Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Eli - Sacerdote do Templo - VT

I Samuel 2:13-36. Se os Sacerdotes Tinham o Direito de Receber uma Porção de Certos Sacrifícios, Então Por Que os Filhos de Eli Foram Castigados?
“Dos animais sacrificados, a parte que legalmente cabia ao sacerdote como sua porção, eram a espádua direita e a carne do peito, das ofertas alçadas e movidas, respectivamente, e ele só deveria receber estes pedaços depois que as gorduras do sacrifício fossem queimadas sobre o altar (veja Levítico 7:30-34). O fato de haverem tomado a carne e assado-a antes da oferta ter sido feita, constitui-se num crime equivalente ao roubo a Deus... Além disso, os sacerdotes não podiam reclamar par si parte alguma da carne que o ofertante cozinhava para a refeição sacrificial, depois de queimar as gorduras sobre o altar e entregar-lhes as partes que lhes pertenciam. E isto tudo, sem mencionar que retiravam à força a carne da panela enquanto estava sendo cozida (veja I Samuel 2:12-17). Semelhante conduta da parte dos mancebos (servos dos sacerdotes), era um grande pecado à vista de Deus, pois assim traziam desdém sobre o sacrifício do Senhor.” (Keil and Delitzsch, Commentary, 2:2:35-36.)
O mau exemplo dos sacerdotes fez com que outros de Israel desprezassem “a oferta do Senhor” (vers. 17). Mas isso não foi tudo. Os filhos de Eli seduziam mulheres e com elas praticavam adultério na própria porta do tabernáculo, evidentemente usando imprópriadamente seu oficio de sacerdote para atrair as mulheres (veja o vers. 22). De acordo com a lei mosaica, a desobediência voluntária à autoridade paterna era punida com a morte, e os pais estavam obrigados a providenciar que o castigo fosse aplicado (veja a Leitura 20-9). Hofni e Finéias aumentaram ainda mais seus pecados já tão graves, desobedecendo a seu pai, e Eli foi negligente em sua responsabilidade paterna, bem como em seu ofício de sacerdote presidente. Embora tenha repreendido a seus filhos, não tomou providência alguma no sentido de corrigir a abominação que existia em sua família e no tabernáculo. Por esta razão, “veio um homem de Deus” a Eli (algum profeta cujo nome não foi mencionado), e pronunciou uma maldição sobre sua casa, porque “honras a teus filhos mais do que a mim” (vers. 27, 29). Isto quer dizer que Eli considerava seu relacionamento com seus filhos mais importante que o que mantinha com Deus.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.268.

I SAMUEL 2:27-29 – A MALDIÇÃO PROFERIDA SOBRE A CASA DE ELI
27 – E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?
28 – E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
29 – Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?

I Samuel 3:1. “A Palavra do Senhor Era de Muita Valia Naqueles Dias”
A palavra valia é utilizada nesta passagem significando “escassa”. A palavra de Deus pouco se ouvia por toda a face da terra. O Élder Harold B. Lee explicou a razão deste fato da seguinte maneira: “A história começa com uma declaração muito significativa.
“’E o mancebo Samuel servia ao Senhor perante Eli: e a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.’  (I Samuel 3:1)... Isto significa que não havia profeta sobre a terra, através de quem o Senhor pudesse revelar a sua vontade, quer fosse por meio de experiência pessoal, quer por revelação. E aconteceu que Eli estava deitado no seu lugar e seus olhos já começavam a escurecer, e o menino Samuel também foi repousar, e deveis estar lembrados de que durante a noite ele ouviu um chamado, “Samuel”, e pensando que fosse de Eli, foi ter com ele, o qual dissera não o haver chamado. Pela segunda vez foi deitar-se, e de novo ouviu o chamado, acontecendo o mesmo uma terceira vez. Nesse ponto, Eli, percebendo que um ser invisível estava chamando a Samuel, disse ao rapaz, ‘Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.’ E assim, quando o chamado veio mais uma vez, Samuel respondeu da maneira que fora instruído. As escrituras dizem que ‘Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor’. Após reconhecer que era Deus quem falava, e a ele dizer ‘Fala, porque o teu servo ouve’, foi-lhe dito que o Senhor iria ‘fazer uma cousa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas’. E em seguida, explicou porque Eli não poderia mais receber mensagens dele. ‘Fazendo-se os filhos execráveis, não os repreendeu’, ou, em outras palavras, permitira que seus filhos amaldiçoassem a Deus, e assim faziam com que o povo de Israel se desencaminhasse.” (“But Arise And Stand Upon Thy Feet” – And I Will Speak with Thee, Brigham Young University Speeches of the Year, Provo, 7 de fevereiro de 1956, p. 2.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.268-269.

I Samuel 1:9. Que Significava o Ato de Eli Assentar-se Numa Cadeira Junto a um Pilar do Templo?
No oriente médio antigo, era costume de certos oficiais colocarem um banco ou cadeira em um átrio, ou perto da porta da cidade, onde pudessem assentar-se em julgamento para ouvir as causas e reclamações. Estas cadeiras geralmente não possuíam encosto, e eram colocadas junto a uma parede ou coluna, a fim de que servissem de apoio para as costas. Isto explicaria por que Eli se achava assentado junto a um pilar, pois sem dúvida era num destes bancos sem encosto que ele descansava quando recebeu a notícia da morte de seus filhos, e caiu para trás, morrendo (veja I Samuel 4:18).
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.267.

I SAMUEL 4 – ONDE NARRA A MORTE DE ELI, SEUS FILHOS E SUA NORA.
1 Ora, saiu Israel à batalha contra os filisteus, e acampou-se perto de Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque.
2 E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha contra Israel; e, travada a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, que mataram no campo cerca de quatro mil homens do exército.
3 Quando o povo voltou ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos para nós de Siló a arca do pacto do Senhor, para que ela venha para o meio de nós, e nos livre da mão de nossos inimigos.
4 Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus.
5 Quando a arca do pacto do Senhor chegou ao arraial, prorrompeu todo o Israel em grandes gritos, de modo que a terra vibrou.
6 E os filisteus, ouvindo o som da gritaria, disseram: Que quer dizer esta grande vozearia no arraial dos hebreus? Quando souberam que a arca do Senhor havia chegado ao arraial,
7 os filisteus se atemorizaram; e diziam: Os deuses vieram ao arraial. Diziam mais: Ai de nós! porque nunca antes sucedeu tal coisa.
8 Ai de nós! quem nos livrará da mão destes deuses possantes? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto.
9 Esforçai-vos, e portai-vos varonilmente, ó filisteus, para que porventura não venhais a ser escravos dos hebreus, como eles o foram vossos; portai-vos varonilmente e pelejai.
10 Então pelejaram os filisteus, e Israel foi derrotado, fugindo cada um para a sua tenda; e houve mui grande matança, pois caíram de Israel trinta mil homens de infantaria.
11 Também foi tomada a arca de Deus, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, foram mortos.
12 Então um homem de Benjamim, correndo do campo de batalha chegou no mesmo dia a Siló, com as vestes rasgadas e terra sobre a cabeça.
13 Ao chegar ele, estava Eli sentado numa cadeira ao pé do caminho vigiando, porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. E quando aquele homem chegou e anunciou isto na cidade, a cidade toda prorrompeu em lamentações.
14 E Eli, ouvindo a voz do lamento, perguntou: Que quer dizer este alvoroço? Então o homem, apressando-se, chegou e o anunciou a Eli.
15 Ora, Eli tinha noventa e oito anos; e os seus olhos haviam cegado, de modo que já não podia ver.
16 E disse aquele homem a Eli: Estou vindo do campo de batalha, donde fugi hoje mesmo. Perguntou Eli: Que foi que sucedeu, meu filho?
17 Então respondeu o que trazia as novas, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve grande matança entre o povo; além disto, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, são mortos, e a arca de Deus é tomada.
18 Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado. Ele tinha julgado a Israel quarenta anos.
19 E estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida e próxima ao parto, e ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido eram mortos, encurvou-se e deu à luz, porquanto as dores lhe sobrevieram.
20 E, na hora em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem deu atenção a isto.
21 E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido.
22 E disse: De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus.

PONTOS A PONDERAR
D&C 46:27
 27 E ao bispo da igreja e àqueles designados e ordenados por Deus para zelarem pela igreja e para serem élderes da igreja, será dado discernir todos esses dons, para que ninguém haja entre vós que, sem ser de Deus, professe tê-los.

O Velho Testamento nos apresenta muitos contrastes notáveis e lições práticas.
Quais as primeiras evidências de que Eli havia perdido o poder de discernimento? (Veja I Samuel 1:12-14).
12 Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;
13 porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada,
14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Seria injusto supor que Eli deveria ser capaz de notar que Ana não era uma mulher embriagada? Antes de responder a esta pergunta leia D&C 46:27.
 27 E ao bispo da igreja e àqueles designados e ordenados por Deus para zelarem pela igreja e para serem élderes da igreja, será dado discernir todos esses dons, para que ninguém haja entre vós que, sem ser de Deus, professe tê-los.
Sendo o sumo sacerdote, Eli ocupava uma posição que equivale, atualmente, à de Bispo Presidente. Esta escritura moderna também se aplica a ele?
Nos tempos modernos, o Senhor advertiu certos líderes da Igreja de que certas dificuldades que tinham em sua vida espiritual se originavam de seus problemas familiares. Leia Doutrina & Convênios 93:38-50.
Doutrina & Convênios 93:38-50
38 Todo espírito de homem era inocente no princípio; e Deus, tendo redimido o homem da queda, os homens tornaram-se outra vez, em sua infância, inocentes perante Deus.
39 E vem o ser maligno e tira a luz e a verdade dos filhos dos homens pela desobediência e por causa da tradição de seus pais.
40 Eu, porém, ordenei que criásseis vossos filhos em luz e verdade.
41 Mas em verdade, meu servo Frederick G. Williams, digo-te: Continuas sob esta condenação;
42 Não ensinaste luz e verdade a teus filhos, segundo os mandamentos; e aquele ser maligno ainda tem poder sobre ti, sendo essa a causa de tua aflição.
43 E agora te dou um mandamento: Se quiseres ser libertado, terás que pôr em ordem tua própria casa, porque há muitas coisas que não estão certas em tua casa.
44 Em verdade eu digo a meu servo Sidney Rigdon que, em algumas coisas, ele não guardou os mandamentos concernentes a seus filhos; portanto, que primeiro ponha em ordem sua casa.
45 Em verdade eu digo a meu servo Joseph Smith Júnior ou, em outras palavras, chamar-vos-ei de amigos, porque sois meus amigos e tereis uma herança comigo—
46 Chamei-vos de servos por causa do mundo e vós sois seus servos por minha causa—
47 E agora, em verdade eu te digo, Joseph Smith Júnior: Tu não guardaste os mandamentos e necessário é que sejas repreendido perante o Senhor.
48 Tua família precisa arrepender-se e abandonar certas coisas e prestar mais atenção a tuas palavras; caso contrário, será removida de seu lugar.
49 O que digo a um digo a todos; orai sempre, para que o ser maligno não tenha poder em vós e não vos remova de vosso lugar.
50 Também o meu servo Newel K. Whitney, bispo da minha igreja, precisa ser castigado e pôr em ordem sua família; e fazer com que sejam mais diligentes e interessados em casa e orem sempre; caso contrário serão removidos de seu lugar.
Em que sentido este conselho se aplica a Eli?

De que maneira o pecado que Eli cometeu, de tolerar a iniquidade de Hofni e Finéias, aumentou pelo fato de ele ser ao mesmo tempo pai deles e sumo sacerdote? (Leia Levítico 21:9-23; Deuteronômio 21:18-21.)
Levítico 21:9-23
9 E se a filha dum sacerdote se profanar, tornando-se prostituta, profana a seu pai; no fogo será queimada.
10 Aquele que é sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não descobrirá a cabeça nem rasgará a sua vestidura;
11 e não se chegará a cadáver algum; nem sequer por causa de seu pai ou de sua, mãe se contaminará;
12 não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus; pois a coroa do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor.
13 E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade.
14 Viúva, ou repudiada, ou desonrada, ou prostituta, destas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.
15 E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o Senhor que o santifico.
16 Disse mais o Senhor a Moisés:
17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém dentre os teus descendentes, por todas as suas gerações, que tiver defeito, se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
18 Pois nenhum homem que tiver algum defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
19 ou homem que tiver o pé quebrado, ou a mão quebrada,
20 ou for corcunda, ou anão, ou que tiver belida, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo lesado;
21 nenhum homem dentre os descendentes de Arão, o sacerdote, que tiver algum defeito, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; ele tem defeito; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
22 Comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo;
23 contudo, não entrará até o véu, nem se chegará ao altar, porquanto tem defeito; para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.

Deuteronômio 21:18-21
18 Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedeça à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e que, embora o castiguem, não lhes dê ouvidos,
19 seu pai e sua mãe, pegando nele, o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
20 e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão.
21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá.

É óbvio que Eli não justificava o mau comportamento de seus filhos (Veja I Samuel 2:22-24).
22 Eli era já muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação.
23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios.
24 Não, filhos meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor.
Qual era, então, o problema, e por que o Senhor o amaldiçoou e à sua família? (Veja I Samuel 2:29; 3:13.)
29 Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais de que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel?
13 Porque já lhe fiz: saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniquidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu.

Alguma vez perguntou a si próprio: Por que o Senhor chamou Samuel? Por que não Eli? Este último também estava em casa na noite em que o Senhor falou, e sem dúvida, também Finéias e Hofni. Teriam eles compreendido a voz, se a tivessem ouvido? Em que aspecto esta situação é semelhante à de Lama e Lemuel? (Veja 1 Néfi 17:45.)
45 Sois rápidos em cometer iniquidades, porém vagarosos em lembrar-vos do Senhor vosso Deus. Haveis visto um anjo que vos falou; sim, haveis ouvido sua voz de tempos em tempos; e ele vos falou numa voz mansa e delicada, mas havíeis perdido a sensibilidade, de modo que não pudestes perceber suas palavras; portanto, falou-vos ele com voz de trovão, o que fez tremer a terra como se fosse partir-se em pedaços.

O Élder Harold B. Lee nos fez lembrar de que necessitamos de um certo preparo espiritual para que possamos receber comunicações divinas. Ele declarou: “O Senhor está disposto a nos abençoar, desde que sejamos diligentes na observância de seus mandamentos. Em outras palavras, todos vós necessitais permanecer sobre vossas próprias pernas, se quiserdes alcançar as grandes bênçãos que o Altíssimo tem reservado para vós. (“But Arise And Stand Upon Thy Feet” – And I Will Speak with Thee, Brigham Young University Speeches of the Year, Provo, 7 de setembro de 1956, p. 7.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.275.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar