Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Alma II – O Filho

Mosias 25-28 – Renascimento: Um Processo Divino de Transformação
Antes de seu renascimento, Alma, o Filho, era descrito como "um homem malvado e idólatra" (Mosias 27:8). Embora não saibamos de que espécie de idolatria se tratava, ele era um apóstata. Mórmon disse que Alma era um “dos mais vis pecadores" (Mosias 28:4), e o próprio Alma afirmou haver desencaminhado muitas criaturas, evitando que fossem leais à igreja e a seus líderes, bem como a seu Redentor. Mórmon acusou-o de ser um lisonjeador, um homem de "muitas palavras". (Mosias 27:8.) Esta característica parece ser a marca registrada daqueles a quem Satanás induz a levar o povo à apostasia. Serém, Neor, Zeezrom (antes de sua conversão) e Corior desencaminharam muitas pessoas. (Ver Jacó 7:4; Alma 1:4, 5; 11:21; 30:12.) Não é um fato incomum, hoje em dia, encontramos pessoas que reúnem e defendem razões aparentemente lógicas e sensatas para explicar que não pode existir urna Segunda Vinda, ou que os profetas estão errados, ou como as escrituras não representam a realidade com exatidão. Como sintetizou Mórmon, elas procuravam "destruir a igreja de Deus”, tentando "desviar o povo do Senhor"; em resumo, estavam-se "rebelando contra Deus". (Mosias 27:10, 11.) Eles cometiam uma falta muito grave. Porém, como sabemos, graças às orações de um pai amoroso e de um povo fiel (ver Mosias 27:14), eles corrigiram seus caminhos. Nasceram de novo (Mosias 27:24-29). O acontecimento parece ser mais  dramático em virtude da terrível iniquidade que se achava envolvida, e porque um anjo lhes apareceu. Como você verá, o que houve com Alma, o Filho, deve acontecer a todos os que desejarem retomar ao caminho do Senhor,
Ao ler a respeito do renascimento de Alma, não cometa o erro de julgar que a experiência dele foi diferente do renascimento de qualquer outra pessoa em sua natureza essencial. Ela parece tão dramática, porque ele foi "resgatado” (Mosias 27:29) do profundo abismo de pecado a um elevado nível de retidão em tão curto período de tempo. Mas todos os passos necessários se acham ali representados. Ele cumpriu cada um deles, assim como você deve fazê-lo, se já não o fez.
Mas não se equivoque com o fato de haver sido o anjo um elemento catalisador no renascimento de Alma. Lembre-se de que Lamã e Lemuel também foram visitados por um anjo, e não se modificaram de modo algum. (Ver 1 Néfi 3:29-91.) Alma possuía, latentes dentro de si, as qualidades corretas. Reagiu positivamente e arrependeu-se. Passou pelo renascimento tão depressa em virtude da fé que possuía seu pai e por causa de sua grandeza potencial. Como Paulo, o Senhor requereu dele, dali por diante, uma devoção constante, e Alma sinceramente a prestou. Lembre-se, porém, de que você pode renascer, mesmo se tiver pecados graves, sem a aparição de anjos ou ameaças de destruição. Alma, o Pai, outrora fora um dos sacerdotes do rei Noé, os quais foram condenados por sua grande iniquidade. O único confronto que ele teve foi com as palavras de um corajoso profeta, e também ele transformou sua vida.
Na história da igreja, temos visto pessoas profundamente mergulhadas em iniquidade, serem abaladas com a palavra de Deus de muitas formas menos dramáticas, e ainda assim produzirem uma grande mudança de coração. A leitura fervorosa do Livro de Mórmon, ouvir o testemunho de um humilde missionário à porta de casa, e talvez ainda, nada mais que o digno exemplo de um obediente santo dos últimos dias - estas e outras coisas semelhantes têm levado milhares de pessoas a nascer de novo. Lembre-se disso ao estudar a experiência de Alma, o Filho, e dos filhos de Mosias. Tenha em conta que o que aconteceu a eles é muito mais significativo para você que as circunstâncias peculiares que originaram o fato. "E o Senhor disse-me: Não te admires de que a humanidade, sim, homens e mulheres, todas as nações, famílias, línguas e povos, tenham que nascer outra vez, sim, nascer de Deus, serem mudados de seu estado carnal e decaídos a um estado de justiça, e redimidos por Deus, tomando-se seus filhos e filhas; e tornaram-se, assim, novas criaturas; e, se assim não fizerem, não poderão de modo algum herdar o reino de Deus." (Mosias 27:25, 26.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.199.

(33-8) Alma 45:17-19. Alma (o filho) foi Transladado?
De acordo com o Profeta Joseph Smith, "os corpos que foram transladados estão designados para missões futuras". (Ensinamentos, p. 186.) Isto é, alguns homens mortais passam por uma transformação que os capacita a viverem na carne além do tempo designado para um ser humano morrer, a fim de realizarem importantes obras para o Senhor. Alguns exemplos conhecidos são os Três Nefitas e João, o Revelador. (Ver 3 Néfi 28; D&C 7.) O mesmo aconteceu a Moisés e Elias.
"Houve diversos profetas importantes aos quais foi concedido o privilégio de permanecerem na terra. João, o Revelador foi um deles, e na seção sete de Doutrina e Convênios, encontramos um registro desse fato. Elias, evidentemente, foi outro, pois nenhuma alma viva poderia ter recebido a ressurreição senão depois que o Redentor tivesse aberto as sepulturas. As escrituras inferem que Moisés foi transladado, bem como Alma...
É bastante razoável acreditarmos que Moisés e Alma, assim corno Elias e João, foram. transladados para realizarem alguma obra que o Senhor lhes havia reservado para uma época futura." (Joseph Fielding Smith, Answers to Cospel Questions, 5:38.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.329.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar