Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Ajudar

Sabemos que muitos sofrimentos acontecem pela culpa do próprio indivíduo, e poderiam ser evitados simplesmente pela obediência aos princípios do evangelho. Escusar-nos, porém, de ajudar a pessoa, porque “é problema dela”, não é aceitável aos olhos do Senhor, pois Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).
BISPO GLENN L. PACE – A Liahona  janeiro de 1991, p.08.

Falando sobre o assunto, Joseph Smith, ao responder à pergunta: “Que é preciso fazer para ser um bom membro da Igreja?”, Afirmou entre outras coisas, que “ele deve alimentar os famintos, vestir os nus, atender às necessidades das viúvas, enxugar as lágrimas dos órfãos, consolar os aflitos, sejam desta ou de qualquer outra Igreja, ou não pertençam a denominação alguma, onde quer que os encontre”.
BISPO GLENN L. PACE – A Liahona janeiro 1991, p.8.

Deus sabe de nós e vela por nós. Mas, geralmente, é por intermédio de outra pessoa mortal que Ele satisfaz nossas necessidades. Por isso, é vital que nós sirvamos uns aos outros no reino (...) Muitas vezes, nossos atos de serviço consistem de um simples incentivo ou em oferecer ajuda material, mas como são gloriosas as conseqüências que podem provir de pequenos atos e feitos, porém intencionais.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – A Liahona, dezembro de 1976, p.1 e Programa Missionário de Estudo do Evangelho, ‘Serviço’, p.21.

É muito difícil ajudar alguém a chegar ao topo de uma montanha sem que também a escalemos, sem que também a vençamos e cheguemos ao cume.
Assim é que ao nos tornarmos instrumentos nas mãos de Deus para mudar e edificar as vidas alheias, as nossas próprias vidas, incontestavelmente são edificadas.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.197.

Não podeis elevar a alma de outrem a não ser que estejais situados em terreno mais alto do que ele.
PRESIDENTE HAROLD B. LEE – A Liahona dez / 1989 p.36.

As pessoas realmente felizes são aquelas que têm fé no Senhor e guardam as leis do evangelho, aquelas que esquecem de si mesmas em seu desejo e esforço para abençoar outros.
ÉLDER JOSEPH ANDERSON – Por ÉLDER HELVÉCIO MARTINS – A Liahona fevereiro de 1992 Notícias Locais.

Entre nós, há aqueles que foram abençoados com fartura até de sobra. Nosso Pai Celestial espera que usemos nossa riqueza para fazer mais do que construir celeiros para guardá-las. Peço-lhes que pensem no que mais podem fazer para edificar o reino de Deus. Peço-lhes que pensem no que mais podem fazer para melhorar a vida dos outros e dar-lhes luz e esperança.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.43.

Nas palavras de Fred Gusman: "Os filhos que sempre recebem o que querem, continuam querendo mais por toda a vida". Mas, para o desenvolvimento da personalidade é importante que em algum momento os nossos filhos aprendam que "a Terra ainda se move ao redor do sol" e não “em volta deles". Devemos ensinar nossos filhos a perguntarem-se em que a sua presença faz do mundo um lugar melhor.
ÉLDER JOE J. CHRISTENSEN - A Liahona julho de 1999, p.10.

Quanto mais concentramos a mente e o coração no auxílio a pessoas menos afortunadas que nós, mais nos afastaremos dos efeitos espiritualmente destruidores da ganância, do egoísmo e da complacência excessiva. As coisas que recebemos nesta vida não nos pertencem. Tenho certeza de que teremos literalmente que prestar contas a Deus de como usamos as coisas que recebemos nesta vida para abençoar nosso próximo e edificar o reino.
ÉLDER JOE J. CHRISTENSEN - A Liahona julho de 1999, p.12.

Outro profeta do Livro de Mórmon, Amuleque, explicou que muitas vezes nossas orações não têm poder por termos dado as costas aos necessitados. Se sentirem que o Pai Celestial não está ouvindo seus pedidos, perguntem a si mesmos se vocês estão ouvindo os lamentos dos pobres, enfermos, famintos e aflitos à sua volta.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona julho de 2001, p.90.

Todo homem e rapaz ao alcance de minha voz esta noite tem a responsabilidade de ajudar nesse grande trabalho de ajuda aos outros e de fortalecimento próprio.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona janeiro de 1996, p.63.

Outro motivo pelo qual nossas orações têm pouco vigor é que deixamos de socorrer os necessitados a nosso redor. O Livro de Mórmon ensina: “Se negardes ajuda aos necessitados e aos nus e não visitardes os doentes e aflitos nem repartirdes o vosso sustento, se o tendes, com os que necessitam — digo-vos, se não fizerdes qualquer destas coisas, eis que vossa oração é vã e de nada vos vale”. (Alma 34:28) (...) Se virarmos as costas para os pobres e aflitos, será que podemos esperar que o Pai Celestial seja misericordioso conosco? Da mesma forma que agimos para com os necessitados, nosso Pai Celestial fará o mesmo conosco em nossos momentos de necessidade.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN – A Liahona agosto de 2004, p.20.

Existem aqueles que acordam todas as manhãs com medo de ir à escola, ou mesmo a uma atividade da Igreja, porque se preocupam em saber como serão tratados. Vocês têm o poder de mudar sua vida para melhor. (...) O Senhor está contando com vocês para serem incentivadores e dar-lhes uma ajuda. Pensem menos em vocês e mais no poder que têm para ajudar os outros, mesmo aqueles dentro de sua própria família. (A Liahona, janeiro de 1997, p. 42.)
ÉLDER JOE J. CHRISTENSEN - O Novo Testamento - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 19, p.79.

Jesus ensinou aos Seus seguidores a parábola das ovelhas e dos bodes, representando o julgamento futuro. Nessa parábola, Ele identificou claramente os que herdarão a ‘vida eterna’ e os que irão ‘para o tormento eterno’. (Mateus 25:46) A diferença fundamental é que herdarão o reino com Ele aqueles que desenvolveram o hábito de ajudar, que conheceram a alegria de dar e a satisfação de servir — que foram sensíveis às necessidades dos famintos, sedentos, desabrigados, nus, doentes e encarcerados. (...)
Nada poderia ser mais claro do que o grande valor que o Salvador atribuiu ao serviço altruísta como elemento indispensável à conduta cristã e à salvação. Ajudar, dar, sacrificar, são, ou deveriam ser, coisas tão naturais como crescer e respirar”. (A Liahona, julho de 1992, pp. 9–10.)
ÉLDER MARION D. HANKS - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 22, pp. 92.

Alguns de vocês não são casados. Alguns perderam a esposa ou o marido e outros ainda não encontraram um companheiro. Nessa mesma situação estão alguns dos membros mais nobres da Igreja — membros fiéis e valentes que estão empenhados em guardar os mandamentos do Senhor, ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra e servir ao próximo.
A vida reserva-lhes muito de bom. Enfrentem suas dificuldades com força e determinação. Existem inúmeras maneiras de alcançar realização, como servir as pessoas que lhes são caras e desempenhar bem as tarefas que lhes forem confiadas no trabalho ou no lar. A Igreja oferece diversas oportunidades para vocês ajudarem as pessoas — começando com vocês mesmos — a encontrarem a alegria da vida eterna.
Não permitam que a autocomiseração ou o desespero os afastem do caminho que vocês sabem ser correto. Voltem seus pensamentos para o auxílio ao próximo. As seguintes palavras do Mestre têm um significado especial para vocês: “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”. (Mateus 10:39)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p. 114-115.

É-nos ensinada a autossuficiência, não apenas para sermos independentes e capazes de cuidar de nós mesmas, como também para sermos capazes de ajudar outras pessoas. O Élder Marion G. Romney explicou esse princípio: “Tudo o que temos procurado fazer é tornar nosso povo autossuficiente, pois, quanto mais independente é uma pessoa, mais capaz de servir ela se torna, e quanto mais ela serve, maior a sua santificação” (Marion G. Romney, citado por Glenn L. Pace, Conference Report, abril de 1986, p.28; ou A Liahona, julho de 1986, p.22).
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOC DE SOC – 4 – Administração do Lar – Princípios de Auto-Suficiência – Lição 1 – pp.178.

Àqueles que por alguma razão, como idade ou condições de saúde, não podem prestar o tipo de serviço de que falamos, gostaríamos de repetir o que disse alguém: “Dentre as pessoas que conhecemos, não são necessariamente aqueles que, qual meteoro, estão sempre à caça de algum encargo ou tarefa visível, a quem mais devemos. Muitas vezes são as vidas que, como os astros, simplesmente derramam sobre nós a calma luz de seu fiel e radioso ser, para o qual olhamos e dele sorvemos a mais profunda calma e coragem. É bom saber que mesmo não podendo fazer mais nada por nossos semelhantes, ainda poderemos ser-lhes alguma coisa; saber, e isto com certeza, que nenhum homem ou mulher, por mais humilde que seja, pode realmente ser forte, gentil e bom sem que o mundo seja melhor por causa dessa bondade.”
E quase todos podem fazer ou ser alguma coisa por outro alguém necessitado.
JOY F. EVANS – 1ª Conselheira na Presidência Geral Sociedade de Socorro – A Liahona julho de 1989, p. 82.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar