Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Espírito

Existem duas partes em vossa natureza: o corpo temporal nascido de pais mortais e o espírito imortal dentro dele. Sois filho ou filha de Deus.

Fisicamente, podeis ver com os olhos, escutar com os ouvidos, tocar, sentir e aprender. Por meio da inteligência, aprendestes a maior parte das coisas que sabeis sobre o mundo em que vivemos.

Se aprenderdes apenas com a razão, nunca compreendereis o Espírito nem como Ele age, não importando o quanto aprendais a respeito de outras coisas.

As escrituras ensinam que “os grandes [nem sempre] são sábios”. Espiritualmente podeis “não saber nem saber que não sabeis” e “[aprender] sempre, e nunca chegar ao conhecimento da verdade”.
O espírito e a inteligência aprendem de modo diferente.

ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.

Não nos importamos com aqueles que podem matar o corpo, pois não conseguirão prejudicar a alma.
PROFETA JOSEPH SMITH – A Liahona  dez 89 p.32.

Os espíritos que foram expulsos dos céus, que sabeis terem sido registrados nas escrituras como uma terça parte, foram lançados à terra, e sempre tem estado aqui, juntamente com lúcifer, o filho da manhã, a testa. Os espíritos dos demônios não receberam o privilégio de ter corpos e nisso se constitui sua maldição, ou seja, falando à maneira dos homens, serão sempre vagabundos e terão que viver sempre fora das portas do reino.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.68.

Em primeiro lugar, o espírito é puro e encontra-se sob o controle e influência especial do Senhor, porém o corpo pertence a terra, e está sujeito ao poder do diabo, encontra-se sob a influência poderosa daquela natureza decaída que pertence a terra. Se o espírito ceder ao corpo, o demônio então terá o poder de vencer o corpo e o espírito daquele homem, o qual perde a ambos.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.70.

O homem possui um espírito que permanece para sempre, um espírito que vem de Deus. E a menos que ele seja nutrido pela mesma fonte ou poder que o criou, não pode satisfazer-se.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.60.

[Abraão 3:22–26]
Há várias verdades preciosas nessa passagem. Primeiro, temos apenas uma noção, um vislumbre do que seja o espírito. O espírito, como lemos em Abraão, é uma ‘inteligência organizada’. Esse é o primeiro aspecto que precisamos conhecer em nossa compreensão do que seja um espírito. É uma inteligência organizada que viveu como espírito antes da fundação do mundo. Então, qual é a aparência de um espírito? Que tipo de concepção vocês têm desse espírito? Por intermédio do Profeta Joseph Smith, o Senhor concedeu uma resposta inspirada, que lemos a seguir: “O que é espiritual sendo à semelhança daquilo que é material; e aquilo que é material, à semelhança do que é espiritual”. Agora vejamos: “O espírito do homem à semelhança de sua pessoa, como também o espírito do animal e de todas as outras criaturas que Deus criou”. [D&C 77:2]
Ao olharem para mim, vocês vêem um homem mortal adulto. Mas há uma parte de mim que não lhes é possível enxergar com os olhos físicos — o meu lado espiritual que olha o mundo por meio de meus olhos e dá-me forças para movimentar-me e um pouco de intelecto e inteligência. (…)
Esta, pois, é a primeira verdade que aprendemos: havia desde o princípio uma inteligência organizada que era chamada (…) de espírito. O Senhor [Jeová], aquele espírito ilustre e nobre semelhante a Deus [o Pai], pôs-se no meio das inteligências organizadas chamadas de espíritos e disse-lhes: Faremos uma terra onde vós espíritos podereis habitar, e aqueles que forem dignos aqui no mundo espiritual terão a oportunidade de descer à Terra e receber um acréscimo. Então, os espíritos que se mostraram fiéis, ou seja, dignos, receberam permissão para vir à Terra e ganharam, além do corpo espiritual, um corpo físico neste mundo. (…) O fato de estarmos aqui nesta Terra com um corpo físico constitui evidência de que estávamos entre aqueles que guardaram seu primeiro estado; passamos no teste e foi-nos permitido vir para cá. Se não tivéssemos sido aprovados no teste, não estaríamos aqui; engrossaríamos as fileiras de Satanás, empenhados em tentar aqueles que tivessem um corpo.(…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 02, p. 11.

O espírito precisa de alimento todos os dias da semana. As orações pessoais e familiares, a leitura das escrituras, o amor no lar e o serviço abnegado diário ao próximo são como maná do céu para nutrir nossa alma. A realização da noite familiar semanalmente é outra grande fonte de força que contribui para a retidão do lar. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 179.

Essa qualidade de perceber as próprias necessidades foi expressa no grandioso Sermão da Montanha, quando o Mestre disse: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. (Mateus 5:3) Os pobres de espírito, obviamente, referem-se aos que estejam necessitados espiritualmente, que se sintam tão debilitados espiritualmente que buscam ardorosamente auxílio. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 196-197.

O Profeta Joseph Smith recebeu a seguinte revelação do Senhor em maio de 1833, que mais tarde foi registrada em Doutrina e Convênios 93:29: “O homem também estava no princípio com Deus. A inteligência, ou seja, a luz da verdade, não foi criada nem feita nem verdadeiramente pode sê-lo”. Em abril de 1844, o Profeta ensinou: “Tenho outro assunto a abordar, cujo propósito é a exaltação do homem. (...) Está relacionado com o assunto da ressurreição dos mortos — ou seja, a alma — a mente do homem — o espírito imortal. De onde veio? Todos os homens instruídos e doutores em teologia dizem que Deus o criou no princípio; mas não é verdade: A própria ideia rebaixa o homem, na minha opinião. Não creio na doutrina; sei que está errada. Ouçam, todos os confins do mundo, porque Deus assim me disse; e se não acreditarem em mim, isso de nada afetará a verdade. (...)
Estou falando da imortalidade do espírito do homem. Seria lógico dizer que a inteligência dos espíritos é imortal, mas que ela teve um princípio? A inteligência dos espíritos não teve princípio, tampouco terá fim. Isso é boa lógica. Tudo que tem um princípio pode ter um fim. Nunca houve uma época em que não houvesse espíritos. (...)
(...) Tiro meu anel do dedo e o comparo à mente do homem: a parte imortal, porque não tem princípio. Suponham que o cortemos em dois; então ele passa a ter um princípio e um fim; mas se os unirmos de novo ele volta a ser um círculo eterno. O mesmo acontece com o espírito do homem. Tal como vive o Senhor, se ele tivesse um princípio, teria um fim. Todos os homens tolos, instruídos e sábios desde o princípio da criação que dizem que o espírito do homem teve um princípio provam que ele deve ter um fim; e se essa doutrina é verdadeira, então a doutrina da aniquilação também seria verdadeira. Mas se estou certo, posso proclamar com destemor do alto dos telhados que Deus nunca teve de maneira alguma o poder para criar o espírito do homem. O próprio Deus não poderia criar a Si mesmo.
A inteligência é eterna e baseia-se em um princípio auto-existente. É um espírito de era em era, e não houve uma criação envolvida. Todas as mentes e espíritos que Deus enviou ao mundo são capazes de progredir.
Os primeiros princípios do homem são auto-existentes com Deus. O próprio Deus, vendo que estava em meio a espíritos e glória, porque era mais inteligente, considerou adequado instituir leis por meio das quais eles poderiam ter o privilégio de progredir como Ele próprio. O relacionamento que temos com Deus nos coloca em condições de avançar em conhecimento. Ele tem poder para instituir leis para instruir as inteligências mais fracas, para que possam ser exaltadas com Ele mesmo, de modo a terem glória sobre glória e todo o conhecimento, poder, glória e inteligência exigidos para salvá-las no mundo espiritual.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.218-219.

Os espíritos do mundo eterno são semelhantes aos espíritos deste mundo. Os que vieram a este mundo, receberam um tabernáculo, depois morreram, ressuscitaram e receberam um corpo glorificado serão superiores aos espíritos que não receberam um corpo ou não guardaram seu primeiro estado, como o diabo. O castigo do diabo foi que ele não teria uma morada como a do homem.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.221.

A vida que está dentro de nós faz parte de uma eternidade de vida, e é espírito organizado, revestido de um tabernáculo, o que constituí o nosso presente ser, o qual foi criado para alcançar maior inteligência. A matéria de que se compõem os nossos corpos e espíritos, foi organizada da eternidade da matéria que enche a imensidão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.49-50.

A matéria de nosso espírito era eterna e coexistente com Deus, mas foi organizada em corpos espirituais pelo Pai Celestial. Nossos corpos espirituais passaram por um longo período de crescimento, progresso e treinamento, e por termos passado no teste, fomos finalmente admitidos a esta terra e à mortalidade.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão, p.16.

Existem espíritos mentirosos vagando pela Terra. Haverá grandes manifestações de espíritos, tanto falsos quanto verdadeiros. (...) Nem todo espírito, visão ou cântico vem de Deus. (...) O dom do discernimento de espíritos será dado ao Élder Presidente. Orem por ele para que tenha esse dom.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 33, p. 408.

Pelos escritos dos Apóstolos [no Novo Testamento] fica evidente que em sua época existiam muitos espíritos falsos, que tinham se ‘levantado no mundo’ e que era preciso inteligência que somente Deus poderia conceder para detectar os falsos espíritos e comprovar quais espíritos eram de Deus [ver I João 4:1–4]. O mundo em geral desconhece completamente essas coisas, e por que deveria ser diferente, já que ‘ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus’ [ver I Coríntios 2:11]. (...)
Sempre pareceu haver, em todas as eras, uma falta de conhecimento em relação a esse assunto.  Todos os tipos de espíritos se manifestaram em todas as eras entre quase todos os povos. (...) Todos têm os seus espíritos, todos têm poderes sobrenaturais e todos alegam que seus espíritos são de Deus. Quem pode  solucionar esse mistério? ‘Provai se os espíritos são de Deus’, disse João [I João 4:1], mas quem deve fazer isso? O instruído, o eloquente, o filósofo, o sábio, o adivinho — todos são ignorantes. (...) Quem pode arrastar para a luz do dia e explicar os mistérios ocultos dos falsos espíritos que tão freqüentemente se manifestam entre os santos dos últimos dias? Respondemos que nenhum homem pode fazê-lo sem o Sacerdócio e sem ter conhecimento das leis que governam esses espíritos; porque ‘ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus’, portanto nenhum homem conhece o espírito do diabo e seu poder e sua influência, a não ser que possua uma inteligência superior à humana e que lhe seja revelado por intermédio do Sacerdócio a operação misteriosa de seus planos. (...)
Um homem precisa discernir os espíritos antes de arrastar para a luz do dia essa influência diabólica e revelá-la ao mundo com todos os seus horríveis, diabólicos e destruidores matizes; porque nada prejudica mais os filhos dos homens do que estar sob a influência de um falso espírito, quando pensam que têm
consigo o Espírito de Deus. Milhares de pessoas sentiram a influência de seu terrível poder e seus efeitos destruidores. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 33, p. 406-407.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar