Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Emma Smith – Esposa Do Profeta Joseph Smith Jr

Emma Hale Smith
Nascimento: 10 de julho de 1804
Falecimento: 30 de abril de 1879

Emma Hale Smith casou-se com o Profeta Joseph Smith em janeiro de 1827 e serviu de escrevente logo que ele começou a traduzir o Livro de Mórmon. Ela foi a primeira presidente da Sociedade de Socorro e selecionou hinos para o primeiro hinário da Igreja. (Ver D&C 25:1-15; ver também 132:51-56.) Ela sofreu muitas perseguições e adversidades. Viu vários de seus filhos morrerem ainda pequenos e seu marido, Joseph, foi assassinado por inimigos. Ela permaneceu em Illinois quando a Igreja foi para Utah. Morreu em Nauvoo, Illinois, em 1879.
Doutrina e convênios e História da Igreja – Seminário – Guia de Estudo do Aluno, p.231.

Joseph e Emma Smith apoiaram-se intensamente durante as muitas aflições que enfrentaram. Em 1842, quando Joseph estava escondido por estar correndo risco  de vida, Emma foi visitá-lo. Posteriormente, Joseph disse o seguinte dessa visita:
“Que delícia indescritível e que alegria arrebatadora tomou meu coração quando, nessa noite, segurei a mão de minha amada Emma — ela que era minha mulher, a mulher de minha juventude e a escolhida de meu coração. Passaram-me diversos pensamentos pela mente quando contemplei por um momento as muitas tribulações que nos coube enfrentar, o cansaço e a labuta, as tristezas e o sofrimento, as alegrias e a consolação que, de tempos em tempos encontramos pelo caminho. (…) Ah! Que paz mental dominou-me por um instante, ela estava ali novamente, (…) indômita, firme e resoluta — Emma, imutável e afetuosa! (History of the Church, 5:107)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 10, pp. 54-55.

Joseph e Emma também apoiaram e consolaram um ao outro ao enfrentarem a morte de vários filhos. Quatro de seus filhos morreram ainda bebês em um período de quatro anos. Dos onze filhos que tiveram (dois eram adotivos), somente três filhos e uma filha viveram até a velhice.
Na época em que o Profeta estava arcando com os fardos pesados resultantes do crescimento da Igreja em Kirtland, Ohio, Emma teve gêmeos, um menino e uma menina, que morreram duas horas após o nascimento. Praticamente ao mesmo tempo, em Orange, Ohio, que era uma cidade próxima, John e Julia Murdock, que se haviam convertido à Igreja recentemente, tiveram gêmeos. Seis horas depois, a irmã Murdock faleceu. Quando Emma e Joseph ficaram sabendo disso, perguntaram ao irmão Murdock se poderiam adotar os gêmeos. Pouco depois, os dois bebês, Joseph e Julia Murdock, foram levados para a casa da família Smith.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 10, p.55.

Lucy Mack Smith, mãe de Joseph, descreveu algumas das características que possibilitaram que Emma apoiasse Joseph nos tempos difíceis: “Nunca na vida vi uma mulher que suportasse todo tipo de cansaço e dificuldades mês após mês, ano após ano, com a mesma perfeita coragem, zelo e paciência com que ela o fez; pois sei o que ela teve de enfrentar. (…) Ela enfrentou as perseguições e a fúria dos homens e do diabo que teriam vencido a maioria das outras mulheres”. (History of Joseph Smith, Preston Nibley (org.), 1958, pp. 190–191.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 10, p.55.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar