Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Nefitas

(46-9) 3 Néfi 27:32. Quão Grave Foi a Rebeldia dos Nefitas que Haviam Conhecido uma Condição de Sião?
Jesus comparou estes nefitas aos "filhos de perdição". (Ver também 3 Néfi 29:7; João 17:12; Atos 1:15-20.) O Élder Joseph Fielding Smith disse o seguinte a respeito dessa rebeldia voluntária:
"E possível que as pessoas penetrem tão longe nas trevas, pela rebeldia e iniquidade, que percam o espírito do arrependimento. Este é um dom de Deus, e eles colocaram-se além do poder de arrependimento. Quão bem Mórmon fala a respeito das pessoas que se afastaram de olhos abertos, que se voltaram contra a verdade uns duzentos anos depois da vinda de Cristo. O povo rebelou-se; Mórmon fala deles e de seu estado além do poder de redenção, devido à sua iniquidade e dureza de coração, que o Espírito do Senhor não conseguia penetrar.
Eles pecaram conscientemente e, portanto, não podem obter salvação. Ela lhes foi oferecida e não a quiseram. Rejeitaram-na. Eles a combateram e preferiram seguir o curso da rebeldia; e certa ocasião, o Senhor disse a Mórmon: "Não pregarás a esse povo; eles se voltaram contra mim e não deverás mais pregar-lhes." Ele tinha o direito de falar assim. Ora, por que disse isso? Porque tiveram toda oportunidade e não quiseram receber a verdade. Eles zombaram dela, e por isso, o Senhor disse: "Não tens que falar-lhes, não há mais necessidade de pregar-lhes arrependimento." E depois de algum tempo, Mórmon ainda implorava ao Senhor que lhe permitisse nova tentativa. Porém, foi inútil." (Doutrinas de Salvação, vol. II, pp. 194-195.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.443.

3 – Nefitas e Lamanitas – Os progenitores da nação nefita partiam de Jerusalém em 600 A.C., guiados por Leí, profeta judeu da tribo de Manassés. Sua família, na época da partida de Jerusalém, consistia na esposa, Saria, e os filhos Lamã, Lemuel, Sam e Néfi; numa etapa posterior da história, algumas filhas são mencionadas, mas não se sabe se haviam nascido antes do êxodo da família. Além dos seus, a colônia de Leí incluía Zoram e Ismael, este último um israelita da tribo de Efraim. Ismael, com sua família, juntou-se a Leí no deserto; e seus descendentes foram contados entre a nação da qual estamos falando. O grupo viajou em direção sudeste, mantendo-se perto das margens do Mar Vermelho; depois, mudando o curso para o leste, atravessou a península da Arábia; e lá, nas praias do Mar da Arábia, construiu e abasteceu um barco no qual se lançou às águas, confiando na proteção divina. A viagem levou-os na direção leste através do Oceano Índico, seguindo pelo Pacífico Sul em direção as costas ocidentais da América do Sul, onde desembarcaram (590 A.C.)... O povo se estabeleceu na que, para eles, era a terra prometida; nasceram-lhes muitos filhos e, no curso de poucas gerações, numerosa posteridade habitava a terra. Após a morte de Leí, verificou-se uma divisão. Uns aceitaram Néfi como líder, que havia sido devidamente designado para o ofício profético, enquanto os demais proclamaram chefe a Lamã, o mais velho dos filhos de Leí. A partir daí, estes povos divididos foram conhecidos como nefitas e lamanitas, respectivamente. Havia ocasiões em se observaram relações amistosas entre eles, mas geralmente estavam em disputa, e os lamanitas manifestavam ódio e hostilidade implacáveis a seus irmãos nefitas. Os nefitas progrediram nas artes da civilização, construindo grandes cidades e estabelecendo comunidades muito prósperas. Entretanto, caíam frequentemente em transgressão, e o Senhor, para castigá-los, permitia que seus inimigos triunfassem sobre eles. Estenderam-se em direção ao norte, ocupando a região setentrional da América do Sul; cruzaram, então, o Istmo, espalhando, seus domínios pelo sul, centro e leste do que são hoje os Estados Unidos da América. Os lamanitas, aumentando em número, sofreram um anátema; sua pele tornou-se escura e seu espírito coberto de trevas, esqueceram-se do Deus de seus pais e degeneraram até o estado decaído em que os índios americanos – seus descendentes diretos – foram encontrados por aqueles que redescobriam o continente ocidental, em época posterior. Ver Regras de Fé, do autor, capítulo 14.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, Notas do Capítulo V, pp.53-54.

3 Néfi 11-15 - Princípios que Levam à Santificação
A cena era tal, que jamais seria esquecida por aqueles que se achavam reunidos ao redor do templo na terra da Abundância. Muitos milhares de pessoas haviam perdido a vida nos catastróficos eventos recentes. Suas cidades e aldeias agora jaziam sepultadas por montanhas de terra e pedras, ou cobertas pelas águas. Os sobreviventes conversavam sobre os acontecimentos que tinham sucedido. Subitamente, ouviu-se uma voz, vinda dos céus, e eles ficaram atentos para ouvi-la. Por três vezes ela se fez ouvir. Finalmente eles a compreenderam, e um estranho ardor encheu seus corações. "Eis aqui meu filho bem amado... a ele deveis ouvir." E, olhando para cima, viram Jesus vestido numa túnica branca, o qual descia do céu. Ficaram atônitos, e não ousavam falar. O Salvador falou, e a multidão se pôs de joelhos. Ele pediu que se levantassem e viessem tocar as feridas de suas mãos, pés e lado. Um a um eles se adiantaram, obedecendo à solicitação do Senhor. Então, em uníssono, eles bradaram, "Hosana! Bendito seja o nome do Deus Altíssimo!" Lançaram-se provavelmente aos pés de Jesus, o adoraram, e ele lhes ministrou.
Aqui temos, não o ministério de alguém que sofreria as provações da vida para realizar de novo a Expiação, mas o ministério de um Deus. Como um Deus ministra ao povo? Como agiria ele? Que diria? Em nenhum outro lugar das escrituras encontramos exemplo tão detalhado do que um Deus faz quando está entre seus filhos.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.399.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar