Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Honestidade

Um homem que contrai dívidas, quando não tem qualquer meio de pagá-las, não compreende os princípios que devem prevalecer numa comunidade bem organizada, ou é propositadamente desonesto.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.304.

Já é uma atitude bastante degradante ao caráter de qualquer ser humano tomar emprestado de um inimigo e não reembolsá-lo, porém todos os que tomam emprestado de um amigo, especialmente de um que é pobre, e não lhe pagam, não merecem conviver com os santos.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.304.

Atos desonestos supostamente acobertados pelo sigilo, como o download ilegal de músicas da Internet ou a reprodução de CDs ou DVDs para distribuição para amigos e familiares, não deixam de ser desonestos. Todos teremos de prestar contas a Deus e, no final, seremos julgados por Ele de acordo com nossos atos e desejos do coração (ver Alma 41:3). “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele” (Provérbios 23:7)
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Junho 2010, p.29.

(…) Se existe um homem no mundo que tem o direito de dizer: ‘Não contraiam dívidas’, seu nome é Heber J. Grant. Agradeço ao Senhor por ter conseguido pagar [todas as minhas dívidas] e fazê-lo sem pedir o desconto de um único centavo a ninguém. A meu ver, eu não teria conseguido se eu não tivesse sido absolutamente honesto com o Senhor.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.121.

Se fossem honestos e generosos nas [ofertas de jejum], teríamos como atender às necessidades de todas as pessoas em situação difícil na Igreja.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.121.

Não é aquele que meramente consegue fazer fortuna — e que para tanto vai contra os sentimentos naturais de seu coração e expulsa dele o amor a seus semelhantes — que deve ser considerado verdadeiramente bem-sucedido, mas aquele que vive de modo que aqueles que o conhecem melhor o amem mais; e que Deus, que conhece não apenas suas obras, mas também os sentimentos mais sinceros de seu coração, o ame. Ainda que morram na pobreza, somente homens dessa estirpe merecem ser coroados com os louros do sucesso.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.122.

Desejo repetir aos santos dos últimos dias minha firme crença de que Deus nosso Pai Celestial abençoa os homens e mulheres que são totalmente honestos com Ele no pagamento do dízimo, os faz prosperar e lhes dá sabedoria. Acredito que quando um homem se encontra em dificuldades financeiras, a melhor maneira de sair dessa situação (e falo de minha própria experiência, pois creio que mais de uma vez em minha vida passei por dificuldades financeiras tão graves quanto as de quase todas as  pessoas) é ser absolutamente honesto com o Senhor e jamais permitir que nenhuma quantia lhe chegue às mãos sem que o Senhor receba um décimo dela.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.123.

Quando colocamos nosso coração nas coisas do mundo e deixamos de ser absolutamente honestos com o Senhor, não crescemos na luz, no poder e na força do evangelho como poderíamos.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.126.

A desonestidade apresenta-se de muitas outras formas: (...) o uso de amor e emoções para fins lucrativos; o roubo em caixas registradoras ou a subtração de mercadorias de empregadores; a falsificação de contas; (...) o ato de beneficiar-se de isenções indevidas; o ato de fazer empréstimos junto ao governo ou particulares sem a intenção de saldá-los; a abertura injusta e fraudulenta de falência para evitar o reembolso de dívidas; o furto de dinheiro e outros bens preciosos na rua ou em residências; o roubo de tempo, trabalhando menos do que um dia honesto de trabalho e recebendo o pagamento relativo a um dia completo; o uso de transportes públicos sem pagar; e todas as formas de desonestidade em todos os lugares e condições. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.144.

“Todo mundo está fazendo” é uma desculpa comumente usada. Nenhuma sociedade pode ser saudável sem honestidade, confiança e autodomínio.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.145.

A pessoa que, em sã consciência, compra mais do que pode e acha que poderá pagar é desonesta. Isso constitui fraude. Quem deixa de pagar aquilo que compra não é uma pessoa honrada. A meu ver, todos os luxos que uma pessoa desfruta às custas de um credor não são inteiramente honestos. (...) Ter dívidas nem sempre constitui desonra, mas ignorá-las, sim.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.145.

Um pai que mente sobre a idade de um filho para evitar a tarifa plena em shows, aviões, trens e ônibus está de fato ensinando o filho a ser desonesto. Ele não esquecerá essas lições. Alguns pais permitem que os filhos desrespeitem a lei no tocante aos fogos de artifício, ao uso de armas, à pesca e caça sem licença. Há jovens que recebem autorização para dirigir sem habilitação ou para falsificar sua idade. Aqueles que pegam pequenos artigos sem permissão, como frutas no quintal do vizinho, uma caneta numa mesa ou um chiclete num prateleira estão todos ensinando tacitamente que pequenos roubos e desonestidades não são tão
graves assim.
Os pais que encobrem os erros de seus filhos, desculpam-nos e pagam pelos roubos estão perdendo a oportunidade de ensinar um princípio e assim causam grandes danos aos filhos. Se o filho for obrigado a devolver a moeda, o lápis ou a fruta com as devidas desculpas, é provável que sua tendência de roubar cesse. No entanto, se ele for aplaudido e transformado em pequeno herói, se sua má conduta virar motivo de piada, é provável que continue a praticar roubos cada vez mais graves.
Os pais podem incutir respeito pela propriedade e pelos direitos alheios em seus filhos em fase de crescimento por preceito e exemplo. Os pais que exigem que os filhos mais novos peçam desculpas, paguem o prejuízo e devolvam — talvez até em dobro ou triplo — o que furtaram, quebraram ou destruíram criará filhos que serão cidadãos honrados e trarão honra e glória à família. Os pais que respeitarem a si mesmos, a lei e a ordem e observarem todas as regras que puderem, por esse padrão e sua expressão de aprovação ou desaprovação disciplinam e protegem os filhos contra a desordem e a rebeldia. (...)
Pode ser que estejamos indo de encontro a tudo o que defende o mundo a nossa volta, mas precisamos ensinar que um pecado é um pecado. Muitas crianças saem impunes ao trapacearem nos esportes e nos jogos. Essa desonestidade chega à faculdade, à vida profissional e aos negócios. Além de ser errado, muito errado, isso corrói sua própria identidade e seu caráter.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.145-146.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar