Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Reino Celestial

Este é um mundo em que nos encontramos para nos provarmos. A existência terrena do homem é um dia de julgamento, onde podemos provar a Deus, em nossa escuridão, em nossa fraqueza, onde reina o adversário, que somos amigos de nosso Pai Celestial, e que aceitamos a luz que Ele nos oferece, que somo dignos de liderar nossos filhos – de nos tornarmos senhores de senhores e reis de reis, de exercermos perfeito domínio sobre aquela parte de nossas famílias que será coroada no reino celestial com glória, imortalidade e vidas eternas.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.87.

Quanto mais próximos estivermos de Deus, mais facilmente nosso espírito será tocado por coisas refinadas e belas.
ÉLDER DOUGLAS L. CALLISTER – Dos Setenta, A Liahona, Junho de 2009, p. 27.

Fomos colocados nesta terra para provar se somos dignos de ir para o mundo celestial, ao terrestrial ou ao telestial, para o inferno ou a qualquer outro reino ou lugar, e temos vida suficiente para fazermos isto.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.87.

O espírito dos justos receberá a exaltação na presença de Deus e do Cordeiro, no mesmo tabernáculo [corpo físico] no qual eles viveram, trabalharam e sofreram na Terra. Sem essa união, seria impossível para a alma dos homens receber a plenitude da glória. Há uma glória ligada a isso que será fonte de alegria eterna para todos os habitantes do reino celestial.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.72.

A vida celeste pode ser alcançada por todos os que cumprirem os requisitos. Não basta saber. É preciso fazer. A retidão é vital e as ordenanças são necessárias.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.1.

Aqui na mortalidade, cada um de nós tem a oportunidade de escolher o tipo de lei que seguirá. Estamos vivendo e seguindo leis celestiais que nos tornarão candidatos à glória celestial ou obedecendo a leis terrestres que nos tornarão candidatos à (...) glória terrestre ou teleste. O lugar que ocuparemos nos mundos eternos será determinado por nossa obediência às leis desses vários reinos durante o tempo em que estivermos na mortalidade aqui na Terra.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

O céu, como costumamos concebê-lo, é a morada dos justos depois que eles deixarem a vida terrena e o lugar onde habitam Deus e Cristo. Acerca desse estado de felicidade, Paulo disse: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (I Coríntios 2:9)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

O sucesso assume um significado diferente para muitas pessoas, mas para cada filho de Deus será herdar o direito de estar com Ele e sentir-se à vontade em Sua presença.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

É verdade que as escrituras predizem os dias finais da existência material da terra como uma esfera telestial. A terra será então renovada e receberá sua glória paradisíaca ou terrestre. (Vide Décima Regra de Fé.) Finalmente, a terra será celestializada. (Vide Apocalipse 21:1; D&C 77:1; 88:25-26.)
ÉLDER RUSSELL M. NELSON – A Liahona, Julho de 1990, p.17.

Algumas pessoas podem supor que seria uma grande benção, se pudessem ser levadas diretamente para os céus e lá estabelecidas, mas na realidade isso não lhes seria uma benção, pois não poderiam receber a plenitude de sua recompensa, nem desfrutar da glória do Reino, ou compreender e habitar em sua luz. Ela lhes seria um inferno intolerável, e creio que isso as consumiria mais rápido que o fogo do inferno. Não vos seria uma benção serdes levados para o Reino Celestial e obrigados a ficar lá, a menos que estivésseis preparados para habitá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Um homem cuja mente se abriu às influências do sacerdócio do Filho de Deus – que compreende tudo a respeito do governo dos céus, deve entender que os seres finitos não são capazes de receber e suportar a plenitude da lei celestial. Quando podereis suportar uma lei celestial? Quando vos tornardes seres celestiais, não antes disso.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Este é o plano de salvação. As obras de Jesus jamais terão fim, até que tenha sido concedida a todos a felicidade de habitar num reino nas mansões de seu Pai, onde há muitos reinos e muitas moradas, de acordo com as obras e fidelidade de todos os homens que já viveram sobre a face da terra. Alguns obedecerão à lei celestial e receberão sua glória, alguns habitarão o terrestrial, outros o telestial, e outros ainda nenhuma glória receberão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.56.

O Profeta Joseph Smith ensinou o seguinte em maio de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 131:1–4: “Na glória celestial há três céus ou graus; e para obter o mais elevado, um homem precisa entrar nesta ordem do sacerdócio [que significa o novo e eterno convênio do casamento]; e se não o fizer, não poderá obtê-lo. Poderá entrar em outro, mas esse será o fim de seu reino; ele não poderá ter descendência”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 18, p.231.

Estes são os que são a igreja do Primogênito. Estes são aqueles em cujas mãos o Pai colocou todas as coisas — estes são os que são os sacerdotes e reis, que receberam de sua plenitude e de sua glória; e são sacerdotes do Altíssimo, segundo a ordem de Melquisedeque, que era segundo a ordem de Enoque, que era segundo a ordem do Filho Unigênito.
Portanto, como está escrito, eles são deuses, sim, os filhos de Deus — portanto todas as coisas são suas, seja a vida ou a morte, as coisas presentes ou as coisas futuras, todas são deles e eles são de Cristo e Cristo é de Deus. (...)
Estes habitarão na presença de Deus e seu Cristo para todo o sempre. (...) Estes são aqueles cujos nomes estão escritos no céu, onde Deus e Cristo são o juiz de todos. Estes são os homens justos, aperfeiçoados por meio de Jesus, o mediador do novo convênio, que efetuou esta expiação perfeita pelo derramamento de seu próprio sangue. Estes são aqueles cujo corpo é celestial, cuja glória é a do sol, sim, a glória de Deus, a mais elevada de todas, sendo que o sol do firmamento é citado como o símbolo dessa glória. (D&C 76:50-59, 62, 68-70.)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 18, p.231.

OS REINOS SUPERIORES MINISTRAM AOS INFERIORES. Todavia, através de sua abundante misericórdia, o Senhor fará o máximo que puder ser feito e, portanto, dará a todos um lugar em alguma parte – se não dentro das portas da Cidade Santa, então fora dela – (Apocalipse 21:27; 22:14-15.) onde os que não tem direito à plenitude das bênçãos poderão ser ministrados pelos que possuem glória maior. Pois nesta visão que fala das glórias, lemos também que aqueles que habitam no reino celestial, ministrarão àqueles do reino terrestre; os do reino terrestre hão de ministrar àqueles do reino teleste.
O Filho poderá ir ao terrestre, mas os que entrarem nesse reino não receberão a plenitude do Pai; não verão a grandeza de sua glória. Ele lhos recusará. Jamais voltam à plenitude de sua presença. Os que entram no reino teleste não receberão a plenitude do Pai ou do Filho. Estes não irão lá, mas enviarão mensageiros para visitar e instruir os habitantes dessa glória.
Os do reino terrestre hão de visitar os do reino teleste; e os do celeste visitarão os do reino terrestre. Estes não poderão ir aonde o Pai está, pois disse o Senhor: “Onde Deus e Cristo habitam, não poderão vir, mundos sem fim”, (D&C 76:112.) Entretanto, na mesma seção está escrito que, a despeito desse fato, os que entram ali terão bênçãos tão grandes, que ultrapassam todo o entendimento. (D&C 76:86-89.) Tamanha é a misericórdia do Senhor. Ele se empenhará em salvar todos os seus filhos, e exaltar o máximo possível deles.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp. 5-6.

Exaltação é o ato de ser elevado ou engrandecido, quanto à posição ou grau; é ser magnificado ou glorificado. Assim, no reino celestial, os que passam pelos deuses que ali estão para guardar o caminho para a plenitude, recebem exaltação. O reino telestial não é um reino de exaltação; o reino terrestrial não é um reino de exaltação, embora seja superior ao telestial. E haverá muitos que entrarão no reino celestial, em sua condição de salvos sem exaltação, pois mesmo no celestial existem diversos graus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.12-13.

Salvação é o dom de Deus, de acordo com as Escrituras, para todos os homens que não pecam contra a luz, tornando-se filhos da perdição. A salvação é de vários estágios ou graus. Todo homem será julgado segundo suas obras, e por esta razão foram estabelecidos diversos graus ou reinos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.13.

NEM A METADE DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS SERÃO SALVOS – Os que recebem a plenitude terão o privilégio de ver a face de nosso Pai. E não será assombroso o número de santos dos últimos dias que lá chegará. O Presidente Francis M. Lyman (1840-1916 Ordenado Apóstolo a 27/10/1880, chegou a ser presidente do Conselho dos Doze) tem declarado muitas vezes, e creio com razão que, se salvarmos metade dos santos dos últimos dias, isto é, com uma exaltação no reino celestial de Deus, nos teremos saído muito bem. Não que o Senhor seja parcial, não que ele vá traçar uma linha como alguns dirão, para deixar pessoas de fora. Ele gostaria de que todos nós entrássemos, se possível; mas há leis e ordenanças a que devemos obedecer; se não obedecermos à lei, não poderemos entrar.
O Salvador comparou o reino, em outras palavras a Igreja, a dez virgens, cinco das quais eram prudentes e cinco loucas; (Mateus 25:1-13.) e por isso não devemos pensar que por sermos membros da Igreja, tudo está bem conosco e nossa salvação está assegurada, isto é, que nossa exaltação esteja assegurada. Não é assim.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.15.

Deus não vai salvar todo homem e mulher no reino celestial. Se quereis chegar lá e tiverdes falhas; se estais cometendo pecados; se quebrais os mandamentos do Senhor, e o sabeis; agora é o momento exato para vos arrependerdes e emendardes, e não achar que é uma coisa tão pequena, que o Senhor há de perdoar; apenas alguns açoites, apenas um pequeno castigo e seremos perdoados; pois pode ser que vos encontreis lançados fora, se insistirdes e persistirdes nesse rumo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.17.

Todo homem tem um lugar preparado onde será recompensado segundo as suas obras. Por isso, Paulo ensinou haver uma glória do sol, uma glória da lua e uma glória das estrelas, e que, como estas diferem em magnitude, assim é na ressurreição dos mortos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.20.

É propósito do Todo-Poderoso salvar a humanidade inteira, e todos entrarão em seus reinos em algum grau de glória, exceto os filhos da perdição, cujo pecado ultrapassa o poder de arrependimento e redenção, e portanto não podem ter seus pecados perdoados. Todos os restantes serão salvos, mas nem todos com o mesmo grau de glória ou exaltação. (D&C 76:30-49; Hebreus 6:4-8.) Cada homem será julgado segundo suas obras, suas oportunidades de receber a verdade e o intento de seu coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

Aqueles que guardam plenamente a lei e obedecem a todos os mandamentos de Deus, são herdeiros da salvação plena no reino celestial, a glória que é comparada com o sol. Estes sobrepujam todas as coisas e recebem a plenitude das bênçãos, do poder e glória do Pai. (D&C 76:50-70, 92-96; 84:38; 88:107.) Todos os que morreram sem conhecimento do Evangelho ou oportunidade de recebe-lo, e que o teriam aceito, se lhes fosse dada a oportunidade enquanto vivos, também são herdeiros desse reino.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

O reino celestial é o reino que as Escrituras chamam de reino de Deus, o qual os homens devem buscar acima de tudo o mais. (Mateus 6:33; D&C 6:7.) É o lugar onde os que entram recebem vida eterna, além de imortalidade. Imortalidade é o dom de viver para sempre, concedido a todos os homens. Vida eterna é viver na presença do Pai e do Filho; é a espécie de via que eles têm. É ao reino celestial que o Senhor se referia, quando disse: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição , e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontram.” (Mateus 7:13-14; 3 Néfi 14:13-14.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.23-24.

Comparativamente, poucos filhos dos homens encontrarão a salvação existente no reino celestial ou, em outras palavras, a exaltação que fará deles herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo – mesmo filhos de Deus. Aqueles que obtêm essa exaltação, recebem a plenitude do poder, força e domínio daquele reino. Sobrepujam todas as coisas. São coroados sacerdotes e reis, e tornam-se iguais a Jesus Cristo. Embora esta doutrina seja ensinada na Bíblia, a maioria da humanidade a esqueceu, e ela passou a ser um dos ensinamentos peculiares da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.-
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.24.

John Taylor, o terceiro Presidente da Igreja, disse: “Ouvi o Profeta Joseph dizer, falando para os Doze, em certa ocasião: ‘Vocês terão que passar por todo tipo de provação. É extremamente necessário que sejam provados tal como foi Abraão e outros homens de Deus, e (disse ele) Deus os testará, Ele os tomará e torcerá as próprias fibras de seu coração, e se vocês não conseguirem suportar, não estarão aptos para uma herança no Reino Celestial de Deus’. (...) Joseph Smith nunca teve muitos meses de paz depois de receber a verdade, e por fim foi assassinado na cadeia de Carthage”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.241.

Como todos estamos preparando-nos para viver numa cultura celestial, tudo o que existe em nossa cultura temporária e local que esteja em conflito com o evangelho e seus padrões precisa simplesmente ser retirado de nossa vida. As fugazes modas do mundo, em pouco tempo, se tornarão obsoletas, de qualquer forma. (Ver I Coríntios 7:31.) Enquanto isso, não devemos ceder a essas coisas.
Mantenham sua dignidade e seu padrão de vestuário, mesmo que não sejam ricos. No mundo atual, por exemplo, os líderes da Igreja freqüentemente são os poucos exemplos existentes de um modo adequado de se vestir. Sua aparência e sua presença são seu modo de expressar aos outros como vocês se vêem e como vêem seu chamado e como vocês honram e apoiam aqueles que os chamaram.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.17.

I Samuel 8:1. Que tipo de Governo Tiveram os Israelitas Sob a Direção de Samuel e dos Líderes que o Precederam?
“Teocracia é o governo sob a direção imediata de Deus, através de seus ministros e representantes. Este foi o sistema original de governo na terra, do qual Adão era o grande sumo sacerdote presidente por intermédio de quem, as leis do Senhor, tanto temporais como espirituais, eram reveladas e administradas. Esta espécie de governo aparentemente continuou a existir entre a parte justa da humanidade, dos dias de Adão até Enoque e seus dias, quando o Senhor levou Sião para seu seio.
“Os grandes patriarcas pós-diluvianos – Abraão, Isaque, Jacó e outros – parecem ter vivido sob este sistema de governo. A parte justa dos povos jareditas sem dúvida alguma também foi orientada por esse mesmo sistema. A Israel da época de Moisés e dos juízes certamente funcionou sobre bases teocráticas, e tal sistema prevaleceu também entre a parte nefita dos descendentes de Leí, durante a maior parte de sua longa história. Quando Cristo vier reinar pessoalmente sobre a terra durante a era milenar, haverá um governo teocrático perfeito. (D&C 38:20-22; 58:20-22.)” (McConkie, Mormon Doctrine, p.789.)
Esse sistema de governo era o ideal. Todavia, durante o reinado dos juízes, a iniquidade do povo e de certos líderes invalidou profundamente a forma teocrática de governo.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.270.

A pergunta que freqüentemente tem sido feita é: ‘Não podemos ser salvos sem passar por todas essas ordenanças, etc.?’ Eu respondo que não; não a plenitude da salvação. Jesus disse que há muitas moradas na casa de Seu Pai e que ia preparar-nos um lugar [ver João 14:2]. A mansão mencionada aqui devia ter sido traduzida como reino; e toda pessoa que for exaltada na mais elevada mansão terá que cumprir a lei celestial e toda a lei também.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 36, pp. 440-441.

Para o Élder Parley P. Pratt, do Quórum dos Doze, o conhecimento dessa doutrina aprofundou seu amor por sua família: “Foi Joseph Smith quem me ensinou a valorizar o carinhoso relacionamento de pai e mãe, marido e mulher; irmão e irmã, filho e filha. Foi com ele que aprendi que a esposa do meu coração pode ser unida a mim para toda esta vida e por toda a eternidade; e que as refinadas emoções e afetos que nos aproximaram um do outro emanaram da fonte do divino amor eterno. Foi com ele que aprendi que podemos cultivar esses afetos e fazer com que cresçam e aumentem para toda a eternidade; e o resultado de nossa união eterna será uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu ou as areias da praia. (...) Eu já havia amado, mas não sabia por quê. Mas então amei com uma pureza, uma intensidade de sentimentos elevados e exaltados que ergueram minha alma acima das coisas transitórias deste mundo abjeto e a expandiu como o oceano. (...) Em resumo, agora posso amar com o espírito e também com entendimento”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 42, p. 506.

Se um homem e sua mulher são salvos em reinos diferentes, por exemplo, o celestial e o terrestrial, o selamento está automaticamente desfeito; está desfeito por causa dos pecados de uma das partes. Ninguém que permanece fiel pode ser privado da exaltação. Em outras palavras, um marido indigno não pode impedir a exaltação da mulher fiel, e vice-versa. Neste caso, o servo fiel será dado a alguém que seja fiel.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.65.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar