Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Bíblia Sagrada

Leiam a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e os demais registros que o Senhor nos concedeu, entesourem essas revelações e vejam o que o Senhor nos prometeu. Assim, entesouramos algo de grande valor para nós.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.119.

Temos a Bíblia — a vara de Judá — que contém a lei de Deus conforme revelada a Moisés e demais profetas e patriarcas da antiguidade e que nos foi passada ao longo de milênios. Enquanto grandes bibliotecas, como a de Alexandria, (...) foram destruídas, a Bíblia foi preservada para nós e está a nosso alcance, para que a leiamos. Ela concede-nos a lei de Deus, conforme transmitida aos antigos. Mas não houve mudança nessa lei, no que diz respeito ao evangelho, desde aquela época até hoje. A Bíblia — o Velho e o Novo Testamentos — transmite-nos a lei pela qual podemos ser exaltados e regressar à presença de Deus e viver com Ele para todo o sempre. Mostra-nos o caminho que devemos seguir a fim de termos parte na primeira ressurreição, para podermos ressurgir revestidos de glória, imortalidade e vida eterna. Também nos traz a história, não somente do que já aconteceu com os judeus, mas também do que está para vir.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, pp.120-121.

Aqui está a Bíblia, o registro dos judeus, dado pela inspiração do Senhor a Moisés e demais patriarcas e profetas da antiguidade. Trata-se de uma fraude ou, como dizem os descrentes, uma criação humana? Não, nenhum homem que já tenha vivido neste mundo seria capaz de escrever um livro assim sem a inspiração do Todo-Poderoso.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.121.

Assim, as revelações às vezes são concedidas com a visita pessoal de seres celestiais. (...) Contudo, a maioria das revelações concedidas ao Profeta Joseph Smith neste livro sagrado, Doutrina e Convênios, não veio dessa forma, mas como impressões profundas.
A maioria das revelações registradas em Doutrina e Convênios e na Bíblia foram sentimentos profundos e a certeza incontestável de orientação divina. Esse é o tipo de revelação que as pessoas costumam receber para atender a suas próprias necessidades.
SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 22, p.267.

Graças dou por aqueles que preservaram a Bíblia para as gerações futuras, a começar pelos fiéis patriarcas de Israel, passando por aqueles dedicados sábios que traduziram os escritos dos profetas para o grego – a língua universal da época – e assim preservaram para nós aquela preciosa versão do Velho Testamento conhecida como a “Septuaginta”. Depois os inabaláveis indivíduos que trabalharam incansavelmente copiando as escrituras durante a Idade Média, que pacientemente as reproduziram e defenderam dos bárbaros que invadiram a Europa. Pago também tributo e louvor aos corajosos reformadores do século XVI que a traduziram para a língua do povo e a divulgaram para leitura geral e edificação de todos os filhos de Deus.
ÉLDER HÉLIO DA ROCHA CAMARGO – A Liahona, Janeiro de 1991, p.90.

Quando o Profeta começou sua tradução da Bíblia, em junho de 1830, o Senhor revelou para ele uma extensa passagem dos escritos de Moisés. Essa passagem se tornou o capítulo 1 do livro de Moisés, na Pérola de Grande Valor. Ela registra uma visão na qual Moisés viu e conversou com Deus: uma visão tão extraordinária que Joseph Smith a chamou de “uma porção preciosa” e “um suprimento de força”.3 Nessa visão, Deus ensinou a Moisés o propósito fundamental do grande plano de salvação: “E o Senhor Deus falou a Moisés, dizendo: (...) Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:37, 39).
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.217.

Creio na Bíblia como ela estava escrita quando saiu da pena dos autores originais. Tradutores ignorantes, copistas descuidados ou sacerdotes ardilosos e corruptos cometeram muitos erros. (...) Vejam em [Hebreus 6:1] uma contradição: ‘Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição’. Se um  homem deixa os princípios da doutrina de Cristo, como ele pode ser salvo nos princípios? Isso é uma contradição. Não acredito nisso. Vou ler como deveria ser: ‘Por isso, não deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição’”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, pp.215-216.

Pouco depois da restauração da Igreja, o Senhor disse ao Profeta Joseph Smith que, por meio de inspiração, começasse a fazer correções na versão do rei Jaime da Bíblia em inglês. Doutrina e Convênios contém várias referências a essa instrução. (Ver, por exemplo, D&C 35:20; 37:1; 45:60–61; 73:3–4; 93:53.)
Atualmente, chamamos a obra do Profeta de Tradução de Joseph Smith da Bíblia em Inglês.
A tradução que Joseph Smith fez da Bíblia não é igual ao que normalmente chamamos de tradução. Ele não traduziu a Bíblia de uma língua para outra. O único texto de que dispunha era a versão do rei Jaime da Bíblia em inglês, e foi orientado pelo Espírito a fazer correções e restaurar passagens que estavam totalmente perdidas.
Existem dois trechos da Tradução de Joseph Smith em A Pérola de Grande Valor (o livro de Moisés e Joseph Smith—Mateus). Além disso, a edição da Bíblia inglesa (versão do rei Jaime) que é publicada pela Igreja contém notas de rodapé com trechos curtos da Tradução de Joseph Smith. Existem trechos mais longos no apêndice que segue o Guia para Estudo das Escrituras.
Para ajudar os alunos a dar mais valor à Tradução de Joseph Smith, sugere-se que você compare brevemente algumas passagens com a Bíblia. Sugerimos abaixo duas comparações:
a. A história e os ensinamentos de Enoque são um exemplo de extensas passagens que foram restauradas na Tradução de Joseph Smith. Na Bíblia, Enoque só é mencionado em Gênesis 5:18–24, Lucas 3:37, Hebreus 11:5 e Judas 1:14–15. As referências a Enoque existentes na Tradução de Joseph Smith são muito mais extensas e incluem os seus ensinamentos, visões e profecias que estão registradas em Moisés 6:21–68 e 7:1–69. Escolha alguns desses versículos para ler em classe e discuta o valor deles.
b. As revisões de Mateus 4 são um exemplo de correção inspirada de versículos específicos da Bíblia. Peça aos alunos que vejam os trechos da Tradução de Joseph Smith dos versículos de Mateus 4, no Guia para Estudo das Escrituras. Discutam como essas correções esclarecem os versículos da Bíblia.
O processo de tradução da Bíblia não só ocasionou a correção e restauração de doutrinas da Bíblia, mas também ajudou a restaurar algumas doutrinas por intermédio de Doutrina e Convênios. Muitas revelações de Doutrina e Convênios foram respostas a perguntas que o Profeta fez enquanto estava ponderando a tradução da Bíblia. Um membro da Igreja que passou muitos anos estudando a Tradução de Joseph Smith observou: “A tradução de Joseph Smith não é somente uma versão melhorada da Bíblia; ela foi o canal, ou o meio, de restauração de doutrinas na infância da Igreja”. (Robert J. Matthews, The Capstone of Our Religion:Insights into the Doctrine and Covenants, 1989, p. 64.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 13, pp.72-73.

O Velho Testamento é um relato dos acordos feitos entre Deus e o povo do convênio desde a Criação até alguns séculos antes do nascimento do Salvador. O Velho Testamento mostra exemplos vigorosos de fé e obediência. Mostra também as consequências de se esquecer de Deus, desobedecê-Lo ou opor-se a Ele. Suas profecias prestam testemunho do nascimento, sacrifício expiatório, segunda vinda e reinado milenar do Messias.
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 1,  p.1.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar