Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Mente

A mente é como um palco. A não ser quando estamos dormindo, a cortina está sempre levantada, e existe algum ato sendo representado nele. Pode ser que seja uma peça cômica, triste ou trágica. Pode ser interessante ou sem graça. Pode ser clara ou confusa, agitada ou repousante, mas sempre existe alguma peça sendo representada no palco da mente.
Já notou que, sem intenção real de sua parte, e quase em meio de qualquer desempenho, às vezes um pequeno e sombrio pensamento se esgueira dos bastidores e procura atrair sua atenção? Esses pequenos pensamentos delinquentes, esses personagens desagradáveis, tentarão dominar os demais e, se você permitir que continuem, todos os outros pensamentos de alguma virtude deixarão a cena. Eles o abandonarão, porque você se permitiu ser influenciado por pensamentos iníquos.
Se lhes der atenção, se os ouvir, eles representarão para você no palco da mente qualquer coisa, até o limite de sua tolerância. Eles podem ser vulgares, imorais, depravados, feios. Seu tema será sempre a amargura, o ciúme, a excessiva tristeza e até mesmo o ódio. Quando eles se apoderarem do palco, se você permitir, engendrarão as mais argutas persuasões para prender sua atenção. Eles podem torná-las interessantes, corretas, e mesmo aparentemente inocentes, pois são apenas pensamentos.
O que você faria num momento como esse, quando o palco de sua mente é dominado por esses duendes do pensamento imundo?...
...Deixe-me sugerir-lhe que escolha, dentre a música sagrada da Igreja, o seu hino favorito. Tenho motivos para sugerir-lhe que seja um hino SUD, com letra edificante e música reverente. Selecione um que, ao ser cantado, faça-o sentir-se inspirado.
Repita-o mentalmente várias vezes. Memorize as palavras e a música. Mesmo que você não tenha conhecimento musical, ou que não toque nenhum instrumento, e mesmo que sua voz deixe alguma coisa a desejar, você pode pensar num hino. Suponho que já tenha um favorito. Acentuei o quanto é importante saber que você só pode pensar numa coisa de cada vez. Use esse hino como seu canal de emergência. Use-o como um lugar para onde seus pensamentos possam dirigir-se. Sempre que achar esses atores sombrios se esgueiram dos bastidores de seus pensamentos para o palco de sua mente, concentre sues pensamentos nesse hino. Comece a pensar nesse hino e conhecerá algo sobre o controle da mente. “A música é um dos meios mais poderosos para controlar a mente e o espírito do homem”. (Willian F. Gladstone).
ÉLDER BOYD K. PACKER – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque Vol 02 – lição 01 pp.1-2.

O Dr. Glenn J. Doman, conhecido escritor e autoridade médica, escreveu: “A criança recém-nascida é quase uma duplicata exata de um computador vazio, embora seja superior a um computador em quase todos os aspectos. (...) O que é colocado na [mente] da criança durante os oito primeiros anos de vida provavelmente ficará ali para sempre. Se você colocar informações falsas em sua [mente] durante esse período, será extremamente difícil apagá-las”. O Dr. Doman acrescentou que “a idade mais receptiva na vida humana é a de dois ou três anos”.3
DR. GLENN J. DOMAN – Escritor e Autoridade Médica. CITADO POR THOMAS S. MONSON – A Liahona maio de 2005, p.19.

Gosto deste pensamento: “Sua mente é uma despensa, e você enche as prateleiras”. Cuidemos para que nossa despensa e a de nossos familiares estejam cheias de coisas que proporcionarão segurança para nossa alma e nos permitirão voltar à presença de nosso Pai Celestial. Essas prateleiras devem estar cheias de conhecimento do evangelho, fé, oração, amor, serviço, obediência, exemplo e bondade.
 PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona maio de 2005, p.19.

Todos os filhos devem ser instruídos adequadamente quanto ao uso de suas mãos e de sua mente, para que compreendam que os impulsos passionais são dados por Deus e servem a um propósito divino se mantidos sob controle.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 124.
(Dicionário - PASSIONAL – Relativo à paixão)

A origem do pensamento e da reflexão encontra-se dentro de nós mesmos. Pensamos porque existimos, e somos suscetíveis às influências exteriores, movidos a sentir o relacionamento que temos com os objetos externos. Assim, pensamentos de vingança ou de bênção se levantarão na mesma mente, conforme for influenciada pelas circunstâncias exteriores.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.52.

Todos nós somos filhos de Deus. Somos seus filhos e filhas naturalmente e através dos princípios da vida eterna. Somos todos irmãos e irmãs. O que faz com que haja tanta diferença nas classes existentes entre os filhos dos homens? Entre eles encontramos o baixo e o degradante, como os aborígines de nosso país. Qual a razão de se encontrarem na condição atual? Porque seus pais rejeitaram o evangelho do Filho de Deus. O evangelho proporciona inteligência, felicidade e glória a todos aqueles que lhe obedecem e vivem de acordo com seus preceitos. Dar-lhes-á a inteligência que vem de Deus. Suas mentes se abrirão para que compreendam as coisas como realmente são; eles rejubilar-se-ão ao serem abençoados e ao abençoarem seus semelhantes e estarem preparados para viver novamente na presença do Pai e do Filho. Este será seu deleite.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.53.

Nós vos aconselhamos, moças, a não poluirdes vossas mente com material degradante, pois a mente pela qual passa a sujeira, jamais volta a ser a mesma. Não assistais a filmes proibidos para menores ou videocassetes vulgares, nem participeis de qualquer tipo de entretenimento imoral, sugestivo ou pornográfico. E não aceites convites para sair, de rapazes que vos levariam a tal espécie de diversão.
Também evitai música degradante. Lembrai-vos das palavras do Élder Boyd K. Packer:
“A música dantes inocente, agora é usada muitas vezes para maus propósitos...
Em nossos tempos, a música, em si mesma, tem sido corrompida. Ela pode, pelo compasso, pelo ritmo, pela intensidade (e eu acrescentaria, pela letra), embotar a sensibilidade espiritual do homem (e das mulheres)...
Vocês, jovens, não podem consentir que sua mente seja ocupada pela música agressiva e indigna dos nossos dias”, continua Élder Packer. (Conferência Geral – outubro de 1973, pp. 115-118.)
Pelo contrário, nós vos incentivamos a ouvir musica edificante, tanto popular quanto clássica, aquela que eleva o espírito. Aprendei alguns hinos de nosso hinário, os quais fortalecem a fé e a espiritualidade. Frequentai bailes onde a musica, a iluminação e os movimentos de dança sejam adequados à presença do Espírito. Assisti a programas e filmes que elevem o espírito e incentivem pensamentos e atos puros. Lede livros e revistas que tenham esse mesmo efeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84-85.

Alma 12:7-11. Podem os possuidores de mentalidade carnal conhecer os mistérios de Deus?
“É impossível ao que possui a mente carnal compreender a razão da queda, e igualmente compreender a necessidade da expiação de Jesus Cristo. É bem verdade que nem todos os propósitos de nosso Pai Eterno tenham sido revelados ao homem, e que há algumas coisas que precisam ser recebidas pela fé. Mas as grandes verdades mencionadas nos foram dadas a conhecer e temos a segurança de que, através desse sacrifício realizado na cruz, toda a humanidade e todas as criaturas, até mesmo a própria terra, são redimidos da morte e receberão a ressurreição, sendo restaurados à vida imortal.
Os homens recebem certeza e conhecimento por meio de sua fidelidade e obediência aos mandamentos de Jesus Cristo. Os que rejeitam seu Redentor e se recusam a guardar seus mandamentos, não podem conhecer nem compreender essas verdades eternas. Alma explicou isto a Zeezrom nas seguintes palavras: (Ver Alma 12:9-11.)
Naturalmente o Senhor não pode revelar os mistérios de seu reino ao escarnecedor, nem tampouco ao membro da Igreja que não é fiel. Se um homem não exerce fé, por que deveria ele receber revelações concernentes ao reino de Deus? Eles não podem compreendê-las, porque são pessoas “decaídas”, e sem a influência esclarecedora do Santo Espírito; são, como disse o Senhor “carnais, sensuais e diabólicos”. (Ver Mosias 16:3.) As escrituras nos ensinam que, quando os discípulos perguntaram ao Salvador por que falava em parábolas, ele respondeu: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Porque àquele que tem, se dará e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que têm lhe será tirado.” (Mateus 13:11, 12.) O Senhor disse ainda: “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem, com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.” (Mateus 7:6.) Houve ocasiões em que ele instruiu seus discípulos a não revelarem certas manifestações antes de sua ressurreição:
Sem dúvida quem acredita que o homem se originou de formas inferiores de vida, e através de desenvolvimento gradual, após um longo período de tempo, evoluiu de peixe para réptil, e depois para macaco, é incapaz de compreender a queda do homem e a expiação. Estas verdades para ele são mistérios, e de uma pessoa assim só se pode esperar discórdia e insultos.” (Joseph Fielding Smith, Man, His Origin and Destiny, pp. 358-360.)
O LIVRO DE MÓRMON – CURSO DE RELIGIÃO - MANUAL DO ALUNO – p.231.

Quando chegar a tentação, você pode inventar uma tecla imaginária para apagá-la da mente, talvez a letra de um hino favorito. É sua mente que está no comando. O seu corpo é apenas seu instrumento. Quando um pensamento indigno forçar caminho para dentro da mente, substitua-o usando a tecla de apagar. A música digna é muito poderosa e pode ajudá-lo a controlar seus pensamentos.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, p. 46.

A guerra pode destruir nações, mas o ódio e o luxo corrompem a humanidade – o corpo e a mente.
JAMES E. TALMAGE – A GRANDE APOSTASIA, p.93

O Élder Carlos E. Asay declarou: “Nós, à semelhança da antiga Israel, devemos firmar nossos olhos e mente sobre (...) Cristo, se esperamos obter a vida eterna. (...) Nosso olhar não pode perder-se pelo caminho, ou fixar-se nas coisas perecíveis do mundo. O olho (...) deve ser treinado para olhar para o alto. Devemos olhar (confiar) em Deus e viver!” (A Liahona, abril de 1979, p. 92)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 15, pp.70-71.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar