Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Vestuário

Isaías 3:16-24. As “Filhas de Sião” Sucumbem ao Mundanismo nos últimos Dias.
Uma das características dos escritos de Isaías é o dualismo. Nestes versículos há um bom exemplo de dualismo. Isaías mostra que a iniquidade prevalecente em Israel e Judá inclui as mulheres, que são orgulhosas, arrogantes, e se preocupam mais com suas roupas, joias e aparência pessoal do que com a retidão. Mas a passagem pode ser aplicada igualmente aos últimos dias, quando, mais uma vez, elas confundirão as prioridades. Diz o Presidente Joseph Fielding Smith sobre esta passagem:
“Isaías, um dos grandes profetas dos tempos antigos, viu nosso dia e descreveu as condições que prevaleceriam entre as ‘filhas de Sião’ nestes últimos dias”...
“Agora nesta época moderna, a profecia de Isaías está-se cumprindo”...
“Os padrões estabelecidos pelas autoridades gerais da Igreja são que as mulheres, assim como os homens, devem vestir-se com modéstia. Conduta apropriada e modéstia são-lhe ensinadas constantemente. A meu ver, é triste quando as ‘filhas de Sião’ se trajam indecentemente. Ademais, esta observação diz respeito tanto aos homens como às mulheres. O Senhor deu à antiga Israel mandamentos de que ambos, homens e mulheres, deveriam cobrir o corpo e observar a lei da castidade, sempre.
MANUAL DO ALUNO RELIGIÃO 302 – O VELHO TESTAMENTO – I REIS A MALAQUIAS, p. 140.

Um dos fatores que contribuem para a imodéstia e o colapso dos valores morais é o modo de trajar de nossas jovens e suas mães. Tenho visto moças e mesmo senhoras usando “shorts” nas ruas. Isso não está certo. O lugar para as mulheres usarem esse traje é em seus quartos, em suas casas, em seus jardins. Tenho visto algumas de nossas mães, esposas e filhas sud usando vestidos imodestos e sugestivos. Há inclusive alguns pais que encorajam esse procedimento. Será que as irmãs compreendem a tentação que exibem perante os homens quando deixam seus corpos parcialmente descobertos, ou vestem-se com roupas justas e reveladoras?
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.217.

Não há motivo para a mulher usar um vestido imodesto porque ele está na moda. Podemos acompanhar a moda e não ser exagerados. Podemos criar nossos próprios estilos. A mulher é mais bela quando seu corpo se acha convenientemente vestida, e a doce face adornada com seus graciosos cabelos. Ela não precisa de outros atrativos. É assim que de fato fica bonita. O fato de ela estar com o pescoço nu não fará com que homens a amem mais. Moças, se o rapaz for decente e digno de vocês, ele as amará ainda quando estiverem adequadamente vestidas. Claro, se ele for depravado, terá outras idéias.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.217-218.

Mas será que essa feia exibição do corpo está muito longe dos casos em que os homens limpam seus quintais e jardins usando apenas calça e sapato, e daqueles que dirigem nus da cintura para cima?
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.218.

Num mundo que chafurda na imundície, sejam puros em linguagem, pensamento, aparência e vestuário.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona Maio 2007, p.62.

Sejam puros na aparência, vestuário e conduta. Não façam tatuagens. Do contrário, um dia vão-se arrepender. Só uma cirurgia dolorosa e cara pode removê-las.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona Maio 2007, p.62.

Sejam asseados, limpos e ordeiros. O descuido no vestir leva ao descuido no agir. Não me preocupo tanto com o que vocês vestem quanto com o asseio. Lembrem-se do sonho de Joseph F. Smith. Ao correr para a mansão, ele carregava um embrulho envolto por um lenço. Quando tomou banho e abriu o pacote, viu que continha roupas limpas. Sempre que administrarem ou distribuírem o sacramento, mantenham uma aparência impecável. Caprichem no asseio.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona Maio 2007, p.62.

Não há motivo para as mulheres usarem roupas decotadas ou reveladoras só porque está na moda no mundo. Podemos criar nossa própria moda. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 17, p.207.

(...) Por meio da televisão, rádio, revistas, filmes, literatura, música e modismos, essas influências começam agressivamente a nos atacar silenciosamente, multiplicando suas forças cada vez mais.
A televisão e os filmes de vídeo retratam a imoralidade com uma demonstração de amor aceitável e empolgante. Expondo-vos a mensagens enganosas, vossos sentidos ficarão adormecidos e o que parecia chocante, vai-se tornando mais natural e até aceitável. E quando isso acontece, aquela falsidade é desmascarada. Os sonhos se transformam em pesadelo, e as esperanças são destruídas.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.105.

Desejais estar bem arrumadas, bonitas e atraentes. É preciso, porém, estar atentas aos ataques da publicidade com relação à moda sem recato. Freqüentemente as meninas começam a gostar e adotar tal tipo de moda inocentemente.
Certas mães vestem as filhinhas de modo a incentivar o gosto pela moda mundana e, quando elas crescem fica difícil, mudar esses padrões.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.105.

Os servos do Senhor sempre nos aconselharam o recato, demonstrando respeito ao Pai Celestial e a nós mesmos. O modo de vestir transmite o que sois interiormente, e pode influenciar vosso comportamento, assim como o das pessoas que vos cercam. Vesti-vos de modo a fazer surgir o que existe de melhor em vós e nos que vos cercam. Evitai roupas justas e reveladoras; evitai o exagero no vestir e na aparência. Se fordes tentadas a usar algo que não deveis, lembrai-vos da velha regra: “Na dúvida – a resposta é não!”
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, Janeiro de 1991, p.108.

(…) A Igreja aconselha os membros a serem recatados na maneira de vestirem-se e portarem-se e a absterem-se de pensamentos ruins que resultarão em palavras obscenas e a atitudes vis e inadequadas. Para alcançar o maior grau de felicidade no santo matrimônio, devem-se manter puras as fontes da vida.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 186.

Como todos estamos preparando-nos para viver numa cultura celestial, tudo o que existe em nossa cultura temporária e local que esteja em conflito com o evangelho e seus padrões precisa simplesmente ser retirado de nossa vida. As fugazes modas do mundo, em pouco tempo, se tornarão obsoletas, de qualquer forma. (Ver I Coríntios 7:31.) Enquanto isso, não devemos ceder a essas coisas.
Mantenham sua dignidade e seu padrão de vestuário, mesmo que não sejam ricos. No mundo atual, por exemplo, os líderes da Igreja freqüentemente são os poucos exemplos existentes de um modo adequado de se vestir. Sua aparência e sua presença são seu modo de expressar aos outros como vocês se vêem e como vêem seu chamado e como vocês honram e apóiam aqueles que os chamaram.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.17.

O VESTUÁRIO REFLETE SUA PERSONALIDADE
“Os profetas de Deus sempre aconselharam Seus filhos a vestir-se com recato. A maneira pela qual vocês se vestem é um reflexo de como são interiormente. Seu vestuário e aparência enviam aos outros mensagens a seu respeito, influenciando o seu modo de agir, assim como o dos outros. Quando estão bem-arrumados e vestidos com recato, convidam a companhia do Espírito e podem exercer uma boa influência naqueles que os cercam. (...)
Entre as roupas indiscretas estão saias e shorts muito curtos, roupas apertadas, blusas que não cobrem a barriga e outros trajes reveladores. As moças devem usar roupas que cubram os ombros e evitar vestimentas que sejam decotadas na frente ou atrás, ou reveladoras de qualquer outro modo. Os rapazes também devem manter o recato na aparência. Todos devem evitar os extremos nas roupas, aparência e penteado. Estejam sempre limpos e apresentáveis, evitando ficar desleixados ou inadequadamente informais no vestir, no arrumar-se ou em suas maneiras. Perguntem a si mesmos: ‘Será que eu me sentiria à vontade vestido dessa maneira, se estivesse na presença do Senhor?’”
PARA O VIGOR DA JUVENTUDE (livreto, 2001), pp. 14–16 - A Liahona, Junho 2006, p.36

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar