Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Adão

5 – Redenção do efeito da queda.  – “O Mormonismo aceita a doutrina da queda e o relato da transgressão no Éden, como apresentados em Gênesis; mas afirma que ninguém, senão Adão, pode ou poderá responder pela desobediência de Adão; que a humanidade em geral está completamente absolvida da responsabilidade daquele ‘pecado original’ e que cada um terá que prestar contas apenas de sua próprias transgressões; que Deus tinha presciência da queda, que a mesma foi usada como meio pelo qual se inaugurou a indispensável condição de mortalidade; e que um redentor foi provido antes que o mundo existisse; que a salvação geral, no que se refere à redenção dos efeitos da queda, é dada a todos; sem que a busquem; mas que a salvação individual ou libertação dos efeitos dos pecados pessoais deve ser conquistada pela fé e obras de cada pessoa, através da redenção efetuada por Jesus Cristo”.
JAMES E. TALMAGE – Jesus, O Cristo, Notas do Capítulo III, p.31.

A mulher foi enganada e, em direta violação ao mandamento e conselho, partilhou do alimento que havia sido proibido e, como resultado desse ato, seu corpo degenerou-se, tornando-se sujeito à morte. Adão compreendeu a disparidade que havia surgido entre si e sua companheira e, percebendo ainda que de maneira incompleta a situação, acompanhou-a em sua desobediência, tornando-se, assim, seu parceiro na degeneração corporal. Notem-se as palavras de Paulo nesse sentido: “E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão” (Timóteo 2:14; veja também 2 Coríntios 11:3).
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, p. 19.

Medite por alguns instantes em seu próprio relacionamento com Adão e Eva – os seus avós tão distantes. Os milênios que o separam deles tornaram-nos personagens irreais para você, como os protagonistas fictícios de um conto? Eles são reais e estão vivos. Adão retornará a terra antes do Milênio para presidir, sob as ordens de Cristo, o grande conselho de Adam-Ondi-Ahman (veja Daniel 7; D&C 116), e conduzir os exércitos do Deus Todo-Poderoso no combate que será travado contra as hostes do maligno, na última grande batalha que será travada na terra. (Veja D&C 88:112-115.)
O mundo quer fazê-lo acreditar que Adão e Eva foram seres primitivos e supersticiosos, que foram responsáveis pela Queda devido à imoralidade, ou ainda que são personagens místicos ou imaginários. Mas, ao ler a respeito deles, lembre-se da opinião do Senhor sobre estas duas grandes almas. Imagine as características especiais que deviam possuir para serem escolhidos como nossos precursores.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.25.

Quando Adão, de modo intencional e sábio, comeu do fruto proibido no Jardim do Éden, trouxe a todos nós, seus descendentes, duas mortes — a física ou “mortal” e a morte espiritual ou o banimento da presença do Senhor.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O MILAGRE DO PERDÃO, p. 316.

“Tem havido uma corrente de autoridade e poder desde Adão até o tempo presente.”
“O Sacerdócio foi dado em primeiro lugar a Adão; ele recebeu a Primeira Presidência e possuía suas chaves de geração em geração. Ele a recebeu na Criação, antes de o mundo ser formado, como está em Gênesis 1:26, 27, 28. Foi-lhe dado domínio sobre todas as outras criaturas vivas. Ele é Miguel, o Arcanjo mencionado nas Escrituras. Depois para Noé, que é Gabriel; ele é o próximo em autoridade no Sacerdócio depois de Adão; ele foi chamado por Deus para aquele ofício e foi o pai de todos os vivos de sua época, e a ele foi dado domínio. Esses homens possuíram as chaves primeiro na Terra e depois no céu.
O Sacerdócio é um princípio eterno e existiu com Deus desde a eternidade e existirá por toda a eternidade, sem princípio de dias ou fim de anos [ver Tradução de Joseph Smith, Hebreus 7:3]. As chaves precisam ser trazidas do céu sempre que o Evangelho é enviado. Quando são reveladas do céu, isso acontece pela autoridade de Adão.
Daniel, em seu sétimo capítulo, menciona o Ancião de Dias; ele quis dizer com isso o homem mais velho, nosso Patriarca Adão, Miguel; ele reunirá seus filhos e realizará um conselho com eles para prepará-los para a vinda do Filho do Homem [ver Daniel 7:9–14]. Ele (Adão) é o pai da família humana e preside os espíritos de todos os homens, e todos os que possuíram chaves terão que se apresentar a ele naquele grande conselho. (...) O Filho do Homem está acima dele e recebeu glória e domínio. Adão entregará sua mordomia a Cristo, que lhe foi entregue por possuir as chaves do universo, mas manterá sua posição como o cabeça da família humana.
(...) O Pai convocou todos os espíritos perante Ele na criação do homem e os organizou. Ele (Adão) é o cabeça e foi ordenado a multiplicar-se. As chaves foram dadas primeiro a ele, e depois dele para outros. Ele terá que prestar contas de sua mordomia, e eles prestarão contas a ele.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição08, p.109-110.

Adão (...) foi o primeiro homem, que é chamado em Daniel de ‘Ancião de Dias’ [Daniel 7:9], ou em outras palavras, o primeiro e mais velho de todos, o grande e antigo progenitor que em outro lugar é chamado de Miguel, porque ele foi o primeiro e o pai de todos, não apenas pela progênie, mas o primeiro a possuir as bênçãos espirituais, a quem foi dado a conhecer o plano de ordenanças para a salvação de sua posteridade até o fim e a quem Cristo foi revelado pela primeira vez e por meio de quem Cristo foi revelado do céu e continuará a ser revelado daqui por diante. Adão possui as chaves da dispensação da plenitude dos tempos; ou seja, a dispensação de todos os tempos que foram e serão revelados por meio dele, desde o princípio até Cristo e de Cristo até o fim de todas as dispensações que serão reveladas. (...) (...) [Deus] estabeleceu que as ordenanças sejam as mesmas para sempre e colocou Adão para zelar por elas, para revelá-las do céu para o homem, ou para enviar anjos para revelá-las. ‘Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?’ [Hebreus 1:14].Esses anjos estão sob a direção de Miguel ou Adão, que age sob a direção do Senhor. Na citação acima, aprendemos que Paulo compreendia perfeitamente os propósitos de Deus em relação a Sua ligação com o homem e aquela gloriosa e perfeita ordem que Ele próprio estabeleceu e por meio da qual enviou poder, revelações e glória. Deus não reconhecerá o que Ele não chamou, ordenou e escolheu. No princípio, Deus chamou Adão com Sua própria voz. ‘E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me’. [Gênesis 3:9–10]. Adão recebeu mandamentos e instruções de Deus: Assim era a ordem desde o princípio. Está além de toda controvérsia o fato de que ele recebeu revelações, mandamentos e ordenanças no princípio; caso contrário, como eles teriam começado a oferecer sacrifícios a Deus de maneira aceitável? E, se eles ofereciam sacrifícios, é preciso que tenham sido autorizados por ordenação. Lemos em Gênesis [4:4] que Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e sua oferta. (...)Essa, então, é a natureza do Sacerdócio; cada homem possui a Presidência de sua dispensação e um homem possui a Presidência de todas elas, sim, Adão; e Adão recebeu sua Presidência e Autoridade do Senhor, mas não pode receber a plenitude até que Cristo apresente o Reino para o Pai, o que acontecerá no fim da última dispensação.O poder, glória e bênçãos do Sacerdócio não poderiam continuar com aqueles que receberam a ordenação a não ser que continuassem em retidão; porque Caim também foi autorizado a oferecer sacrifícios, mas por não oferecê-los em retidão, foi amaldiçoado. Isso significa, portanto, que as ordenanças precisam ser mantidas exatamente como Deus as determinou; caso contrário, o Sacerdócio será uma maldição, ao invés de uma bênção.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição08, p.112-113.

Gênesis 1:1. Quem criou a terra? Embora os registros bíblicos indiquem que Deus criou os céus e a terra, há informações adicionais que revelam exatamente quem foi o autor.
Numerosas escrituras indicam que Jeová, ou Jesus Cristo na vida pré-mortal, foi quem realmente recebeu a responsabilidade de executar a obra da criação, não somente desta terra, mas também de inúmeras outras. Deus explicou o seguinte a Moisés: “E criei mundos sem número, e também os criei para o meu próprio intento; e por meio do Filho, que é o meu Unigênito, eu os criei.” (Moisés 1:33.)
Ao criar a terra, Jeová, ou Cristo, foi ajudado por Miguel. O Élder Bruce R. McConkie nos explica quem era Miguel:
“Nosso grande príncipe, Miguel, conhecido na mortalidade como Adão, é o segundo após Cristo no plano de salvação e progresso eterno. Na existência pré-mortal Miguel foi o mais inteligente e mais poderoso filho espiritual de Deus, com exceção apenas do Primogênito, sob a direção e conselhos de quem ele trabalhou, e recebeu a missão de vir a esta terra. ‘Ele é o pai da família humana e preside sobre todos os espíritos de todos os homens.’ (Ensinamentos, p. 153.) O nome Miguel aparentemente, e com toda a propriedade, significa ‘alguém que é semelhante a Deus’.
“Miguel desempenhou um papel importante na criação da terra, sendo superado apenas por Jesus Cristo.” (Mormon Doctrine, p. 491.)
Abraão registra que, entre muitos espíritos pré-mortais “nobres e grandes”, havia um “que era semelhante a Deus”, que disse a eles: “Desceremos... e tomaremos destes materiais e faremos uma terra onde estes possam morar.” (Abraão 3:22, 24.) Esta passagem sugere que outros personagens, além de Miguel, ajudaram na Criação. O Élder Joseph Fielding Smith ensinou:
“É verdade que Adão ajudou a formar esta terra, trabalhando com nosso Salvador Jesus Cristo. Tenho uma forte impressão ou convicção de que havia outros que também ajudaram. Quem sabe Noé e Enoque; e por que não Joseph Smith, e os designados para governantes antes de a terra ser formada?” (Abraão 3:24.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.27.

O Sacerdócio foi dado primeiramente a Adão; a ele s deu a Primeira Presidência, e teve as suas chaves de geração em geração. Recebeu-o no início, antes de ser formado o mundo, com está registrado em Gênesis 1:26-28. Foi-lhe dado domínio sobre todo ser vivente. Ele é Miguel, o Arcanjo, de quem se fala nas Escrituras.”.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.29.

(...) Essa teoria, a da evolução orgânica, foi desenvolvida partindo das idéias e escritos de Charles Darwin. Ela apresenta diferentes conceitos sobre como a vida começou e acerca da origem do homem. Com referência a ela, as seguintes declarações devem ajudá-lo a entender o que a Igreja ensina a respeito desses dois princípios.
“Há quem afirme que Adão não foi o primeiro homem criado nesta terra, e que o ser humano original desenvolveu-se de formas inferiores da vida animal. Tais idéias, entretanto, são teorias dos homens. A palavra do Senhor declara que Adão foi ‘o primeiro de todos os homens’ (Moisés 1:34); temos, portanto, o dever de considerá-lo como o pai da raça humana. O Senhor mostrou ao irmão de Jarede que todos os homens foram criados no princípio segundo a imagem de Deus; e quer achemos que tal criação se referia ao espírito ou ao corpo, ou a ambos, isso nos leva à mesma conclusão: O homem iniciou sua vida neste planeta como um ser humano, semelhante a nosso Pai Celestial.”
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.31.

Sinto-me profundamente grato pelo fato de que, em meio à enorme confusão que reina entre os filhos de nosso Pai Celestial, os membros desta grande organização tenham recebido um conhecimento exato a respeito da origem do homem; que viemos do mundo espiritual onde nossos espíritos foram organizados pelo Pai que está nos céus, que ele formou nossos primeiros pais do pó da terra, e que seus espíritos foram colocados nos corpos que ele criou, e que o homem surgiu, não como tantas pessoas acreditam ou como muitos preferem crer, de algumas formas inferiores de vida, mas que nossos primeiros progenitores foram seres que viveram nas cortes celestiais. Não surgimos de alguma forma inferior de vida, mas somos descendentes de Deus, nosso Pai Celestial. (George Albert Smith, em Conference Report, outubro de 1925, p. 33.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.32.

Adão viu-se numa posição tal, que era impossível obedecer a ambos os mandamentos específicos do Senhor. Ele e sua esposa haviam sido ordenados a multiplicarem-se e povoar a terra. Adão ainda não havia caído no estado de mortalidade, mas Eva já; e nessas condições desiguais, os dois não poderiam permanecer juntos e, consequentemente, não poderiam cumprir o mandamento divino quanto à procriação. Por outro lado, Adão desobedeceria a outro mandamento, caso cedesse ao pedido de Eva. Deliberada e prudentemente resolveu seguir o primeiro e maior mandamento; e compreendendo, portanto a natureza de sua ação, ele também partilhou do fruto que crescia na árvore do conhecimento do bem e do mal. As escrituras afirmam o fato de que Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. (TALMAGE – Regras de Fé p.66-67).
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.77-78.






Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar