Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Aprender

O objetivo que temos nesta existência é aprender, e só podemos fazer isso um pouco de cada vez.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.87.

Podemos estudar e acrescentar conhecimento ao conhecimento, desde a época em que recebemos a capacidade de conhecer alguma coisa até o momento em que descermos à sepultura. Se desfrutarmos de corpos sadios, para não sobrecarregarmos e esgotarmos as funções da mente, não há limite para que o homem possa aprender. Isto se compara a nossa situação no que tange às coisas celestiais.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.93.

Aproximando-se de Sócrates, um jovem pediu-lhe que fosse seu tutor e lhe ensinasse o que sabia. Sócrates levou o jovem para a praia e mandou que entrasse na água. Mergulhou-lhe então a cabeça na água por bastante tempo. O jovem procurou libertar-se, acabou emergindo quase sem fôlego e quis saber o motivo daquele ato tão injustificado. O grande Sócrates respondeu-lhe: “Quando, tiveres tanto desejo de aprender quanto de respirar, só então poderei ensinar-te o que queres saber.” A fim de entendermos o Evangelho de Jesus Cristo, precisamos ter primeiro o forte desejo de aprender e disposição de estudar.
ÉLDER ROYDEN G. DERRICK – Do Primeiro Quórum dos Setentas - A Liahona julho/1989 p.83,84.

O Senhor exige que O busquemos com humildade no coração, que nos arrependamos de nossos pecados e que continuemos a fazer o melhor que pudermos. Quando cometermos erros, devemos aprender com eles e nos esforçar para não repeti-los. Se assim o fizermos, iremos nos tornar mais semelhantes a Cristo, mais homens e mulheres de Deus.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN – A Liahona agosto de 2004, p.21.

A ordem e a autodisciplina são essenciais para o aprendizado. Podemos desfrutar melhor essas bênçãos quando amamos uns aos outros e temos o desejo de ajudar-nos mutuamente a crescer. O Espírito acompanha-nos de forma mais intensa. As interrupções ocorrem com menos freqüência.
Como professores, há muito o que podemos fazer para criar uma atmosfera propícia ao aprendizado. Cabe a nós também mostrar às pessoas como contribuir para um ambiente dessa natureza. Assim, ensinamo-las a serem melhores discípulos do Salvador e nós próprios nos tornamos seguidores.
Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 75.

As revelações de Jesus Cristo ensinam-nos que o Salvador nasceu na carne, e o Pai disse que não Lhe conferiu a plenitude no início, mas Jesus seguiu de graça em graça até receber a plenitude e ser chamado de Filho de Deus, pois não recebeu a plenitude no princípio. [Ver D&C 93:12–14.] Nós, da mesma forma, devemos buscar de toda a alma crescer em graça, luz e verdade, para que no devido tempo recebamos a plenitude. [Ver D&C 93:20.]
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.61.

Examinemos a história da Igreja, desde seu começo, e teremos provado que não podemos receber tudo o que Deus tem reservado para nós. Provamos aos céus e a nós mesmos que não temos a capacidade receber tudo o que o Senhor tem para nós, e que não temos ainda a disposição de receber tudo o que Ele nos tem reservado. Podeis entender que há uma época em que podeis receber, e outra em que não podeis receber, uma época em que não existe disposição alguma em vossos corações para que isso aconteça? O coração do homem estará fechado, sua disposição será contrária a isto ou aquilo que temos a oportunidade receber. O Senhor tem uma abundância de ensinamentos reservados para seu povo, se este estiver disposto a recebê-los.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.92.

Se um homem pudesse chegar a um ponto em que houvesse um término à propagação da vida – um ponto em que ele não mais pudesse desenvolver-se, não progredir mais, diríamos naturalmente que começou a retroceder nesse mesmo ponto. E ainda, quando ele tiver alcançado o auge do conhecimento, sabedoria e poder, é o ponto em que começa a perder terreno; suas habilidades naturais começarão a diminuir, e tudo o que havia conhecido cai no caos do esquecimento. Da maneira natural que compreendemos, é a essa conclusão que devemos chegar se for verdade que existe um fim ao desenvolvimento da vida e à aquisição de conhecimento.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.94.

O Presidente John Taylor, que foi o terceiro Presidente da Igreja, disse: “Deveríamos expandir a nossa educação e conhecimento em todas as áreas; cultivar o gosto literário; quem tem talento para literatura e ciência deveria desenvolvê-lo e todos deveriam desenvolver os dons que Deus lhes deu. (…) Se houver qualquer coisa boa e louvável na religião, moral, ciência ou qualquer coisa arquitetada para elevar e enobrecer o homem, nós a procuraremos. Queremos empenhar-nos ao máximo em conseguir conhecimento; o conhecimento que emana de Deus”.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.128-129.

Enquanto fazia parte do Quórum dos Doze Apóstolos, o Élder Gordon B. Hinckley fez um discurso em que citou a ordem do Salvador “aprendei de mim”. (Mateus 11:29) Depois, disse: “Sugiro que vocês sigam essa ordem do Filho de Deus. Aprendam Dele com toda a sua capacidade de aprendizado. Com toda a sua capacidade de estudo, empenhem-se em aprender com o Mestre. Esse conhecimento será um excelente complemento do treinamento secular que receberem e fará com que sua vida e caráter sejam completos, como
nada mais faria”.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.129.

O Presidente Brigham Young ensinou: “Nossa formação deveria ser tal que expandisse nossa mente e nos qualificasse de modo a sermos mais úteis; mais úteis à família humana”.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.130.

O Presidente Ezra Taft Benson, quando era do Quórum dos Doze, ensinou: “Atualmente, com os muitos livros que há ao nosso alcance, o que distingue as pessoas verdadeiramente educadas é saber o que deixar de ler. (…) Leiam somente os melhores livros. A mãe de John Wesley aconselhou-o: ‘Abstenha-se de tudo o que mine seu raciocínio, prejudique a delicadeza de sua consciência, obscureça sua ideia de Deus, roube-lhe o entusiasmo pelas coisas espirituais, (…) [e] faça com que aumente o controle do corpo sobre a mente’”.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.130-131.

O Presidente Wilford Woodruff deu o seguinte conselho: “Não fiquem desanimados por não conseguirem aprender tudo de uma vez. Aprendam uma coisa de cada vez, aprendam bem e entesourem o conhecimento, depois, aprendam outra verdade e entesourem-na e, em alguns anos, terão uma vasta reserva de conhecimento útil que será uma grande bênção para vocês e para seus filhos, bem como para os seus semelhantes”.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.133.

Existem duas partes em vossa natureza: o corpo temporal nascido de pais mortais e o espírito imortal dentro dele. Sois filho ou filha de Deus.
Fisicamente, podeis ver com os olhos, escutar com os ouvidos, tocar, sentir e aprender. Por meio da inteligência, aprendestes a maior parte das coisas que sabeis sobre o mundo em que vivemos.
Se aprenderdes apenas com a razão, nunca compreendereis o Espírito nem como Ele age, não importando o quanto aprendais a respeito de outras coisas.
As escrituras ensinam que “os grandes [nem sempre] são sábios”. Espiritualmente podeis “não saber nem saber que não sabeis” e “[aprender] sempre, e nunca chegar ao conhecimento da verdade”.
O espírito e a inteligência aprendem de modo diferente.
Élder Boyd K. Packer - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.

O Élder Boyd K. Packer afirmou: “Logo depois de ser chamado como Autoridade Geral, procurei o Élder Harold B. Lee para me aconselhar. Ele ouviu o meu problema atenciosamente e sugeriu que eu falasse com o Presidente David O. McKay. O Presidente McKay aconselhou-me quanto ao que deveria fazer. Eu estava muito disposto a ser obediente mas não via forma alguma de seguir seu conselho. Voltei a falar com o Élder Lee e disse-lhe que não via forma alguma de seguir o caminho que me fora indicado. Ele disse: ‘O seu problema é que você quer ver o fim antes do começo’. Respondi que gostaria de ver pelo menos uma etapa ou duas à frente. Aí recebi a maior lição da minha vida: ‘Você precisa aprender a caminhar na penumbra e depois dar alguns passos na escuridão; então a luz aparecerá e lhe mostrará o caminho a sua frente’.” [“The Edge of the Light” (A Penumbra), BYU Today, março de 1991, p. 22–23.]
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 18,  p.84.















Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar