Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Ester

Tamanha era a beleza de Ester, que conseguiu atrair e reter a atenção de um imperador oriental acostumado a viver cercado de beleza. Seus encantos físicos aliavam-se a dotes espirituais que mostravam ter ela também beleza interior. Suas virtudes eram lealdade, amor e dedicação. Submissa, porem corajosa, complacente porem fiel, conseguiu obstar os intentos de homens ímpios decididos a destruir o seu povo. Na verdade, ela salvou o povo do convênio do Senhor da tencionada extinção.
A história de Ester é sagrada para os judeus e motivadora para todos em vista de sua valente defesa de suas convicções e de seu povo. No idioma persa, seu nome significa “uma estrela”; os muitos sentidos deste símbolo são mais que apropriados.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.329.

Ester 4:1-17 – Ester fora preordenada?
“O povo judeu do império sofreu um profundo choque ao saber da terrível notícia. E a Ester coube um fardo duplo: primeiro, a triste notícia da proclamação de morte de seu povo; e ainda, o desafio de arriscar a própria vida tentando impedir a calamidade geral.
Um indício da religiosidade dos principais personagens dessa história encontra-se nas palavras desafiadoras de Mardoqueu a Ester: ‘Quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?’ deixando aparentemente implícito um propósito e onisciente Providência, mesmo não sendo Deus explicitamente mencionado neste trecho ou no resto do livro.” (Ellis T. Rasmussen, An Introduction to the Old Testament and Its Teachings, 2:116.)
Em outras palavras, Mardoqueu diz a Ester que possivelmente foi levantada naquele tempo para esse exato propósito. Está implícito também que a beleza de Ester foi um dom de Deus para colocá-la numa posição em que pudesse conseguir as boas-graças do rei e salvar seu povo.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.330.

Ester quer dizer “estrela” em idioma persa. Que nome mais apropriado para uma mulher que possivelmente esteve presente “quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos (e filhas) de Deus rejubilavam”! (Jó 38:7.) Embora o texto não mencione nenhuma preordenação ou chamado de Ester, a pergunta de Mardoqueu: “Quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4:14), sugere que ela veio ao mundo para salvar o povo do convênio do Senhor.
Diz F. M. Bareham:
“Achamos que Deus só pode manobrar seu mundo com grandes batalhões, quando o tempo todo o faz com lindos bebês.
“Quando um erro necessita de correção, ou uma verdade precisa ser pregada, ou um continente está à espera de descoberta, Deus manda ao mundo um bebê.” (Spencer W. Kimball, Faith Precedes the Miracle, p. 323.)
E quanto a você? Já parou para pensar o que talvez implique a sua preordenação? Considere estes pensamentos do Élder Bruce R. McConkie: “Estamos bastante cientes de que Joseph Smith e Jeremias, os apóstolos e profetas, os sábios, os bons, os grandes, foram preordenados a determinados ministérios. Mas isto é apenas uma parte da doutrina da preordenação. A grandiosidade e glória da preordenação é que toda a Casa de Israel foi preordenada; que milhões e mais milhões – relativamente poucos comparados à total hoste pré-mortal – mas milhões de pessoas, foram preordenadas.” (Making Our Calling and Election Sure, Brigham Young University Speeches of the Year, Provo, 25 de março 1969, p. 6.)
Pode bem ser que nosso chamado não seja salvar um povo, ou mesmo dirigir algum. Uma coisa, porém, é certa: você não está aqui por acaso, mas por desígnio. Se quiser, tem um papel a desempenhar na edificação do reino que acabará produzindo Sião e preparando a segunda vinda de Cristo.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.332.

A situação de Mardoqueu se parece sob certos aspectos à do moderno seguidor de Cristo. Para Mardoqueu, Babilônia era uma realidade física; era forçado a trabalhar numa sociedade estranha a ele. Hoje, o mundo ou Babilônia é uma realidade espiritual. Os padrões do mundo moderno vão-se afastando cada vez mais dos valores adotados pelos discípulos do Salvador. O desafio é conservar esses valores intactos e, mesmo assim, encontrar meios, como fez Mardoqueu, de ser útil tanto à sociedade como a Cristo. Mardoqueu não teria conseguido o que conseguiu, rebaixando os padrões. Por estar preparado e disposto a envolver-se, acabou tornando-se primeiro ministro do rei.
“Em Doutrina e Convênios, o Senhor manda que nos engajemos ansiosamente em boas causas. Temos que ser seletivos no que procuramos fazer em termos de colaboração comunitária e cívica. Mas ele sugere também que devemos devotar uma parte de nosso tempo e talento a essas coisas, pois elas contam nas escalas de ação como Deus as vê.
“O mundo está cheio de modismos, repleto de causas vãs ou que levam a becos sem saídas. Cabe-nos, portanto, ser sábios na escolha de boas causas, usando as escrituras e profecias modernas como nossos guias.
“Em seu livro Gift from the Sea, diz Anne Morrow Lindbergh: ‘Minha vida não pode traduzir em ação todos os pedidos de todas as pessoas às quais meu coração responde. ’ Vocês se preocuparão com mais coisas do que podem fazer algo a respeito. A escolha sábia de causas é uma das mais elevadas formas existentes de se usar o livre arbítrio; e na verdade, uma das maneiras de Deus por à prova nossa sabedoria e capacidade amar.” (Neal A. Maxwell, discurso proferido na Conferência de Jovens adultos de Catalina, 23 de Outubro de 1972.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.332.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar