Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Testemunho

“Se não tivermos um firme alicerce de fé e um testemunho sólido da verdade, poderá ser difícil enfrentar as tempestades violentas e os ventos glaciais da  adversidade que inevitavelmente atingem cada um de nós.
A mortalidade é um período de testes, um período para nos mostrarmos dignos de retornar à presença de nosso Pai Celestial. Para sermos testados, precisamos enfrentar desafios e dificuldades. Eles podem nos destruir, e a superfície de nossa alma poderá rachar e desmoronar — isto é, se o nosso alicerce de fé e o nosso testemunho da verdade não estiverem firmemente enraizados em nós.”
PRESIDENTE THOMAS S MONSON – A Liahona fevereiro de 2010, p.5.

Há sabedoria em obter e aperfeiçoar um testemunho da verdade, porque ele não só nos ajuda a enfrentar os desafios diários, mas também nos abre os olhos, a mente e o coração para as coisas sublimes e maravilhosas criadas por nosso Pai Celestial, para nosso desenvolvimento e nossa felicidade eterna.
ÉLDER HELVÉCIO MARTINS – A Liahona Janeiro de 1991, p.29.

Um testemunho não é uma obra meramente concluída e acabada. É, na verdade, um processo em desenvolvimento contínuo. É essencial à nossa sobrevivência espiritual, alimentar e fortalecer nosso testemunho.
ÉLDER HELVÉCIO MARTINS – A Liahona Janeiro de 1991, p.28.

A fé advém ao ouvirmos a palavra de Deus, mediante o testemunho de seus servos; Esse testemunho sempre vem acompanhado do espírito de profecia e revelação.
JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.144.

O testemunho advém através de estudo, oração e de viver os mandamentos, e a sua constante repetição o edifica e estabiliza.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão, p.197.

Um testemunho do evangelho é o conhecimento inabalável recebido por revelação do Espírito Santo, da divindade da grande obra dos últimos dias... O testemunho consiste de conhecimento obtido por revelação, “porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. (Apocalipse 19:10) Se a única fonte de nosso conhecimento ou certeza da veracidade da obra do Senhor é a razão, ou lógica, ou argumento persuasivo, não é um testemunho do evangelho.
BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho, Testemunho, p.7.

Diariamente temos que provar que estamos dispostos a fazer a vontade do Senhor – espalhar o evangelho restaurado, prestar testemunho ao mundo, falar sobre o evangelho com outras pessoas.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - citado por PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona janeiro 1991, p.3.

Uma inestimável bênção, disponível a todos os membros da Igreja, é o testemunho da divindade de Jesus Cristo e sua Igreja. O testemunho é uma das poucas posses que levaremos, ao deixar esta vida.
Possuir um testemunho de Jesus é ter conhecimento, através do Espírito Santo, da missão divina de Jesus Cristo. Possuir um testemunho de Jesus, é saber do nascimento divino de nosso Senhor, de que ele é, de fato, o Unigênito na carne.
Possuir um testemunho de Jesus é saber que ele é o prometido Messias e que, enquanto habitou na terra entre os homens, realizou muitos grandes milagres.
Possuir um testemunho de Jesus é saber que as leis que prescreveu como sua doutrina são verdadeiras, e depois viver segundo essas leis e ordenanças.
Possuir um testemunho de Jesus é saber que ele assumiu voluntariamente os pecados de toda a humanidade no Jardim do Getsêmani, o que o fez sofrer física e espiritualmente, a ponto de sangrar por todos os poros. Tudo isso para que não precisemos sofrer, desde que nos arrependamos. (Vide D&C 19:16,18.)
Possuir um testemunho de Jesus é saber que ele se levantou triunfante da sepultura com um corpo físico, ressurreto. E como ele vive, assim viverá toda a humanidade.
Possuir um testemunho de Jesus é saber que Deus, o Pai, e Jesus Cristo realmente apareceram ao Profeta Joseph Smith, a fim de estabelecer uma nova dispensação do evangelho, para que a salvação fosse anunciada a todas as nações antes de sua vinda.
Possuir um testemunho de Jesus é saber que a Igreja por ele estabelecida no meridiano dos tempos e restaurada nos tempos modernos é,  conforme o Senhor declarou, “a única Igreja verdadeira e viva na face da terra”. (D&C 1:30.)
Possuir um testemunho de Jesus é aceitar as palavras de seus servos, os profetas, pois, como ele disse, “seja pela minha própria voz, ou pela de meus servos, não importa”. (D&C 1:38.)
Possuir um testemunho de Jesus significa aceitar a missão divina de Jesus Cristo, abraçar o evangelho e executar suas obras; significa aceitar a missão profética de Joseph Smith e seus sucessores.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque, vol. 2, lição 4, p.16.

Os élderes fiéis que tem testificado desta obra a milhares de pessoas nos continentes e ilhas do mar, verão os frutos de seus labores, quer tenham proferido apenas cinco palavras ou milhares. Eles podem não vê-los de imediato, e talvez, em muitos casos, não antes do milênio, mas o sabor de seu testemunho passará de uma geração a outra.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.329.

Ninguém pode ser ministro de Cristo, se não tem o testemunho de Jesus; e o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Quando administramos a salvação, o fazemos pelo testemunho.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.155.

Sempre que o Senhor estabeleceu uma dispensação revelando o Seu evangelho e conferindo o sacerdócio e chaves aos homens, agiu de acordo com a lei das testemunhas que Ele mesmo instituiu. Esta lei consiste em que, “Pela boca de duas ou três testemunhas, toda a palavra será estabelecida.” (II Coríntios 13:1; Deuteronômio 17:6; 19:15; Mateus 18:15-16; João 8:12-29.)
Jamais um só homem agiu sozinho no estabelecimento de uma nova dispensação de verdade revelada, ou ao carregar o fardo de tal mensagem e advertência ao mundo. Em todas as dispensações, desde a de Adão até a atual, duas ou mais testemunhas sempre juntaram seus testemunhos, deixando, assim, seus ouvintes sem desculpa no dia do julgamento, se rejeitarem o testemunho.
ÉLDER R. McCONKIE – Livro de Mórmon – Manual do Aluno – Cursos de Religião 121 e 122 – versão 1991, p.3.

Testificamos que se qualquer pessoa fizer a vontade de Deus, receberá o testemunho em seu coração e em sua vida de que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.113.

A cura espiritual também acontece quando prestamos e ouvimos humilde testemunho. O testemunho prestado em espírito de contrição, gratidão à providência e submissão à orientação divina é um poderoso tratamento para ajudar a aliviar a angústia e as preocupações de nosso coração.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona julho de 2005, p.6.

O testemunho do Evangelho de Jesus Cristo, o testemunho de que o Livro de Mórmon é verdadeiro, são recebidos por meio de uma delicada e refinada comunicação espiritual. As escrituras a descrevem como luz (D&C 88:11,67), um ardor no peito. Ela é melhor definida como um sentimento (I Néfi 17:45).
ÉLDER BOYD K. PACKER – A Liahona janeiro de 1992, p.23.

O testemunho pessoal nos é inicialmente confirmado, depois reafirmado e expandido por meio de uma harmoniosa combinação, tanto do intelecto como do espírito.
ÉLDER BOYD K. PACKER – A Liahona janeiro de 1992, p.23.

O testemunho é profundamente pessoal, e ocorre em resposta a orações e apelos muito particulares. Entretanto, o Senhor nos disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí, (estarei) eu no meio deles” (Mateus 18:20; vide também D&C 6:32).
ÉLDER BOYD K. PACKER – A Liahona janeiro de 1992, p.23.

Por mais contundente que seja o testemunho ou por mais inspiração que contenha, a menos que o ouvinte esteja com a mente receptiva, a impressão não será muito forte. É, em grande parte, como plantar boas sementes num solo estéril.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.6-7.

Há somente um caminho seguro para os santos dos últimos e é o caminho do dever. Não é apenas um testemunho; não são manifestações maravilhosas; não se trata somente de saber que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro, que este é o plano de salvação — não é saber realmente que o Salvador é o Redentor, e que Joseph Smith foi Seu profeta que nos salvará a todos; mas sim obedecer aos mandamentos de Deus e levar uma vida de santo dos últimos dias.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

Sejam consistentes na realização da oração familiar diária e da noite familiar. Ambas convidam o Espírito do Senhor, que provê a ajuda e a força de que necessitamos como pais e líderes da família. O material curricular e as revistas da Igreja têm idéias muito boas para a noite familiar. Considerem a ideia de realizar uma reunião familiar de testemunhos, em que os pais e os filhos possam expressar suas crenças e sentimentos um para o outro em um ambiente privativo e pessoal.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

As pessoas têm a fé provada antes de receber o testemunho, como Alma testificou: “Não recebeis testemunho senão depois da prova de vossa fé”. Éter 12:6. A prova de fé pode tornar-se uma experiência inestimável.
Pedro declara: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo”. I Pedro 1:7. As provações e adversidades podem servir de preparação para um renascimento.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona fevereiro de 2006, p.4.

O professor inspirado, o que prega pelo poder do Espírito, deve prestar testemunho de que a doutrina que ensina é verdadeira.
ÉLDER BRUCE R. MCCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.10.

Quem pode refutar um testemunho? Os descrentes podem contender a respeito de nossa doutrina. Podem distorcer as escrituras para sua própria destruição. Podem rebater um ponto ou outro em bases meramente intelectuais, mas não podem negar um testemunho.
ÉLDER BRUCE R. MCCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.10.

O grande segredo desta Igreja é o trabalho. Todos trabalham. A pessoa não cresce a menos que trabalhe. A fé, o testemunho da verdade, é como o músculo do meu braço. Se for usado, fica mais forte. Se for colocado numa tipoia, torna-se mais fraco e flácido. Fazemos as pessoas trabalharem. Esperamos grandes coisas delas, e é maravilhoso ver que fazem o que delas é esperado. Produzem frutos.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona, Março de 2006, p.4.

Quando vi um homem sem eloquência ou dom para falar em público que apenas conseguia dizer: ‘Sei, pelo poder do Espírito Santo, que o Livro de Mórmon é verdadeiro e que Joseph Smith é um Profeta de Deus’, o Espírito Santo que emanava daquele homem iluminou-me o entendimento, revelando-me luz, glória e imortalidade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.43.

Eu viajara apenas um curto período para testificar ao povo quando aprendi o seguinte: podemos provar nossa doutrina utilizando a Bíblia até o dia do juízo final, e isso apenas convenceria as pessoas, sem convertê-las. Podemos ler a Bíblia de Gênesis até o Apocalipse e provar cada jota e cada til, mas isso em si mesmo não tem poder de conversão algum sobre as pessoas. Nada além do testemunho pelo poder do Espírito Santo pode trazer-lhes luz e conhecimento, tocando-lhes o coração e levando-os ao arrependimento. Nada além disso tem tal capacidade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.43.

Vocês têm o dever de ensinar que Jesus Cristo é o Redentor do mundo, que Joseph Smith foi um Profeta de Deus e que Deus o Pai e Seu Filho Jesus apareceram pessoalmente a ele nesta última dispensação. Vocês acreditam nisso? Sentem isso? Esse testemunho irradia de seu ser? (…) Se assim for, esse brilho iluminará as pessoas a quem você ensinar. Do contrário, haverá escuridão, aridez, ausência do ambiente espiritual que propicia o crescimento dos santos. (…) Vocês só podem ensinar com eficácia o que realmente sentirem!
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.44.

Qual é o maior testemunho que qualquer homem ou mulher pode ter de que esta é a obra de Deus? Digo-lhes qual é o maior testemunho que já tive, o mais seguro: o testemunho do Espírito Santo, o testemunho do Pai e do Filho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.49.

Quando chegarem a um local para pregar o evangelho, nunca tentem demolir a casa de um homem, por assim dizer, antes de construir-lhe uma melhor; de fato, jamais ataquem a religião de ninguém, por onde quer que passem. Estejam dispostos a deixar cada homem apreciar sua própria religião. É o direito de cada um. Se ele não aceitar seu testemunho do evangelho de Cristo, é problema dele, não seu. Não passem seu tempo atacando outras igrejas e religiões. Não temos tempo para isso. Nunca é certo fazer isso.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 9, p.97-98.

Um conhecimento seguro da veracidade do evangelho abre as portas para grandes recompensas e alegrias indescritíveis.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.78.

O testemunho é uma revelação pessoal — um dos dons mais importantes — e pode ser adquirido por qualquer pessoa que pagar o preço necessário.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.81.

(...) A mera aceitação passiva das doutrinas não resultará num testemunho; uma obediência parcial e fortuita ao programa não trará essa certeza, mas somente o empenho total para guardar Seus mandamentos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.82-83.

O que vocês farão com seu testemunho? Vão mantê-lo afiado como a faca que sua mãe usa para cortar a carne? Vão deixá-lo enfraquecer-se e enferrujar? (...) Ele é como uma rosa. Se a deixarmos longe da chuva e da água da irrigação por algum tempo, o que acontece com ela? Ela morre. Seu testemunho morre. Seu amor morre. Tudo precisa ser alimentado. Vocês nutrem seu corpo três vezes por dia. O Senhor disse que para conservarmos o testemunho, para mantermos o espírito vivo, precisamos alimentá-lo todos os dias. (...) É por isso que Ele nos incentiva a orar à noite e de manhã. É por isso que Ele disse que devemos orar continuamente, a fim de mantermos abertas as linhas de comunicação.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.84.

O Senhor disse na seção 60 de Doutrina e Convênios: “Com alguns, porém, não estou satisfeito, porque não abrem a boca” (D&C 60:2). O que Ele quis dizer com isso? Se não usarmos o que recebemos, perderemos até mesmo o que já nos foi concedido. Perderemos o Espírito. Perderemos o testemunho. E esse dom inestimável que vocês possuem pode ser retirado de sua vida.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.84.

Todos os meses, a Primeira Presidência e os Doze reúnem-se  com todas as Autoridades Gerais no templo. Eles prestam testemunho e dizem uns aos outros o quanto se amam e amam todos vocês. Por que as Autoridades Gerais precisam de uma reunião de testemunho? Pelo mesmo motivo que vocês necessitam de uma reunião de testemunho. Vocês acham que podem passar três, seis, nove ou doze meses sem prestar seu testemunho e ainda mantê-lo em pleno vigor? (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.84.

Vocês têm um testemunho! É claro que ele precisa ser fortalecido, edificado e aumentado; e é isso o que vocês estão fazendo. A cada vez que prestam seu testemunho, ele se fortalece.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.85.

O testemunho não é uma exortação nem um sermão — nenhum de vocês está lá para admoestar os demais; tampouco é um relato de viagens. Seu objetivo é prestar seu próprio testemunho. (...)
Digam como se sentem por dentro. Isso é um testemunho. No momento em que começam a pregar às pessoas, seu testemunho acabou. Simplesmente exponham o que sentem, externem o que lhes vem à mente, ao coração e a cada fibra de seu ser.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.86.

O testemunho pessoal da veracidade do evangelho, particularmente da vida e missão divinas do Senhor Jesus Cristo, é essencial para a vida eterna. (…) A vida eterna pressupõe o conhecimento pessoal do Pai Celestial e de Seu Santo Filho. Apenas ter conhecimento Deles não é suficiente. Devemos buscar experiências espirituais e pessoais que nos dêem segurança. Temos essas experiências quando as buscamos tão intensa e objetivamente quanto uma pessoa faminta procura alimento. (A Liahona, julho de 1996, pp. 83–84.)
ÉLDER M. RUSSELL BALLARD - O Novo Testamento – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 44, p.185.

O testemunho pode ser definido simplesmente como revelação divina concedida ao homem de fé. O salmista ecoa o mesmo pensamento: “(…) o testemunho do Senhor é fiel (…)”. (Salmos 19:7) O Apóstolo Paulo declarou: “(…) ninguém pode dizer [ou saber] que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”. (I Coríntios 12:3) Os profetas ensinaram ainda que se “[perguntarmos] com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele [nos] manifestará a verdade (…) pelo poder do Espírito Santo. E pelo poder do Espírito Santo [poderemos] saber a verdade de todas as coisas”. (Morôni 10:4–5) (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 38.

Quando chegar o momento em que seu coração lhe disser coisas que sua mente desconhece, trata-se do Espírito do Senhor sussurrando-as para você.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 38.

O Senhor ajuda todos nós em nosso empenho para alcançarmos esse testemunho essencial em nossa preparação para conhecermos a verdade. Quando finalmente soubermos por inspiração divina que Joseph Smith foi e é um profeta e que o evangelho é verdadeiro, todas as outras dificuldades aparentes se desfarão como o gelo ao nascer do sol.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 40.

O alicerce do testemunho individual deve ser uma vida digna e pura. Do contrário, o Espírito Santo não poderá testificar da divindade da missão do Senhor ou desta obra em nossos dias.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 41.

O primeiro aspecto essencial (…) para adquirirmos um testemunho é certificarmo-nos de que nossa situação pessoal esteja em perfeita ordem. Nossa mente e nosso corpo devem estar puros caso desejemos desfrutar uma íntima comunhão com o Espírito Santo, por meio do qual podemos adquirir um testemunho seguro das coisas espirituais.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 41.

O testemunho é algo que possuímos hoje mas que pode ser que não o conservemos para sempre.
O testemunho é tão fugidio como um raio de luar e frágil como uma orquídea. É preciso reconquistá-lo todas as manhãs de nossa vida. Precisamos cultivá-lo por meio do estudo, da fé e da oração. Se nos permitirmos irar-nos, envolver-nos com as companhias erradas, se ouvirmos histórias impróprias e estudarmos assuntos inadequados, estaremos incorrendo em práticas pecaminosas. Nada há de mais devastador do que perder o Espírito do Senhor. É como sair de um ambiente iluminado e passar para um escuro. É como se estivéssemos entrando nas trevas.
O que possuímos hoje em termos de testemunho não permanecerá conosco amanhã a menos que façamos algo para conservá-lo. Nosso testemunho aumentará ou diminuirá, dependendo de nós.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 43.

Nenhum santo dos últimos dias verdadeiramente convertido pode ser moralmente impuro. Nenhum santo dos últimos dias verdadeiramente convertido pode ser desonesto, mentir nem roubar. Isso quer dizer que uma pessoa pode ter um testemunho hoje, mas ao rebaixar-se e fazer coisas contrárias às leis de Deus significa que perdeu o testemunho. E ela precisa empenhar-se para reconquistá-lo. O testemunho não é algo que temos hoje e manteremos para sempre. O testemunho cresce, tornando-se um “esplendor de certeza”, ou diminui e acaba por extinguir-se, dependendo do que fizermos. Afirmo que o testemunho que nutrimos dia a dia é o que nos salvará das armadilhas do adversário.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 43.

Rápido se aproxima o dia em que, (…) a menos que tenhamos um testemunho e certeza de que essas coisas [o evangelho, a Igreja e assim por diante] são verdadeiras, não conseguiremos resistir às dificuldades que nos sobrevirão e tentarão abalar-nos de nossos refúgios. Mas se soubermos de todo o coração que essas coisas são verdadeiras, (…) saberemos que Jesus nosso Salvador vive e que Deus nosso Pai também vive; saberemos que a influência do Espírito Santo é real. Se tivermos conhecimento dessas coisas, seremos como uma âncora firme em meio a todas as tempestades que se abaterão contra nossa casa, conforme ilustrado pela parábola do Mestre. Aquele que ouvir as palavras Dele e guardar os convênios será como a casa construída sobre a rocha, que ao ser atingida por tempestades, enchentes e ventos, não ruiu por estar edificada sobre a rocha. “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:26–27)
O Mestre disse, assim como lhes digo hoje, que as chuvas do desastre e das dificuldades, as enchentes e ventos das grandes tribulações vão atingir a casa de cada um de vocês. Vocês serão tentados para pecarem, enfrentarão problemas e terão toda sorte de problemas na vida. Os únicos que não cairão quando esses testes chegarem são aqueles cuja casa estiver alicerçada sobre a rocha do testemunho. Vocês saberão que, venha o que vier, não poderão viver com luz emprestada. Só conseguirão sobreviver com a luz que adquirirem por meio do testemunho do Espírito que todos temos o direito de receber.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 44.

Não basta, como santos dos últimos dias, seguirmos nossos líderes e aceitarmos seus conselhos. Temos a obrigação maior de adquirir por nós mesmos o testemunho inabalável do chamado divino desses homens e o testemunho de que os ensinamentos transmitidos por eles constituem a vontade de nosso Pai Celestial.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 45.

A arma mais eficaz de que dispomos hoje contra os males do mundo atual, por piores que sejam, é o testemunho inabalável do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 123.

Nossos filhos precisam ouvir, na privacidade do lar, o testemunho dos pais. Como é sábio o pai ou avô que aproveita as oportunidades que surgem para prestar seu testemunho pessoal a cada um dos filhos individualmente.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 124.

Não fiquem ocupados demais a ponto de não terem tempo para meditar. Arranjem tempo. O testemunho mais importante não é recebido por meio da visão, mas de um testemunho interior. Cristo pode estar mais perto do que imaginamos. “Meus olhos estão sobre vós. Estou no meio de vós e não me podeis ver. Mas logo vem o dia em que me vereis e sabereis que eu sou.” [Ver D&C 38:7–8.]
PRES HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 183.

Não fiquem ocupados demais a ponto de não terem tempo para meditar. Arranjem tempo. O testemunho mais importante não é recebido por meio da visão, mas de um testemunho interior. Cristo pode estar mais perto do que imaginamos. “Meus olhos estão sobre vós. Estou no meio de vós e não me podeis ver. Mas logo vem o dia em que me vereis e sabereis que eu sou.” [Ver D&C 38:7–8.]
PRES HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 183.

Algumas pessoas têm um testemunho mais forte do que outras, e é assim que deve ser. Cada um está crescendo no evangelho. Não nos devemos sentir pressionados a dizer coisas que não expressem verdadeiramente nossas experiências. Não devemos ter vergonha do que sabemos, seja qual for o estágio de desenvolvimento de nosso testemunho. Compartilhai-o com outras pessoas.
MACK LAWRENCE – A Liahona, Julho de 1991, p.32.

Aqueles que possuem um testemunho do propósito da vida vêem os obstáculos e provações da vida como oportunidades de adquirirem a experiência necessária para a obra da eternidade.
(…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 208.

Por vezes, quando somos despojados de tudo e nos encontramos totalmente sós é que nosso testemunho tem de crescer para não nos deixarmos abater e não nos perdermos no meio do caminho.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp. 222.

Se hoje vocês estiverem com a alma ancorada no testemunho divino de que Ele vive e que no último dia virá à Terra e os encontrará face a face — se vocês souberem disso, a despeito dos riscos, responsabilidades e tragédias — se edificarem sua casa sobre a rocha, não cairão. Ainda que tenham de passar pela terrível experiência da perda de um ente querido, não cairão, e no final sairão fortalecidos com uma fé ainda maior do que a que tinham antes.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp. 222.

Quando um homem recebe um testemunho do Espírito Santo, quando recebe o conhecimento de que este evangelho é verdadeiro e sabe disso e o proclama, mesmo que o mundo inteiro não acredite, isso não muda o conhecimento que ele possui.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.64.

Agradeço a Deus pelo fato de todos os santos terem direito aos sussurros de Seu Santo Espírito. Agradeço a Deus pelo fato de nenhum de nós depender de outras pessoas para ter um testemunho do evangelho. Agradeço a Ele pelo fato de que todos nós, sem exceção, podemos adquirir um testemunho por nós mesmos.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.64.

Quero dizer hoje que é o poder de Deus, que é o Espírito de Deus que convence os homens; que não é a eloquência, não é o grau de instrução, não são as palavras rebuscadas nem a maneira primorosa de empregá-las que acham lugar no coração dos filhos dos homens para convencê-los da verdade.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.65.

O maior testemunho que podemos receber é o da voz da revelação — a inspiração do Espírito Santo. Ninguém é capaz de recebê-lo sem viver digno dele.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.66.

Não temos como transferir para os outros o que alcançamos por nós mesmos; assim como não posso alimentar-me no lugar de uma pessoa, não posso dar-lhe um testemunho deste evangelho. Posso indicar-lhe como recebê-lo. Posso relatar-lhe as bênçãos de Deus para mim. No entanto, cada pessoa precisa viver o evangelho se espera alcançar um testemunho individual da divindade desta obra.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.66.

Na Igreja de Deus, não é possível ficarmos estacionados. Não podemos viver com o testemunho recebido anos atrás. Ouvimos (…) o testemunho de um homem de setenta e nove anos de idade, mas se ele parar de prestar o testemunho que recebeu, o Espírito de Deus o abandonará, pois não há idade para pararmos na obra e no evangelho de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.68.

Sou muito grato pelo fato de os santos dos últimos dias em todo o mundo terem um testemunho pessoal, individual e inabalável da divindade da obra na qual estamos envolvidos. Se não fosse por esse testemunho, homens e mulheres nem sequer cogitariam fazer os grandes sacrifícios que fazem, tanto no próprio lar como no mundo afora, em prol do avanço da obra do Senhor. (…)
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.68.

Aqueles que são obedientes aos mandamentos do Senhor, aqueles que seguem as regras do evangelho, aumentam dia após dia e ano após ano o testemunho e o conhecimento do evangelho e a determinação para incentivar as outras pessoas a conhecerem o plano da vida e salvação.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.68.

As sementes do testemunho freqüentemente não criam raízes e florescem de imediato. Às vezes, o resultado só é visto muitos dias depois. Mas sempre acontece.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.2.

(...) O Adversário concluía que condições intoleráveis como essas arrancariam os últimos sentimentos de lealdade do coração do mais ardente discípulo do Senhor.
(...) “Na fornalha ardente, Jó provou não só ao Adversário como a si próprio, que o conhecimento seguro de Deus e um bom relacionamento com ele valiam mais do que qualquer outra coisa que  conseguira na vida – incluindo duração desta, progênie, amigos e entes queridos, e até mesmo riqueza e saúde.
(...) “Foi neste sentido que dizia o Presidente McKay que sempre ‘pensou que o propósito do livro de Jó era ressaltar o fato de que o testemunho do espírito – o testemunho do evangelho, está acima da tentação de Satanás ou de qualquer influência física. ’ (Dedicação do Anexo do Templo de Salt Lake, em 1963, Deseret News.) O livro de Jó torna-se, pois, um grande testemunho dessa grande verdade. Assim, as três coisas que toda pessoa precisa saber, se quiser ter fé no Senhor, estão todas ilustradas na vida de Jó. Seu maravilhoso testemunho: ‘Eu sei que o  meu Redentor vive’ (19:25), mostra que sabia perfeitamente que o Senhor existe. Declarações com esta do capítulo treze: ‘Ainda que ele me mate, nele esperarei’, indicam até que ponto conhecia o Ser em quem confiava. E finalmente, a ciência de que o rumo que seguia na vida era do agrado do Senhor, dava-lhe forças para permanecer fiel, quando acossado pelo adversário. Sua vida, pois, ilustra vividamente que essa fé resulta do conhecimento de que Deus existe, de que é perfeito em caráter e atributos, e de que o rumo de vida que se segue é agradável ao Senhor...
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.27.

Testemunho é o espírito de profecia (ver Apocalipse 19:10). É uma revelação pessoal de Deus quanto à veracidade do evangelho de Jesus Cristo. Recebemos testemunho por intermédio do Espírito Santo; ele deixa marcas profundas e duradouras na alma.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.20.

Os testemunhos individuais são o alicerce e a força da Igreja. O testemunho fornece uma luz que leva a um compromisso que, por sua vez, orienta nossa conduta e maneira de viver. O testemunho representa a única e verdadeira direção espiritual. É uma força propulsora que não podemos ver, mas podemos realmente sentir. É como um ardor no peito que nos diz o que é certo. É quando “o coração diz coisas que a mente não sabe” (Harold B. Lee, “Be Loyal to the Royal Within You”, (“Sede Leais ao Vosso Eu Divino”), Speeches of the Year: BYU Devotional and Ten-Stake Fireside Addresses 1973, (“Discursos do Ano: Devocionais e Serões Domingueiros da Universidade de Brigham Young 1973”), Provo: Brigham Young University Press, 1973, p. 101).
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.20.

O testemunho é o fruto da obediência em forma de paz, alegria e compreensão dos princípios do evangelho. Ele é o escudo da fé “(...) com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” (D&C 27:17)
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.20.

Nosso testemunho é a medida de nossa fé. Fé é testemunho; testemunho é fé. Ter um firme testemunho permite-nos ajudar outras pessoas em sua procura pela verdade. O testemunho é um guia e um dom de Deus. Deve ser compartilhado, porém, não o podemos dar a ninguém, pois é concedido pelo Espírito Santo. O testemunho pode ajudar outras pessoas a saber a verdade por si mesmas – saber do fundo do coração, de forma que não haja sombra de dúvida.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.20.

O testemunho é um conhecimento de quem somos – filhos de Deus; de onde viemos – da presença do Pai Celestial; e para onde iremos na eternidade, se formos fiéis – voltaremos à presença do Pai Celestial. Todos nós devemos obter um testemunho como esse para que suportemos as provações e adversidades da mortalidade e prossigamos para o futuro glorioso e eterno que todos nós desejamos.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.20.

O testemunho vivo e a revelação pessoal são a pedra fundamental da verdadeira religião.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.21.

Cada profeta que sucedeu a Joseph Smith nesta dispensação obteve seu testemunho por intermédio dos mesmos princípios básicos, aplicados individualmente. Se ponderarmos com atenção a vida desses homens, descobriremos o processo pelo qual obtemos um testemunho.
Por exemplo: O Presidente Brigham Young recebeu testemunho da veracidade do Livro de Mórmon depois de dois anos de estudo cuidadoso. O Presidente John Taylor precisou de apenas três semanas para descobrir que o evangelho restaurado de Jesus Cristo englobava a verdadeira religião que existia antigamente, como registrado na Bíblia, e que havia, agora, sido restaurada na terra. O Presidente Wilford Woodruff procurou diligentemente durante seis anos antes de encontrar a verdade, e o que ocorreu, finalmente, nos ensinamentos e testemunho de dois missionários mórmons. O Presidente Lorenzo Snow foi o quinto presidente da Igreja. Quando conheceu o Profeta Joseph Smith em 1831, escreveu: “Uma luz iluminou o meu entendimento e nunca mais se apagou” [Daniel H. Ludlow, org., Encyclopedia of Mormonismo, (“Enciclopédia do Mormonismo”), 4 vols., Nova York Macmillan, 1992, 3:1367].
O Presidente David O. McKay foi o nono Presidente da Igreja. Em sua infância quis saber, como Joseph Smith, a respeito da realidade de Deus, o Pai, e de Seu Filho, Jesus Cristo. Certo dia, enquanto arrebanhava o gado ao pé da montanha, perto de sua casa, procurou obter um testemunho por meio de oração. Ele contou:
“Desmontei, puxei as rédeas do cavalo e, debaixo de uma amoreira, orei para que Deus me mostrasse a verdade quanto à revelação que dera a Joseph Smith.” (New Era, janeiro 1972, p. 56.)
Ele orou com muito fervor e sinceridade, com toda a fé que possuía. Ao término da oração, esperou uma resposta. Nada aconteceu. Desapontado, montou no seu cavalo, começou a andar vagarosamente, e disse a si mesmo: “Não recebi nenhuma manifestação espiritual. Para ser honesto, devo dizer que sou o mesmo rapaz de sempre” (ibid.).
A resposta direta a essa oração foi recebida durante os anos seguintes. Enquanto servia no campo missionário na Escócia, o Élder McKay recebeu uma poderosa manifestação espiritual. Mais tarde, comentou:
“Nunca senti uma emoção tão grande (...). Foi a manifestação pela qual havia orado fervorosamente na encosta da montanha e na campina, quando era ainda um jovem cheio de dúvidas. Tive certeza de que as orações sinceras são respondidas ‘algum dia, em algum lugar’.” (Francis M. Gibbons, David O. McKay, Cidade do Lago Salgado: Deseret Book Co., 1986, p. 50.)
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.21.

As pessoas perguntam-me freqüentemente: “Como sabe?”, “Como saber que Deus vive e que Jesus é o Cristo?” Embora pareça não existir fórmula alguma para se receber um testemunho, parece que é possível, realmente, discernir um padrão. Não obstante a fé ser importante nesse processo, não podemos simplesmente pedir um testemunho na oração e esperar que nos seja dado imediatamente.
Em geral, o testemunho surge com o tempo e por intermédio das experiências da vida. Podemos comparar o testemunho ao processo de observação de uma revelação fotográfica. As impressões marcantes do Espírito surgem como lampejos de luz no filme fotográfico. Como a química necessária para revelar a foto, necessitamos de certas condições espirituais e experiências para que nosso testemunho se revele numa certa verdade ou conhecimento e, como uma fotografia, se não for guardado com cuidado, desbotará com o tempo.
Os testemunhos surgem freqüentemente quando há o desejo de servir onde somos chamados, quando tomamos a decisão de fazer um esforço para sermos obedientes, ou durante nosso empenho de lutar, elevar e fortalecer outras pessoas. O testemunho surge com a oração, o estudo das escrituras e a aplicação desses ensinamentos em nossa vida. Quaisquer que sejam as circunstâncias, parece que há momentos na vida em que recebemos o conhecimento de que Deus vive e de que Jesus é o Cristo. Não há procura maior e mais importante na vida do que a de obter um testemunho da verdade.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.22.

Examinai as escrituras e continuai orando. As escrituras estão repletas de testemunhos de outros que se foram desta vida antes de nós. Mesmo eles, embora mortos há tanto tempo, podem tocar-vos o coração e trazer paz e rumo para nossa vida.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.22.

Compartilhai vosso testemunho. “Oh, Eu quisera ser um anjo”, proclamou Alma, “e poder realizar o desejo de meu coração de ir e falar com a trombeta de Deus.” (Alma 29:1) Dizei a outras pessoas o que sabeis. Prestai testemunho na reunião de jejum. Falai com vossa família, com vossos amigos. Vereis que quando compartilhais vosso testemunho ele se torna mais forte, e que há muitas pessoas que vos cercam que também querem abraçar a verdade.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.22.

Preparai-vos para enfrentar o teste do tempo. Não penseis que é fácil manter um testemunho. Outras pessoas irão testar-vos. As vezes vos apontarão o dedo da zombaria e do desprezo. Outras vezes irão perseguir-vos abertamente. Preparai-vos. É bom que saibais antecipadamente que os melhores dos filhos de Deus tiveram a coragem de demonstrar sua convicção, não se importando de passar ridículo, privação e até morte por causa do verdadeiro testemunho. Será que estamos dispostos a fazer o mesmo?
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.22.

Em nossos dias, as pessoas abençoadas com um testemunho da verdade tem o escudo da fé protegendo-as dos ardentes dardos do adversário nas mãos dos críticos e caluniadores. Não devemos deixar que outros determinem nossa fidelidade e afetem nosso testemunho e finalmente nossa salvação eterna.
As dúvidas sobre religião, decorrentes da falta de conhecimento, podem ser resolvidas construtivamente. A solução é o estudo e a oração que resultará num testemunho maior, que afastará outras dúvidas.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.22.

Os frutos do testemunho podem ser observados na vida dos fiéis. Aqueles que se elevam pelo poder do testemunho podem encontrar maior felicidade e fidelidade no casamento. Seu testemunho é um antídoto contra a praga do divórcio. Eles desfrutam mais liberdade e raramente são escravizados pelo álcool, tabaco, drogas, prática de maus-tratos e outras formas de auto-indulgência. Eles encontram força para lidar com os problemas da vida.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.23.

Todos nós seremos testados, tentados e provados em nosso testemunho a fim de mostrarmos fidelidade em meio a essas provações de nossa fé.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.23.

Sabemos também, amados irmãos, que se não permanecermos fiéis ao testemunho que nos foi concedido pelo Espírito, a luz diminuirá até que se extinga. Um testemunho deve ser constantemente nutrido e protegido; do contrário, desaparecerá.
ÉLDER ROBERT D. HALES - Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.23.

A fé vem por ouvir a palavra de Deus, por meio do testemunho dos servos de Deus; esse testemunho é sempre acompanhado pelo Espírito de profecia e revelação.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 33, p. 406.

Na época em que servia no Quórum dos Doze, o Élder Gordon B. Hinckley disse:
”A força da Igreja não está (…) nas milhares de casas de adoração que tem em todo o mundo, nem em suas universidades (…). A força desta Igreja está no coração de seus membros, em seu testemunho e na certeza que cada um tem da veracidade desta obra”.[Conference Report (Relatório da Conferência Geral), abril de 1973, p.73–74; Ensign, julho de 1973, p. 49.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 04, p.19.

(...) Declarações do Presidente Ezra Taft Benson:
“Se os primeiros membros da Igreja foram repreendidos por dar pouca atenção ao Livro de Mórmon, estaríamos sob menor condenação se fizéssemos o mesmo?” [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1986, p. 4; Ensign, novembro de 1986, pp. 4–5.]
“O Senhor não está contente com a nossa falta de atenção para com o Livro de Mórmon, a nova testemunha de Cristo. Precisamos dele em casa, precisamos dele em família. Ele foi escrito para nós, para a época atual. (Church News, novembro de 1986, pp. 9, 10.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 04, p.20.

Leia o que o Presidente Joseph F. Smith conta a respeito de como recebeu seu testemunho:
“Quando eu comecei a trabalhar no ministério como rapaz, freqüentemente pedia ao Senhor que me mostrasse algo maravilhoso para que eu pudesse receber um testemunho. O Senhor não me revelou maravilhas, mas mostrou-me a verdade, linha por linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui um pouco ali, até que me fez conhecer a verdade do alto da cabeça até a sola dos pés, e até que a dúvida e o medo tivessem sido completamente eliminados de minha vida. Ele não me enviou um anjo do céu para isso, tampouco falou com a voz de trombeta de um arcanjo. Por meio dos sussurros da voz calma e tranquila do Espírito do Deus vivo, Ele concedeu-me o testemunho que possuo. E por esse princípio e poder Ele concederá a todos os filhos dos homens o conhecimento da verdade (…).” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, p. 201]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 06, p.34.

Um testemunho é o que sabemos ser verdade na mente e no coração por meio da confirmação do Espírito Santo (ver D&C 8:2). Se professarmos a verdade em vez de admoestar, exortar ou simplesmente compartilhar experiências interessantes, promoveremos a presença do Espírito Santo para confirmar a veracidade de nossas palavras. O poder do testemunho puro (ver Alma 4:19) não decorre da linguagem sofisticada ou de uma apresentação eficaz, mas resulta da revelação transmitida pelo terceiro membro da Trindade, que é o Espírito Santo.
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – A Liahona, Novembro de 2009, p.19

Não deveis supor que sereis poupados de sofrimentos, desapontamentos, fracassos e medo. Todos passam por isso. É algo essencial ao nosso teste.

Quando vos sobrevierem duras provações sabereis por que o Espírito Santo é chamado de Consolador.

Deveis enfrentar a vida tal como Néfi: “… [conduzidos] pelo Espírito, não sabendo de antemão o que [devereis] fazer”. 

Talvez ainda não tenhais um firme testemunho de que Jesus é o Cristo. Exercitai vossa fé e confiança naqueles que possuem tal testemunho.

Tenho esse firme testemunho. Obtive-o na juventude. Naquela época de dúvidas, amparei-me no testemunho de um professor do seminário. Apesar de não saber por mim mesmo, de alguma forma eu sabia que ele sabia.

ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.






Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar