Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Mandamentos

(24-26) Qual É o Caminho que Leva à Prosperidade?
"A felicidade é o objetivo e o propósito da nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus. Mas não podemos guardar todos os mandamentos, se não os conhecemos, nem sabê-los todos, ou conhecer mais do que já conhecemos, a menos que cumpramos ou guardemos os que já tivemos recebido. Aquilo que é errado sob certas circunstâncias, pode ser, e geralmente é, certo sob outras ...
... Porém, na obediência há prazer e paz imaculados, genuínos; e como Deus designou a nossa felicidade, assim como a de todas as suas criaturas, ele jamais instituiu ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade que ele designou, ou que não resulte em maior bem e glória para aqueles que recebem sua lei e ordenanças. As bênçãos oferecidas que, ao invés de aceitas são rechaçadas, deixam de serem bênçãos, e chegam a igualar-se ao talento que escondeu na terra aquele servo mau e negligente. O bem que é oferecido volta ao que dá;
a bênção é conferida sobre os que a recebem e a empregam; porque ao que tem será dado, e terá mais; porém, ao que não tem ou que não quer receber, ser-lhe-á retirado o que tem ou que poderia te tido." {Joseph Smith, Ensinamentos, pp.2 9-2-0.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.234.

O egoísmo é muito mais do que um problema comum, porque ativa todos os pecados cardeais! É o detonador da quebra dos Dez Mandamentos.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – A Liahona janeiro de 1991, p.14.

Quando vivemos os mandamentos de Deus, podemos aguardar com expectativa feliz a segunda vinda de Jesus Cristo e saber que, devido a nossos esforços, somos dignos de, com nossos entes queridos, viver em Sua presença por toda a eternidade.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - citado por PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona janeiro 1991, p.3.

(...) Na obediência há prazer e paz imaculados, genuínos; e como Deus designou a nossa felicidade, (...) Ele jamais institui ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.250.

As pessoas realmente felizes são aquelas que tem fé no Senhor e guardam as leis do evangelho, aquelas que esquecem de si mesmas em seu desejo e esforço para abençoar outros.
ÉLDER JOSEPH ANDERSON – Por Élder Helvécio Martins – A Liahona fev / 1992 Notícias Locais.

A felicidade é o objetivo e o propósito de nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.249.

Não se pode aprender a viver os mandamentos do Senhor em um dia, semana, mês ou ano. Esse é um esforço que se estende ao longo dos anos que ainda nos restam.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.194.

...Guardar os mandamentos de Deus é um desafio à fé e a força de vontade da alma mais resoluta.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.194.

Uma das coisas mais vitais que podemos fazer é expressar nosso testemunho através do serviço. O que, por sua vez, produzirá crescimento espiritual, maior comprometimento e maior capacidade de guardar os mandamentos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – A Liahona dezembro 1976 p.1.

A despeito dos aspectos prosaicos e batidos desse assunto, há muito me convenci, meus irmãos, de que a coisa mais desafiante, dramática e vital em nossa vida é esse “guardar os mandamentos”. Ele testa cada fibra de nosso ser, é uma demonstração simultânea de nossa inteligência, conhecimento, caráter e sabedoria.
STEPHEN L. RICHARDS – A Liahona dezembro 1976 p.1.

Lede a história de qualquer reino ou nação, e traçai através de todos os canais, desde a história das nações e reinos até chegardes às famílias e indivíduos que não conheceram a Deus nem guardaram seus mandamentos, e descobrireis que a tristeza e desapontamento estiveram sempre intimamente ligados a toda a sua ostentação, luxúria e pretenso desfrutamento de sua vida mortal. Encontraram um amargo aguilhão nos momentos mais felizes, e o veneno profundamente escondido em suas taças.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.23.

A obediência aos mandamentos de Deus é o alicerce para uma vida feliz. Certamente seremos abençoados com as dádivas dos céus por nossa obediência.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.41.

Quando nos propusermos a ensinar as pessoas, devemos colocar-nos numa posição na qual possamos ensiná-las pela inspiração do Espírito de Deus à medida que ela chegar a nós. Contudo, se não estivermos observando os mandamentos de Deus, não conseguiremos exortar com poder, vigor e eficácia as pessoas a obedecerem aos mandamentos que nós mesmos estamos deixando de obedecer.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.6.

Digo a todos os santos dos últimos dias: guardem os mandamentos de Deus. Essa é minha mensagem principal, apenas essas poucas palavras: guardem os mandamentos de Deus!”
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.24.

Muitas vezes nos perguntamos por que uma pessoa progride no plano da vida e salvação ao passo que seu vizinho, de igual inteligência e capacidade e aparentemente com o mesmo testemunho e poder — ou um poder até mesmo maior — permanece estacionado? Vou dizer-lhes por quê. Uma dessas pessoas guarda os mandamentos de nosso Pai Celestial, e a outra não.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.25.

O diabo está pronto para cegar-nos com as coisas deste mundo e, se tiver a oportunidade, terá o prazer de privar-nos da vida eterna, o maior de todos os dons. Mas ele não tem essa capacidade e jamais lhe será dado o poder de derrubar um santo dos últimos dias que estiver guardando os mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.27.

Alguns ficam perguntando-se eternamente o que o Senhor deseja deles e estão sempre hesitantes quanto a isso. Estou totalmente convencido de que tudo o que o Senhor deseja de vocês, de mim e de qualquer homem ou mulher da Igreja é que cumpramos plenamente nosso dever e que guardemos os mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.27.

A negligência no cumprimento dos deveres e a desobediência aos mandamentos de Deus obscurecem a mente humana, e o Espírito do Senhor Se afasta.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.28.

(...) Esses deveres e obrigações têm o objetivo de tornar-nos semelhantes a Deus em nossas disposições. Têm como propósito tornar-nos deuses e preparar-nos e qualificarmos para que nos tornemos, conforme nos foi prometido, co-herdeiros de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e vivamos com Ele na presença de Deus o Pai Eterno ao longo de todas as incontáveis eras da eternidade.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.30.

O propósito de sermos enviados à Terra é para que operemos nossa exaltação, para que nos preparemos para voltar a habitar com nosso Pai Celestial. E nosso Pai, conhecendo as faltas e falhas dos homens, deu-nos certos mandamentos para obedecermos, e se examinarmos essas exigências e as coisas pedidas a nós, veremos que todas elas são para nosso benefício e progresso individuais.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.30.

Digo-lhes, santos dos últimos dias, que a pérola de grande valor é a vida eterna. Deus disse-nos que o maior de todos os dons que Ele pode conceder-nos é a vida eterna. [Ver D&C 14:7.] Estamos trabalhando para alcançar esse dom grandioso, e ele será nosso caso guardemos os mandamentos de Deus. Mas de nada nos adiantará meramente declarar nossa fé e proclamar aos confins da Terra que este é o evangelho. O que contará é fazermos a vontade de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

Há somente um caminho seguro para os santos dos últimos e é o caminho do dever. Não é apenas um testemunho; não são manifestações maravilhosas; não se trata somente de saber que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro, que este é o plano de salvação — não é saber realmente que o Salvador é o Redentor, e que Joseph Smith foi Seu profeta que nos salvará a todos; mas sim obedecer aos mandamentos de Deus e levar uma vida de santo dos últimos dias.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

Na verdade, a comunicação da verdade divina pode ser resumida em três palavras: revelação, mandamentos e bênçãos.
ÉLDER CHARLES DIDIER – A Liahona Novembro de 2005, p.48.

Seu sofrimento na cruz e no Getsêmani e Seu grande sacrifício terão pouco ou nenhum significado para nós, a menos que guardemos Seus mandamentos.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p. 32.

Quantos cristãos têm uma profunda ligação com sua Igreja, mas intimamente se afastaram de Jesus Cristo?... Podemos ter um compromisso firme com a Igreja e manifestá-los em nossas atitudes cotidianas. Podemos assistir fielmente às reuniões, cumprir fielmente os deveres que temos em nossos chamados, ir seguidamente ao templo, enviar nossos filhos em missão e trabalhar em projetos de bem-estar e, apesar de tudo, não termos o nosso coração inteiramente voltado ao Salvador.
Comentários do Manual do Instituto – Livro de Mórmon p.53.

Para sermos verdadeiramente felizes no casamento, precisamos ser constantes na obediência fiel aos mandamentos do Senhor. Ninguém, seja solteiro ou casado, jamais alcançou a felicidade sublime sem viver em retidão. As pessoas podem sentir satisfação temporária e disfarçar a situação por algum tempo, mas só se alcança a felicidade permanente e total vivendo com pureza e de modo digno. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.221.

Foi-nos dito que “(...) muitos são chamados, mas poucos são escolhidos (...)”. Uma pessoa escolhida é objeto do favor divino. Irmãos, como podemos ser escolhidos? Podemos se escolhidos apenas quando Deus nos escolhe. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quando em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:16). Isso acontece somente quando o coração e a alma estão totalmente transformados, quando tivermos nos esforçado com todo o nosso coração, poder, mente e força para guardar os mandamentos de Deus. Acontece quando guardamos “o juramento e convênio que pertence ao sacerdócio”. (D&C 84:39). Assim, “podemos (tornar-nos) os filhos de Moisés e de Aarão e a semente de Abraão, e a igreja e o reino, e os eleitos de Deus”.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona Julho de 1997, pp. 49.

Caso vocês tenham incorrido em erros, comecem hoje mesmo a mudar sua vida. Distanciem-se do que estão fazendo de errado. O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que tenhamos a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. Resolvam o problema e, em seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar. Eis a forma de santificarem-se por meio da obediência aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 30.

A mensagem mais importante que alguém em minha posição poderia transmitir aos membros da Igreja é: guardem os mandamentos de Deus, pois nisso reside a segurança da Igreja e dos santos. Guardem os mandamentos. Não há nenhuma mensagem mais contundente ou relevante que eu poderia dar-lhes hoje.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 35.

Mas não basta aprender sobre a vida e as obras Dele meramente pelo estudo. Foi o próprio Mestre que respondeu, ao ser inquirido, como uma pessoa pode conhecer a Ele e Sua doutrina: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus”. (João 7:17) Conseguem imaginar uma autoridade no campo das ciências que jamais tenha feito experiências em laboratório? Vocês dariam crédito a um crítico de música que não conhecesse música ou a um crítico de arte que não soubesse nada de pintura? Da mesma forma, para que uma pessoa como nós conheça a Deus, precisa fazer a vontade Dele, guardar Seus mandamentos e praticar as virtudes que Jesus demonstrou em vida.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 42.

Não há nada neste mundo de tanta importância para nós como obediência ao evangelho de Jesus Cristo. Examinemos estas escrituras. Saibamos o que o Salvador tem revelado. Coloquemos nossa vida em harmonia com a sua verdade. Então não seremos ludibriados, mas teremos força para resistir ao mal e à tentação. Nossa mente será vivificada e seremos capazes de compreender a verdade e separá-la do erro. O homem que não consegue separar a verdade do erro é alguém que não se conservou em harmonia com o Espírito de Deus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Doutrinas de Salvação, vol. 1, pp. 323–324.

A espiritualidade nos proporciona a companhia do Espírito e quando a temos, não nos deixamos enganar. Ele prometeu: “E serei... vossa luz no deserto... enquanto seguirdes meus mandamentos” (1 Néfi 17:13). Agora, escutai: Quando fostes batizadas e confirmadas membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, recebestes o dom do Espírito Santo. Ele vos ajudará a identificar o bem e o mal, o certo e o errado, ensinando-vos e ajudando-vos a lembrar das lições aprendidas antes da vida nesta terra. Ele vos dará forças, consolo e paz. Nunca vos esqueçais de algo importante. Para terdes a companhia do Espírito Santo, precisais ser puras e, para isso deveis obedecer aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.106.

Estou convencido de que o Mestre não estava falando meramente de perfeição relativa quando disse: ‘Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus’. [Mateus 5:48] (…) Supõem que o Salvador estivesse sugerindo uma meta impossível de ser alcançada e assim zombando de nossos esforços para atingir essa perfeição? É impossível para nós aqui na mortalidade chegar a esse estado de perfeição mencionado pelo Mestre, mas nesta vida estabelecemos o alicerce sobre o qual edificaremos na eternidade. Portanto, precisamos certificar-nos de que nossas bases estejam assentadas firmemente na verdade, na retidão e na fé. A fim de atingirmos esta meta, precisamos guardar os mandamentos de Deus e ser fiéis até o fim de nossa vida mortal. E depois, do outro lado do véu, devemos persistir em retidão e sabedoria até nos tornarmos como nosso Pai Celestial. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 195.

O mais importante de todos os mandamentos do evangelho para vocês e para mim é aquele que no momento exige de nós o maior esforço e energia para ser cumprido. Cada um de nós deve avaliar suas necessidades e começar hoje a superar suas limitações, pois só assim teremos um lugar reservado no reino de nosso Pai.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 199.

Quando quebramos os mandamentos, prejudicamos a nós mesmos e a outras pessoas também. O erro costuma trazer tristeza, depressão, hostilidade e o afastamento do Senhor, caso não nos arrependamos. De fato, diminuímos nossa auto-estima, rebaixamos nosso papel como filhos e filhas de Deus e podemos até vir a distanciar-nos da realidade sublime de quem realmente somos!
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 188.

Onde existe segurança no mundo de hoje? Não se pode conquistar segurança por meio de tanques, armamentos, aviões e bombas atômicas. Só há um local de segurança, e é sob a influência do poder do Todo-Poderoso, concedido por Ele àqueles que guardarem Seus mandamentos e ouvirem Sua voz quando Ele falar pelos canais estabelecidos por Ele com esse fim. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 212.

Se Enoque, Abraão, Moisés e os filhos de Israel e todos os povos de Deus foram salvos pelo cumprimento dos mandamentos de Deus, nós, se acaso viermos a ser salvos, seremos salvos pelo mesmo princípio.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

Qualquer homem pode acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e ser feliz nessa crença mas ainda assim não obedecer a Seus mandamentos e ser condenado no final por desobediência às justas exigências do Senhor.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

Sejam virtuosos e puros; sejam homens íntegros e verdadeiros; guardem os mandamentos de Deus; então conseguirão compreender mais perfeitamente a diferença entre o certo e o errado — entre as coisas de Deus e as coisas do homem; e seu caminho será como o dos justos, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito [ver Provérbios 4:18].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

Nossas obras são o resultado de nossas escolhas. A melhor forma de se fazer boas escolhas é obedecer aos mandamentos de Deus. Sempre que seguimos os ensinamentos dos profetas, que nos guiam e ajudam a guardar os mandamentos, podemos fazer escolhas que nos prepararão para receber o dom da vida eterna.
Manual Básico da Mulher SUD – Parte B – Arbítrio e Responsabilidade, lição 02, p.16.

SER MEMBRO DA IGREJA APENAS NÃO SALVA – Nós não seremos salvos no reino de Deus somente por nossos nomes constarem nos registros da Igreja. Será preciso mais que isso. Nosso nome terá que estar inscrito no Livro da Vida do Cordeiro; esta é a prova de que guardamos os mandamentos. Toda alma que não guardar os mandamentos terá seu nome riscado desse livro. (3 Néfi 27:16-21; 2 Néfi 31:16-21; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20:12; 15; 21:27; 22:29.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.14.

O Bispo Presidente, H. David Burton, ensinou: “Uma [das] estratégias traiçoeiras [de Satanás] é enfraquecer progressivamente nossos sentidos quanto ao que é certo e errado. Satanás quer convencer-nos de que está na moda mentir e trapacear. Ele nos incentiva a ver coisas pornográficas, sugerindo que isso nos prepara para a realidade do mundo. Ele quer que acreditemos que a imoralidade é um modo de vida atraente, e que a obediência aos mandamentos do Pai Celestial está fora de moda. Satanás constantemente nos  bombardeia com propaganda enganosa, lindamente embalada e cuidadosamente disfarçada”. (A Liahona, julho de 1993, p. 48.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 24, p.137.

Os céus, às vezes, podem parecer distantes, mas as escrituras dão-nos esperança: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jeremias 29:13.
Contudo, buscar a Deus com todo o coração implica em muito mais do que simplesmente fazer uma oração ou proferir algumas palavras convidando Deus a estar presente em nossa vida. “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos.” I João 5:3; ver também II João 6.  Podemos fazer grande alarde do fato de conhecermos a Deus. Podemos proclamar publicamente que O amamos. No entanto, se não obedecermos a Ele, tudo será em vão, porque “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”. I João 2:4; ver também Isaías 29:13.
PRESIDENTE DIETER F. UCHTDORF – Segundo Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, Novembro de 2009, p.23.

O amor de Deus não suplanta Suas leis e Seus mandamentos, e a eficácia das leis e dos mandamentos de Deus não deprecia o propósito e a eficácia de Seu amor. O mesmo deveria ser verdade no que diz respeito ao amor e às regras paternos.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, p. 26.

Alguns parecem dar valor ao amor de Deus por esperarem que esse amor seja tão grande e tão incondicional que os dispensará misericordiosamente de obedecer a Suas leis. Ao contrário, os que compreendem o plano de Deus para Seus filhos, sabem que as leis Dele são invariáveis, e essa realidade é outra grande evidência de Seu amor por nós. A misericórdia não pode roubar a justiça, e aqueles que obtêm misericórdia são “os que guardaram o convênio e observaram o mandamento” (D&C 54:6).
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, pp. 26-27.

A finalidade dos mandamentos e das leis de Deus não muda para adaptar- se ao comportamento ou aos desejos dos outros. Se alguém acha que o amor de Deus ou dos pais por uma pessoa lhe concede a licença para desobedecer à lei, não entende nem o amor nem a lei. O Senhor declarou: “Aquilo que transgride uma lei e não obedece à lei, mas procura tornar-se uma lei para si mesmo e prefere permanecer no pecado, nele permanecendo inteiramente, não pode ser santificado por lei nem por misericórdia, justiça ou julgamento.
Portanto permanece imundo ainda” (D&C 88:35).
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, pp. 28.

NENHUM HOMEM PODE PAGAR SEU DÉBITO
(17-21) A Inobservância dos Mandamentos E uma Evidência da Falta de Gratidão pela Expiação.
"É impossível a fracos mortais, e todos somos. fracos, compreender plenamente a extensão do sofrimento do Filho de Deus, Não conseguimos imaginar o preço que ele teve de pagar... Entretanto, está ao nosso alcance saber e entender que a cruciante agonia de seu sacrifício nos trouxe as maiores bênçãos que poderiam ser concedidas. Além disso, somos capazes de compreender que esse sofrimento extremo - que estava muito acima do poder do homem mortal cumprir ou suportar - foi assumido por causa do grande amor que o Pai e o Filho tinham à humanidade.
Somos extremamente ingratos para com nosso Pai e seu amado Filho, quando nos recusamos a guardar os mandamentos em toda humildade com coração quebrantado e espírito contrito. A violação de qualquer mandamento divino é um ato de suma ingratidão, considerando tudo o que nos foi feito, por meio da expiação de nosso Salvador.
Nunca seremos capazes de saldar a dívida. O agradecimento de nosso coração deveria chegar a transbordar em amor e obediência por sua grande e compassiva misericórdia. Jamais deveríamos desapontá-lo pelo que ele nos fez. Ele nos comprou por bom preço, o preço de seu imenso sofrimento e sangue derramado em sacrifício na cruz.
Bem, ele nos pediu que guardássemos seus mandamentos. Ele diz que não são pesados e existem tantos de nós que não estamos dispostos a fazê-lo. Estou falando agora do povo da terra em geral. Não estamos dispostos a fazê-lo. Isto é, sem dúvida, ingratidão. Nós somos ingratos.
Todo membro da Igreja que viola o dia do Sábado, que não é honesto ao pagar o dízimo, que não guarda a Palavra de Sabedoria, que viola conscientemente qualquer dos outros mandamentos dados pelo Senhor, é ingrato para com o Filho de Deus, e sendo ingrato para com o Filho de Deus, é ingrato para com o Pai que o enviou.
Se nosso Salvador fez tanto por nós, como por tudo neste mundo, ousamos não querer acatar seus mandamentos que não são pesados, que não nos causam sofrimento algum, desde que apenas os guardemos? E contudo, as pessoas quebram a Palavra de Sabedoria; recusam-se a cumprir seus deveres como oficiais e membros na Igreja; muitas deixam de comparecer às reuniões que o Senhor lhes pede que prestigiem. Elas seguem seus próprios desejos, se estão em conflito com os mandamentos do Senhor.
Se entendêssemos nossa posição e amássemos o Senhor, nosso Deus, de todo o coração, toda a alma e de todo pensamento... guardaríamos seus mandamentos. Quando assim não fazemos, eu vos digo, meus irmãos e irmãs, demonstramos ingratidão para com Jesus Cristo." (Smith, Doutrinas de Salvação, vo1. I, pp. 142-144.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.160.





Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar