Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Armazenamento

Irmãos, desejo que aprendam. É bem verdade que já aprenderam bastante; porém, aprendam ainda mais. Aprendam a sustentar-se, armazenem cereais e farinha, poupem para a época de escassez. Irmãs, não peçam a seu marido que venda a última saca de cereais que possuem, a fim de comprar-lhes algo nas lojas. Em vez disso, ajudem seu marido a armazená-la para um dia de necessidade e sempre tenham provisões disponíveis para um ou dois anos. (DBY, p. 293)
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 31, p.231.

O Senhor exortou Seu povo a precaver-se contra épocas difíceis e a armazenar para emergências artigos de primeira necessidade suficientes para durar um ano ou mais, a fim de que quando houver enchentes, terremotos, fome, furacões e outras calamidades da vida, a família tenha sustento durante os períodos difíceis.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.131-132.

Incentivamos as famílias a terem em casa o armazenamento para um ano; e repetimo-lo sem cessar, bem como a escritura em que o Senhor indagou: “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” [Lucas 6:46]. Seria em vão pormos a pretensa espiritualidade em ação e invocarmos o Senhor com Seus nomes imponentes sem fazermos o que Ele nos manda.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.132.

Ao tornarmo-nos mais prósperos e aumentarmos nossa conta bancária, passamos a ter uma sensação de segurança e a achar que não precisamos do armazenamento incentivado pelas autoridades gerais. (...) Devemos lembrar que as condições podem mudar e que os artigos armazenados suficientes para um ano podem vir a ser de grande utilidade para nós ou outras pessoas. Assim, convém-nos dar ouvidos aos conselhos que recebemos e segui-los explicitamente.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.132-133.

Façam tudo a seu alcance (…) para que haja alimento em seu lar e aconselhem seus vizinhos e amigos a fazerem o mesmo, pois alguém teve a visão de que isso seria necessário, e o será no futuro, assim como no passado já salvou nosso povo.
Mas não sejamos imprudentes, achando que a bonança de hoje exclui a possibilidade de tormentas amanhã. O Senhor mostrou-nos por revelação algumas coisas que nos esperam, e estamos vivendo numa época em que o cumprimento dessas profecias está próximo. Ainda que por vezes nos assustemos, não há nada que esteja acontecendo hoje que já não tenha sido previsto pelos profetas. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p. 172.

Imagine-se entrando no mercado perto de sua casa, e lá descobrindo que muitos alimentos normalmente consumidos por você estão tão caros que você não pode comprá-los. Nos Estados Unidos e em outras nações desenvolvidas, a agricultura em grande escala tem tido tanto sucesso, que muitas de nós confiamos em pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância para fornecer nosso alimento. Em apenas algumas ocasiões, uma greve de caminhoneiros ou uma seca, abalam nossa segurança. Condições não previstas em muitas partes do mundo podem causar escassez dos alimentos de que necessitamos. Fomos aconselhadas, porém, a sermos autossuficientes, na medida do possível, não importa quais sejam as nossas circunstâncias, e apesar dos problemas que possam surgir.
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.227.

Os profetas nos têm instruídos repetidamente a armazenarmos suprimentos para um ano, pelo menos, a fim de nos manter. O Presidente J. Reuben Clark, Jr. Disse: “Que casa chefe de família providencie para que, em sua casa, haja suficiente provisão de alimentos, roupas e combustível para um ano, pelo menos”
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.227.

O Presidente Ezra Taft Benson fez uma advertência que leva as donas-de-casa SUD a pensar: “A revelação para armazenar mantimentos pode ser tão essencial para nossa salvação temporal hoje, como entrar na arca o foi para o povo nos dias de Noé” (Siga os Irmãos, lição 17.)
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.227.

Pais, outro aspecto vital para se suprir as necessidades matérias da família é a reserva que deveis fazer para casos de emergência. A preparação familiar é um princípio de bem-estar há muito estabelecido. E hoje ainda é mais urgente.
Pergunto-vos seriamente, tendes uma reserva de mantimentos, roupas e, se possível, combustível suficiente para um ano, para vossa família? A revelação de produzir e estocar mantimentos poderá ser tão essencial para nosso bem-estar temporal hoje, como foi entrar na arca para o povo nos dias de Noé.” (“Aos Pais em Israel”. A Liahona, janeiro de 1988, p.51.)
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 29, p.96.

O conselho de termos uma reserva suficiente de víveres básicos, roupas e outras utilidades foi dado cinqüenta anos atrás, e desde essa época, tem sido repetido muitas vezes. Todo pai e mãe são os almoxarifes da família, devendo estocar tudo quanto seus familiares gostariam de ter em caso de emergência. Quase ninguém pode dar-se ao luxo de armazenar coisas dispensáveis. Entretanto, podemos armazenar alimentos básicos para nos manter vivos em caso de emergência. (A Liahona, julho de 1986.)
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 29, p.96.

Alem de armazenarmos o necessário para sobreviver em tempos de escassez, devemos aprender a produzir alimentos, o que é tão importante quanto o armazenamento doméstico. O Presidente Marion G. Romney afirmou: “Disse-vos... que veremos o dia em que viveremos daquilo que produzirmos”.
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY - Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 29, p.96.

O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Desenvolvei vossas habilidades quanto à conservação e armazenamento de gêneros. Reafirmamos a constante recomendação da Igreja de adquirir e manter suprimentos suficientes para um ano – suprimento de produtos básicos para nossa sobrevivência.” (“Preparação Familiar”, A Liahona, agosto de 1976, p.113.)
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.227-228.

Quando ainda apóstolo, o Élder Harold B. Lee, em uma reunião agrícola de bem-estar, a 1º de outubro de 1966, deu este conselho, que ainda se aplica a nós: “Talvez, se não pensarmos em suprimentos para um ano, em termos do que usamos comumente, mas em termos do necessário para a sobrevivência, no caso de nos faltar o essencial para a alimentação, será bem mais fácil acumular provisões para um ano. E, se pensarmos nesse tipo de suprimento anual, em vez de nos preocuparmos em armazenar tudo quanto estamos acostumados a comer, o que em muitos casos é inteiramente impossível para uma família média, acho que nos aproximaremos do que o Presidente Clark nos aconselhou em 1937.”
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.228.

Nosso programa de armazenamento deve começar pelos artigos básicos que nos manterão vivos numa emergência. Uma vez estocados esses elementos básicos, poderemos pensar na armazenagem de outros alimentos a que nossa família esteja acostumada a utilizar para a alimentação.
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.228.

Devemos considerar também certa reserva de água. Cada pessoa necessita de aproximadamente 54 litros em duas semanas, 27 litros para beber e 27 litros para outros usos. A água pode ser armazenada em frascos plásticos, acrescentando-se hipoclorito de sódio (cloro), caso sua pureza seja duvidosa (em geral adiciona-se meia colher das de chá para cada vinte litros, se a água estiver limpa, e uma colher, caso esteja turva. Não se deve usar recipientes plásticos que se deteriorem, como muitos recipientes plásticos para leite, que vazam com o tempo).
Pode-se também armazenar água esterilizada. (Ferver a água durante um a três minutos e despejar em recipientes quentes, esterilizados, fechados com tampas esterilizadas, ou esterilizar frascos com água em banho-maria: vinte minutos para frascos de um litro, e vinte e cinco minutos para frascos de dois litros.)
Como na maioria dos casos é impraticável armazenar água para um ano, convém estocar produtos para sua esterilização.
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.229.

Podemos usar os alimentos que armazenamos na dieta diária de nossa família, pois assim nos acostumamos a comer os alimentos armazenados e fica mais fácil aceitá-los em casos de emergência.
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.229.

Além da provisão de gêneros alimentícios básicos, há outras coisas a considerar. Se possível, uma reserva de combustível, como carvão, óleo ou lenha deve fazer parte do plano de armazenamento. Nas lojas encontram-se diversos tipos de fogareiros, geralmente portáteis. É prudente escolher aqueles que, em uma emergência, sirvam tanto para cozinhar como para aquecer o ambiente. Artigos para primeiros socorros, materiais de limpeza e fósforos podem ser considerados. Deve ser incluída uma reserva de roupas de cama.
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.230.

O Presidente Ezra Taft Benson aconselhou sabiamente: “Gostaria de adicionar que não precisais endividar-vos para fazer vosso armazenamento. Ele pode ser planejado da mesma forma que fazemos poupança. Separai um pouquinho de vosso salário mensal (...) Fazei do armazenamento uma parte de vosso orçamento (...) Insistimos que façais isso de todo o coração e que o façais agora.” (Preparai-vos para os Dias de Tribulação”, A Liahona, março de 1981, p. 47.)
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.230.

Em 1976, o Bispo Vaughn J. Featherstone mencionou três passos para a aquisição de suprimentos para um ano. Primeiro, disse: “Começai fazendo um inventário, um levantamento de todas as vossas reservas (...) Em segundo lugar, decidi o que é necessário para que vossas reservas atuais atinjam o nível de suprimento para um ano. Depois, fazei uma lista e elaborai um plano (...) O terceiro passo é estabelecer uma data limite para atingir essa meta.” Ele sugeriu o período de um ano. (“Armazenamento de Gêneros Alimentícios”, A Liahona, agosto de 1976, p. 105.)
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.231.

Nossos líderes nos têm aconselhado a armazenarmos mantimentos para um ano, a fim de nos tornarmos autossuficientes e independentes. Nunca nos foi dito exatamente o que armazenar. Cada pessoa e cada família deve avaliar e estabelecer seu próprio programa de armazenamento. Devemos nos lembrar de que Noé preparou a arca antes que viesse o dilúvio, e ele e sua família sobreviveram. Aqueles que esperaram o dilúvio começar, para agir, viram que já era muito tarde.
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 3 – Administração do Lar – Tornar-se Auto-Suficiente – Lição 5 – pp.231.

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “A revelação de produzir e estocar mantimentos poderá ser tão essencial para nosso bem-estar temporal hoje, como foi entrar na arca para o povo nos dias de Noé”. (A Liahona, janeiro de 1988, p. 51.)
O Élder W. Don Ladd ensinou: “Quando começa a chover, já é tarde demais para que comecemos a construir a arca. (...) Precisamos dar ouvidos aos porta-vozes do Senhor. Temos que seguir adiante calmamente e prepararmo-nos para o que, com certeza, está para vir. Não é necessário entrarmos em pânico ou termos medo, pois se estivermos preparados, espiritual e materialmente, nós e nossa família sobreviveremos a qualquer dilúvio. Nossa arca flutuará num mar de fé, se nossas obras nos estiverem preparando para o futuro com firmeza e segurança”. (A Liahona, janeiro de 1995, pp. 29, 30.)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 6,  p.24.

O Élder L. Tom Perry ensinou:
“Assim como é importante nos prepararmos espiritualmente, precisamos também nos preparar para as necessidades materiais. (...) Durante anos temos sido instruídos a preencher pelo menos quatro requisitos, ao nos prepararmos para o que está para vir.
Primeiro, adquira uma instrução adequada. Aprenda um ofício ou profissão que o capacite a conseguir emprego estável, com remuneração suficiente para cuidar de si e de sua família. (...)
Segundo, viva estritamente dentro de sua renda e economize um pouco para os imprevistos. Incorpore em sua vida a disciplina de fazer um orçamento para aquilo com que o Senhor o abençoou. Com a mesma regularidade que paga o dízimo, separe também uma quantia para futuras necessidades da família. (...)
Terceiro, evite dívidas excessivas. Contrair dívidas necessárias, só mesmo depois de cuidadosa e séria oração, e após receber a melhor orientação possível. Precisamos ter disciplina para permanecer dentro de nossas possibilidades. (...)
Quarto, compre e armazene alimentos e suprimentos que sustenham a vida. Consiga roupas e abra uma caderneta de poupança que possa ser aumentada de forma sensata e bem planejada, a fim de ser de utilidade em casos de emergência. Temos sido ensinados, desde que tenho lembrança, a preparar-nos para o futuro e a manter o suprimento necessário para um ano. Acho que os anos de fartura nos fizeram quase universalmente esquecer esse conselho. Creio que terminou o tempo de negligenciar essas instruções. Com o que vem acontecendo no mundo de hoje, elas precisam ser consideradas com muita seriedade”. (A Liahona, janeiro de 1996, pp. 39–40)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 12,  p.54.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar