Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Herodes Antipas – Filho Do Rei Herodes – O Grande

José, Maria e seu filho permaneceram no Egito até depois da morte de Herodes, o Grande, acontecimento esse anunciado por outra visita angelical. Sua permanência em terra estrangeira foi, provavelmente, breve, pois Herodes não sobreviveu por muito tempo à morte dos meninos que assassinara em Belém. No retorno da família do Egito, o evangelista vê o cumprimento da profética visão de Oséias: “Do Egito chamei meu Filho.” (Mateus 2:15; comparar Oséias 11:1.)
Parece ter sido intenção de José fixar residência na Judéia, possivelmente em Belém – cidade de seus antepassados e um lugar que, agora, lhe era ainda muito mais caro por ter ali nascido o Filho de Maria – mas, tendo notícia ainda a caminho, de que o filho de Herodes, Arquelau, reinava no lugar de seu iníquo pai, José modificou o seu propósito; e”... avisado em sonhos por divina revelação, foi para as partes da Galileia. E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” (Mateus 2:19-23. Nota 5 no final do capítulo.)
Enquanto Arquelau, que parece ter sido um herdeiro presuntivo da depravação e crueldade de seu pai, governava por um curto período de tempo na Judéia (Nota 1, no final do capítulo) como rei, e depois com o título menos importante de etnarca, que lhe havia sido dado pelo imperador, seu irmão Antipas governava como tetrarca na Galileia. Herodes Antipas era quase tão perverso e corrupto quanto outros membros de sua inescrupulosa família, mas era menos agressivo na vingança, e naquele período de seu reinado, foi comparativamente tolerante. (Nota 2, no final do capítulo).
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, pp.106-107.

2. Herodes Antipas – Filho de Herodes I (o Grande) e de uma mulher samaritana, e irmão de Arquelau. De acordo com o testamento de seu pai, tornou-se tetrarca da Galileia e Peréia (Mateus 14:1; Lucas 3:19; 9:7; Atos 13:1 comparar com Lucas 3:1). Repudiou sua esposa, filha de Aretas, rei da Arábia Petréia, e uniu-se ilegalmente a Herodias, esposa de seu meio-irmão Herodes Felipe I (não o tetrarca Felipe). João Batista foi aprisionado e finalmente morto, em virtude da ira de Herodias, por denunciar sua união com Herodes Antipas. Herodias convenceu Antipas a ir a Roma e solicitar a César o título de rei (comparar Marcos 6:14, etc.) Antipas é o Herodes mais frequentemente mencionado no Novo Testamento (Marcos 6:17; 8:15; Lucas 3:1; 9:7; 13:31; Atos 4:27; 13:1). É o Herodes a quem Pilatos enviou Jesus para ser interrogado, aproveitando-se do fato de Cristo ser conhecido como galileu, e da presença coincidente de Herodes em Jerusalém, na ocasião assistindo à Páscoa (Lucas 23:6, etc.) Para mais detalhes, veja-se o Standard Bible Dictionary ou os dicionários de Smith e de Cassel.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, Notas do Capítulo IX, p.114.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar