Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Golias - VT

Na histórica batalha de Davi e Golias, o gigante de Gate vestiu uma pesada couraça de escamas cujo peso era de 5.000 ciclos de bronze. Trazia na cabeça um capacete, também de bronze, e caneleiras do mesmo material sobre as pernas. A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta pesava seiscentos ciclos de ferro. Ele deve ter-se sentido muito confiante na vitória ao sair para enfrentar o filho de Jessé, que nem sequer havia atingido ainda a idade para o serviço militar. Porém, Golias cometeu o erro de confiar na força que possuía ao invés de proteger sua vulnerabilidade. O gigantesco corpo e enorme pernas estavam protegidas pelo bronze, mas a imensa testa estava descoberta, e foi para ela que Davi apontou sua atiradeira, e Golias caiu, assim como Aquiles havia caído, porque foi atacado no ponto em que estava desprotegido.
ÉLDER STERLING W. SILL – O Milagre do Perdão p.210.

I Samuel 17:4. “Um Homem Guerreiro Cujo Nome Era Golias.”
“A palavra guerreiro... ish habbenayim, um homem do meio, o homem entre dois outros, ou seja, como aqui, o homem que assume a responsabilidade de resolver as contendas entre dois exércitos ou nações. Assim, nossos antigos guerreiros, ou campeões, tinham a função de solucionar a pendência entre dois contendores através do que eles chamavam de batalha campal, de onde surgiu o termo campio, ou campeão.” (Clarke, Bible Commentary, Vol. 2, p. 261.)
Embora tal procedimento pareça estranho numa época de guerras mais sofisticadas, na antiguidade não era incomum os grupos oponentes, que geralmente não eram formados por grande número de pessoas, escolherem um representante de cada lado para medirem um teste de força pessoal. O resultado da prova determinava quem era o vencedor da batalha. (Compare este versículo com II Samuel 2:12-17 que registrava uma escolha semelhante de representantes, para defenderem a causa de cada um dos adversários.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.278.

I Samuel 17:4-11. De Que tamanho Era Golias e Quão Pesada Era a Sua Armadura?
De acordo com esta passagem, Golias tinha seis côvados e um palmo de altura. A opinião geralmente aceita quanto ao tamanho de um côvado é a de que media cinqüenta e quatro centímetros, ou aproximadamente a distância entre o cotovelo e aponta do dedo médio estendido. Considerando-se que o palmo media a metade da distância do polegar à ponta do dedo mínimo, quando os dedos estão abertos o máximo possível. Tais medidas nos dão a entender que Golias tinha cerca de três metros de altura! Não é de admirar que os filisteus tivessem escolhido tal homem para ser o seu campeão, ou que nenhum soldado de Israel desejasse ser o campeão de Saul.
Não é comum encontrarmos, hoje em dia, alguém como mais de dois metros de altura, mas é comum acreditar-se que antigamente existissem pessoas cuja altura ultrapassava esta medida, Há referência, nas escrituras, quanto à existência de gigantes nos primeiros períodos da história; na época de Enoque (veja Moisés 7:15), nos dias de Noé (veja Moisés 8:18; Gênesis 6:4), e na época dos israelitas (veja Números 13:33; Deuteronômio 2:10-11; Josué 15:8). Chamados enaquins pelos israelitas (“pescoços-compridos” ou “altos” em hebraico), esta raça de gigantes parece ter sido virtualmente destruída quando Josué conquistou Canaã (veja Josué 11:21). De fato, acha-se registrado que nenhum dos enaquins sobreviveu, exceto em Gaza, Asdote e Gate (veja Josué 11:22), sendo esta última, a terra-natal de Golias (veja I Samuel 17:4).
Os conhecedores da Bíblia avaliam que o ferro de sua lança pesava cerca de 68 quilos. O órgão do tecelão é um pedaço de madeira sólido e forte no qual são presos os fios para iniciar a urdidura. Calcula-se que a ponta de ferro da lança de Golias pesasse de 6 a 12 quilos, dependendo da autoridade em assuntos bíblicos que se consulta, e do peso que ela tenha escolhido para um siclo. (Veja a tabela de pesos e medidas na seção de Mapas e Gráficos.) Uma greva é uma peça de armadura que se encaixa na parte da frente da perna, e que vai de um pouco abaixo do joelho até o tornozelo.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.278.

O Presidente Gordon B. Hinckley afirmou:
“Existem Golias por todo o lado, gigantes maldosos decididos a destruí-los. Não são monstros de três metros de altura, mas homens e instituições que controlam coisas atraentes, mas prejudiciais, capazes de desafiar, enfraquecer e destruí-los. Entre estes, estão a cerveja e outras bebidas, e o fumo. Os vendedores desses produtos gostariam de escravizá-los. Existem drogas dos mais diversos tipos que, pelo que me consta, são relativamente fáceis de encontrar em muitas escolas secundárias. Para seus vendedores, representam um negócio multimilionário, uma gigantesca teia maligna. Existe a pornografia, sedutora, interessante, convidativa, que se tornou uma indústria gigantesca produtora de revistas, filmes e outras coisas destinadas a tomar-lhes dinheiro e induzi-los a costumes capazes de destruí-los.
Os gigantes por trás desses empreendimentos são formidáveis e habilidosos, com vasta experiência ganha na guerra que estão travando. E eles gostariam muito de conquistá-los.
É praticamente impossível evitar todo contato com seus produtos. Vocês vêem tais coisas por todos os lados. Mas levando a funda da verdade na mão, não precisam temê-las. Vocês têm sido aconselhados, ensinados e avisados. Possuem os seixos da virtude, honra e integridade para lançarem contra os inimigos que gostariam de derrotá-los. Podem, perfeitamente, feri-los ‘na testa’, usando uma expressão figurada. Podem triunfar sobre eles, acostumando-se a evitá-los. Podem dizer a todos eles como Davi disse a Golias: ‘Vens a mim com espada e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado’. (I Samuel 17:45)
A vitória será sua. (...) Vocês são apoiados pelo (...) poder [de Deus]. Vocês têm direito aos anjos ministradores para protegê-los. Não se deixem amedrontar pelo Golias. Defendam sua posição e serão vitoriosos”. (A Liahona, julho de 1983, pp. 85, 86)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 22,  p.105.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar