Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Escola Dos Profetas

O Profeta Joseph Smith “adorava aprender”, escreveu George Q. Cannon. “Ele adorava o conhecimento por causa de seu poder de retidão. Em meio às tribulações que o cercaram desde o primeiro dia em que deu a conhecer a um mundo descrente a sua comunhão com os céus, ele sempre esteve progredindo no ganho de inteligência. O Senhor ordenou-lhe que estudasse, e ele obedecia. (...) Sua mente, vivificada pelo Santo Espírito, captava avidamente todos os princípios verdadeiros, e ele tornava-se mestre em cada um desses ramos do conhecimento.”
Em 1833, o Profeta e um grupo de santos de Kirtland tiveram uma oportunidade especial de estudar o evangelho. Em janeiro daquele ano, de acordo com um mandamento do Senhor (ver D&C 88:127–141), o Profeta organizou a Escola dos Profetas para instruir os portadores do sacerdócio para seu trabalho no ministério e prepará-los para pregar o evangelho. A escola se reunia na sala do segundo andar da loja de Newel K. Whitney, onde o Profeta morava. Cerca de 25 irmãos frequentaram a escola, alguns viajando centenas de quilômetros para ter o privilégio de estudar o evangelho numa sala com pouco mais de três metros por quatro. Muitos desses homens mais tarde se tornaram Apóstolos, Setentas e outros líderes da  Igreja. Embora o Profeta e os outros irmãos estudassem línguas ocasionalmente, eles concentraram-se principalmente no aprendizado das doutrinas do evangelho, estudando diligentemente desde bem cedo pela manhã até à tarde. Essa escola durou quatro meses, e outras escolas semelhantes foram criadas em Kirtland e também no Missouri, sendo frequentadas por centenas de pessoas.
Na reunião da escola realizada em 27 de fevereiro de 1833, o Profeta recebeu uma importante revelação. Nos primeiros dias da Igreja, o uso do álcool, fumo, café e chá era comum na sociedade e entre os membros da Igreja. Quando o Profeta viu os irmãos fumando na escola, ele ficou preocupado. Brigham Young relembrou: “Quando nos reunimos naquela sala depois do desjejum, a primeira coisa que fizeram foi acender seus cachimbos, e, enquanto fumavam, conversaram sobre as coisas grandiosas do reino. (...) Freqüentemente, quando o Profeta entrava na sala para dar instruções, ele se via envolvido por uma nuvem de fumaça de tabaco. Isso e as reclamações da esposa por ter que limpar um chão tão sujo [porque os homens mascavam tabaco] fez o Profeta pensar no assunto. Ele perguntou ao Senhor a respeito da conduta dos élderes no uso do tabaco, e a revelação conhecida como Palavra de Sabedoria foi o resultado de sua pergunta”.
Milhões de pessoas seguiram o conselho dessa revelação e receberam bênçãos físicas e espirituais, inclusive a “sabedoria e grandes tesouros de conhecimento” prometidos para os que forem obedientes aos mandamentos de Deus (D&C 89:19).
Foram derramados tesouros de conhecimento espiritual sobre os irmãos que frequentaram a Escola dos Profetas, e eles progrediram muito em sua compreensão do evangelho. Na reunião da escola, realizada em 18 de março de 1833, Sidney Rigdon e Frederick G. Williams foram designados como conselheiros do
Profeta na Primeira Presidência. Depois disso, o Profeta “exortou os irmãos a serem fiéis e diligentes no cumprimento dos mandamentos de Deus e deu muitas instruções para o benefício dos santos, com a promessa de que os puros de coração teriam uma visão celestial; e, depois de permanecer durante algum tempo em oração particular, a promessa foi cumprida; e muitos dos presentes tiveram os olhos de seu entendimento abertos pelo Espírito de Deus, de modo a verem muitas coisas. (...) muitos dos irmãos tiveram uma visão celestial do Salvador e miríades de anjos e muitas outras coisas”.
O Profeta explicou: “Grande alegria e satisfação eram irradiadas constantemente do semblante dos integrantes da Escola dos Profeta e dos santos, por causa das coisas reveladas e de nosso progresso no conhecimento de Deus”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.273-276.

I Samuel 19:18-24. Samuel e a Escola dos Profetas.
Depois que Davi escapou de Saul, com a ajuda de Mical, sua esposa, Saul enviou mensageiros para que o matassem. Davi, porém, havia-se refugiado junto a Samuel num lugar que os estudiosos chamam de “Escola dos Profetas” (Keil and Delitzsch, Commentary, 2:2:199). Esses eruditos demonstraram que profetas como Samuel, Elias e Eliseu dirigiam escolas especiais, então chamadas de “congregação de profetas” (vers. 20). Em outras escrituras, os homens que assistiam a estas escolas eram chamados de “filhos dos profetas” (I Reis 20:35). Este fato é de bastante interesse para os santos dos últimos dias, pois Joseph Smith estabeleceu uma escola semelhante em Kirtland, Ohio, para que pudesse melhor ensinar os portadores do sacerdócio quanto a suas responsabilidades.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.278.

O Senhor instruiu o Profeta Joseph Smith a fundar a Escola dos Profetas, em Kirtland, Ohio. Essa escola começou a funcionar em janeiro de 1833, em uma salinha no andar superior da loja de Newel K. Whitney, em Kirtland. (Ver a figura da página 128.) Ali, os líderes da Igreja aprendiam a doutrina do evangelho, os assuntos da Igreja e outras matérias. Eles deviam preparar-se para liderarem a Igreja e servirem como missionários. (D&C 88:77–80)
Essas reuniões prepararam o terreno para que tivessem experiências espirituais e discutissem a fundo os princípios do evangelho. Houve várias revelações. Consta nos registros de história da Igreja que “o semblante das pessoas que frequentavam a Escola dos Profetas e dos membros da Igreja sempre irradiava grande alegria devido ao que era revelado e (…) ao fato de que seu conhecimento das coisas de Deus aumentava”. (History of the Church, 1:334)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.127.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar