Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Rapazes – Organização/Quórum/Atividades

Os líderes locais precisam ter cuidado ao organizar atividades e programas da Igreja, para ajudar os rapazes e as moças a progredir e, assim, prepará-los para a vida de casado e, depois, ajudá-los no começo do casamento e assim por diante até a velhice.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.08.

Com tudo isso que está acontecendo ao nosso redor, no exterior e em nosso país, as pessoas tem muito medo. Ouço adultos solteiros e adolescentes se perguntarem se haverá um futuro: “Será que eu vou viver o suficiente para me casar?” Sempre foi difícil. Nunca existiu uma época na história em que não houvesse nada a temer. É por isso que temos o evangelho. Não podemos viver com medo — não nesta Igreja — medo de as coisas não darem certo. Esse medo pode ser individual ou coletivo, pelo futuro da civilização.
Nós só precisamos viver o evangelho, usar nossa fé, receber respostas para as nossas orações e seguir em frente. As coisas sempre foram assim.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.13-14.

Hoje em dia, todo bispo desta Igreja é um Helamã. Cada um de vocês foi chamado para liderar e presidir o Sacerdócio Aarônico, que é formado por excelentes rapazes, tão promissores quanto os da época de Helamã. Nenhum dos jovens guerreiros de Helamã se perdeu. Mas não devemos esquecer que o inimigo é habilidoso e deseja enganar nossos jovens com métodos traiçoeiros para afastá-los da verdade. Temos, de fato, uma designação muito pesada.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.17.

Irmãos, acreditem no que digo; por mais difícil que seja manter um rapaz ativo aos 13 anos de idade, será muito mais difícil encontrá-lo e torná-lo ativo novamente aos 30 anos de idade! Sim, em todos os sentidos, esses jovens que são apenas meninos, como todos já fomos, são a chave do futuro. Precisamos dedicar-nos inteiramente a eles agora, proporcionando-lhes bênçãos hoje e abençoando todas as pessoas das gerações futuras.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.17-18.

É no Sacerdócio Aarônico que esses jovens aprenderão o que é um quórum e o que essa unidade de irmãos significará para eles para o resto de sua vida. Por esse motivo, precisamos crescer suficientemente nas áreas em desenvolvimento da Igreja, para que haja diáconos suficientes para estarem com os diáconos, mestres suficientes para estarem com os mestres, e sacerdotes suficientes para estarem com os sacerdotes.
É claro que até que isso ocorra, o Sacerdócio Aarônico precisa reunir-se freqüentemente. No entanto, assim que possível, precisamos estabelecer os devidos grupos etários para esses rapazes, de modo que possam ter a noção do que é um quórum.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.18.

Concentrar-se na dignidade é muito importante na vida de nossos jovens. A percepção das coisas espirituais melhora quando nos concentramos no cumprimento de metas eternas. Essa declaração implica que as doutrinas sejam ensinadas e compreendidas, e que ao mesmo tempo se assuma o compromisso de cumpri-las. Todos sabemos que a doutrina modifica e solidifica o comportamento.
Portanto, ao ensinarmos a doutrina, prestarmos testemunho dela e incentivarmos o cumprimento de metas, tal como as que se encontram no Dever para com Deus dos Rapazes ou no programa de Progresso Pessoal das Moças, estaremos ajudando a manter os jovens concentrados nas coisas espirituais em vez de nas coisas mundanas.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.18.

Bispos, peço-lhes que façam todo o possível para criarem ou proporcionarem oportunidades para que haja uma experiência espiritual na vida de nossos rapazes do Sacerdócio Aarônico, bem como na das moças da Igreja. Nada que fizermos para eles em nossos vários programas terá tanta importância quanto isso, e prometo-lhes que será isso que eles mais lembrarão e valorizarão na vida.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.19.

Quando tive a grande bênção de servir como bispo, aprendi por experiência própria que a confiança é conquistada quando passamos algum tempo com nossos jovens, participando de suas atividades, ajudando-os a sentir o Espírito e expressando amor por eles, mesmo que estejam fazendo algumas coisas não tão agradáveis.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.19.

Nossos jovens precisam ser fortes para suportar a infinidade de males terríveis que assolam nosso mundo. Nunca na história da humanidade fomos sujeitos a um constante bombardeamento de práticas pecaminosas como acontece hoje, proveniente de tantas fontes diferentes. Os portadores do Sacerdócio Aarônico, por ordenação, receberam um escudo de anjos ministradores para ajudá-los a resistir às bofetadas e Satanás.
Bispos, graças a seu cargo, vocês estão em uma posição especial para ajudar esses preciosos jovens a manterem seu escudo no lugar, de modo que suas defesas sejam fortes. Vocês podem ajudá-los a receber o alimento espiritual de que necessitam para não fraquejarem na constante batalha contra a tentação.
Uma das maneiras de fazer isso é cuidar para que esses jovens guerreiros tenham várias experiências espirituais nas atividades do Sacerdócio Aarônico. Sua força espiritual pode ser aumentada ao participarem da distribuição e bênção dos emblemas do sacramento, ao batizarem, ao ordenarem, ao participarem do ensino familiar, do batismo pelos mortos, ao zelarem uns pelos outros e ao servirem o próximo.
Talvez o maior tesouro que a Igreja possui sejam os seus jovens. Eles são uma geração muito promissora. Eles têm uma grandiosa missão a realizar. Necessitam desesperadamente da liderança dos pais e dos bispos que são, em palavras e ações, o presidente do seu sacerdócio. Que possamos oferecer essa liderança, é minha oração em nome de Jesus Cristo. Amém.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.23.

Nossos jovens precisam ser fortes para suportar a infinidade de males terríveis que assolam nosso mundo. Nunca na história da humanidade fomos sujeitos a um constante bombardeamento de práticas pecaminosas como acontece hoje, proveniente de tantas fontes diferentes. Os portadores do Sacerdócio Aarônico, por ordenação, receberam um escudo de anjos ministradores para ajudá-los a resistir às bofetadas e Satanás.
(...) Talvez o maior tesouro que a Igreja possui sejam os seus jovens. Eles são uma geração muito promissora. Eles têm uma grandiosa missão a realizar. Necessitam desesperadamente da liderança dos pais e dos bispos que são, em palavras e ações, o presidente do seu sacerdócio.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.23.

Ouvimos dizer que alguns rapazes estão pensando na missão como uma simples opção e não estão necessariamente planejando sua vida com o trabalho missionário em mente. Outros interpretam que a elevação das exigências significa que apenas os rapazes mais destacados são desejados no campo missionário.
Precisamos de mais missionários. A mensagem para que elevássemos as exigências em relação às qualificações missionárias não foi para que enviássemos menos missionários, mas, sim, um chamado para que os pais e líderes trabalhassem com os rapazes mais cedo a fim de prepará-los melhor para o trabalho missionário e mantê-los dignos desse trabalho. Todos os rapazes dignos e física e emocionalmente capazes devem preparar-se para servir nesse importantíssimo trabalho.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 19/06/2004, p.27.

Declaro com toda a força de minha alma – há uma causa! É uma causa pela qual vale a pena darmos a nossa vida. É uma causa de retidão. É uma causa a que todo jovem desta Igreja deve aderir, ao declarar guerra contra Satanás e suas legiões. Assim como disse Davi a Golias, também cada jovem deve dizer ao adversário, ‘Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.’ (I Samuel 17:45.) (Victor L. Brown, “Is There Not a Cause?”  Ensign, novembro de 1974, p. 104.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.277.

Que devemos Fazer para Conquistar Nossos Próprios Golias?
“Agora meus jovens irmãos, lembrem-se de que todo Davi tem um Golias para derrotar, e todo Golias pode ser vencido. Pode não ser um fanfarrão que luta com os punhos, ou com espada ou arma de fogo. Pode nem mesmo ser de carne e sangue. Pode não ter quase três metros de altura, pode não estar protegido por armadura, mas cada rapaz tem seu Golias. E todo menino tem sua funda, e tem acesso ao regato com seus seixos polidos.
“Você enfrentará Golias que o ameaçará. Quer o seu Golias seja um fanfarrão de cidade, ou a tentação de furtar ou de destruir, ou a tentação de roubar ou o desejo de destruir por brincadeira, ou a tentação da sensualidade e do pecado, ou a inclinação de fugir da atividade na Igreja, qualquer que seja o seu Golias, ele poderá ser morto. Mas lembre-se de que, para ser vencedor, o indivíduo tem que seguir os caminhos que Davi trilhou:
“’Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.’ (I Samuel 18:14.)” (Spencer W. Kimball, “Os Davis e os Golias”, A Liahona, março de 1975, pp. 35-36.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.284.

O Profeta Joseph Smith declarou: “Depois de tudo que tem sido dito, (nosso) dever maior e mais importante é pregar o evangelho” (History of the Church, 2:478).
O Senhor deseja que cada rapaz cumpra uma missão de tempo integral. Atualmente, apenas um terço dos rapazes qualificados da Igreja está servindo em missões. Isto não é agradável aos olhos do Senhor. Nós podemos ter um desempenho melhor. Nós precisamos melhorar. Não apenas deve a missão ser considerada como um dever do sacerdócio, mas todo rapaz deve ansiar por esta experiência com grande alegria e expectativa.
Um rapaz não pode fazer nada mais importante. A escola pode esperar. As bolsas de estudo podem ser adiadas. As metas profissionais podem ser deixadas para mais tarde. Sim, mesmo o casamento no templo deve esperar até que o rapaz tenha cumprido uma missão de tempo integral para o Senhor.
Agora, por que estou mencionando este assunto para as moças, esta noite? Porque vós podeis exercer uma influência positiva, motivando os rapazes a saírem em missão. Permiti que os rapazes que conheceis saibam que esperais que eles assumam suas responsabilidades missionárias; que vós, pessoalmente, desejais que eles trabalhem no campo missionário, porque sabeis que é lá que o Senhor deseja que eles estejam.
Evitai namoros firmes com qualquer jovem que ainda não tenha atendido ao chamado missionário. Se vosso relacionamento com um rapaz for mais casual, fica mais fácil para ele tomar a decisão de servir, assim como será mais fácil concentrar todas as suas energias em seu trabalho no campo, ao invés de estar só pensando na namorada que deixou para trás. Depois que ele retornar honrosamente de sua missão, será um melhor marido e um pai melhor, assim como um melhor portador do sacerdócio.
Não existe dúvida de que as moças fiéis da Igreja podem ter um grande impacto positivo sobre os rapazes, ajudando-os a magnificar o sacerdócio e motivando-os a fazer boas obras e a dar o melhor de si.
Lembrai-vos, jovens, vós também podereis ter a oportunidade de cumprir missão de tempo integral.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83-84.

Nós vos aconselhamos, moças, a não poluirdes vossas mente com material degradante, pois a mente pela qual passa a sujeira, jamais volta a ser a mesma. Não assistais a filmes proibidos para menores ou videocassetes vulgares, nem participeis de qualquer tipo de entretenimento imoral, sugestivo ou pornográfico. E não aceites convites para sair, de rapazes que vos levariam a tal espécie de diversão.
Também evitai música degradante. Lembrai-vos das palavras do Élder Boyd K. Packer:
“A música dantes inocente, agora é usada muitas vezes para maus propósitos...
Em nossos tempos, a música, em si mesma, tem sido corrompida. Ela pode, pelo compasso, pelo ritmo, pela intensidade (e eu acrescentaria, pela letra), embotar a sensibilidade espiritual do homem (e das mulheres)...
Vocês, jovens, não podem consentir que sua mente seja ocupada pela música agressiva e indigna dos nossos dias”, continua Élder Packer. (Conferência Geral – outubro de 1973, pp. 115-118.)
Pelo contrário, nós vos incentivamos a ouvir musica edificante, tanto popular quanto clássica, aquela que eleva o espírito. Aprendei alguns hinos de nosso hinário, os quais fortalecem a fé e a espiritualidade. Frequentai bailes onde a musica, a iluminação e os movimentos de dança sejam adequados à presença do Espírito. Assisti a programas e filmes que elevem o espírito e incentivem pensamentos e atos puros. Lede livros e revistas que tenham esse mesmo efeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84-85.

Líderes do sacerdócio, lembrai-vos de que a primeira e mais importante responsabilidade do bispo é o Sacerdócio Aarônico e as moças da ala.
Bispos, permanecei junto de vossos rapazes e moças. Daí tanta atenção ao programa das moças da ala quanto aos programas dos rapazes. Preocupai-vos com as atividades e aulas das moças, seus acampamentos e atividades sociais, seus serões e conferências, da mesma forma que vos preocupais com o que concerne aos rapazes.
Reconhecei como de igual importância a apresentação do Certificado das Moças e do Dever para com Deus, ou o distintivo dos Escoteiros.
Despendei o tempo necessário (e isso toma tempo) em entrevistas pessoais com as moças de vossa ala. Conversai com elas regularmente, a respeito de suas metas e aspirações, seus desafios e sua dignidade pessoal. Sede bispos que realmente se interessam por toda moça e rapaz de sua ala.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, p. 86.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar