Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Nazaré

Nazaré foi a residência de Jesus até atingir cerca de trinta anos de idade; e, de acordo com o costume de chamar os indivíduos pelo nome de suas cidades, como complemento de seus nomes pessoais, (Para exemplos ilustrativos, ver José de Arimatéia, Marcos 15:43; Maria Madalena, assim conhecida por ser da cidade de Magdala, Mateus 27:56; Judas Iscariotes, possivelmente cognominado segundo seu lar, em Kerioth, Mateus 10:4; ver página 217 deste volume.) Ele é também chamado de Nazareno, ou nativo de Nazaré, e este fato é citado por Mateus como cumprimento de predição anterior, embora nossa atual compilação das Escrituras do Velho Testamento não contenha registro de tal profecia. É praticamente certo que esta predição se encontrava em alguma das muitas Escrituras existentes na antiguidade, mas perdidas desde aí. (Nota 4, fim do capítulo.)
Que Nazaré era uma vila obscura, de pouca importância ou renome, é evidenciado pela pergunta quase insolente de Natanael que, sendo informado de que o Messias havia sido encontrado na pessoa de Jesus de Nazaré, indagou: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (João 1:45, 46.) A pergunta incrédula passou a ser um provérbio que ainda hoje indica qualquer fonte não promissora ou impopular de um bem. Natanael vivia em Caná, a poucos quilômetros de Nazaré, e sua surpresa diante das novas trazidas por Filipe concernentes ao Messias incidentalmente evidencia a reclusão em que Jesus viveu.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, pp.113.

5. Nazaré – Uma cidade da Galileia, cuja menção bíblica é encontrada apenas no Novo Testamento. Josefo nada diz a respeito do lugar. O nome da aldeia existente, ou a Nazaré de hoje é En-Nazirah. Ocupa uma região elevada na parte sul do Líbano, “oferece uma esplêndida vista da planície de Esdraelon e do Monte Carmelo, e é muito pitoresca.” (Zenos) O autor do item “Nazaré” no Bible Dictionary de Smith identifica a moderna En-Nazirah com a Nazaré antiga, baseando-se no seguinte: “Fica na parte mais baixa do declive de uma colina ou montanha (Lucas 4:29); fica dentro dos limites da província da Galileia (Marcos 1:9); fica perto de Caná (João 2:1, 2, 11); há um precipício na vizinhança (Lucas 4:29); e uma série de testemunhos desde a época de Eusébio apresentam o lugar como ocupando a mesma posição.) O mesmo autor acrescenta: “Sua população é de 3 ou 4 mil habitantes; alguns são maometanos, o resto cristãos latinos e gregos. A maioria das casas é construída de pedras, parecendo asseadas e confortáveis. As ruelas são estreitas e curvas e depois de uma chuva, ficam tão cheias de lama e lodo, que se tornam quase intransitáveis.” No tempo de Cristo, a cidade era considerada sem importância não só pelos judeus, que professavam pouco respeito pela Galiléia e pelos galileus, mas também pelos próprios galileus, como o demonstra a pergunta aparentemente insolente: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”, feita por Natanael (João 1:46), que era Galileu e nascido em Caná, cidade vizinha de Nazaré (João 21:2). Nazaré deve sua celebridade à ligação que tem com os eventos da vida de Jesus (Mateus 2:23; 13:54; Marcos 1:9; 6:1; Lucas 1:26; 2:4; 4:23; 34; João 1:45; 46; 19:19; Atos 2:22).
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, pp.116-117.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar