Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Restauração

O maior acontecimento ocorrido no mundo desde a ressurreição do Filho de Deus do túmulo e de sua ascensão aos céus, foi à aparição do Pai e do Filho ao jovem Joseph Smith, a fim de preparar o caminho para o estabelecimento do reino de Deus – não o reino do homem – para nunca mais ser tirado da terra ou passado a outro povo.
PRESIDENTE JOSEPH F SMITH – Programa Missionário Estudo do Evangelho p.14.

Então, qual é nossa mensagem para todos os homens? É a mensagem da restauração...  A mensagem da restauração inclui três grandes verdades, verdades estas que tem de ser aceitas por toda a humanidade, se quiser salvar-se. São elas: primeiro, a filiação divina de Cristo; segundo, a missão divina do profeta Joseph Smith; e terceiro, a veracidade e origem divina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
PRESIDENTE BRUCE R. McCONKIE – A Liahona fevereiro 1982 p.84.

As trevas da apostasia perduraram por muitos séculos. Deus, contudo, havia previsto que isso aconteceria e planejado tudo para que o evangelho fosse restaurado nos últimos dias. O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze, ensinou que os preparativos para a restauração começaram séculos antes da Primeira Visão.
“A partir do início do século XIV, o Senhor começou a preparar as condições sociais, educacionais, políticas, religiosas, econômicas e governamentais que propiciariam que o evangelho fosse restaurado pela última vez.” (Mormon Doctrine. 2ª edição, p. 717, 1966.)
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Doutrina e Convênios e História da Igreja – Manual do Professor, lição 03, p.12.

Sob a tirânica repressão que acompanhou o domínio usurpado e injusto da Igreja de Roma, a civilização foi retardada, e, durante séculos, praticamente paralisada em seu curso. Esse período de regressão é conhecido na história como Idade Média. O século quinze testemunhou o movimento conhecido como Renascença ou Restauração do Conhecimento; houve um despertamento  geral e significativamente rápido entre os homens, e um esforço deliberado para sacudir o estupor de indolência e ignorância manifestou-se por todo o mundo civilizado. Pelos historiadores e filósofos, o reavivamento foi considerado como uma instigação inconsciente e espontânea do “espírito do tempo”; tratava-se, contudo, de um desenvolvimento predeterminado na mente de Deus, para iluminar a obscurecida mente dos homens, preparando-os para a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, que estava destinada a realizar-se alguns séculos mais tarde.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE - Do Quórum Dos Doze – Jesus, o Cristo, p. 726.

A Renascença foi o ressurgimento do aprendizado, principalmente no que se refere à literatura, arte e ciência. Surgiram invenções, como, por exemplo, a da imprensa.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 03, p.12.

Então, em 1517, o Espírito tocou Marinho Lutero, um sacerdote alemão que se preocupava com o quanto a Igreja se afastara do evangelho ensinado por Jesus Cristo. Seu trabalho levou à Reforma; um movimento realizado também por outros visionários como João Calvino, Huldreich Zwinglio, John Wesley e John Smith,
Acredito que estes reformadores foram inspirados para que criassem um clima religioso no qual Deus pudesse restaurar as verdades perdidas e a autoridade do sacerdócio. Da mesma maneira, Deus inspirou os exploradores e colonizadores das Américas e os idealizadores da Constituição dos Estados Unidos para que desenvolvessem a terra e os princípios de governo onde o evangelho pudesse ser restaurado.
Em 1820, o mundo estava pronto para a “(...) restauração de todas as coisas (...)” mencionada por Pedro e “(...) pela boca de todos os (...) santos profetas, desde o princípio.” (Atos 3:21).
ÉLDER M. RUSSELL BALLARD - Do Quórum Dos Doze - , A Liahona, janeiro de 1995, p. 72.

Na época em que servia no Quórum dos Doze, o Élder Gordon B. Hinckley disse:
“O dia da organização foi, na verdade, um dia de formatura, a formatura de Joseph, após dez anos de um aprendizado notável que se iniciou com a visão incomparável no bosque, na primavera de 1820, quando o Pai e o Filho apareceram ao rapaz de quatorze anos e continuou com as lições dadas por Morôni, que fez advertências e deu instruções em diversas ocasiões. Depois, houve a tradução do registro antigo e a inspiração, o conhecimento, a revelação que adveio dessa experiência. A autoridade divina foi concedida, o sacerdócio antigo voltou a ser conferido aos homens pelas pessoas que o detinham por direito: João Batista, no caso do Sacerdócio Aarônico, e Pedro, Tiago e João, no caso do Sacerdócio de Melquisedeque. Houve revelações, várias delas, nas quais a voz de Deus voltou a ser ouvida, e abriu-se o canal de comunicação entre o homem e o Criador. Todos esses acontecimentos foram preparatórios para aquele dia 6 de abril histórico. (150-Year Drama: A Personal View of Our History, Ensign, abril de 1980, pp. 11–12.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 09, p.49.

Diga que no dia 6 de abril de 1830, Joseph Smith e mais de 50 pessoas reuniram-se na cabana de troncos de Peter Whitmer Sr. , em Fayette, Nova York, para a organização da Igreja. A lei nova-iorquina exigia que as igrejas tivessem ao menos seis membros para serem organizadas formalmente; portanto, seis homens que haviam sido batizados e visto as placas de ouro tornaram-se os primeiros membros oficiais da Igreja. Eles eram: Joseph Smith, Oliver Cowdery, Hyrum Smith, Peter Whitmer Jr., Samuel H. Smith e David Whitmer. (Ver History of the Church, 1:76; para mais informações históricas, ver Nosso Legado, páginas 14–16.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 09, p.49.

Saliente que a organização da Igreja de Jesus Cristo em 1830 foi um dos milagres grandiosos da modernidade. A reunião modesta que aconteceu em Fayette, Nova York, passou despercebida para a maioria das pessoas, mas os acontecimentos desse dia mudaram a história do mundo. Peça aos alunos que ponderem o milagre do crescimento mundial da Igreja que começou tão humildemente. Sugere-se que você conte esta história:
O Presidente Wilford Woodruff falou de uma reunião em que o Profeta Joseph Smith profetizou o crescimento da Igreja. A reunião aconteceu em “uma casinha de aproximadamente quatro metros por quatro, mas contou com a presença de todos os portadores do Sacerdócio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que estavam no momento na cidade de Kirtland e que se haviam reunido para sair com o acampamento de Sião”. Depois de vários homens prestarem o testemunho da obra, o Profeta disse:
“Irmãos, sinto-me muito edificado e instruído por ter ouvido seus testemunhos esta noite, mas quero dizer-lhes perante o Senhor que não sabem mais a respeito do destino desta Igreja e reino do que um bebê no colo de sua mãe. Não a compreendem.(…) Estão vendo, hoje, apenas uns poucos portadores do sacerdócio, mas esta Igreja há de espalhar-se por toda a América do Norte e do Sul — ela irá espalhar-se pelo mundo inteiro. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), abril de 1898, p. 57.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 09, pp.51-52.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar