Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Arrependimento

(46-9) 3 Néfi 27:32. Quão Grave Foi a Rebeldia dos Nefitas que Haviam Conhecido uma Condição de Sião?
Jesus comparou estes nefitas aos "filhos de perdição". (Ver também 3 Néfi 29:7; João 17:12; Atos 1:15-20.) O Élder Joseph Fielding Smith disse o seguinte a respeito dessa rebeldia voluntária:
"E possível que as pessoas penetrem tão longe nas trevas, pela rebeldia e iniquidade, que percam o espírito do arrependimento. Este é um dom de Deus, e eles colocaram-se além do poder de arrependimento. Quão bem Mórmon fala a respeito das pessoas que se afastaram de olhos abertos, que se voltaram contra a verdade uns duzentos anos depois da vinda de Cristo. O povo rebelou-se; Mórmon fala deles e de seu estado além do poder de redenção, devido à sua iniquidade e dureza de coração, que o Espírito do Senhor não conseguia penetrar.
Eles pecaram conscientemente e, portanto, não podem obter salvação. Ela lhes foi oferecida e não a quiseram. Rejeitaram-na. Eles a combateram e preferiram seguir o curso da rebeldia; e certa ocasião, o Senhor disse a Mórmon: "Não pregarás a esse povo; eles se voltaram contra mim e não deverás mais pregar-lhes." Ele tinha o direito de falar assim. Ora, por que disse isso? Porque tiveram toda oportunidade e não quiseram receber a verdade. Eles zombaram dela, e por isso, o Senhor disse: "Não tens que falar-lhes, não há mais necessidade de pregar-lhes arrependimento." E depois de algum tempo, Mórmon ainda implorava ao Senhor que lhe permitisse nova tentativa. Porém, foi inútil." (Doutrinas de Salvação, vol. II, pp. 194-195.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.443.

(41-18) Quando Fazemos a Nossa Parte e Nos Voltamos ao Senhor, Nossa Vida Se Modifica, Transforma e Se Santifica
''Tiago deu a fórmula para esse domínio: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7.) Para abandonar o pecado, transformar vidas, mudar personalidades, moldar o caráter ou remodelá-lo, precisamos da ajuda do Senhor, e podemos contar com ela, desde que façamos nossa parte. O homem que se apoia firmemente no Senhor, torna-se dono de si mesmo e consegue realizar o que quer que se disponha a fazer, seja obter as placas de latão, construir um navio, dominar um hábito ou superar uma transgressão profundamente arraigada.
Aquele que é mais poderoso do que Lúcifer, que é nossa fortaleza e origem de nossas forças, pode ajudar-nos em tempos de grandes tentações. Conquanto o Senhor nunca force ninguém a se afastar do pecado ou dos braços dos tentadores, ele usa seu Espírito para induzir o pecador a fazê-lo com a ajuda divina. E ao homem que cede a doce influência e súplicas do Espírito, e faz tudo o que lhe é possível para conservar-se numa atitude de arrependimento, é assegurado proteção, poder, liberdade e alegria." (Kimball, O Milagre do Perdão, p. 169.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.404-407.

Outro erro comum a alguns transgressores, por causa da disponibilidade do perdão de Deus, é a ilusão de que se tornam de alguma maneira mais fortes por terem cometido o pecado e depois passado pelo período de arrependimento. Isso simplesmente não é verdade. Aquele que resiste à tentação e vive sem pecado, está em situação muito melhor do que o que caiu, não importa quão arrependido se torne mais tarde. O transgressor reformado, é verdade, pode compreender melhor alguém que cometa o mesmo pecado que ele, e nesse sentido talvez seja mais útil na regeneração de seu próximo. Porém, seu pecado e arrependimento de modo algum o tornaram mais forte do que a pessoa que sempre viveu em retidão.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.337.

O arrependimento envolve mais do que uma mera mudança de comportamento. Muitos homens e mulheres do mundo demonstram grande força de vontade e autodisciplina para superar maus hábitos e fraquezas da carne. Contudo, ao mesmo tempo nem pensam no Mestre e muitas vezes até chegam a rejeitá-Lo abertamente. Tais mudanças de comportamento, mesmo que de natureza positiva, não constituem verdadeiro arrependimento. (…)
(…) O verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela provém. Não há nenhuma outra forma. O verdadeiro arrependimento implica uma mudança de coração e não apenas uma mudança de comportamento. (Ver Alma 5:13.) (The Teachings of Ezra Taft Benson[1988], p. 71)
PRES. EZRA TAFT BENSON - O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO PROFESSOR – CLASSE DOUTRINA DO EVANGELHO – pp.156.

O arrependimento está inseparavelmente ligado ao tempo. Ninguém pode arrepender-se na cruz, nem na prisão, nem no cativeiro. Tem-se que ter a oportunidade de errar para que possa de fato arrepender-se. O homem algemado, o prisioneiro na penitenciária, o homem que está se afogando ou que se encontra no leito da morte, logicamente não pode arrepender-se por completo. Pode desejar fazê-lo, pode ter o propósito de mudar de vida, pode estar determinado a mudar, mas esse passo é apenas o começo. É por isso que não devemos esperar pela vida futura mas sim abandonar os maus hábitos e fraquezas enquanto habitamos na carne, neste mundo.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.161.

O homem pode receber o sacerdócio com todos os seus privilégios e bênçãos, mas até que aprenda a dominar a carne, seu temperamento, sua língua, , sua disposição de envolver-se nas coisas que o Senhor proibiu, não pode entrar no reino celestial de Deus e estas coisas ele tem de conseguir nesta vida ou na vida futura. Porém, esta vida é o tempo para os homens se arrependerem. Não nos permitamos imaginar que podemos descer à sepultura sem ter superado as corrupções da carne e lá nos livrarmos de todos os nossos pecados e tendências malignas. Eles permanecerão conosco. Permanecerão com o espírito quando ele se separar do corpo.
ELDER MELVIN J. BALLARD – O Milagre Do Perdão p.161.

Se alguém se entristece porque seu pecado foi descoberto, seu arrependimento não é completo. Contristar-se pelo pecado faz com que as pessoas controle o desejo e determine-se a fazer o que é correto, a despeito das conseqüências; este tipo de tristeza traz a retidão e funcionará para concretizar o perdão.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque – vol. 3 – lição 25 p.99.

Em geral as pessoas afirmam terem-se arrependido, quando tudo o que fizeram foi sentirem-se tristes por um ato errado que cometeram. Porém, o verdadeiro arrependimento é marcado pela tristeza divina que muda, transforma e salva. Sentir-se triste não é suficiente. Talvez o réu na penitenciária, vindo a compreender o alto preço que terá de pagar pelo delito que cometeu venha a desejar nunca tê-lo cometido. Isso não é arrependimento. O homem corrupto que está cumprindo rigorosa sentença por estrupo pode estar muito pesaroso pelo que fez, mas não se arrependeu de fato se a pesada sentença que lhe foi imposta é o único motivo para sua tristeza. Essa é a tristeza do mundo.
O homem verdadeiramente arrependido sente-se triste antes de ser detido. Sente-se triste mesmo antes de seu segredo ser conhecido. Procura voluntariamente reparar o mal que cometeu. Não se verifica a “tristeza segundo Deus” no ofensor cujas faltas são descobertas ou trazidas à luz pelo acaso. O ladrão que continua roubando até ser detido não se arrependeu de verdade. O arrependimento verdadeiro implica em que a pessoa reconheça seus pecados e por si mesma, sem pressões externas, comece a se transformar.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.146-147.

“O pecado é transgressão da lei.” (I João 3:4) E para tal transgressão, há um castigo afixado pela lei eterna. Todo indivíduo normal é responsável pelos pecados que comete e, portanto, está sujeito á punição referente ás leis que quebrou. Contudo, a morte de Cristo sobre a cruz nos oferece isenção do castigo eterno para a maior parte dos pecados. Ele tomou sobre si o castigo de todos os pecados do mundo, com a condição de que aqueles que se arrependessem viessem a ele, seriam perdoados e eximidos da punição.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.129.

Será difícil nos arrependermos de pecados que envolvem hábitos e ações físicas no mundo espiritual. Lá o homem tem o espírito e a mente, mas não conta com o poder físico, para dominar um hábito físico. Ele pode querer mudar sua vida, mas como poderá dominar as paixões da carne a menos que tenha o corpo para controlar e transformar? Como poderá dominar o vício do fumo ou da bebida no mundo espiritual onde não existe fumo nem bebidas alcoólicas, e nem a carne para desejá-los? O mesmo acontece com outros pecados envolvendo falta de controle sobre o corpo.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.162.

Tenho a convicção de que qualquer homem ou mulher pode fazer mais em um ano nesta vida, no sentido de obedecerem às leis de Deus, que em dez anos depois de que tiverem falecido. O espírito pode apenas se arrepender e mudar seus caminhos, e então a batalha com a carne deverá continuar depois disso. É mais fácil sobrepujar as fraquezas e servir ao Senhor, quando a carne e o espírito estão unidos. Esta é a época em que os homens são mais moldáveis e suscetíveis de transformação. Quando morrermos, veremos que toso os nossos desejos, todos os nossos sentimentos serão grandemente intensificados. Quando a argila ainda está mole é mais fácil de ser moldada do que depois de endurecida.
Esta vida é a época do arrependimento. Por esta razão, creio eu, é que somente mil anos após a primeira ressurreição o último grupo de espírito, estará preparado para ressurgir. Eles precisarão de mil anos para fazer o que realizariam em apenas quarenta anos nesta vida... Portanto, o conhecimento dos homens não será maior quando morrerem do que quando viviam; apenas terão passado pela transformação chamada morte. Eles não entenderão as verdades do evangelho, senão pelo mesmo processo pelo qual as compreendem e discernem na vida mortal.
 ÉLDER MELVIN J. BALLARD – Manual Do Aluno – O Livro De Mórmon p.72.

Se os santos negligenciarem suas orações e violarem o dia que consagraram para adorar a Deus perderão seu espírito. Se um homem se permitir dominar e ser tomado pelo ódio, ser levado a amaldiçoar e blasfemar, tomando o nome da divindade em vão, não poderá reter o Espírito Santo, em resumo, se um homem fizer qualquer coisa que reconhece ser errada e não se arrepender, não poderá desfrutar da companhia do Santo Espírito; caminhará, portanto, nas trevas e negará sua fé.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.85.

Conta-se que um navio encalhou próximo as costas da América do Sul, e o capitão fez sinal a uma embarcação que passava, pedindo-lhe água, pois seus passageiros estavam sedentos. A embarcação respondeu dizendo-lhe que baixasse o balde na água em que estavam naufragados, pois ali era a foz do Rio Amazonas, e a água era fresca.
A mensagem de todas as épocas a todas as pessoas naufragadas em seus pecados é que estão em território amigo, e tudo o que precisam fazer é baixar seus baldes e saciar a sede. O Mestre está sempre pronto a ouvir as súplicas daquele que se arrepende e deixá-lo beber gratuitamente da fonte da vida.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.141.

O despertar da consciência é a grandeza da alma.
CHARLES A. CAULIS – O Milagre Do Perdão p.143.

O verdadeiro arrependimento não é apenas tristeza pelos pecados cometidos é contrição perante Deus, mas envolve a necessidade de nos afastarmos deles, o abandono de todas as práticas e atos malignos, uma completa reforma da vida, uma mudança vital do mal para o bem. Do vício para a virtude, das trevas para a luz. E não apenas isso, mas reparar, na medida do possível, todos os males que causamos, pagar nossos débitos e restaurar a Deus e aos homens os direitos que lhes pertencem – aquilo que lhes devemos. Esse é o verdadeiro arrependimento, sendo imprescindível usarmos a vontade e todos os poderes da mente e do corpo para alcançá-lo em toda a sua plenitude...
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – O Milagre Do Perdão p.143.

Arrependimento não é algo que se deve evitar; é uma benção concedida por um amoroso Pai Celestial que nos ajuda a progredir. Arrependendo-se, você se torna mais justo e estará mais apto a ajudar outras pessoas a se arrependerem e desejarem servir ao Senhor.
GUIA MISSIONÁRIO p.26.

No processo do arrependimento nenhum passo é fácil, o que se constituí numa das razões para ficarmos longe das correntes do pecado. O grau de dificuldade em cada passo varia de acordo com as pessoas envolvidas.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.194.

O verdadeiro arrependimento detém essa desintegração e, quando seguido do batismo e do Dom do Espírito Santo, coloca a pessoa na estrada do viver bem sucedido. Tendo a companhia do espírito, pode-se libertar o poder que existe na alma humana, assim como o homem conseguiu libertar o poder do átomo. Esse poder, quando libertado e controlado conforme a direção e orientação divina, conduzirá a imortalidade e a vida eterna. (ver introdução O Milagre do Perdão – “pecado” p.2F)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.307.

A vida é para nós e nos é dado desfrutá-la hoje, e não esperar pelo milênio. Tomemos um caminho para sermos salvos hoje, e quando chegar o entardecer, avaliemos os atos daquele dia, arrependamo-nos de nossas faltas, se tivermos alguma para nos arrepender, façamos nossas orações e então podemos deitar-nos e dormir em paz até de manhã cedo, e depois levantemos com gratidão a Deus, e iniciemos os labores de outro dia e lutemos para viver todo aquele dia para Deus e ninguém mais.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.16.

Que progresso pode haver para um homem inconsciente de suas faltas? Ele perdeu o elemento fundamental do progresso que é a compreensão de que existe algo maior, melhor e mais desejável do que a condição em que se encontra. No terreno da presunção, o verdadeiro crescimento encontra pouca nutrição. Suas raízes dão-se melhor no descontentamento.
“Nossos prazeres e nossos descontentamentos, são degraus pelos quais podemos ascender.” Os céus compadecem-se do homem inconsciente da falta que comete! Compadecem-se também de quem ignora a própria ignorância! Nenhum dos dois caminhos é o que conduz à salvação.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY – O Milagre Do Perdão p.144.

No processo do arrependimento, sempre que possível, devemos fazer restituições totais ou, então, restituir tudo que estiver ao nosso alcance.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.191.

Como é maravilhoso que Deus nos tenha dotado desse guia tão sensível e ao mesmo tempo tão forte que chamamos consciência! Alguém, com muita propriedade comentou que “a consciência é a centelha espiritual que Deus colocou em todo o homem com o propósito de salvar-lhe a alma”. Sem dúvida esse é o instrumento que desperta a alma para a consciência do pecado, estimula a pessoa a adaptar a mente ao nível dos ideais nobres, a reconhecer-se culpada da transgressão sem diminuir ou subestimar o erro, e estar disposta a enfrentar os fatos e pronta a cumprir as penalidades – e enquanto o homem não estiver dentro dessa atitude mental, ainda não começou a se arrepender. Sentir tristeza já é um passo dado, abandonar o erro é um começo, mas até que a consciência seja estimulada o suficiente para fazer com a pessoa pense diferente, e enquanto houver desculpas e racionalização, ela mal começou o processo de arrependimento. Isso é o que Alma quis dizer ao afirmar a seu filho Corianton que “apenas os verdadeiros penitentes serão salvos”. (Alma 42:24). No processo do arrependimento, sempre que possível, devemos fazer restituições totais ou, então, restituir tudo que estiver ao nosso alcance.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.146.

Conquanto o arrependimento seja possível em qualquer estágio na seqüência do pecado, sem dúvida alguma é muito mais fácil no início. Os hábitos pecaminosos podem ser comparados a um rio que corre vagarosa e placidamente a princípio, e depois ganha velocidade ao aproximar-se das quedas próximas ao abismo. Quando é vagaroso é calmo, pode-se atravessá-lo num barco a remo com relativa facilidade. À medida que se tornar mais rápido fica mais difícil atravessá-lo, mas ainda é possível. Quando as águas se aproximam das quedas, torna-se uma façanha quase sobre-humana cruzá-lo sem ser jogado impiedosamente por sobre as quedas. O barco e seus passageiros têm poucas possibilidades de escapar quando o rio, com todas as suas forças, se prepara para arremessar-se garganta abaixo. Mas mesmo então, com muita ajuda externa, a pessoa ainda pode ser salva da destruição. Do mesmo modo, no rio do pecado, no começo é relativamente fácil arrepender-se, mas à medida que a transgressão se torna cada vez mais forte, dominá-la passa a ser uma tarefa dificílima. Se a pessoa ignora o estrondo das águas que se arremessam queda abaixo, está perdida; se não ouvir as admoestações que lhe são feitas, será sugada pela veloz destruição.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.162.

Se chegar o dia em que tiverdes feito tudo ao vosso alcance para vos arrepender de vossos pecados, seja lá quem fordes e onde quer que estejais, e caso tenhais vos corrigido e feito restituição da melhor forma possível, se for algo que afete vossa permanência na Igreja, e procurastes as autoridades competentes então desejareis uma resposta confirmatória, para saber se o Senhor vos aceitou, ou não. Se, no recôndito da alma, procurardes e encontrardes aquela paz de consciência, por esse sinal podereis saber que o Senhor aceitou o vosso arrependimento.  Satanás poderá fazer-vos pensar de outro modo e algumas vezes persuadir-vos de que, tendo cometido um erro, deveis seguir pelo mesmo caminho, sem poder voltar. O milagre do perdão está ao dispor de todos aqueles que abandonam seus erros e não os cometem mais.
PRESIDENTE HAROLD B. LEE – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque – vol. 2 – lição 9 p.37.

Os primeiros colonos do vale Gila, no Arizona, declararam que ao lá chegar podiam pular por sobre o pequeno riacho que descia o vale San Simon, um pequeno tributário do rio Gila. Porém, com o tempo e o desgaste natural, o vale cedeu à erosão. Os pequenos córregos seguiam as trilhas do gado e abriram profundos sulcos. Cada tempestade que caia solapava os paredões, minados que foram, desmoronaram, e a trilha do gado transformou-se num enorme sulco. O sulco transformou-se numa profunda aluvião, e a aluvião transformou-se numa enorme e profunda fenda, quase intransponível. O mesmo acontece com a transgressão. Quando o pecado é cometido vez após vez, o canal torna-se mais e mais profundo. E embora a fenda na terra possa ser enchida, qualquer enchente pode outra vez encontrar o leito da aluvião e segui-lo, deixando-o ainda mais profundo. Do mesmo modo, embora o pecado possa ser abandonado e perdoado, qualquer ação impensada ou proposital pode trazê-lo de volta.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.162-163.

Quando cometemos um pecado, torna-se necessário que nos arrependamos e reparemos o que foi feito, de acordo com a nossa capacidade. Se não pudermos reparar o mal que causamos, temos que recorrer à graça e misericórdia de Deus para purificar-nos dessa iniquidade. Os homens não podem perdoar seus próprios pecados e nem isentar-se de suas conseqüências. Podem não pecar mais e agir corretamente no futuro, e seus atos serão aceitos perante o Senhor, e serão dignos de consideração. Mas quem irá reparar o mal que fizeram a si mesmos e aos outros, e que parecem impossíveis de serem reparados pelos próprios homens? Através da expiação de Jesus Cristo os pecados dos que se arrependem serão removidos; “ainda que sejam vermelhos como o carmim, tornar-se-ão como a branca lã.” (Isaías 1:18). Tal é a promessa que lhes é dada. Se não pagamos o dízimo no passado, e estamos em débito, pois não temos condições de saldá-lo, o Senhor não vai exigi-lo de nós; Ele nos perdoará pelo que já passou, desde que observemos essa lei com toda honestidade no futuro. Isso é generoso e amável, e sou grato por isso.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – O Milagre Do Perdão p.296.

O indivíduo que se arrependeu precisa evitar toda pessoa, lugar, coisa ou situação que lhe possa trazer recordações do sórdido passado. (No caso de pecado sexual. Deve evitar toda e qualquer forma de pornografia – histórias ou gravuras ou discos que estimulem as paixões.) Deve deixar por completo a companhia do “...príncipe do mundo” (O diabo – João 14:30.) E de todos os seus associados. Deve fazer novas amizades, estabelecer novos locais e começar uma vida totalmente nova... ele deve fazer tudo o que for necessário para efetuar o rompimento – um rompimento claro e bem definitivo -  a fim de que possa de fato começar tudo de novo...
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.90.

Racionalizar é descer os ideais ao nível da conduta pessoal. Arrepender-se é elevar a própria conduta ao nível dos ideais que se sabe serem verdadeiros e valiosos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.145.

O arrependimento é a chave do perdão. Abre a porta para a felicidade e paz, e indica o caminho para a salvação no reino de Deus. Revela o espírito de humildade na alma do homem. Tornando-o contrito de coração e submisso à vontade de Deus.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.129.

Antes que os muitos elementos do arrependimento possam funcionar precisa haver o primeiro passo, que é o ponto em que o transgressor conscientemente reconhece seu pecado. Esse é o despertar, a convicção da culpa. Sem esse primeiro passo não pode existir o verdadeiro arrependimento, pois a pessoa ainda não reconheceu as transgressões que pratica. Há muitas almas obstinadas demais para admitir os pecados que cometem, mesmo para si mesmas. Elas não tem escape, tem ainda muito o que aprender.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.144.

O arrependimento é algo que não pode ser tratado com leviandade todo dia. Pecar diariamente e arrepender-se diariamente não é agradável à vista de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos Do Profeta Joseph Smith p.144.

Quando pensamos no grande sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo e no sofrimento que suportou por nós, seríamos ingratos se não o apreciássemos em toda extensão permitida por nossa capacidade mental. Ele sofreu e morreu por nós, mas, se não nos arrependermos, toda sua angústia e dor em nosso benefício serão inúteis. Em suas próprias palavras:
‘Pois eis que Eu, Deus, sofri estas coisas por todos, para que arrependendo-se não precisassem sofrer;
Mas, se não se arrependessem, deveriam sofrer assim como eu sofri;
Sofrimento que me fez, mesmo sendo Deus, o mais grandiosos de todos, tremer de dor e sangrar por todos os poros, sofrer, tanto corporal como espiritualmente... ’ (D&C 19:16-18).
O perdão dos pecados é um dos princípios mais gloriosos que Deus já deu ao homem. Assim como o arrependimento é um princípio divino, o mesmo acontece com o perdão. E se não fosse por esse princípio, não haveria motivo para o homem se arrepender. Entretanto, graças a esse princípio o convite divino é feito a todos – Vinde, arrependei-vos de vossos pecados e sereis perdoados!
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.139-140; 340.

A ideia desestimulante de que um erro (ou mesmo uma série deles) põe tudo eternamente a perder não vem do Senhor. Ele disse que se nos arrependermos, além de perdoar nossas transgressões, vai esquecê-las e não mais Se lembrar delas. (Isaías 43:25 – Alma 36:19 – Hebreus 8:12; 10:17 – D&C 58:42).
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – O Novo Testamento, Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 08, p.36.

Se vocês chegaram ao ponto em que fizeram tudo ao seu alcance para arrependerem-se de seus pecados (...) e fizeram mudanças e a restituição da melhor forma que podiam (...), então vão desejar aquela confirmação do Senhor, mostrando que aceitou seu arrependimento. Nessa busca, se vocês procurarem e alcançarem paz de consciência, por meio dela saberão que seu arrependimento foi aceito pelo Senhor.
PRESIDENTE HAROLD B. LEE – Manual Escola Dominical – Livro De Mórmon lição 14 p.63.

Não é fácil remover os espinhos do orgulho, os cardos do egoísmo, as farpas do ego e as urzes do desejo. Mas quando a infecção for curada, a dor passará. Esse processo é conhecido como o arrependimento. O arrependimento e o perdão encontram-se entre os maiores frutos da expiação.
 ÉLDER JAMES E. FAUST – A Liahona abr / 04 p.05.

Tecemos nossa vida com cada ação nossa e a transformamos em algo de beleza complexa, que corresponde ao Plano do Grande Criador. Quando fazemos escolhas erradas, podemos ficar com uma falha no tecido de nossa alma ou podemos, por meio do arrependimento, retirar as partes que tecemos com imperfeição por intermédio do arrependimento e substituí-las por outras melhores, outras que o Nosso Salvador queria que usássemos.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona abr/04 p.05.

O arrependimento jamais pode acontecer até que a pessoa desnude sua alma e admita seus atos sem desculpas nem racionalizações. (...) Aqueles que decidirem encarar seus erros e transformar sua vida verificarão no início que o arrependimento é um processo dificílimo, mas, verão também que se trata de algo infinitamente mais desejável ao provarem seus frutos. (...) Milhões de santos encontraram paz ao seguirem esse caminho e levaram uma vida bela, gratificante e abundante com o evangelho do arrependimento como seu guia para o aperfeiçoamento pessoal e a harmonia com Deus.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL (1895-1985) – A Liahona mar/83 pp.1-7.

Precisamos arrepender-nos de qualquer coisa que estivermos fazendo que nos distancie do Espírito do Senhor, e devemos mostrar nosso amor a Deus guardando seus mandamentos e amando Seus filhos, para que o Senhor perdoe nossos pecados e nos torne imaculados por meio de sua graça, (...) Temos um Salvador, que pagou o preço de todos os pecados, erros ou imperfeições dos quais estejamos dispostos a arrepender-nos.
SYDNEY S. REYNOLDS – A Liahona abr/04 p.25.

O que é um coração quebrantado? O que é humilde, tocado pelo Espírito do Senhor e que deseja guardar todos os convênios e obrigações impostas pelo evangelho...
Toda pessoa que se arrependeu completamente, que entrou na Igreja com coração quebrantado e espírito contrito, fez convênio de continuar com o coração quebrantado, com espírito contrito, o que significa um espírito arrependido. Ela faz um convênio de assim agir.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque – vol. 3 – lição 25 p.99.

Se os santos negligenciarem suas orações e violarem o dia de consagrarem para adorar a Deus perderão seu Espírito. Se um homem se permitir dominar e ser tomado pelo ódio, ser levado a amaldiçoar e blasfemar, tomando o nome da divindade em vão, não poderá ter o Espírito Santo. Em resumo, se um homem fizer qualquer coisa que reconhece ser errada e não se arrepender, não poderá desfrutar da companhia do Santo Espírito, caminhará, portanto, nas trevas, e negará sua fé.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.85.

Mesmo quem comete os pecados imperdoáveis deve arrepender-se. O homicida não tem a vida eterna permanentemente em si, mas o Deus misericordioso concederá a toda alma a justa recompensa por todos os atos bons que praticar. Ele compensará todos os esforços para fazer o bem, para alcançar o arrependimento, para sobrepujar o pecado. Mesmo o homicida deve arrepender-se. Corrigir seus caminhos e formar um crédito a seu favor.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.128.

O perdão dos pecados é um dos princípios mais gloriosos que Deus já deu ao homem. Assim como o arrependimento é um princípio divino, o mesmo acontece com o perdão. E se fosse por esse princípio, não haveria motivo para o homem se arrepender. Entretanto, graças a isto, o convite divino é feito a todos – Vinde, arrependei-vos de vossos pecados e sereis perdoados.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.145,360.

A purificação dos pecados seria impossível sem o pleno arrependimento do transgressor e a misericórdia do Senhor Jesus Cristo através de seu sacrifício expiatório. É apenas por intermédio desses meios que o homem pode recuperar-se, ser curado, lavado e purificado, e ainda ter condições de aspirar às glórias da eternidade.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.321.

Naquela época, em nossa família, vizinhança, ala e escola, éramos todos pobres, mas não sabíamos disso. Dávamos espaço para que cada um crescesse, cometesse erros tolos, se arrependesse e começasse a desenvolver pelo menos alguns atributos espirituais. Hoje, alguns pais ficam tão ansiosos com o desenvolvimento dos filhos que até atrapalham, como se estivessem arrancando a todo instante as plantas da terra para ver se as raízes estão crescendo.
ÉLDER NEAL A MAXWELL – A Liahona maio 2004 p.44.

O Senhor exige que O busquemos com humildade no coração, que nos arrependamos de nossos pecados e que continuemos a fazer o melhor que pudermos. Quando cometermos erros, devemos aprender com eles e nos esforçar para não repeti-los. Se assim o fizermos, iremos nos tornar mais semelhantes a Cristo, mais homens e mulheres de Deus.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN – A Liahona agosto de 2004, p.21.

Desejo incutir na mente dos jovens que, caso não tenham tido sucesso no passado ou tenham deixado de levar uma vida adequada, não devem jamais achar que não há esperança para eles no futuro. Não existe nenhum ensinamento de nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo mais simples do que aquele que nos garante que nenhum pecado passado nos condenará se nos arrependermos e o abandonarmos e trabalharmos diligentemente pelo bem.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p.39.

Infelizmente, algumas de nossas maiores tribulações advêm de nossa própria tolice e fraqueza e por causa de nossa negligência ou transgressões. Para resolver esses problemas, é essencial que voltemos ao rumo certo e, se necessário, que demos cada um dos passos do arrependimento completo. Por meio desse princípio, muitas coisas podem ser totalmente corrigidas e tudo fica melhor.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona fevereiro de 2006, p.5.

Nenhuma palestra ou apresentação, por mais cativante ou divertida que seja, pode tocar as pessoas de forma tão profunda a ponto de voltar seu coração para Cristo. Centrar nosso ensino nas verdades do evangelho é a única maneira de tornarmo-nos instrumentos nas mãos de Deus para ajudar a inspirar a fé que levará as pessoas a arrependerem-se e virem a Ele.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO – p.51.

Toda pessoa que já se arrependeu de seus pecados e foi batizada pela remissão dos pecados, conforme a ordem de Deus e à semelhança de Jesus Cristo e de Sua morte e ressurgiu à semelhança de Sua ressurreição, tem direito ao Espírito Santo; é uma promessa e pertence-lhe; todos têm o direito de desfrutar esse dom e, se receberem o Espírito Santo e [Seus] dons, terão inspiração, luz e verdade; terão olhos para ver, ouvidos para ouvir e coração para compreender.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

Assim, dizemos aos santos dos últimos dias: o Espírito Santo não habitará num tabernáculo impuro. Se desejarem desfrutar os plenos poderes e dons de sua religião, sejam puros. Se forem culpados de fraquezas, tolices e pecados, arrependam-se deles, isto é, abandonem completamente tais coisas. De nenhuma outra forma podemos agradar a Deus. “Homem de Santidade” é Seu nome [ver Moisés 6:57] e Ele deleita-Se no empenho de Seus filhos para serem puros.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.55.

Quando os homens são convidados para arrependerem-se de seus pecados, o chamado diz respeito a seus pecados individuais, não às transgressões de Adão. O que é chamado de pecado original foi expiado por meio da morte de Cristo, independentemente de qualquer ato por parte do homem; da mesma forma, os pecados individuais dos homens foram expiados pelo mesmo sacrifício, mas com uma condição: seguir o plano de salvação do evangelho quando lhes for proclamado.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.73.

O grande, maravilhoso e miraculoso benefício da Expiação do Salvador não pode exercer seu pleno impacto salvador sobre nós a menos que nos arrependamos
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.6.

O perdão do pecado seria impossível a não ser pelo arrependimento total da pessoa e a terna misericórdia do Senhor Jesus Cristo em Seu sacrifício expiatório. Somente dessa forma o homem pode regenerar-se, ser curado, lavado e purificado e ainda ser digno das glórias da eternidade.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p. 30-31.

A passagem do tempo não alterou a capacidade do Redentor de mudar a vida dos homens. O mesmo que Ele disse a Lázaro, que estava morto, Ele diz a todos nós: “(...) Sai para fora”. (João 11:43) Saiam do desespero da dúvida. Saiam do sofrimento do pecado. Saiam da morte da incredulidade. Saiam para uma nova vida. Saiam para fora. (Ensign, maio de 1974, p. 50.)
THOMAS S. MONSON - O Novo Testamento - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 19, p.79.

Que grande farsa seria chamar o povo ao arrependimento se não houvesse perdão, e que desperdício não teria sido a vida de Cristo se não tivesse conseguido proporcionar a oportunidade para a salvação e exaltação!
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.326.

Na vida de todos, mais cedo ou mais tarde, surge o conflito entre o bem e o mal, entre Satanás e o Senhor. Toda pessoa que já atingiu ou passou a idade da responsabilidade – oito anos – e com o coração de fato arrependido, e batizada adequadamente, sem dúvida nenhuma receberá o Espírito Santo. E esse membro da Deidade, se receber a devida atenção, guiará, inspirará, advertirá e neutralizará as sugestões do maligno.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.25.

Compadeço-me de Pedro. Muitos de nós somos semelhantes a ele. Garantimos nossa lealdade; expressamos nossa determinação de sermos corajosos; declaramos, algumas vezes publicamente, que, aconteça o que acontecer, faremos o que é certo, apoiaremos as causas certas e seremos verdadeiros para com nós mesmos e para com os outros.
Sobrevêm, porém, as pressões. Algumas são de natureza social, outras são apetites pessoais e, algumas vezes, manifestam-se na forma de falsas ambições. A força de vontade enfraquece, a disciplina esmorece e vem a capitulação. Seguem-se o remorso, a auto-acusação e as lágrimas amargas do arrependimento. (...)
Se houver na Igreja aqueles que, por palavras ou ações, tenham negado a fé, oro para que encontrem conforto e decisão no exemplo de Pedro, que, apesar de caminhar diariamente ao lado de Cristo, num momento extremo, ainda que breve, negou o Senhor e o testemunho que tinha em seu próprio coração, mas conseguiu sobrepujar seu erro e tornou-se um grande defensor e incansável protetor. Portanto, qualquer pessoa pode transformar-se e somar sua fé e sua força à fé e força de outros para construírem o reino de Deus. (“E Saindo Pedro (...) Chorou Amargamente”, A Liahona, agosto de 1995, pp. 4,5.)
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – O Novo Testamento, Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 26, p.109.

O descrente se agarrará a tudo que puder até encarar a morte e então sua incredulidade desaparecerá, porque as realidades do mundo eterno estarão diante dele com vigorosa força; e, quando todo apoio e auxílio terrenos falharem, então sentirá profundamente a veracidade eterna da imortalidade da alma. Devemos tomar cuidado e não esperar até o leito da morte para arrepender-nos; porque vemos bebês serem levados pela morte, e também os jovens e os de meia-idade, tal como o bebê podem ser subitamente chamados para a eternidade. Que seja um aviso para todos não procrastinar o arrependimento ou esperar até o leito de morte, porque é a vontade de Deus que o homem deve arrepender-se e servi-Lo na saúde, força e poder de sua mente, para assegurar Suas bênçãos, e não esperar até que seja chamado para morrer.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 05, p.78.

O sacramento foi ministrado para a Igreja [em 1º de março de 1835]. Antes do sacramento, falei sobre a devida ordem dessa instituição da Igreja e salientei a importância de fazê-lo com aceitação perante o Senhor e perguntei: Por quanto tempo vocês acham que um homem pode partilhar dessa ordenança  indignamente antes que o Senhor retire o Seu Espírito dele? Por quanto tempo ele tratará com leviandade as coisas sagradas sem que o Senhor o entregue às bofetadas de Satanás até o dia da redenção? (...) Portanto, devemos ter o coração humilde e arrepender-nos de nossos pecados e afastar o mal de nosso meio.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 05, p.78-79.

O arrependimento é uma coisa que não pode ser tratada com leviandade todos os dias. A transgressão diária e o arrependimento diário não são coisas agradáveis à vista de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 05, p.79.

Não existe uma época em que o espírito esteja velho demais para achegar-se a Deus. Todos estão ao alcance de Sua clemente misericórdia, desde que não tenham cometido o pecado imperdoável.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 05, p.81.

Sejamos sinceros. Todos nós já fizemos algo que não deveríamos ou negligenciamos coisas que deveríamos ter feito. Todos já cometemos erros e todos precisamos arrepender-nos. O diabo, tão astuto, quer que acreditemos que, uma vez cometido um erro, por que não continuar cometendo? É Satanás tentando dizer-nos que não há volta. Mas precisamos voltar-nos para o que é certo e, por meio do arrependimento, afastar-nos do que fizemos de errado e jamais sofrer recaídas. O Senhor disse: “Segui vossos caminhos e não pequeis mais; mas à alma que pecar [novamente] retornarão os pecados passados, diz o Senhor vosso Deus”. (D&C 82:7)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 30.

Caso vocês tenham incorrido em erros, comecem hoje mesmo a mudar sua vida. Distanciem-se do que estão fazendo de errado. O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que tenhamos a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. Resolvam o problema e, em seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar. Eis a forma de santificarem-se por meio da obediência aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 30.

(…) Somente aqueles que se arrependerem e forem batizados para a remissão de pecados gozarão a plenitude das bênçãos do sangue redentor de Sua expiação.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 31.

Por meio do batismo realizado por alguém que possua autoridade, as pessoas podem de fato lavar as vestes no sangue do Filho de Deus, que expiou os pecados de todos os que O receberem e entrarem pela porta do aprisco por meio do batismo. “Mas se não se arrependerem”, declarou o Salvador com clareza, “terão que sofrer assim como eu sofri.” (D&C 19:17)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 32.

O homem justo empenha-se para aperfeiçoar-se sabendo que precisa arrepender-se diariamente dos erros que comete por ação ou omissão. Ele não se preocupa tanto com o que pode ganhar, mas muito mais com o que pode doar às pessoas, sabendo que apenas dessa forma poderá alcançar a verdadeira felicidade. Ele esforça-se por fazer de cada dia uma obra-prima, para que ao fim do dia possa testificar a sua alma e a seu Deus que fez o melhor que podia com tudo o que lhe foi concedido.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 178.

Quando quebramos os mandamentos, prejudicamos a nós mesmos e a outras pessoas também. O erro costuma trazer tristeza, depressão, hostilidade e o afastamento do Senhor, caso não nos arrependamos. De fato, diminuímos nossa auto-estima, rebaixamos nosso papel como filhos e filhas de Deus e podemos até vir a distanciar-nos da realidade sublime de quem realmente somos!
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 188.

Precisamos lembrar que não faz muita diferença se morremos ainda jovens ou em idade avançada, o que mais importa não é quando morremos, mas nosso grau de preparação por ocasião da morte. Este é o dia para os homens prepararem-se para encontrar seu Deus. Ele foi extremamente magnânimo e misericordioso ao conceder-nos um período probatório para aperfeiçoarmo-nos.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 228.

Enquanto estamos aqui nesta reunião refletindo sobre nossa vida, suponhamos que algo nos acontecesse na saída deste edifício e nossa vida fosse interrompida. Haveria algum trabalho não-concluído que vocês teriam de realizar antes de partirem? (...) Vocês teriam alguns erros a corrigir antes desse momento? Vocês têm parentes no outro lado do véu a sua espera que vocês sentiriam orgulho ao encontrar caso terminassem coisas que vocês precisam fazer hoje? Vocês estão preparados para  encará-los, tendo feito tudo a seu alcance pela felicidade e bem-estar futuro deles? Vocês têm algum pecado do qual precisam arrepender-se antes de voltarem à presença Daquele que lhes deu a vida?
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 229.

Há quanto tempo vocês adiam o dia do arrependimento de suas faltas? O julgamento a que seremos submetidos será diante do Justo Juiz, que levará em conta nossas capacidades e limitações, nossas oportunidades e desvantagens. Uma pessoa que pecar e se arrepender e depois encher sua vida de obras significativas não perderá tanto quanto uma que, embora não cometa um pecado sério, fracasse terrivelmente por ter deixado de fazer o que permitiam suas habilidades e oportunidades, mas que não quis fazer.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 229.

As almas são tão preciosas à vista de Deus como jamais foram; e os Élderes [devem] (...) persuadir e convidar todos os homens de toda parte a se arrependerem, para que possam tornar-se herdeiros da salvação.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p. 155.

Deus não vai salvar todo homem e mulher no reino celestial. Se quereis chegar lá e tiverdes falhas; se estais cometendo pecados; se quebrais os mandamentos do Senhor, e o sabeis; agora é o momento exato para vos arrependerdes e emendardes, e não achar que é uma coisa tão pequena, que o Senhor há de perdoar; apenas alguns açoites, apenas um pequeno castigo e seremos perdoados; pois pode ser que vos encontreis lançados fora, se insistirdes e persistirdes nesse rumo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.17.

Às vezes, alguns membros de nossa família se perdem. Temos a promessa dos profetas de que eles não estão perdidos para sempre, que, se forem selados pelas ordenanças do templo e se esses convênios forem
guardados, no devido tempo, depois de passarem por toda a correção necessária, eles não estarão perdidos.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.09.

O arrependimento sincero e o conseqüente perdão o libertará a fim de que se torne outra vez eficiente e atuante na vida da pessoa. E para tanto, no caso do pecado ser de grandes proporções, há dois perdões que o transgressor precisa obter – o perdão do Senhor e o perdão da Igreja através de suas respectivas autoridades.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.308.

Por intermédio do sistema disciplinar da Igreja, a pessoa pode obter o “perdão da Igreja do Senhor” e o incentivo necessário para conseguir o perdão do Senhor. Disse o presidente N. Eldon Tanner aos líderes da Igreja:
“Uma pessoa culpada de séria transgressão não pode progredir, e não é feliz enquanto a culpa estiver sobre ela. Se não tiver confessado e se arrependido, estará em servidão. O transgressor que é tratado como deve ser, com amor e disciplina adequada, mais tarde expressará sua apreciação pelo seu cuidado, seu interesse e liderança. À medida que é tratado da maneira própria, coloca-se em posição de se arrepender e tornar à plena atividade. Mas ele deve ser cuidado.
Estais atentos aos que não são ativos na Igreja, e caso sintais que há alguma coisa errada ou que alguém é culpado de transgressão, é vossa responsabilidade procurá-lo e descobrir o que há. Ele o apreciará e, agindo com presteza, podereis evitar futuras transgressões. Salvai a pessoa que está tendo um problema, e trazei-a de volta ao rebanho...
Lembrai-vos de que não é bondade para com o transgressor, quando a autoridade local ignora ou passa por cima, ou tenta encobrir sua iniquidade. (A Liahona, março de 1975, pp.41-42).
PRESIDENTE N. ELDON TANNER – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 18, p.58-59.

Não pode haver perdão sem arrependimento real e total, e não existe arrependimento sem punição. Isto é tão eterno quanto à alma...
É tão fácil deixar que nossas simpatias nos façam perder o senso da proporção; e quando o homem pecou, ele tem de sofrer. Isto é um requisito absoluto – não exigido pelo bispo – mas pela própria natureza e o próprio homem. Essa disciplina é particularmente aplicável aos adultos e pessoas casadas, em especial se tiverem passado pelo templo, eles precisam entender que não podem brincar com as santas leis de Deus. (A Liahona, outubro de 1975, pp. 23-24.)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 18, p.60.

Embora o perdão seja tão abundantemente prometido, não existe promessa nem indício de perdão para a alma cujo arrependimento não seja completo.
Para todo perdão existe uma condição. O curativo precisa ser tão amplo quanto à ferida. O jejum, as orações e a humildade devem ser iguais ou maiores do que o pecado. Precisa haver um coração quebrantado e um espírito contrito. Precisa haver “pano de saco e cinza”. Precisa haver lágrimas e uma mudança genuína no coração. Precisa haver a consciência do pecado, o abandono do mal, a confissão do erro às devidas autoridades do Senhor. Precisa haver restituição e uma mudança comprovada e decidida de atitudes, direção e destino. As condições precisam ser controladas e as companhias corrigidas ou mudadas. Às vestes precisam ser lavadas até ficarem brancas, e precisa haver uma nova consagração e devoção à vivência de todas as leis de Deus. Em resumo, a pessoa precisa superar-se a si mesma, ao pecado e ao mundo.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.333-334.

Examinem seu coração e vejam se são semelhantes a Deus. Examinei o meu e sinto desejo de arrepender-me de todos os meus pecados.
Temos entre nós ladrões, adúlteros, mentirosos, hipócritas. Se Deus falasse do céu, Ele nos ordenaria a não roubar, não cometer adultério, não cobiçar, não enganar, mas a ser fiéis em algumas coisas. (...) Deus não é bom? Então sejam bons; se Ele é fiel, então sejam fiéis. Acrescentem à sua fé virtude, à virtude, conhecimento, e busquem todas as coisas boas. A Igreja precisa ser purificada, e elevo minha voz contra toda a iniquidade.
Precisamos ser inocentes, ou não poderemos entrar na presença de Deus: Se quisermos entrar na presença de Deus, precisaremos manter-nos puros, assim como Ele é puro. O diabo tem grande poder para enganar; ele transformará de tal maneira as coisas a ponto de deixar as pessoas boquiabertas ao virem aqueles que estão fazendo a vontade de Deus. (...) A iniquidade precisa ser eliminada do meio dos santos; então o véu será rasgado e as bênçãos do céu fluirão, rolarão como as águas do rio Mississípi.
Que nenhum homem proclame sua própria retidão, porque as pessoas podem vê-la nele; em vez disso, que seja mais rápido em confessar seus pecados e então será perdoado e produzirá mais frutos.
Todo coração precisa se arrepender e ser puro, e Deus o verá e o abençoará tal como ele de nenhuma outra forma poderia ser abençoado.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, pp.77-78.

A missão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é chamar o povo de todas as partes ao arrependimento. Aqueles que atenderem ao chamado, sejam ou não membros da Igreja, podem participar do milagre do perdão. Deus varrerá de seus olhos as lágrimas de angústia, remorso, consternação, temor e culpa. Olhos enxutos substituirão os que estavam molhados, e sorrisos de satisfação substituirão os olhares cansados e ansiosos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.347.

Satanás poderá fazê-los pensar... e às vezes persuadi-los de que... uma vez que pecaram, devem continuar pecando, sem pensar em retroceder. Este é um de seus maiores ardis. O milagre do perdão é acessível a todos os que abandonaram seus erros, e não mais os cometem.
PRESIDENTE HAROLD B. LEE – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque, volume 4, lição 35, p.122..

O verdadeiro arrependimento... não é apenas tristeza pelos pecados e humilde penitência e contrição perante o Senhor, mas envolve a necessidade de nos afastarmos de tudo o que é pecaminosos, de abandonarmos todas as práticas e obras malignas, realizarmos uma reforma completa de vida, uma mudança vital do mal para o bem... e compensar, na medida do possível, todo mal que praticamos, pagar nossos débitos e restituir a Deus e aos homens seus diretos – tudo o que, por direito, lhes devemos. Esse é o verdadeiro arrependimento e, para completar tão glorioso esforço, é necessário o exercício da vontade e de todos os poderes da mente e do corpo. Então Deus o aceitará.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque, volume 4, lição 35, p.124..

Já discutimos em outro capítulo aquela outra classe de pessoas que permanece impenitente por não “viver os mandamentos”. São os membros da Igreja que se acham imersos na letargia. Não bebem nem cometem pecados sexuais. Não jogam, não roubam nem matam. São bons cidadãos e ótimos vizinhos, mas espiritualmente falando parecem estar num sono longo e profundo. Não cometem erros de grande seriedade, exceto que não fazem as coisas certas para ganhar a exaltação. A essas pessoas, as palavras de Leí são bem apropriadas:
“Oh, Eu quisera que acordásseis; que acordásseis de um profundo sono, sim, deste sono do inferno, e sacudísseis as pavorosas correntes que vos prendem, que são as correntes que prendem os filhos dos homens e os escravizam no eterno abismo da miséria e da dor. (2 Néfi 1:13.)”
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.203.

Uma vez que todos nós pecamos em maior ou menor grau, todos precisamos nos arrepender constantemente, e sempre elevar nossos objetivos e desempenho.
Não se pode aprender a viver os mandamentos do Senhor em um dia, semana, mês ou ano. Esse é um esforço que se estende ao longo dos anos que ainda nos restam.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.194.

Aflige-me saber que não há uma amizade mais plena; se um membro sofre, todos sentem; pela união de sentimentos obtemos poder com Deus. Cristo disse que veio para chamar os pecadores ao arrependimento, para salvá-los. Cristo foi condenado por judeus hipócritas porque Ele levou pecadores para Sua sociedade; Ele os levou pelo princípio de que se arrependeram de seus pecados. (...) Se [os pecadores] se arrependerem, temos a obrigação de aceitá-los e com bondade santificá-los e purificá-los de toda iniqüidade por nossa influência em cuidar deles. (...) Nada é mais eficaz para levar as pessoas a abandonar o pecado do que tomá-las pela mão e cuidar delas com ternura.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 34, p. 415.

O Presidente Ezra Taft Benson explicou: “O arrependimento implica em mais do que meramente corrigir o comportamento. (…) O arrependimento verdadeiro baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e provém dela. Não há outro meio. O arrependimento verdadeiro implica em uma mudança interior e não na mera mudança de comportamento. (Ver Alma 5:13)” (The Teachings of Ezra Taft Benson, 1988, p. 71.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.36.

O Élder Neal A. Maxwell do Quórum dos Doze, ensinou que “o arrependimento requer que nos afastemos do pecado e, também que nos voltemos para Deus”. (A Liahona, janeiro de 1992, p. 33.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.37.

O Élder Neal A. Maxwell ensinou: “O arrependimento é uma doutrina resgatadora — não melancólica. Está ao alcance [de quem tenha cometido muitos pecados], assim como da pessoa que já alcançou um certo nível de retidão e busca um desenvolvimento maior. (A Liahona, janeiro de 1992, p. 33.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.37.

O Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze, fez o seguinte esboço dos elementos essenciais do arrependimento:
“Tristeza pelo pecado. (…) Isso trará a tristeza e o remorso que curam. Trará também um desejo sincero de mudar e a disposição de submeter-se às exigências do perdão. (…)
Abandono do pecado. É uma decisão inflexível e permanente de não repetir a transgressão. (…)
Confissão do pecado. É sempre necessário confessarmos nossos pecados ao Senhor. Se forem transgressões sérias, como imoralidade, é preciso confessá-las a um bispo ou presidente de estaca. (…)
Restituição do pecado. Deve-se restituir ou restaurar, tanto quanto possível, tudo o que se roubou, danificou ou desonrou. (…)
Obediência a todos os mandamentos. A obediência plena trará o poder total do evangelho à sua vida (…). Isso inclui coisas que talvez não considerem parte do arrependimento, como frequentar as reuniões, pagar o dízimo, servir e perdoar o próximo. (…)
Reconhecimento do Salvador. De todos os passos necessários para o arrependimento, testifico que o mais importante é a convicção de que recebemos perdão por causa do Redentor.” (A Liahona, julho de 1995, p. 81.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.40.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar