Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Autodomínio

(41-18) Quando Fazemos a Nossa Parte e Nos Voltamos ao Senhor, Nossa Vida Se Modifica, Transforma e Se Santifica
''Tiago deu a fórmula para esse domínio: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7.) Para abandonar o pecado, transformar vidas, mudar personalidades, moldar o caráter ou remodelá-lo, precisamos da ajuda do Senhor, e podemos contar com ela, desde que façamos nossa parte. O homem que se apoia firmemente no Senhor, torna-se dono de si mesmo e consegue realizar o que quer que se disponha a fazer, seja obter as placas de latão, construir um navio, dominar um hábito ou superar uma transgressão profundamente arraigada.
Aquele que é mais poderoso do que Lúcifer, que é nossa fortaleza e origem de nossas forças, pode ajudar-nos em tempos de grandes tentações. Conquanto o Senhor nunca force ninguém a se afastar do pecado ou dos braços dos tentadores, ele usa seu Espírito para induzir o pecador a fazê-lo com a ajuda divina. E ao homem que cede a doce influência e súplicas do Espírito, e faz tudo o que lhe é possível para conservar-se numa atitude de arrependimento, é assegurado proteção, poder, liberdade e alegria." (Kimball, O Milagre do Perdão, p. 169.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.404-407.

A altura do sucesso do homem é medida pelo seu autodomínio; a profundidade de seu fracasso pela sua apatia. Não existe outra limitação em qualquer das direções, e essa lei é a expressão da justiça eterna. Aquele que não consegue dominar a si mesmo não poderá ter domínio sobre outrem. Aquele que domina a si mesmo, será rei.
AUTOR DESCONHECIDO – citado por PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p. 169.

A maior batalha da vida é travada dentro dos aposentos silenciosos da alma. A vitória do interior do coração humano vale por centenas de conquistas nos campos de batalha. Ser o Senhor de si mesmo é a melhor garantia de que se conseguirá dominar qualquer situação. Conheça a si mesmo. A coroa do caráter é o autodomínio.
AUTOR DESCONHECIDO – citado por PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p. 227.

O que todo homem e mulher neste mundo necessita, a fim de conservar-se limpo das manchas do mundo, é o poder do autodomínio.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY  – Guia De Estudo Missionário p.26.

Quando um homem é motivado por grandes e vigorosas convicções da verdade, ele disciplina a si mesmo (...) por saber em seu coração que Deus vive; E que ele é um filho de Deus com potencial eterno e ilimitado.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona ago / 04 p.25.

Nenhuma época da vida passa sem que nosso corpo sofra tentações, provações ou tormentos. Mas à medida que desenvolvemos fervorosamente o autodomínio, os desejos da carne podem ser subjugados.
ÉLDER RUSSELL M. NELSON – A Liahona ago / 04 p.25.

Se desejarmos aprender como levar uma vida ideal junto a nossos semelhantes, podemos encontrar o exemplo perfeito na vida de Jesus. Sejam quais forem nossos desejos nobres, nossas aspirações mais elevadas, nossos ideais em qualquer fase da vida, podemos mirar-nos em Cristo e encontrar a perfeição. Assim ao buscarmos um padrão de conduta moral, basta buscarmos o Homem de Nazaré e Nele veremos todas as virtudes incorporadas, as qualidades necessárias para tornar um homem perfeito.
As virtudes que se combinaram para formar esse caráter perfeito são a verdade, a justiça, a sabedoria, a benevolência e o autodomínio. Todos os pensamentos, palavras e atos Dele estavam em harmonia com a lei divina e, portanto, verdadeira. O canal de comunicação entre Ele e o Pai estava constantemente aberto e assim a verdade, que depende da revelação, era sempre conhecia por Ele.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY  – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.4.

A primeira e mais grandiosa vitória é conquistar a si mesmo; deixar-se conquistar por si mesmo é de todas as coisas a mais vergonhosa e abominável que se pode imaginar.
PLATÃO por SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.86.

Que o esposo e pai aprenda a submeter sua vontade à de Deus e então ensine à sua esposa e filhos essa lição de autodomínio, mostrando-lhes como podem ser corajosos e resolutos ao dominar aquela disposição rebelde e pecaminosa.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.198.

Se a mãe deseja controlar seu filho, em primeiro lugar deve aprender a controlar a si própria; só então terá bom êxito em torná-lo perfeitamente submisso à sua vontade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.206.

Os males que nos afligem são em geral criados por nós mesmos, e somos nós que temos de corrigi-los. O homem é o dono de seu destino, seja ele bom ou mau. O homem tem a capacidade inerente de curar-se fisicamente. O médico pode limpar o ferimento, costurá-lo e enfaixá-lo com muita perícia, porém, é o poder natural do corpo que processa a cura. Do mesmo modo, o processo de cura no espírito e na mente precisa vir de dentro – através da autodeterminação.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.86.

A primeira e mais grandiosa vitória é conquistar a si mesmo; deixar-se conquistar por si mesmo é de todas as coisas a mais vergonhosa e abominável que se pode imaginar.
PLATÃO por SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.86.

A atitude com que enfrentamos cada dia controla o resultado. É preciso preocupar-nos mais com a maneira de reagirmos ao que nos acontece, do que com o que nos acontece. Manter uma atitude adequada para com o próprio eu é uma busca eterna.
ÉLDER MARVIN J. ASHTON – A Liahona jun / 75 p.11.

A ira angustia a alma de todos os que a experimentam, assim como a daqueles que são vitimas desta explosão emocional.
A ira demonstra falta de autocontrole e incapacidade para um relacionamento justo com outras pessoas. É um substituto inadequado do autocontrole, usado algumas vezes como estratégia egoísta, utilizada para controlar um relacionamento. O Presidente Wilford Woodruff aconselha-nos, dizendo que “No momento em que um homem ou mulher se enche de ira, está demonstrando uma grande fraqueza.”
ÉLDER L. LIONEL KENDRICK – A Liahona jan 1989 p.25.

Um dos ensinamentos mais práticos da Igreja no tocante [ao autocontrole] é a Palavra de Sabedoria. Ela é verdadeira. É uma lei que diz respeito sobretudo aos apetites. Qualquer homem que tiver total controle sobre seus apetites e que for capaz de resistir a todas as tentações na forma de estimulantes, bebidas alcoólicas, fumo, maconha e outras drogas que causem dependência terá desenvolvido o poder de controlar suas paixões e demais desejos.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY  – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O. MCKAY , Capítulo 11, p.119.

A Igreja exorta os homens a terem autodomínio para controlar seus apetites, temperamento e palavras. Um homem não está em suas melhores condições quando é escravo de algum hábito. Um homem não atingiu seu pleno potencial se vive meramente para satisfazer suas paixões. Esse é um dos motivos pelos quais o Senhor deu à Igreja a revelação da Palavra de Sabedoria — para que, desde a infância, aprendamos a controlar a nós mesmos. Nem sempre é fácil. Os jovens de hoje têm inúmeros inimigos, de falsas ideologias a práticas imorais. (...) Uma preparação sólida faz-se necessária para enfrentar e vencer esses inimigos.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY  – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O. MCKAY , Capítulo 11, p.118.

Ter autocontrole significa dominar todos os nossos apetites, desejos, paixões e afeições naturais. Não há nada que dê a um homem tanta força de caráter quanto a sensação de conquista de si mesmo, a percepção de que pode subjugar seus apetites e paixões, em vez de ser subjugado por eles. Essa virtude inclui a temperança, a abstinência, a coragem, a fortaleza, a esperança, a sobriedade, a castidade, a independência, a tolerância, a paciência, a submissão, a moderação e a pureza.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY  – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O. MCKAY , Capítulo 23, p.239-240.

Tende sempre em mente os três grandes ideais que contribuem para a felicidade depois do casamento.
Primeiro, lealdade. Não tendes o direito de mostrar interesse por qualquer outra jovem que não vossa doce esposa; e vós, maridos, não tendes nunca o direito de procurar atrair a atenção da mulher de outro homem...
Segundo, autodomínio. Há pequenas coisas irritantes, e vós, então, reagis imediatamente com palavras duras, erguendo a voz e ferindo o coração do outro. Não conheço outra virtude que mais favoreça a harmonia e paz no lar do que a grande qualidade de autodomínio no falar. Reprimi as palavras ásperas que vos vêm à mente, quando sois magoados ou observais no outro, algo que vos ofenda. Em poucos instantes, estareis contentes por não terdes dito aquela palavra dura, por não haverdes cedido ao primeiro impulso, e o resultado certo será amor e paz no lar.
O terceiro ideal é aquela pequena e simples virtude chamada cortesia – pais demonstrando cortesia aos filhos e estes ao pai e mãe, e eis que surge um elemento refinador na família. Lealdade, autodomínio e cortesia. (“Namoro e Casamento”, A Liahona, junho de 1971, p. 13.)
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, Lição 7, p.22-23.









Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar