Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Responsabilidade

O Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios destinam-se, ambos, como revelações do Deus de Israel, a congregar e preparar seu povo para a segunda vinda do Senhor.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 1991 p.27.

Pilatos tentou lavar as mãos, isentando-se da responsabilidade de defender Jesus ou pelo menos de fazer valer a justiça. Disse ao populacho agitado: “De fato nada achei contra Ele...” Entretanto, permitiu que o Mestre fosse açoitado, que os soldados o ferissem com a coroa de espinhos, que o ridicularizassem, que o vestissem com um manto vermelho, que o golpeassem e zombassem Dele. Qual a atitude da água que estava naquela bacia? Como Pilatos poderia eximir-se da responsabilidade da crucificação lavando publicamente as mãos ou anunciando: “Estou inocente do sangue deste, fique o caso convosco!”? (Mateus 27:24).
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.101.

Mesmo que eu possuísse milhões de dólares em propriedades e dinheiro, isso não me escusaria de desempenhar o trabalho relativo ao meu chamado, desde que tivesse energia e habilidade, da mesma forma que o homem mais pobre que existir nesta comunidade. Quanto mais formos abençoados com abastança, mais responsabilidade receberemos em idêntica proporção; quanto mais recebermos sabedoria e habilidade, mais teremos necessidade de usá-las para propagar a retidão, vencer o pecado e a miséria e aprimorar a condição da humanidade. O homem que só possui um talento, e o que tem cinco, tem responsabilidades equivalentes ao que receberam. Se temos uma quantidade fabulosa de recursos, temos a mesma proporção de responsabilidade.  Se temos uma eternidade de conhecimento, teremos uma eternidade de negócios a tratar, nos quais poderemos usar cada partícula de conhecimento que nos houver sido dispensada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.315.

O equilíbrio é a chave para nós em nossas sagradas e solenes responsabilidades em nosso próprio lar e em nossos chamados na Igreja.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, Junho 2006, p.71.

Um dos mais sérios defeitos humanos em todas as épocas é a procrastinação, a má-vontade em aceitar responsabilidades pessoais agora. Os homens vieram à terra cônscios de que deveriam obter instrução e desenvolvimento, além de se aperfeiçoarem, porém, muitos se deixaram afastar do caminho, tornando-se meramente “rachadores de lenha e tiradores de água,” escravos da indolência mental e espiritual e da perseguição aos prazeres mundanos.
Há inclusive muitos membros da Igreja que são negligentes e descuidados e que sempre estão procrastinando. Eles vivem o Evangelho irregularmente, sem qualquer seriedade; já cumpriram certos requisitos mas não são valentes. Não cometem pecados capitais, porém, não fazem as coisas que lhes são exigidas – tais como pagar o dízimo, viver a Palavra de Sabedoria, fazer orações familiares, jejuar, assistir às reuniões, servir. Talvez não considerem essas omissões como pecados, entretanto, são desses tipos de imperfeições que as cinco tolas virgens da parábola de Jesus foram provavelmente culpadas. As dez virgens pertenciam ao reino e tinham todo direto às bênçãos – contudo cinco delas não foram valentes e não estavam prontas para quando o grande dia chegou. Estavam despreparadas porque não viviam todos os mandamentos. Ficaram amargamente desapontadas por serem excluídas das bodas – como acontecerá com os que, em nossos dias, são negligentes nas coisas do Evangelho.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão, p.19.

Não podeis quebrar ou destruir a vontade. Ela é influenciada e controlada em maior ou menor grau, pelo mal que foi semeado na carne, mas não no espírito, até que o corpo tenha crescido até alcançar a época da responsabilidade; então, se demos ouvidos ao mal, ele começará a governar e dominar o espírito que Deus colocou dentro do homem.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.65.

Devo dizer umas palavras aos nossos fiéis e devotados bispos. Reli há pouco tempo no Manual de Liderança do Sacerdócio de Melquisedeque quais são as responsabilidades do bispo. São responsabilidades pesadas e que. Freqüentemente, exigem muito. Alguns deveres não podem ser delegados pelo bispo, outros podem e devem ser cumpridos pelos seus conselheiros, pelos pais, mestres familiares e líderes do quórum. Há muitos anos, o Presidente Harold B. Lee ensinou-nos um significado mais amplo da orientação do Senhor: “(...) Que todo homem permaneça no seu próprio ofício, e trabalhe no seu próprio chamado (...)”. Ele declarou: “(...) É responsabilidade daqueles entre nós que lideram permitir que todo homem tenha a oportunidade de aprender seu dever (...). Não estaremos sendo úteis se assumirmos as responsabilidades que pertencem a outra pessoa”. Essa compreensão mais completa também significa que os oficiais que presidem a Igreja devem ter cuidado para não usurparem as responsabilidades e deveres daqueles a quem presidem.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona Julho de 1997, pp. 48.

O verdadeiro perigo em não aceitar a responsabilidade por nossas ações é que, a menos que o façamos, jamais conseguiremos entrar no caminho estreito e apertado.
ÉLDER F. BURTON HOWAR – A Liahona julho de 1991,  p.14.

Proponho que meus conselheiros e companheiros Presidentes na Primeira Presidência dividam comigo a responsabilidade de todas as minhas ações neste cargo. Não tenciono ser o líder absoluto e agir como me aprouver, mas pretendo fazer como eu e meus irmãos concordamos e de acordo com as manifestações do Espírito do Senhor. Eu sempre acreditei, e realmente acredito e creio que sempre acreditarei, que é errado um homem exercer toda a autoridade e poder da presidência na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não ouso assumir tal responsabilidade e não assumirei, enquanto tiver homens como estes ao meu lado para aconselhar-me nos trabalhos que temos de realizar e na execução de tudo aquilo que levará à paz, progresso e felicidade do povo de Deus e da edificação de Sião.
Se em qualquer momento meus irmãos do Apostolado virem em mim a tendência de afastar-me desse princípio ou perceberem que me estou esquecendo de minha parte neste convênio que faço hoje perante este corpo do Sacerdócio, peço-lhes, em nome do Pai, que me procurem, como meus irmãos, como conselheiros no Sacerdócio, como vigias nas torres de Sião, e lembre-me desse convênio e dessa promessa que fiz aos membros da Igreja nesta conferência geral.
O Senhor nunca pretendeu que um homem tivesse todo o poder e, por essa razão, estabeleceu na Sua Igreja: Presidentes, Apóstolos, Sumo Sacerdotes, Setentas, Élderes e os vários ofícios do Sacerdócio Menor, todos eles essenciais em sua ordem e lugar de acordo com a autoridade que lhes foi conferida. (Conference Report, - Relatório da Conferência – outubro - novembro 1901, p.81)
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – Citado por PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, p.06.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar