Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Respeito

Não esqueçam jamais que, através do respeito, se consegue muito mais na vida que com popularidade.
N. ELDON TANNER – Folheto - O Papel da Mulher p.7 (PBC10474PO).

Se tratar um indivíduo como ele é, ele continuará a ser o que é. Mas, se tratá-lo como poderia e deveria ser, ele começará a se tornar o que deveria ser.
GOETHE – Manual do Aluno Livro de Mórmon p.47.

PELA SEGUNDA VEZ, DAVI POUPA A VIDA DO REI SAUL – “Deste momento em diante Saul não mais perseguiu Davi nem procurou tirar-lhe a vida”. I Samuel 26
Este capítulo mostra com detalhes a segunda vez em que Davi se recusou a matar Saul, embora pudesse tê-lo feito facilmente. Como uma prova de sua presença, Davi levou consigo a lança do rei e a bilha de água, e levou-as para o outro lado da ravina. Em seguida, censurou Abner, capitão do rei, por não haver conseguido protegê-lo. Novamente, o caráter de Davi resplandeceu. Quando declarou: “O Senhor porém pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade” (vers. 23), estava pedindo ao Senhor que julgasse as suas obras, comparando-as às de Saul.
“Este pronunciamento de Davi está repleto de dignidade, que emanava da consciência de sua própria inocência. Ele não suplicou a Saul por sua vida, nem lhe apresentou qualquer argumento que o fizesse desistir de seus malignos intentos, mas entregou o assunto inteiramente nas mãos do Senhor, como o juiz e vingador da inocência oprimida. Até Saul ficou sem palavras, exceto para expressar o simples reconhecimento de sua culpa; e nenhum de seus oficiais teve uma só palavra a dizer em defesa de seu rei! É estranho que não se tenham adiantado, naquela ocasião, para ferir à pessoa de Davi, pois viram sem qualquer sombra de dúvida, que Davi se achava sob a zelosa proteção de Deus, e que ele aparentemente abandonara a seu Senhor e rei. Saul pediu a Davi que voltasse, mas este conhecia bem demais o caráter duvidoso de Saul para se colocar nas mãos deste transtornado rei. Quão insensatos são os conselhos dos homens comparados aos de Deus! Quando o Senhor se propõe a salvar, quem pode destruir? E ainda, quem pode escapar de suas mãos?” (Clarke, Bible Commentary, Vol. 2, p. 294.)
Deste momento em diante Saul não mais perseguiu Davi nem procurou tirar-lhe a vida (veja I Samuel 27:4).
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.282.

Evitai qualquer comportamento dominador ou indigno no terno e profundo relacionamento conjugal. Como Deus ordenou o casamento, o relacionamento íntimo entre marido e mulher é bom e honroso aos olhos do Senhor. Ele ordenou que fossem uma só carne e que se multiplicassem e enchessem a Terra (ver Moisés 2:28; 3:24). Amai vossa esposa como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (ver Efésios 5:25-31).
A compaixão e o respeito – nunca o egoísmo – devem ser os princípios orientadores no relacionamento íntimo entre marido e mulher. Ambos devem ser atenciosos um com o outro e perceber as necessidades do cônjuge. Qualquer comportamento dominador, indecente ou incontrolável no relacionamento conjugal é condenado pelo Senhor.
Qualquer homem que degrada ou maltrata a esposa física ou espiritualmente é culpado de um sério pecado e precisa de verdadeiro e sincero arrependimento. As diferenças devem ser solucionadas com amor e bondade e em espírito de reconciliação. O homem deve sempre falar com a mulher de forma amorosa e gentil, tratando-a com o máximo respeito. O casamento é como uma flor delicada, irmãos, e deve ser regada constantemente com amor e afeição.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.54-55.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar