Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Mulher

Amós 4:1-3. A Maldade das Mulheres de Israel.
A qualidade de vida em qualquer comunidade depende em grande parte das mulheres. Se forem cruéis e gananciosas, seus filhos provavelmente serão iguais a elas. Amós compara as mulheres de Samaria com vacas (gado) que se alimentam tranquilamente nos ricos pastos da Galileia, sem outro interesse que não comer e beber. Seu pecado estava em instigarem os maridos em trazer-lhes alimentos requintados, comprados com dinheiro, extorquido dos pobres. Por isso, da mesma forma que o peixe é fisgado com anzol e retirado da lagoa, essas mulheres e seus filhos seriam apanhados pelos inimigos de Israel e violentamente arrancados de sua vida rica e debochada.
VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Instituto – parte 2 – p.92.

Homem algum pode ser perfeito sem a mulher, portanto nenhuma mulher pode ser perfeita sem um homem para conduzi-la. Digo-lhes a verdade assim como ela é no âmago de eternidade. Se ele quiser ser salvo, não poderá consegui-lo sem uma mulher ao seu lado.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.236.

Nada existe nos ensinamentos do Evangelho que declare o homem superior à mulher. O Senhor deu ao homem o poder do sacerdócio a trabalhar no seu serviço. O chamado da mulher está em outra direção. O mais nobre e elevado de todos os chamados é o que foi dado a mulher como mãe do homem. As mulheres não são portadoras do sacerdócio; mas, se forem fieis e sinceras, tornar-se-ão sacerdotisas e rainhas no reino de Deus, e isto implica que receberão autoridade. As mulheres não portam o sacerdócio juntamente com o seu marido, mas colhem os benefícios dele.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação vol 03 p.180.

Não desejo ofender ninguém com o que tenho a dizer. Ratifico minha profunda crença de que a mulher é a maior criação de Deus. Acredito, também, que não há bem maior em todo o mundo do que a maternidade. A influência da mãe na vida de seus filhos é incalculável. As pessoas que criam os filhos sozinhas, em sua maioria mulheres, realizam um trabalho especialmente heróico.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona agosto 2004 p.3.

Há gente que costuma chamar as mulheres de sexo fraco, mas eu não acredito nisso. No físico pode ser, mas espiritualmente, moralmente, religiosamente e na fé não há homem capaz de igualar-se a uma mulher verdadeiramente convertida ao Evangelho! A mulher está mais disposta a fazer sacrifício que o homem, é mais paciente na dor, mais sincera na oração. É igual e muitas vezes superior ao homem em jovialidade, brandura, senso moral e fé.
HUGH B. BROWN – Folheto “O papel da mulher” p.7 (PBCTO474PO) Conferência Soc. Soc. 29 setembro 1965.

Não será possível conceder à mulher todos os direitos e bênçãos que vêm de Deus e autoridade legal, sem diminuir a nobreza da outra grande criação de Deus, o homem? Uma reflexão sobre esse assunto foi expressa em 1872:
“A posição da mulher é uma das questões do momento. Social e politicamente essa questão atrai a atenção do mundo. Alguns (...) se recusam a admitir que a mulher tenha direito a quaisquer prerrogativas além (...) dos caprichos, das extravagâncias ou dos prêmios (...) que os homens decidam conceder-lhe. Na falta de argumento, eles criticam e ridicularizam; um velho subterfúgio para os que se opõem a princípios corretos que não conseguem contestar. Outros (...) não somente reconhecem que a posição da mulher deve ser melhorada, mas são tão radicais em suas teorias extremas, que criam um antagonismo entre a mulher e o homem, pressupondo que ela tenha uma existência distinta e oposta; e para mostrar quão completamente independente ela deve ser, fazem-na adotar os aspectos mais repreensíveis do caráter dos homens, que deveriam ser evitados por eles ou corrigidos, em vez de serem copiados pelas mulheres. Esses são os dois extremos. Em algum lugar entre eles está o equilíbrio perfeito.”
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona agosto 2004 p.4.

Sejam boas mulheres, sejam boas mães. Sejam bondosas, gentis e generosas. Fortaleçam seus filhos com sua fé e seu testemunho. Elevem-nos. Ajudem-nos a andar pelos caminhos conturbados do mundo à medida que crescem nesta época tão difícil. Dêem-lhes todo o seu apoio e abençoem seu marido com seu amor e incentivo; e o Senhor as abençoará. Mesmo que ele não seja membro da Igreja, abençoem-no com bondade e estendam a mão para ele de todas as maneiras que puderem. Há muita probabilidade de que ele se torne membro da Igreja antes de chegar o momento de sua morte. Pode ser que leve muito tempo e talvez vocês tenham que suportar muitas coisas, mas se isso acontecer, sentirão que tudo valeu a pena.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona, Março de 2006, p.4.

Deste púlpito, em 1870, Eliza R. Snow fez a milhares de mulheres uma pergunta que eu gostaria de repetir hoje: “Vocês conhecem algum lugar na face da Terra, onde [uma] mulher tenha mais liberdade e onde ela desfrute de privilégios tão elevados e gloriosos como acontece aqui, como membro da Igreja?” Presto meu testemunho de que as mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias usufruem privilégios grandiosos e gloriosos.
BONNIE D. PARKIN – Presidente Geral da Sociedade de Socorro - Recém-Desobrigada – A Liahona Maio 2007, p.34.

(...) As mulheres da Igreja, sejam elas esposas, mães ou irmãs que não encontraram um companheiro, não podem ser infiéis ou desleais a seus convênios e bênçãos, mas devem servir como baluarte no reino, como delas é esperado.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona junho de 2007, p.6.

[Marido e mulher] devem ser um em harmonia, respeito e consideração mútua. Não devem jamais planejar ou seguir um curso de ação independente. Devem consultar-se mutuamente, orar e tomar juntos as decisões. (…) Lembrem-se de que nem a esposa é escrava do marido, nem o marido escravo da esposa. Marido e mulher participam em igualdade de condições”. (“À Imagem de Deus”, A Liahona, setembro de 1978, pp. 2, 4.)
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY – O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 34, p.143.

As mulheres justas que cumprem as enormes responsabilidades que Deus lhes concedeu são uma bênção grandiosa para sua família, a Igreja e o mundo.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.238.

Um dia, quando for contada a história completa desta e das dispensações passadas, ela estará repleta de histórias corajosas de nossas mulheres, de sua sabedoria e devoção, sua coragem, pois sentimos que talvez, assim como foram mulheres as primeiras pessoas a visitarem o sepulcro do Senhor Jesus Cristo após a ressurreição, nossas mulheres justas tendam a ser instintivamente sensíveis às coisas de valor eterno.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.239.

Na Igreja, a mulher anda ao lado do homem, não na frente nem atrás. Na Igreja, há plena igualdade entre o homem e a mulher. O evangelho (...) foi concebido pelo Senhor tanto para homens como mulheres.
ÉLDER JOHN A. WIDTSOE citado por PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.239.

Lembrem-se de que no mundo pré-mortal as mulheres fiéis receberam determinadas designações, ao passo que os homens fiéis foram preordenados a certas responsabilidades do sacerdócio. Embora hoje não nos lembremos dos detalhes, isso não altera a realidade gloriosa do que outrora nos dispusemos a fazer.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.240.

A Sociedade de Socorro é a organização do Senhor para as mulheres. Complementa o treinamento do sacerdócio ministrado aos irmãos. Há um poder nesta organização que ainda não foi plenamente exercido para fortalecer os lares de Sião e edificar o Reino de Deus. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.241.

Ser uma mulher justa é algo glorioso em qualquer época. Ser uma mulher justa nos momentos finais desta Terra, antes da Segunda Vinda de nosso Salvador, é um chamado particularmente nobre. A força e a influência da mulher justa podem ser dez vezes maiores hoje do que em períodos menos conturbados. Ela foi enviada aqui para ajudar a melhorar, proteger e salvaguardar o lar — que é a instituição básica e mais nobre da sociedade. Outras instituições da sociedade podem vacilar e mesmo ruir, mas a mulher justa pode ajudar a salvar o lar, que pode ser o último e único santuário que alguns mortais conhecem em meio a tempestades e conflitos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.241-242.

Um número demasiado alto de mulheres passa seu tempo em eventos sociais, políticos e cívicos quando deveria estar em casa para ensinar, envolver e amar seus filhos, proporcionando-lhes segurança.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.242-243.

Não poderia haver maior honra para uma mulher do que auxiliar no plano divino [de Deus]. Declaro sem hesitar que uma mulher não encontrará maior satisfação, alegria e não fará nenhuma maior contribuição à humanidade do que ao ser uma mulher sábia e digna e criar bons filhos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.243.

Estejam seguras também de que todas as irmãs fiéis que, isentas de toda culpa, não gozarem o privilégio em seu segundo estado de selarem-se a um homem digno terão essa bênção na eternidade.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.244.

Desejamos que vocês cursem e concluam estudos superiores (...) que as prepararão tanto para a eternidade quanto para um serviço pleno na mortalidade. Além das habilidades básicas e vitais ligadas às tarefas domésticas, há outras aptidões que podem ser desenvolvidas e que aumentarão sua eficácia no lar, na Igreja e na comunidade.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.245.

Interessa-nos que nossas irmãs tenham tudo o que é bom. Cremos no gozo de todas as bênçãos — cultura, refinamento, instrução, conhecimento, perfeição — a fim de que a mãe de nossos filhos seja capaz de criá-los e educá-los em retidão.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.245.

Volto a frisar a necessidade de cada mulher estudar as escrituras. Queremos que nosso lar seja abençoado com irmãs que conheçam profundamente as escrituras — solteiras ou casadas, jovens ou idosas, viúvas ou vivendo no seio de uma família.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.245.

Tenham em mente, caras irmãs, que as bênçãos eternas que lhes pertencem por serem membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são imensamente maiores do que quaisquer outras bênçãos que vocês jamais possam receber. Não lhes pode advir nenhum reconhecimento maior neste mundo que o fato de serem conhecidas como mulheres de Deus. Nenhum status mais elevado lhes pode ser conferido do que ser uma filha de Deus que desfruta a verdadeira condição de irmã, esposa e mãe ou desempenha outras atividades que influenciam a vida de inúmeras pessoas para o bem. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.246.

Jamais houve uma época na história do mundo em que o papel da mulher tenha sido vítima de tantos mal-entendidos. Nunca houve uma época na Igreja em que as mulheres tenham podido fazer mais para mostrar qual pode e deve ser seu verdadeiro papel no mundo. O impacto e a influência das mulheres e mães em nosso mundo são determinantes. A ideia de que “a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo” é mais verdadeira hoje do que nunca antes.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.247.

(...) Caras irmãs, permitam-me sugerir-lhes algo que ainda não foi dito antes ou pelo menos não dessa forma. Boa parte do enorme crescimento que ocorrerá na Igreja nestes últimos dias se dará porque muitas das boas mulheres do mundo (nas quais costuma haver um profundo sentido de espiritualidade) serão atraídas à Igreja em grandes números. Isso se produzirá porque as mulheres da Igreja refletirão retidão e lucidez em sua vida e porque serão vistas como distintas e diferentes — de modo positivo — das mulheres do mundo. (...) Assim, os membros da Igreja do sexo feminino constituirão uma força significativa tanto em termos numéricos quanto no tocante ao crescimento espiritual da Igreja nos últimos dias. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.248.

Espera-se tanta coisa de uma mulher! Muitas vezes ela é um detetive, obrigada a procurar coisas perdidas e solucionar diariamente os desconcertantes mistérios de “quem foi”.
Freqüentemente sua impaciente audiência exige seu talento musical querendo que ela cante – a qualquer hora, em qualquer lugar. Ela é uma artista no uso do lápis de cor e álbuns de colorir, de agulhas e linhas ou outros meios de criar obras de arte com as próprias mãos.
ÉLDER RUSSEL M NELSON – A Liahona, Janeiro de 1990, p.22.

Honra as mulheres que não são mães. Elas sabem que a maternidade é uma das esferas de feminilidade. A virtude e inteligência da mulher são igualmente aplicáveis de forma única em outras esferas, como no magistério e serviço de solidariedade.
ÉLDER RUSSEL M NELSON – A Liahona, Janeiro de 1990, p.22.

Se eu fosse mulher, dotada de grandes atributos mentais, cheia de sabedoria, e acima de tudo, uma mulher magnânima e tivesse tido o privilégio de escolher um homem e de com ele me casar; e tivesse descoberto que me havia enganado a respeito dele, que ele não correspondia a minhas expectativas, se eu lamentar a escolha que fiz, que eu mostre sabedoria não me queixando da decisão que tomei. A sabedoria e critério de uma mulher falharam ao escolher um marido, e pode acontecer novamente, se não tive o devido cuidado. Ao repudiar seu marido, retirando a confiança e boa vontade que deposita nele, ela faz com que uma sombra negra caia sobre seu caminho, ao passo que, se tivesse uma atitude adequada de amor, obediência e estímulo, ele poderia alcançar aquela perfeição que dele era esperada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.202.

"(O sacerdócio) é (…) o poder de Deus delegado ao homem, e através do qual este pode agir na Terra para a salvação da família humana." [Joseph F. Smith, Doutrina de Evangelho, 5ª ed. (1939), p. 125] O Senhor designou ao homem a importante tarefa de governar e presidir os assuntos da Igreja e da família. O homem, por sua vez, deve usar esse poder sagrado para abençoar e beneficiar todos os membros da Igreja —homens, mulheres e crianças. O Presidente Brigham Young disse:
"O sacerdócio deve ser usado para o benefício de toda a família humana, para a edificação dos homens, mulheres e crianças. Na verdadeira Igreja de Cristo não existe uma classe ou sexo privilegiado. (…) Os homens têm seus trabalhos para fazer e seus poderes para exercer, para o benefício de todos os membros da Igreja. (…)
O mesmo acontece com as mulheres: Seus dons especiais devem ser exercidos para benefício e edificação da raça". [Citado por John A. Widtsoe, comp., Priesthood and Church Government, rev. ed. (1954), pp. 92-93.]
No lar, e na Igreja, homens e mulheres possuem responsabilidades diferentes, mas igualmente importantes. O poder do sacerdócio pode ajudar cada pessoa a cumprir tais responsabilidades para o benefício de todos.
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.91

Os homens não têm mais direito do que as mulheres às bênçãos que emanam do sacerdócio e acompanham a sua posse.
(...) O homem possuí o sacerdócio e realiza os deveres do sacerdócio na Igreja, mas sua mulher participa, juntamente com ele, de todos os privilégios derivados dessa posse. A obra realizada nos templos da Igreja pode mostrar isso claramente, e é um bom exemplo. As ordenanças do templo, são de caráter distintamente sacerdotal; no entanto, as mulheres têm acesso a todas elas e as bênçãos maiores são conferidas somente sobre o homem e a mulher em conjunto.
ÉLDER JOHN A. WIDTSOE - Manual Básico da Mulher SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.92.

O Élder Bruce R. McConkie explicou o relacionamento existente entre o sacerdócio e as mulheres: “Na verdadeira Ordem Patriarcal, o homem possui o sacerdócio e é o cabeça da família, (...) mas ele não pode alcançar a plenitude da alegria aqui na terra, nem a recompensa eterna sozinho. A mulher permanece ao seu lado, como co-herdeira na plenitude de todas as coisas. A exaltação e o progresso eterno são recompensa dela, tanto quanto dele. (D&C 131:1-4) A divindade não é somente para os homens; é para os homens e as mulheres. (D&C 132:19-20).
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Manual Básico da Mulher SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.92.

Assim como todos se beneficiam com o sacerdócio na Igreja, todos são igualmente responsáveis por honrá-lo e apoiá-lo. Aos portadores do sacerdócio é continuamente lembrado: “Que os direitos do sacerdócio são inseparavelmente ligados com os poderes do céu e que os poderes do céu não podem ser controlados nem exercidos a não ser de acordo com os princípios da retidão”. (D&C 121:36) Da mesma forma, as mulheres são aconselhadas a honrar o sacerdócio, a serem agradecidas pelo seu poder e a demonstrar respeito por aqueles que o possuem. Temos também a responsabilidade de apoiar o sacerdócio. Apoiar significa “promover os interesses ou causas de; (...) proteger ou defender como válido ou certo”. (Webster’s New Collegiate Dictionary, 10ª Ed. (1993), “Support”, p. 1184)
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.92.

Estamos também honrando o sacerdócio quando tratamos o marido com a mesma gentileza, bondade e amor que ele deve possuir como portador do sacerdócio. O Profeta Joseph Smith aconselhou a Sociedade de Socorro a “ensinar às mulheres como se comportar em relação ao marido e tratá-lo com bondade e afeição. Sempre que o homem se vê atribulado e perplexo ante seus cuidados e dificuldades, se puder encontrar um sorriso em vez de argumentos e queixas, se puder encontrar mansidão, sua alma acalmará e seus sentimentos serão de paz; sempre que o desespero começa a penetrar em sua mente, ele necessita de conforto proporcionado pela afeição e bondade.”
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.93.

Embora o pai seja o líder dentro do lar, “Sua mulher é sua companhia mais importante, sua adjutora e conselheira” (Guia da Família (1999), p. 2) Marido e mulher devem trabalhar juntos para fortalecer a família e ensinar os filhos os princípios do evangelho. Cumprindo seu papel de conselheira, a mulher pode reforçar a posição do marido como chefe da casa e incentivar a união familiar.
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.93.

Confiança e união podem ser encontradas no lar quando o marido e a mulher procuram diligentemente seus melhores interesses e a felicidade um do outro. Ambos terão alegria em sua associação e a oportunidade de sentirem-se realizados, se houver tal entendimento.
Numa revelação dada a Emma Smith, mulher do Profeta Joseph, estabeleceu-se o papel da mulher e seu relacionamento com o sacerdócio. O Senhor disse:
“(...) és uma mulher eleita, a quem chamei. (...)
O dever de teu chamado será confortar meu servo Joseph Smith Júnior, teu marido, em suas aflições, com palavras consoladoras, com espírito de mansidão. (...)
Continua em espírito de mansidão, acautelando-te contra o orgulho. Que tua alma se deleite em teu marido e na glória que sobre ele virá.
Guarda meus mandamentos continuamente e receberás uma coroa de retidão. E, a não ser que faças isso, onde estou não poderás vir”. (D&C 25:3,5,14-15)
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.93-94.

Como mulheres da Igreja, podemos ser de grande influência para os portadores do sacerdócio em nosso lar. Podemos apoiar e incentivar nosso marido, pai, irmãos e filhos a cumprir suas responsabilidades no sacerdócio. Se pedirmos uma bênção e depois a honrarmos, demonstramos o apoio ao sacerdócio. Podemos também fortalecer os portadores do sacerdócio em nosso lar, incluindo-os em nossas orações. O Profeta Joseph Smith aconselhou as mulheres da Igreja a “concentrarem sua fé e orações e a depositarem confiança no marido, (...) para que possamos fortificá-los e apoiá-los com nossas orações.”
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.94.

Devemos esforçar-nos continuamente para aperfeiçoar nosso caráter e cumprir nossas responsabilidades. Talvez tenhamos que encorajar e gentilmente relembrar aos portadores do sacerdócio em nossa casa que devem honrar e magnificar seus chamados no sacerdócio. As moças, bem como as mães podem fazer muito para incentivar os rapazes a assistirem às reuniões e a se prepararem para ser missionários. O Élder David B. Haight, disse: “Vocês, moças, exercem uma grandiosa influência no comportamento masculino. (...) Sua influência entre os rapazes é importante. São vocês que incentivam os padrões da Igreja, o modo de vestir e de agir.”
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.94.

Sempre que uma mulher tem uma atitude positiva a respeito dos deveres do marido na Igreja ele consegue desempenhar-se em tais deveres com maior facilidade. Sua atitude também comunica aos filhos que possuir o sacerdócio em casa é uma grande bênção.
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.94.

Assim como a mulher justa pode exercer muita influência para o bem apoiando o portador do sacerdócio em seu próprio lar, pode também fortalecer a Igreja sempre que apóia seus líderes no ramo ou ala, distrito ou estaca. Apoiamos nossos líderes quando aceitamos de boa vontade os chamados na Igreja e os cumprimos fielmente, compreendendo que todo chamado no sacerdócio é um chamado do Senhor. Podemos honrar os conselhos dos líderes do sacerdócio – nosso marido, mestres familiares, bispo ou presidente do ramo, estaca ou distrito e Autoridades Gerais. Devemos conter-nos para não criticar os líderes do sacerdócio, e ensinar os filhos a fazerem o mesmo. Fortalecer e apoiar o sacerdócio é mais do que apenas levantar a mão ou dizer que apoiamos o sacerdócio. É aprender, orar, obedecer e servir numa boa causa.
O Senhor providenciou líderes no sacerdócio, para estabelecer o curso que devemos seguir sob a Sua direção. Portanto, temos a responsabilidade de escutar o bom conselho deles, como se fosse do Senhor. “E tudo o que disserem quando movidos pelo Espírito Santo, será (...) a vontade do Senhor, (...) a mente do Senhor, (...) a palavra do Senhor, (...) e o poder de Deus para a salvação. (D&C 68:4)
Quando Harold B. Lee era o Presidente do Quórum dos Doze, deu a todos os membros da Igreja o seguinte conselho sobre apoio aos líderes e particularmente ao profeta: “Devemos aprender a dar ouvidos às palavras e mandamentos que o Senhor nos possa dar por meio de Seu profeta, ‘(...) à medida que ele os receber, andando em toda santidade diante de mim; (...) como de minha própria boca, com toda a paciência e fé’. (D&C 21:4-5) Haverá coisas que exigirão paciência e fé. Vocês podem não gostar do que lhes é dado por meio das autoridades da Igreja. Pode ser contrário aos seus pontos de vista políticos. Pode contradizer seus pontos de vista sociais. Pode interferir em sua vida social. Mas, se escutarem essas coisas, como se vindas da boca do próprio Senhor, com paciência e fé, vocês terão a promessa de que ‘(...) as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas, e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome’. (D&C 21:6)”
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.95.

Jamais podereis encontrar na Bíblia ensinamentos que digam que as mulheres devem assumir o comando – que é responsabilidade das mulheres, pois tal não acontece.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.199.

Uma coisa é verdade, e nisso acreditamos: que a mulher é a glória do homem; porém ela não foi feita para ser adorada por ele. Como dizem as escrituras, “todavia nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor”. A mulher tem sua própria influência, e deve usá-la para treinar seus filhos no caminho que devem trilhar; se deixar de fazê-lo, terá de assumir terríveis responsabilidades.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.199.

Quando medito nos deveres e responsabilidades atribuídos a nossas irmãs e mães, e na influência que elas têm, considero-as como a mola mestra e a alma de nosso ser aqui na terra. É verdade que o homem é o primeiro. O Patriarca Adão foi colocado aqui como um rei da terra, para sujeita-la ao seu domínio. Quando a Mãe Eva veio ao mundo, porém, exerceu uma esplêndida influência sobre seu esposo. (...)
A meu ver as mulheres têm grande influência. (...)
Desejamos que nos dêem vossa influência e poder para ajudar a construir esse reino...
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.199.

Nas coisas espirituais, relativas a todos os dons do Espírito, como o recebimento de revelação, obtenção de testemunhos e visões, em tudo quanto envolva a divindade e a santidade, fruto da retidão pessoal – homens e mulheres estão em posição de absoluta igualdade diante do Senhor. (“Nossas Irmãs Desde o Princípio”, A Liahona, junho de 1979, p.7.)
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 22, p.73.

Em nome dos oficiais da Igreja agradeço-vos o serviço que tendes prestado à Igreja, a vossas famílias e aos bairros e comunidades em que viveis. Sei que muitos de vossos atos altruístas e compassivos são anônimos, não divulgados e, às vezes, nem agradecidos. Entretanto, o Senhor está atento.
Oramos pelo vosso bem-estar, agradecemos a Deus pela influência benéfica que exerceis no mundo por meio de vossos préstimos, sacrifícios, compaixão e defesa do que é belo e enobrecedor.
Obrigado por tornardes nossa vida tão melhor devido ao que sois. Vosso exemplo constante de retidão contrasta com os caminhos do mundo.
Enfrentam-se no mundo hoje muitos desafios. Diante das perplexidades, tumultos e males que nos cercam, é natural que busquemos alguém que nos ajude. Algumas mulheres anseiam pela inspiração que consola, cura feridas e transmite conhecimentos suficientes para apontar o caminho, quando parece não haver caminho algum que seja confiável.
Mas não fomos abandonados! Temos as escrituras, que contêm as palavras duradouras de um amoroso Pai Celestial e que nos dizem que somos Sua prioridade máxima. Disse Ele: “Porque eis que esta é a Minha obra e Minha glória: proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem.” (Moisés 1:39)
Além dessas palavras de um Pai Celestial amoroso, temos o Salvador, sobre quem Alma escreveu:
“E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; (...)
E tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer o seu povo, de acordo com suas enfermidades.” (Alma 7:11-12)
Deve ser um conforto para vós, amadas irmãs desta igreja, lembrar-vos de que esse mesmo Jesus, nosso Salvador por meio da Expiação, demonstrou amor e zelo pelas mulheres de sua época. Demonstrou consideração especial pela viúva pobre que ofertou duas moedas, ensinou a samaritana e revelou-lhe ser o Messias. Expulsou sete demônios de Maria Madalena e perdoou a mulher apanhada em adultério. Curou a filha da mulher grega, a mulher que havia dezoito anos estava encurvada e a sogra de Pedro, quando doente com febre.
Restituiu o filho morto à mãe, a filha de Jairo aos pais e Lázaro às pesarosas irmãs, que estavam entre Seus amigos mais íntimos. Pendurado na cruz, voltou o coração para a mãe, colocando-a sob os cuidados do discípulo amado, João. Foram mulheres que Lhe prepararam o corpo para o sepultamento. Foi a Maria que ele primeiro apareceu como o Senhor ressuscitado, e foi ela quem Ele encarregou de transmitir aos discípulos a gloriosa mensagem de que ressuscitara.
Existe qualquer razão para pensar que ele se interessa menos pelas mulheres de hoje? Antes de Sua ascensão, prometeu aos discípulos: “E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador. (...) Não vos deixarei órfãos.” (João 14:16,18) Como filhas do Pai Celestial, tendes também o privilégio de vos ter sido dado o outro Consolador, o dom do Espírito Santo.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, p.109.

O Profeta Joseph Smith ensinou às mulheres que elas deveriam tratar o marido “com doçura e afeto. Quando um homem se sente agoniado por problemas, quando as dificuldades e empecilhos o estão deixando desorientado, se em lugar de uma contenda ou queixa encontrar um sorriso, se encontrar doçura, sua alma tranquilizar-se-á, acalmando-se os seus sentimentos”. [Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, Joseph Fielding Smith (org.), 1975, p. 223.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 10, p.54.

Fomos todos abençoados com mulheres especiais em nossa vida—mulheres que exerceram uma influência profunda e duradoura sobre nós. Sua contribuição tem sido e é a mais importante, sendo algo que nos será de valor eterno.
Nossas esposas, mães, filhas, irmãs e amigas são todas filhas espirituais de nosso Pai Celestial. Espero que mantenhamos isso sempre em mente, irmãos, quanto ao modo de tratarmos as mulheres. As irmãs desta dispensação incluem muitas das mais nobres filhas de nosso Pai Celestial. Lembremo-nos sempre de que Deus não faz acepção de pessoas e que ama a todos, homens e mulheres, rapazes e moças, com um perfeito amor. (A Liahona, março de 1980, p. 72.)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 28, p. 117.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar