Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Parábola - Das Dez Virgens

(Mateus 25:1-13)
1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.
2 Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes.
3 Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas.
5 E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram.
6 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.
9 Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta.
12 Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.
13 Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Creio que as Dez Virgens representam o povo da Igreja de Jesus Cristo, e não as pessoas comuns do mundo. Todas as virgens, tanto as sábias como as néscias, haviam aceitado o convite para a ceia nupcial; tinham conhecimento do programa e haviam sido avisadas sobre o importante dia que estava para chegar...
...Elas sabiam o caminho, mas deram apenas uma pequena medida de lealdade e devoção. Eu vos pergunto: Que valor tem um carro sem motor? Um copo sem água, uma mesa sem comida e uma lâmpada sem óleo?...
...Centenas de milhares de nós, hoje em dia, estamos na mesma posição. A confiança foi entorpecida, e a paciência diminuiu. É tão difícil estar sempre preparado, mas não devemos adormecer. O Senhor nos deu essa parábola como um aviso especial...
As nécias pediram às outras que repartissem o seu óleo, mas a preparação espiritual não pode ser partilhada apenas num instante. As sábias tinham que ir, ou o noivo não seria bem recebido, e precisavam de todo o óleo para si mesmas; não podiam salvar as néscias. A responsabilidade era de cada uma por si...
Na parábola, o óleo podia ser comprado no mercado. Em nossas vidas, o óleo da preparação é acumulado, gota por gota, por meio de um viver digno. Assistir às reuniões sacramentais acrescenta óleo às nossas lâmpadas gota a gota, através dos anos. Jejum, oração, ensino familiar, controle dos apetites físicos, pregar o evangelho, estudar as escrituras, cada ato de dedicação e obediência é uma gota acrescentada à nossa reserva. Ações de bondade, pagamentos de ofertas e dízimos, pensamentos e atos castos, casamento no convênio para a eternidade, estes também fornecem de modo importante o óleo com o qual podemos, à meia-noite, reabastecer nossas lâmpadas vazias.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 2 – lição7, p.27-28.

A parábola das dez virgens tem por objetivo representar a segunda vinda do Filho do homem, a vinda do Noivo para receber a noiva, a Igreja, a esposa do Cordeiro, nos últimos dias; e o Salvador tinha razão ao dizer, com referência aos membros da Igreja, que cinco deles eram prudentes e cinco, loucos; pois quando o Senhor do céu vier em poder e grande glória para recompensar todo homem segundo as obras praticadas no corpo mortal, se Ele encontrar metade dos que professam ser membros de Sua Igreja preparados para a salvação, creio que isso refletirá a realidade que vejo atualmente, ao levarmos em conta o curso que muitos estão seguindo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p.260.

A pergunta que faço agora é: como podemos conservar azeite em nossa lâmpada? Guardando os mandamentos de Deus, lembrando nossas orações, fazendo o que nos é ensinado pelas revelações de Jesus Cristo e auxiliando de outras formas na edificação de Sião. Ao trabalharmos para o reino de Deus, teremos óleo em nossa lâmpada, nossa luz resplandecerá e sentiremos o testemunho do Espírito de Deus. Por outro lado, se fixarmos nosso coração nas coisas do mundo e aspirarmos às honras dos homens, andaremos nas trevas e não na luz. Se não valorizarmos nosso sacerdócio e o trabalho respectivo, a edificação do reino de Deus, a construção de templos, a redenção de nossos mortos e a obra grandiosa que nos foi ordenada pelo Deus de Israel — se não considerarmos essas coisas mais valiosas para nós do que as coisas do mundo, não nos restará azeite na lâmpada, não teremos luz e não estaremos presentes às bodas do Cordeiro.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p.260-262.

[Mateus 25:2–12] As pessoas que têm azeite na lâmpada são as que vivem sua religião, pagam o dízimo, saldam suas dívidas, guardam os mandamentos de Deus e não blasfemam contra Seu nome; homens e mulheres que andam na luz do Senhor; homens e mulheres que não vendem sua primogenitura por um guisado de lentilhas ou por um pouco de ouro e prata; são aqueles que serão valentes no testemunho de Jesus Cristo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p.259.

(...) A parábola das dez virgens baseia-se nos costumes matrimoniais judaicos. Na época de Jesus, o noivo e seus amigos acompanhavam a noiva de sua casa até a casa do noivo. As amigas da noiva esperavam no caminho para unirem-se ao grupo. Quando chegavam na casa do noivo, todos entravam para o casamento. Esses casamentos geralmente eram realizados à noite, de modo que as pessoas que esperavam o noivo e a noiva levavam consigo pequenas lamparinas com óleo.
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 22, pp. 90-91.

Um dos mais sérios defeitos humanos em todas as épocas é a procrastinação, a má-vontade em aceitar responsabilidades pessoais agora. Os homens vieram à terra cônscios de que deveriam obter instrução e desenvolvimento, além de se aperfeiçoarem, porém, muitos se deixaram afastar do caminho, tornando-se meramente “rachadores de lenha e tiradores de água,” escravos da indolência mental e espiritual e da perseguição aos prazeres mundanos.
Há inclusive muitos membros da Igreja que são negligentes e descuidados e que sempre estão procrastinando. Eles vivem o Evangelho irregularmente, sem qualquer seriedade; já cumpriram certos requisitos mas não são valentes. Não cometem pecados capitais, porém, não fazem as coisas que lhes são exigidas – tais como pagar o dízimo, viver a Palavra de Sabedoria, fazer orações familiares, jejuar, assistir às reuniões, servir. Talvez não considerem essas omissões como pecados, entretanto, são desses tipos de imperfeições que as cinco tolas virgens da parábola de Jesus foram provavelmente culpadas. As dez virgens pertenciam ao reino e tinham todo direto às bênçãos – contudo cinco delas não foram valentes e não estavam prontas para quando o grande dia chegou. Estavam despreparadas porque não viviam todos os mandamentos. Ficaram amargamente desapontadas por serem excluídas das bodas – como acontecerá com os que, em nossos dias, são negligentes nas coisas do Evangelho.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão, p.19.

NEM A METADE DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS SERÃO SALVOS – Os que recebem a plenitude terão o privilégio de ver a face de nosso Pai. E não será assombroso o número de santos dos últimos dias que lá chegará. O Presidente Francis M. Lyman (1840-1916 Ordenado Apóstolo a 27/10/1880, chegou a ser presidente do Conselho dos Doze) tem declarado muitas vezes, e creio com razão que, se salvarmos metade dos santos dos últimos dias, isto é, com uma exaltação no reino celestial de Deus, nos teremos saído muito bem. Não que o Senhor seja parcial, não que ele vá traçar uma linha como alguns dirão, para deixar pessoas de fora. Ele gostaria de que todos nós entrássemos, se possível; mas há leis e ordenanças a que devemos obedecer; se não obedecermos à lei, não poderemos entrar.
O Salvador comparou o reino, em outras palavras a Igreja, a dez virgens, cinco das quais eram prudentes e cinco loucas; (Mateus 25:1-13.) e por isso não devemos pensar que por sermos membros da Igreja, tudo está bem conosco e nossa salvação está assegurada, isto é, que nossa exaltação esteja assegurada. Não é assim.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.15.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar