pois perfeitos como é perfeito vosso Pai que está nos céus”. E ainda, “Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”. Isso é perfeitamente coerente para a pessoa que entende o que é, na verdade, a perfeição.
Se a primeira passagem que citei não for bem clara ao nosso entendimento, podemos alterar a fraseologia da sentença e dizer: “Sede tão perfeitos quanto puderdes”, porque isso é tudo quanto podemos, fazer, embora esteja escrito, “Sede vós pois perfeito como é perfeito vosso Pai que está nos céus”.
Ser tão perfeito quanto possível, de acordo com nosso conhecimento, é justamente ser tão perfeito quanto é nosso Pai que está nos céus. Ele não pode ser mais perfeito do que sabe ser, nem nós podemos. Quando fazemos as coisas tão bem quanto sabemos, na esfera e no tempo que ocupamos aqui, estamos justificados na justiça, retidão, misericórdia e julgamento que vão adiante do Senhor da terra e dos céus. Somos tão justificados quanto os anjos que estão diante do trono de Deus. O pecado que afligirá toda a posteridade de Adão e Eva é: Que não agiram tão bem quanto sabiam.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.89.

Quando usamos o termo perfeição, o mesmo se aplica tanto ao homem em sua condição atual, quanto aos seres celestiais. Somos agora, ou podemos ser tão perfeitos em nossa esfera como Deus e os anjos o são na sua, porém a maior inteligência que existe pode ascender continuamente a maiores níveis de perfeição.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.89.

Temos de nos tornar perfeitos para sermos salvos no Reino Celestial. Mas ninguém se torna perfeito nesta vida. Apenas o Senhor Jesus Cristo atingiu esse estágio e tinha uma vantagem que nenhum de nós tem. Ele era o Filho de Deus... tornar-se perfeito em Cristo é um processo.
ÉLDER BRUCE R McCONKIE – A Liahona p.36.

Viver todos os mandamentos assegura perdão total dos pecados, assegurando também a exaltação através do aperfeiçoamento que advém de se obedecer às instruções do Senhor. No sermão da montanha Ele ordenou a todos os homens: “Portanto , sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste” (Mateus 5:48). Ser perfeito significa triunfar sobre o pecado. Essa é uma ordem do Senhor. Ele é justo, sábio e bondoso, e jamais exigiria de seus filhos algo inatingível ou que não fosse para o benefício do próprio homem. Conseqüentemente podemos deduzir que a perfeição é um objetivo realizável.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.200.

Nenhum de nós é perfeito nesta vida; mas o homem que, com confiança humilde em Deus, nunca fraquejar na luta pelo bem, nunca vacilar em seu compromisso para com a verdade e nunca violar seus convênios é o homem que todos devemos parar para admirar e que devemos procurar, com o auxílio divino, imitar.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, p.108.

Creio que o Senhor quis dizer exatamente o que falou: que devemos ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isso não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo, e, mesmo assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal, pois que teremos de ir para o além-túmulo antes de alcançarmos essa perfeição e sermos iguais a Deus.
Mas é aqui que lançamos os alicerces. É aqui, neste estado probatório que nos são ensinadas as simples verdades do evangelho de Jesus Cristo, a fim de nos preparar para essa perfeição. Temos por dever ser melhores hoje do que fomos ontem. (…) Se guardarmos os mandamentos do Senhor, estamos nesse
caminho para a perfeição.” (Doutrinas de Salvação, 3º vols., 2:18–19; ver também D&C 93:11–14, 19–20.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 8, p.33-34.

...Perfeito em grego é “completo, terminado, totalmente desenvolvido”.
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 8, p.33.

Estou convencido de que o Mestre não estava falando meramente de perfeição relativa quando disse: ‘Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus’. [Mateus 5:48] (…) Supõem que o Salvador estivesse sugerindo uma meta impossível de ser alcançada e assim zombando de nossos esforços para atingir essa perfeição? É impossível para nós aqui na mortalidade chegar a esse estado de perfeição mencionado pelo Mestre, mas nesta vida estabelecemos o alicerce sobre o qual edificaremos na eternidade. Portanto, precisamos certificar-nos de que nossas bases estejam assentadas firmemente na verdade, na retidão e na fé. A fim de atingirmos esta meta, precisamos guardar os mandamentos de Deus e ser fiéis até o fim de nossa vida mortal. E depois, do outro lado do véu, devemos persistir em retidão e sabedoria até nos tornarmos como nosso Pai Celestial. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 195.

(...) A pessoa a ser ensinada ou que deseje levar uma vida perfeita deve presenciar em sua vida um despertar, uma consciência de suas necessidades.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 196.

Todos nós, se desejarmos alcançar a perfeição, precisamos num momento ou outro fazer a seguinte pergunta a nós mesmos: “Que me falta ainda?” É necessário que assim procedamos para iniciarmos nossa jornada ascendente no caminho que conduz à perfeição. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 197.

Um homem precisa “nascer de novo” se quiser alcançar a perfeição, a fim de ver o reino de Deus ou nele entrar. Mas como alguém pode nascer de novo? Essa é a mesma pergunta feita por Enos. E recordemos a resposta simples que foi concedida: “Por causa da tua fé em Cristo, a quem nunca ouviste nem viste antes. E muitos anos hão de passar antes que ele se manifeste na carne; portanto, vai, tua fé te salvou”. [Enos 1:8]
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 197.

Os que racionalizam a aceitação de coisas imorais, valendo-se da maturidade ou sofisticação, estão muito enganados. Os que justificam a transgressão, dizendo: “Ora, não sou perfeito”, devem lembrar-se de que o pecado consciente está muito longe da perfeição. Seria melhor considerarmos este conselho do Presidente Brigham Young: “Sede... o mais perfeito que puderdes, pois isso é tudo o que podeis fazer... Pecado... é não fazerdes o melhor que sabeis” (em Journal of Discourses, 2:129-130).
ÉLDER J. RICHARD CLARKE – A Liahona, Julho de 1991, p.46.

Deus não ordena coisa alguma, a não ser aquilo que está particularmente adaptado em si mesmo para melhorar a condição de todo homem em quaisquer circunstâncias em que se encontre, não importando em que reino ou país ele esteja.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

A salvação não vem de um só golpe; somos mandados ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isto nos tomará séculos, pois no além-túmulo, o progresso será maior, e será ali que os fiéis sobrepujarão todas as coisas, e receberão todas as coisas, mesmo a plenitude da glória do Pai.
Creio que o Senhor quis dizer exatamente o que falou; que devemos ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isto não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo, e, mesmo assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal, pois que teremos de ir além-túmulo antes de alcançarmos essa perfeição e sermos iguais a Deus.
Mas é aqui que lançamos os alicerces. É aqui, neste estado probatório que nos são ensinadas as simples verdades do Evangelho de Jesus Cristo, a fim de nos preparar para essa perfeição. Temos por dever ser melhores hoje do que fomos ontem, e amanhã melhores do que hoje. Por quê? Porque, se estamos no caminho, se guardarmos os mandamentos do Senhor, estamos nesse caminho para a perfeição, e esta só pode vir pela obediência e o desejo em nosso coração de sobrepujar o mundo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.18-19.

5. Perfeição Relativa. – A advertência de nosso Senhor aos homens para que se tornem perfeitos, assim como o Pai é perfeito (Mateus 5:48), pode ser interpretada como indicativa da possibilidade de tal realização. É evidente, entretanto, que o homem não pode tornar-se perfeito na mortalidade, da maneira que Deus é perfeito como Ser sumamente glorificado. É possível, no entanto, o homem ser perfeito em sua esfera, num sentido análogo àquele em que as inteligências superiores são perfeitas em suas diferentes esferas; contudo, a relativa perfeição das mais baixas é infinitamente inferior à das mais altas. Um aluno universitário em seus primeiros anos de faculdade, pode ser perfeito; suas notas de aproveitamento poderão ser cem por cento na escala de eficiência e realizações; entretanto, as honras dos alunos mais adiantados estão fora do seu alcance, e sua formatura é ainda remota, porém certa, se ele continuar fiel e dedicado até o fim.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Notas do Capítulo XVII, p.241.

A SANTIFICAÇÃO
É UM PROCESSO QUE LEVA A PERFEIÇÃO

LUCIANE: Papai, hoje, na classe do instituto, falamos a respeito do mandamento de Jesus, de que devemos ser perfeitos. Essa me parece uma meta muito louvável, porém inatingível.
PAI: Admito que, às vezes, já me senti como você. Contudo, tenho a convicção de que, se Deus nos dá um mandamento, é possível o observarmos. Creio que estou afirmando algo semelhante ao que Néfi disse, quando seu pai lhe pediu que voltasse a Jerusalém para trazer as placas de latão: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, pois sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens poderão ser cumpridas." (1 Néfi 3:7.) Acredito que o Senhor já preparou um caminho para mim e para você, Luciane, a fim de que sejamos perfeitos.

(41-12) Para Obter a Exaltação, Devemos Eventualmente Viver Cada Lei do Reino Celestial.
O Senhor deixou claro que, para obter a exaltação no reino celestial, toda alma deve estar em harmonia com cada lei, ordenança e ensinamento desse reino.
"A pessoa que deseja ser exaltada à morada mais alta, precisa obedecer a uma lei celestial, e a toda a lei também...
...para conseguir a salvação, não nos basta fazer apenas algumas coisas, mas tudo o que Deus ordenou... (Proponho-me a) obedecer e ensinar outros a obedecer a Deus, precisamente nas coisas que ele nos ordena." (Joseph Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 323-324.)

(41-13) Deus Jamais Exigirá de Nós o que Não Podemos Fazer
"Esse progresso em direção à vida eterna baseia-se em atingir a perfeição. Viver todos os mandamentos assegura perdão total dos pecados, assegurando também a exaltação através do aperfeiçoamento que advém de se obedecer às instruções do Senhor. No Sermão da Montanha, ele ordenou a todos os homens: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste." [Mateus 5:48.) Ser perfeito significa triunfar sobre o pecado. Essa é uma ordem do Senhor. Ele é justo, sábio e bondoso, e jamais exigiria de seus filhos algo inatingível ou que não fosse para o benefício do próprio homem. Consequentemente, podemos deduzir que a perfeição é um objetivo realizável." (Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, p. 200.)

LUCIANE: Mas, papai, o Senhor espera que eu viva totalmente a lei e todo o evangelho de imediato?
PAI: Não, Luciane, o Senhor não espera que sejamos perfeitos num piscar de olhos. A perfeição é uma meta em que devemos empenhar-nos todos os dias de nossa vida. Ao nos esforçarmos e lutarmos para seguir o caminho da perfeição, o Senhor nos abençoa e ajuda nesse sentido.

(41-14) O Renascimento Espiritual, e Perfeição e Santificação São Alcançados por Etapas, e Somos Abençoados Segundo a Medida de Nosso Esforço e Intento.
"Para ser salvos no reino celestial, devemos tornar-nos perfeitos. Porém, ninguém se torna perfeito nesta vida. Somente o Senhor Jesus alcançou esse estado, e ele tinha uma vantagem que nenhum de nós possui. Ele era o Filho de Deus, e veio a terra com uma capacidade espiritual, e talento, e uma herança, que ultrapassam todo o entendimento com que todo o resto de nós nasceu. Nossas revelações afirmam que ele era como Deus na vida pré-mortal e que, sob a direção do Pai, criou mundos sem número. Esse Ser Sagrado foi o Santíssimo de Israel na antiguidade e o Ser Imaculado na vida mortal. Viveu uma existência perfeita e estabeleceu o exemplo ideal. Isto demonstra que podemos esforçar-nos e prosseguir rumo a essa meta; mas nenhum outro ser mortal - nem o maior dos profetas ou o mais poderoso dos apóstolos, tampouco qualquer santo justo em qualquer época - jamais foi perfeito, mas devemos tornar-nos perfeitos para ganhar uma herança celestial. Como acontece ao renascimento e à santificação de nossas almas, tornarmo-nos perfeitos em Cristo é um processo.
Começamos hoje a guardar os mandamentos, observamo-los um pouco mais amanhã, e progredimos de graça em graça, degrau por degrau, aperfeiçoando dessa maneira nossas almas. Podemos ser perfeitos em algumas coisas pequenas. Podemos ser perfeitos no pagamento do dízimo. Se pagarmos uma décima parte de nossos rendimentos anuais aos fundos de dízimos da Igreja, e se o fizermos a cada ano de nossa vida e assim procedermos com todo o nosso coração, sem o menor intento de nos furtar a esse dever, a despeito das dificuldades que surjam em nossa vida, então nesse ponto somos perfeitos. Nesse aspecto, e até aí, estamos vivendo a lei tanto quanto Morôni ou os anjos do céu poderiam vivê-la. E assim, de grau em grau e de passo em passo, começamos a trilhar o caminho da perfeição com o objetivo de nos tornarmos perfeitos como Deus nosso Pai Celestial, para que eventualmente sejamos herdeiros da vida eterna em seu reino.
Como membros da Igreja, se demarcarmos um caminho conduzindo à vida eterna; se iniciarmos os processos de renascimento espiritual e seguirmos na direção certa; se traçarmos um caminho de santificação para nossas almas, e gradualmente caminharmos nesse sentido; se estabelecermos um curso para que nos aperfeiçoemos, e passo a passo, etapa por etapa, aperfeiçoarmos nossas almas vencendo o mundo então teremos a garantia absoluta - não existe dúvida alguma - de que alcançaremos a vida eterna. Mesmo que o renascimento espiritual se ache à frente, e a perfeição e o pleno grau de santificação também se achem à frente, se demarcarmos um caminho e o seguirmos da melhor maneira possível nesta vida, quando dela partirmos continuaremos exatamente no mesmo curso. Não mais estaremos sujeitos às paixões e apetites da carne. Teremos atravessado de maneira bem sucedida os testes desta provação mortal e, no devido tempo, receberemos a plenitude do reino de nosso Pai - o que significa a vida eterna em sua infinita presença.
O Profeta nos ensinou que há muitas coisas que precisamos fazer, mesmo após a morte, para alcançarmos nossa salvação. Não seremos perfeitos no momento em que morrermos. Contudo, se já tivermos marcado um curso a seguir, e nossos intentos forem corretos, se nossos apetites estiverem vencidos e dominados, e se crermos no Senhor e estivermos fazendo, o melhor possível, o que de nós se requer, entraremos na eterna salvação, que é a plenitude da recompensa eterna no reino de nosso Pai.
Creio que devemos ter esperança; creio que podemos regozijar-nos que seja assim. Podemos falar a respeito dos princípios de salvação e dizer em quantos consistem e como as pessoas podem enquadrar-se nestes padrões. Essa meta, às vezes, pode parecer árdua, difícil e além da capacidade humana de alcançar. Mas temos que tomar estas medidas para atingi-la. Temos de nos conscientizar de que possuímos os mesmos apetites e paixões que todos os santos e pessoas justas das dispensações que nos precederam. Eles não eram diferentes de nós. Eles conseguiram vencer a carne." (Bruce R. McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", Speeches of the Year, 1976, pp. 399-401.)

LUCIANE: Bem, papai, é um grande consolo pensar que posso ser aceita por Deus, quando tento fazer o que é certo. Mas isso não diminui o fato de que tenho de ser pura e sem mancha - livre do pecado. Como posso fazer isso?
PAI: Luciane, o Senhor promete uma bênção especial aos que procurarem amá-lo e servi-lo de todo o seu coração. Esta bênção é chamada santificação.

(41-15) A Santificação É um Estado de Santidade.
"Ser santificado é tomar-se limpo, puro e sem mancha; é ser livre do sangue e pecados do mundo; é ser uma nova criatura do Espírito Santo, alguém cujo corpo foi renovado por ter renascido do Espírito. Santificação é um estado de santidade, uma condição alcançada apenas através da obediência às leis e ordenanças do evangelho. O plano de salvação é o sistema e meio dado aos homens, pelo qual eles podem santificar suas almas e assim se tomarem dignos de uma herança celestial." (McConkie, Mormon Doctrine, p.675.)

(41-16) A Santificação É Operada pelo Espírito Santo.
"O processo de purificação que ocorre em nossa vida acontece porque recebemos o poder purificador do Espírito Santo. O Espírito Santo é um revelador, e é também um santificador. O Espírito Santo revela a verdade a cada alma humana que obedece à lei. A obediência nos qualifica a conhecer a verdade. Então o Espírito Santo nos santifica, para que nos tornemos limpos e sem mancha, e eventualmente qualificados a viver onde Deus e Cristo habitam." (McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", P. 403.)

LUCIANE: Agora entendo! Procurando vencer nossos pecados pessoais, podemos realmente ser limpos e purificados pelo poder do Espírito Santo.
PAI: Sim, santificar significa tomar-se puro. Há uma escritura na Pérola de Grande Valor que descreve parcialmente este processo. Falando a respeito de Adão, Moisés diz: "E assim nasceu do Espírito, e foi vivificado o homem interior" (Moisés 6:65), indicando que o espírito de Adão tinha sido purificado e limpo. A santificação se refere tanto ao corpo físico como ao espírito. Você deve estar lembrada, Luciane, de que Leí disse a seu filho Jacó, que ele não devia escolher "a morte eterna, de acordo com a vontade da carne e o mal que nela está". (2 Néfi 2:29.) O mal que há na carne, de que fala Leí, é uma consequência da Queda e da corrupção que pode entrar em nossos corpos por causa do pecado. Doutrina e Convênios afirma que os fiéis portadores do sacerdócio podem ser "santificados pelo Espírito para a renovação de seus corpos". (D&C 84:33.) Não somente o espírito pode tomar-se puro, mas também os elementos do corpo físico serem renovados e santificados. A santificação é real limpeza do corpo e do espírito - a alma do homem.

(41-17) De Grau em Grau, Passo a Passo, Santificamos Nossas Almas.
"Dizemos que um homem tem de nascer de novo, significando que ele deve morrer para as coisas pertencentes às iniquidades existentes no mundo. Paulo afirmou, "que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito" (Romanos 6:6). Nascemos de novo, quando morremos para a iniquidade e vivemos para o que diz respeito ao Espírito. Mas isso não acontece subitamente. É também um processo. Nascer de novo é uma transformação gradual, exceto em uns poucos casos isolados, que ocorreram de maneira tão milagrosa, que se acham registrados nas escrituras. No que concerne aos membros da Igreja em geral, nascemos de novo por etapas, e renascemos para maior luz e conhecimento, e maior ansiedade de justiça, à medida que guardamos os mandamentos.
O mesmo acontece quanto a ser santificado. Os que irão para o reino celestial dos céus, têm de ser santificados, querendo dizer com isto que devem tornar-se limpos, puros e sem mancha. Necessário se faz que sejam queimados de suas almas todo pecado e iniquidade como que por fogo e que, numa expressão figurativa, haja um "batismo de fogo". Este novamente, é também um processo. Ninguém é santificado num instante, ou de súbito. Porém, se guardarmos os mandamentos, e após o batismo prosseguirmos para a frente com firmeza, então de grau em grau, passo a passo, santificaremos nossas almas até o glorioso dia em que estaremos qualificados a morar onde Deus e os anjos habitam.
Assim é no plano de salvação." (McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", p. 399.)

PAI: A santificação é uma recompensa pessoal que acompanha a retidão pessoal. Ela se torna possível por causa do sacrifício expiatório do Salvador. Em virtude de sua graça e amor, podemos ser santificados, ao guardarmos os mandamentos.
LUCIANE: Por onde posso começar, papai? Tenho tantas fraquezas e tentações que precisam ser vencidas!
PAI: Outro dia li uma declaração do Presidente Spencer W. Kimball, no livro O Milagre do Perdão, que talvez responda ao que perguntou. Aqui está, deixe-me ler para você.

"A perfeição realmente advém através de superarmos todos os obstáculos. O Senhor revelou, por intermédio de João: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3:21.)
Parece que o mal está sempre a nos cercar. Um dos primeiros membros do Conselho dos Doze disse que há centenas de espíritos malignos trabalhando contra cada um de nós. Portanto, devemos estar sempre alerta. Cataloguemos nossas fraquezas e lutemos contra elas, para que possamos vencê-las. Cristo aperfeiçoou-se, superando todos os obstáculos. É somente superando as fraquezas e os problemas que poderemos aperfeiçoar-nos e chegar cada vez mais perto da deidade. Como já discutimos anteriormente, o tempo para isso é agora, na mortalidade.
Alguém disse: “Aquele que está planejando corrigir-se está um passo atrasado. Precisa parar de planejar e começar a agir. Hoje é o dia." Sem dúvida, o autodomínio é um programa contínuo - uma jornada, não apenas o início. Os homens não se tomam íntegros de uma hora para outra, assim como a pequenina semente não se transforma num carvalho num abrir e fechar de olhos. Entretanto, o progresso rumo à perfeição pode ser rápido, desde que a pessoa caminhe resolutamente e a passos largos em direção ao objetivo." (p. 201.)

LUCIANE: O que o Presidente Kimball quis dizer, quando afirmou que devemos "catalogar" nossas fraquezas?
PAI: Catalogar significa relacionar, dispor em categorias, ou classificarmos nossas fraquezas. O padrão que usamos é o Salvador. Pelos seus ensinamentos, aprendemos as virtudes cristãs que devemos possuir; então classificamos as nossas fraquezas com relação a esse modelo de excelência. Ao termos feito isso, poderemos, então, como sugeriu o Presidente Kimball, "lutar" para vencê-las.

OS ENSINAMENTOS DO SALVADOR CONTIDOS EM 3 NÉFI PODEM AJUDÁ-LO A SANTIFICAR-SE
Ao refletir sobre o que significa a santificação em sua vida, como podem os ensinamentos do Salvador, contidos em 3 Néfi, ajudá-lo em sua busca da perfeição? De que maneira eles se relacionam à diretriz do Presidente Kimball, de catalogarmos as nossas fraquezas? Poderiam os preceitos, encontrados em 3 Néfi 11-14 ser o perfil de um caráter cristão?
Examine cuidadosamente o seguinte esboço dos atributos cristãos mencionados em 3 Néfi 11-14.

Perfil de um Caráter Cristão
Procura entender os outros - não tem o espírito de contenda (3 Néfi 11:28-30).
Crê em Cristo (vers. 3.3).
Procura arrepender-se (vers. 38).
Sê batizado (vers. 38).
Recebe o dom do Espírito Santo (vers. 35).
Dá atenção às palavras dos líderes escolhidos por Deus (3 Néfi 12:1).
Chora pelos pecados pessoais (vers. 4).
Tem fome e sede de justiça (vers. 6).
Sê misericordioso para com os outros (vers. 7).
Sê puro de coração (vers. 8).
Sê pacificador (vers. 9).
Suporta pacientemente as perseguições (vers.1O-12).
Controla o temperamento (vers. 21, 22).
Mantém puros os pensamentos - não cobices (vers. 27-29).
Sê honesto - absolutamente íntegro (vers.33-37).
Procura abençoar e amar os inimigos (vers. 39-45).
Faze contribuições financeiras sem esperar o louvor dos homens (3 Néfi 13:1-4). '
Ora e jejua em segredo (vers. 5-18).
Não julgues asperamente os semelhantes (3 Néfi 14:1-5).

(41-18) Quando Fazemos a Nossa Parte e Nos Voltamos ao Senhor, Nossa Vida Se Modifica, Transforma e Se Santifica
''Tiago deu a fórmula para esse domínio: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7.) Para abandonar o pecado, transformar vidas, mudar personalidades, moldar o caráter ou remodelá-lo, precisamos da ajuda do Senhor, e podemos contar com ela, desde que façamos nossa parte. O homem que se apoia firmemente no Senhor, torna-se dono de si mesmo e consegue realizar o que quer que se disponha a fazer, seja obter as placas de latão, construir um navio, dominar um hábito ou superar uma transgressão profundamente arraigada.
Aquele que é mais poderoso do que Lúcifer, que é nossa fortaleza e origem de nossas forças, pode ajudar-nos em tempos de grandes tentações. Conquanto o Senhor nunca force ninguém a se afastar do pecado ou dos braços dos tentadores, ele usa seu Espírito para induzir o pecador a fazê-lo com a ajuda divina. E ao homem que cede a doce influência e súplicas do Espírito, e faz tudo o que lhe é possível para conservar-se numa atitude de arrependimento, é assegurado proteção, poder, liberdade e alegria." (Kimball, O Milagre do Perdão, p. 169.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.404-407.





Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar