Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Salvação

6. Conhecimento não assegura salvação – O apóstolo Tiago repreendeu seus irmãos por certas profissões vãs. (Tiago 2:19) Disse ele: “Declarai com orgulho e satisfação vossa crença em Deus; vangloriai-vos de distinguir-vos dos idólatras e gentios por aceitardes um só Deus; fazeis bem em professar e crer dessa maneira; mas, lembrai-vos, há outros que fazem o mesmo; até os demônios acreditam; e, podemos acrescentar, tão firmemente, que estremecem ao pensar no destino que essa crença assegura.” As confissões dos demônios, que Cristo era o Filho de Deus, baseavam-se me conhecimento; não obstante, o conhecimento da grande verdade não alterou suas naturezas iníquas. Que grande diferença havia entre o seu reconhecimento do Salvador, e o de Pedro que, respondendo à pergunta do Mestre: “E vós quem dizeis que eu sou?” respondeu quase nos mesmos termos que os espíritos imundos já mencionados: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” A fé que Pedro possuía já manifestara seu poder vivificante; fizera-o abandonar muito do que lhe era caro; seguir seu Senhor em meio a perseguições e sofrimento; renunciar às coisas do mundo com suas atrações, pela piedade sacrificante que sua fé tornara tão desejável. O conhecimento que tinha de Deus como Pai, e do Filho como Redentor, talvez não fosse maior que o dos espíritos imundos; porém, enquanto para estes aquele conhecimento nada mais era que causa adicional para condená-los, para Pedro era um meio de salvação. – Condensado de Regras de Fé, capítulo 5).
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XIII, NOTAS DO CAPÍTULO, pp.181-182.

A provação mortal representa uma oportunidade de progresso; mas tão grandes são as dificuldades e os perigos, tão forte é a influência do mal no mundo, e tão fraca é a resistência do homem, que, sem o auxílio de um poder superior ao da humanidade, nenhuma alma encontrará seu caminho de volta a Deus de quem veio. A necessidade de um Redentor reside na incapacidade do homem de se elevar do plano temporal para o espiritual, do reino inferior para o superior.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quorum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, p.27.

Assim, para que o homem avance do seu atual estado de relativa decadência para a condição superior de uma vida espiritual, é preciso que haja cooperação de um poder acima do seu... não pode salvar a si mesmo por seu próprio esforço, sem auxílio.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quorum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, p.28.

Quando um casal santo dos últimos dias se une em casamento, recebe promessas espetaculares referentes a sua descendência, e que vão de eternidade em eternidade. Aos dois é prometido que terão o poder e o direito de governar, controlar e administrar salvação, exaltação e glória a seus descendentes, mundos sem fim, e os filhos que não tiverem aqui, indubitavelmente poderão ter na vida futura. O que mais o homem pode desejar? Um homem e uma mulher, na outra vida, com corpos celestiais, livres de enfermidades, glorificados e embelezados acima de qualquer descrição, juntos com seus descendentes, governando-os e controlando-os, administrando-lhes vida, exaltação e glória, mundos sem fim.
PRESIDENTE LORENZO SNOW – O Milagre do Perdão p.236-237.

Homem algum pode ser perfeito sem a mulher, portanto nenhuma mulher pode ser perfeita sem um homem para conduzi-la. Digo-lhes a verdade assim como ela é no âmago de eternidade. Se ele quiser ser salvo, não poderá consegui-lo sem uma mulher ao seu lado.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.236.

Inúmeras pessoas tentaram descobrir qual foi à primeira causa de todas as coisas; porém, seria mais fácil uma formiga contar os grãos de areia da terra. Não é dado ao homem, dotado de inteligência limitada, captar o sentido da eternidade no campo de seu entendimento. Há uma eternidade de vida, da qual fomos criados pela sabedoria e habilidade de seres superiores. Seria tão fácil para um mosquito traçar a história do homem até a sua origem, como para o ser humano conceber qual é a primeira causa de todas as coisas, levantar o véu da eternidade e revelar os mistérios que os filósofos tanto procuraram saber desde o princípio. Qual, então deve ser o chamado e dever dos filhos dos homens? Em vez de perguntarem sobre a origem dos deuses, de tentar explorar as profundezas das eternidades que já existiram, que existem e existirão, em vez de se empenharem na tentativa de descobrir as fronteiras do espaço ilimitado, que procurem conhecer qual é o objetivo da existência atual, e como poderão aplicar, de maneira mais proveitosa e para mútuo benefício e salvação, a inteligência que possuem. Que procurem conhecer e entender as profundezas das coisas que estão ao seu alcance, e familiarizar-se bem com o objetivo de sua existência mortal, procurando diligentemente um super poder para conseguir informações e também através do estudo cuidadoso dos melhores livros.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.25.

A educação, particularmente a educação espiritual, é constantemente ressaltada pelo Senhor. Não podemos ser salvos em ignorância, mas o Senhor somente pode revelar luz e verdade a nós quando estivermos preparados para recebê-las.  Temos portanto, a obrigação de fazer tudo o que pudermos para ampliar nosso conhecimento e entendimento, estudando as escrituras e as palavras dos profetas vivos. Quando lemos e estudamos as revelações, o espírito pode confirmar em nosso coração a veracidade do que estamos aprendendo. Desse modo, a voz do Senhor fala a cada um de nós. Ao ponderar os ensinamentos do evangelho e aplicá-los em nossa vida diária, tornarmo-nos mais preparados para receber mais luz e verdade.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona jul / 1998 p.35.

O propósito para o qual o mundo foi criado e pelo qual o homem vive nele, requer que as leis da natureza operem com total desconsideração dos sentimentos humanos. Temos que alcançar à salvação, sem esperar que as leis da natureza nos poupem. A lei natural é, em raras ocasiões, suspensa num milagre, mas em geral nossos deficientes, como os coxos no tanque de betesda, esperam interminavelmente o movimento das águas.
ELDER BOYD K. PACKER – A Liahona julho 1991 p.8.

Por melhores que fossem as obras do homem, ele não poderia ser salvo se Jesus Cristo não tivesse morrido pelos seus pecados e os de todos os homens. E por mais poderosa que fosse a graça salvadora de Jesus Cristo, não traria exaltação a quem não realizasse as obras ensinadas no Evangelho.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.199.    

O Profeta Joseph Smith disse certa vez: "Uma religião que não exige o sacrifício de todas as coisas não tem a força suficiente para produzir a fé necessária à vida e à salvação". Ele diz ainda: "Quem não fizer sacrifícios não poderá desfrutar essa fé, pois os homens dependem desse sacrifício para conseguir essa fé".
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1999, p.69.

Uma das doutrinas mais ardilosas criadas por satanás e apresentada pelo homem é de que o ser humano é salvo apenas pela graça de Deus; que a crença em Jesus Cristo é suficiente para se obter a salvação. Juntamente com todas as outras obras necessárias para a exaltação do homem no Reino de Deus, essa teoria excluiria à necessidade do arrependimento. Permitiria a prática do pecado e, já que não exige que o homem construa sua própria salvação, aceitaria as obras “orais”, arrependimento na hora da morte e confissões superficiais e sem qualquer significado.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.198.

Já sabemos o suficiente para nos condenar; e quando já sabemos o suficiente para tal, conhecemos também o que basta para nos salvar, se colocarmos em prática esse conhecimento.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.4.

Estou nas mãos do Senhor, e não me preocupo com minha salvação, ou com o que o Senhor fará comigo depois desta vida. Compete-me cumprir agora à vontade de Deus, e quando o amanhã chegar, perguntar qual é a sua vontade concernente a mim; e depois, cumprir a vontade de meu Pai  na obra que ele me designou a fazer, é o suficiente para mim. Estou servindo a um Deus que me concederá tudo o que mereço, no dia em que for receber minha recompensa.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.13.

Não existe um só indivíduo na terra que não tenha dentro de si a habilidade de salvar-se ou destruir-se; e o mesmo acontece ás nações.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.67.

Há, sem dúvida, milhões de pessoas justas e sinceras entre as diversas denominações, tanto como entre os santos dos últimos dias professos. Porém, eles não possuem o evangelho e se encontram nas trevas, no que concerne ao plano de salvação, e seus mestres são guias cegos, totalmente incapazes de dar ao povo a palavra viva, o caminho da vida. Se viverem de acordo com o melhor conhecimento que possuem e podem obter, elas estarão em condição segura, de salvação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.319.

Assim como o homem não deseja alimento até sentir fome, tampouco anseia pela salvação de Cristo até saber por que necessita Dele. Ninguém sabe da forma correta e adequada por que precisa de Cristo até compreender e aceitar a doutrina da queda e seus efeitos sobre toda a humanidade.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho Livro de Mórmon Lição 7 p.31.

Não conheço nada que traga maior alegria ao coração humano do que trabalhar entre os seus ou longe de casa a fim de trazer a salvação à alma dos homens. Não conheço nada que nos traga maior amor a tudo o que é bom do que ensinar o evangelho de Jesus Cristo
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.1.

Não posso salvá-los; vocês não podem salvar-me; não podemos salvar uns aos outros. O máximo que podemos fazer é persuadir-nos mutuamente a receber a verdade, ensinando-a. Quando um homem recebe a verdade, será salvo por ela; não apenas porque alguém a ensinou a ele, mas porque a aceitou e praticou.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – Ensino, Não Há Maior Chamado, p.49.

O ouro e a prata podem desaparecer; casas e terras podem perder-se; todos os bens materiais podem findar. O sacerdócio, porém, jamais cessará, tampouco a salvação, o reino de Deus e a profecia; essas coisas nunca deixarão de se cumprir.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 3, p.29.

Devemos, como povo, estar cientes do fato de que nosso Pai Celestial fez tudo a Seu alcance para a salvação da família humana. Deu a conhecer as leis necessárias para a exaltação e glória do homem e tudo o que poderia ter sido feito pela lei. (...) Jesus morreu para redimir todos os homens, mas para que eles se beneficiassem de Sua morte e para que Seu sangue os purificasse de todos os pecados cometidos na carne, teriam que seguir a lei do evangelho. Fomos redimidos pelo sangue de Cristo dos pecados cometidos por Adão e, a fim de alcançarmos a salvação, devemos ser obedientes e fiéis aos preceitos do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.71.

Todos os filhos dos homens que [atingiram] a idade da responsabilidade são culpados de pecados, pois todos são propensos a praticar o mal, assim como as faíscas de uma fogueira inelutavelmente se elevam pelo ar. “Que faremos para ser salvos?” foi o clamor das pessoas que ouviram a pregação de Pedro no dia de Pentecostes [ver Atos 2:37] e que tem ecoado em todas as gerações. A resposta é: obedecer à lei do evangelho. Esse é o meio seguro para a salvação da família humana.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.73.

Não existe ser que tenha o poder de salvar a alma dos homens e conceder-lhes a vida eterna com exceção do Senhor Jesus Cristo, sob a direção de Seu Pai.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.75.

Ao ensinarmos a qualquer alma os princípios da vida e da salvação e lhe administrarmos essas ordenanças, tornamo-nos um instrumento nas mãos de Deus na salvação dessa alma. Não há nada que se possa dar aos filhos dos homens que se iguale a isso. (...)
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 9, p.96.

Pregamos o evangelho a todas as nações, tribos, línguas e povos, em todos os lugares onde o Senhor nos abriu as portas e tivemos o privilégio de ir. Ainda assim, o mundo hoje está cheio de pessoas que nunca ouviram o evangelho de Jesus Cristo; e enquanto o sacerdócio repousar sobre nossos ombros, temos a obrigação e a responsabilidade de levar a salvação aos filhos dos homens, em nosso privilégio de derramar esses dons sobre os filhos e filhas de Adão.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 9, p.96.

Que grande farsa seria chamar o povo ao arrependimento se não houvesse perdão, e que desperdício não teria sido a vida de Cristo se não tivesse conseguido proporcionar a oportunidade para a salvação e exaltação!
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.326.

Quando um homem começa a achar defeito, inquirir a respeito disto ou aquilo e daquilo mais, dizendo: “Você acha que o Senhor realmente mandou fazer isso?”, podeis saber que essa pessoa tem em maior ou menor grau o espírito de apostasia. Todo homem neste reino ou sobre a face da terra, que está procurando de todo o seu coração salvar a si próprio, tem muito o que fazer, quando se dispõe convenientemente a isso, sem levantar questão sobre aquilo que lhe não concerne. Se acontecer que seja salvo, terá aproveitado muito bem seu tempo e esforço. (...) Eu repito, o melhor que uma pessoa pode fazer é tomar conta de si própria, cumprindo todos os seus deveres concernentes a seu bem-estar temporal e eterno.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.83.

‘Operai a vossa salvação’ é uma exortação para que demonstremos por meio de nossa atividade e esforço consciente e obediente a realidade de nossa fé. Isso, porém, é feito com a consciência de que a confiança absoluta em nós mesmos pode resultar em orgulho e fraquezas que nos levarão ao fracasso. Com ‘temor e tremor’ devemos buscar a força e a graça de Deus para inspiração a fim de alcançarmos a vitória final.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY - O Novo Testamento – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 40, p.166.

Assim como o homem não deseja alimento até sentir fome, tampouco anseia pela salvação de Cristo até saber por que necessita Dele. Ninguém sabe da forma correta e adequada por que precisa de Cristo até compreender e aceitar a doutrina da queda e seus efeitos sobre toda a humanidade.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – O Livro de Mórmon – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 07, p.31.

Foi-nos dito que “(...) muitos são chamados, mas poucos são escolhidos (...)”. Uma pessoa escolhida é objeto do favor divino. Irmãos, como podemos ser escolhidos? Podemos se escolhidos apenas quando Deus nos escolhe. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quando em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:16). Isso acontece somente quando o coração e a alma estão totalmente transformados, quando tivermos nos esforçado com todo o nosso coração, poder, mente e força para guardar os mandamentos de Deus. Acontece quando guardamos “o juramento e convênio que pertence ao sacerdócio”. (D&C 84:39). Assim, “podemos (tornar-nos) os filhos de Moisés e de Aarão e a semente de Abraão, e a igreja e o reino, e os eleitos de Deus”.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona Julho de 1997, pp. 49.

Certas pessoas de entendimento limitado costumam falar da possibilidade de sermos salvos somente pela graça. Para compreendermos a verdadeira doutrina da graça, cumpre examinar a explicação dada por outro profeta nas seguintes palavras significativas:
“Pois”, diz esse profeta, “trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer.” (2 Néfi 25:23) Na verdade, somos redimidos pelo sangue expiatório do Salvador do mundo, mas somente depois que cada um de nós tiver feito tudo ao seu alcance para operar a sua própria salvação.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p. 4-5.

O Senhor nos abençoará de acordo com nosso grau de obediência a Seus mandamentos. Néfi (…) afirmou:
“Pois trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer.” (2 Néfi 25:23)
O sangue do Salvador — Sua expiação — nos salvará, mas só depois de fazermos tudo a nosso alcance para salvar-nos por meio da observância de Seus mandamentos. Todos os princípios do evangelho trazem consigo promessas e por meio deles os desígnios do Todo-Poderoso nos são revelados.
Cada um deve fazer tudo a seu alcance para salvar a si mesmo do pecado; então, poderá pleitear as bênçãos da redenção por meio do Santo de Israel, que fez com que toda a humanidade pudesse ser salva pela obediência às leis e ordenanças do evangelho.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.24-25.

As leis de Deus concedidas à humanidade estão contidas no plano do evangelho, e a Igreja de Jesus Cristo é responsável por ensinar essas leis ao mundo. Elas são dadas por nosso Pai Celestial com um só propósito: para que nós que somos governados pela lei também sejamos preservados por ela e aperfeiçoados e santificados, ou seja, para que nos tornemos santos. (Ver D&C 88:34.) O maior de todos os dons de Deus para nós é o da salvação em Seu reino.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

(…) O Senhor espera que façamos tudo a nosso alcance para que salvemos a nós mesmos. (…) E depois de fazermos tudo o que pudermos para salvar a nós mesmos, poderemos apoiar-nos nas misericórdias da graça de nosso Pai Celestial. Ele deu Seu Filho para que, por meio da obediência às leis e ordenanças do
evangelho, pudéssemos alcançar nossa salvação, mas só depois que fizéssemos por nós mesmos tudo o que pudéssemos.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 34.

O Senhor entrega a cada um de nós uma lâmpada para que carreguemos, mas só dependerá de nós ter ou não azeite para mantê-la acesa. Compete unicamente a cada um de nós guardar os mandamentos e conseguir o azeite necessário para iluminar e guiar nosso caminho. Não podemos fiar-nos simplesmente no fato de sermos membros da Igreja ou de pertencermos a uma linhagem nobre. Ter ou não azeite em nossa lâmpada depende somente de cada um de nós; depende de nossa fidelidade na observância dos mandamentos do Deus vivo.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 34-35.

Para alcançar a salvação, precisamos não apenas fazer algumas coisas, mas tudo o que o Senhor ordenar.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.168-169.

Não pode haver salvação sem revelação; é inútil uma pessoa ministrar sem isso. (...) Nenhum homem pode ser ministro de Jesus Cristo a não ser que tenha o testemunho de Jesus; e esse é o espírito de profecia [ver Apocalipse 19:10]. Quando ministramos a salvação, fazemos isso pelo testemunho. Os homens desta época dão testemunho do céu e do inferno e jamais viram nem um nem outro; mas eu digo que ninguém sabe dessas coisas sem o espírito de revelação.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 16, p.203.

Algumas pessoas podem supor que seria uma grande benção, se pudessem ser levadas diretamente para os céus e lá estabelecidas, mas na realidade isso não lhes seria uma benção, pois não poderiam receber a plenitude de sua recompensa, nem desfrutar da glória do Reino, ou compreender e habitar em sua luz. Ela lhes seria um inferno intolerável, e creio que isso as consumiria  mais rápido que o fogo do inferno. Não vos seria uma benção serdes levados para o Reino Celestial e obrigados a ficar lá, a menos que estivésseis preparados para habitá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Um homem cuja mente se abriu às influências do sacerdócio do Filho de Deus – que compreende tudo a respeito do governo dos céus, deve entender que os seres finitos não são capazes de receber e suportar a plenitude da lei celestial. Quando podereis suportar uma lei celestial? Quando vos tornardes seres celestiais, não antes disso.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Há um princípio que eu gostaria de que as pessoas entendessem e gravassem em seus corações. Tão logo puderdes provar diante de vosso Deus que sois dignos de receber os mistérios, se assim os quiserdes chamar, do reino dos céus – que Deus pode depositar toda a confiança em vós – que jamais traireis uma coisa sequer do que Deus vos tiver ensinado – que nunca revelareis a seus semelhantes aquilo que não deveis revelar, tão logo estiverdes preparados para ser investidos com as coisas de Deus, há uma eternidade delas que vos serão dispensadas. Ao invés de rogar ao Senhor que dispense mais conhecimento a vós, rogai convosco mesmos para que tenhais auto-confiança, que tenhais integridade e que saibais quando deveis falar e o que deveis falar, o que revelar, e como vos portardes e conduzirdes diante do Senhor. Tão logo proveis a Ele que mantereis tudo em segredo como deve ser – que revelareis ao vosso próximo apenas o que deveis revelar, e nada mais, e aprenderdes como podeis transmitir vosso conhecimento a vossas famílias, amigos, vizinhos e irmãos, o Senhor o dispensará a vós, vos dará, vos concederá, e finalmente vos dirá: “Jamais caireis; vossa salvação está selada sobre vós; estais selados para a vida eterna e salvação devido a vossa integridade.”
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.93

Nosso Pai Celestial deixou bem claro aos filhos dos homens que é somente pelas mãos daqueles que possuem autoridade divina que poderemos conseguir o poder de tornar-nos membros do reino celestial. (George Albert Smith, Conference Report, abril de 1934, p. 28).
GEORGE ALBERT SMITH – Manual Básico da Mulher SUD – Parte A – A Importância do Sacerdócio, lição 11, p.80.

A salvação visa salvar o homem de todos os seus inimigos; porque a menos que o homem possa triunfar sobre a morte, ele não estará salvo. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.221.

O princípio do conhecimento é o princípio de salvação. Esse princípio pode ser compreendido pelos fiéis e diligentes; mas todo aquele que não obtiver conhecimento suficiente para ser salvo será condenado. O princípio da salvação é-nos dado pelo conhecimento de Jesus Cristo.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.221.

A salvação nada mais é do que o triunfo sobre todos os nossos inimigos e a submissão deles sob nossos pés. E quando tivermos poder para colocar todos os inimigos sob nossos pés neste mundo e o conhecimento para triunfar sobre todos os espíritos malignos no mundo vindouro, então seremos salvos, como no caso de Jesus, que devia reinar até que tivesse colocado todos os inimigos sob Seus pés, e o último inimigo era a morte [ver I Coríntios 15:25–26].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.221-222.

Se os homens quiserem alcançar a salvação, precisam ser submissos, antes de partir deste mundo, a certas regras e princípios que foram estabelecidos por um decreto inalterável antes de o mundo existir. (...) A organização dos mundos espirituais e celestes e dos seres espirituais e celestes foi feita de acordo com a mais perfeita ordem e  harmonia: seus limites e termos foram irrevogavelmente determinados e voluntariamente aceitos por eles próprios, no estado celeste, e também por nossos primeiros pais na Terra. Por isso é importante que todos os homens aqui na Terra que esperam alcançar a vida eterna aceitem os princípios da verdade eterna e se submetam a eles.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.222.

Não podeis dar a exaltação a quaisquer pessoas, a menos que elas saibam o que são o mal, o pecado, o pesar e a miséria, pois ninguém poderia compreender, apreciar e desfrutar a exaltação sob nenhum outro princípio.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.55-56.

Podeis salvar a todos? Sim, podeis salvar todos os que serão salvos. Se as pessoas não são salvas, é porque não estão dispostas a sê-lo. Elas agem por si mesmas, movidas pelo livre-arbítrio.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.57.

(...) Se um homem pudesse ser perfeito em sua dupla capacidade de corpo e de espírito, sem passar pelas provações da mortalidade, não teria sido necessário virmos para este estado de provação e sofrimento. Se o Senhor pudesse glorificar a seus filhos em espírito, sem que precisassem possuir um corpo como o nosso, ele, sem dúvida, o faria.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.58.

Salvação é o dom de Deus, de acordo com as Escrituras, para todos os homens que não pecam contra a luz, tornando-se filhos da perdição. A salvação é de vários estágios ou graus. Todo homem será julgado segundo suas obras, e por esta razão foram estabelecidos diversos graus ou reinos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.13.

SER MEMBRO DA IGREJA APENAS NÃO SALVA – Nós não seremos salvos no reino de Deus somente por nossos nomes constarem nos registros da Igreja. Será preciso mais que isso. Nosso nome terá que estar inscrito no Livro da Vida do Cordeiro; esta é a prova de que guardamos os mandamentos. Toda alma que não guardar os mandamentos terá seu nome riscado desse livro. (3 Néfi 27:16-21; 2 Néfi 31:16-21; Apocalipse 3:5; 13:8; 17:8; 20:12; 15; 21:27; 22:29.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.14.

Deus não vai salvar todo homem e mulher no reino celestial. Se quereis chegar lá e tiverdes falhas; se estais cometendo pecados; se quebrais os mandamentos do Senhor, e o sabeis; agora é o momento exato para vos arrependerdes e emendardes, e não achar que é uma coisa tão pequena, que o Senhor há de perdoar; apenas alguns açoites, apenas um pequeno castigo e seremos perdoados; pois pode ser que vos encontreis lançados fora, se insistirdes e persistirdes nesse rumo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.17.

A salvação não vem de um só golpe; somos mandados ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isto nos tomará séculos, pois no além-túmulo, o progresso será maior, e será ali que os fiéis sobrepujarão todas as coisas, e receberão todas as coisas, mesmo a plenitude da glória do Pai.
Creio que o Senhor quis dizer exatamente o que falou; que devemos ser perfeitos como é perfeito nosso Pai que está nos céus. Isto não virá de uma só vez, mas linha sobre linha, preceito sobre preceito, exemplo sobre exemplo, e, mesmo assim, não enquanto estivermos nesta vida mortal, pois que teremos de ir além-túmulo antes de alcançarmos essa perfeição e sermos iguais a Deus.
Mas é aqui que lançamos os alicerces. É aqui, neste estado probatório que nos são ensinadas as simples verdades do Evangelho de Jesus Cristo, a fim de nos preparar para essa perfeição. Temos por dever ser melhores hoje do que fomos ontem, e amanhã melhores do que hoje. Por quê? Porque, se estamos no caminho, se guardarmos os mandamentos do Senhor, estamos nesse caminho para a perfeição, e esta só pode vir pela obediência e o desejo em nosso coração de sobrepujar o mundo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.18-19.

É propósito do Todo-Poderoso salvar a humanidade inteira, e todos entrarão em seus reinos em algum grau de glória, exceto os filhos da perdição, cujo pecado ultrapassa o poder de arrependimento e redenção, e portanto não podem ter seus pecados perdoados. Todos os restantes serão salvos, mas nem todos com o mesmo grau de glória ou exaltação. (D&C 76:30-49; Hebreus 6:4-8.) Cada homem será julgado segundo suas obras, suas oportunidades de receber a verdade e o intento de seu coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

Aqueles que guardam plenamente a lei e obedecem a todos os mandamentos de Deus, são herdeiros da salvação plena no reino celestial, a glória que é comparada com o sol. Estes sobrepujam todas as coisas e recebem a plenitude das bênçãos, do poder e glória do Pai. (D&C 76:50-70, 92-96; 84:38; 88:107.) Todos os que morreram sem conhecimento do Evangelho ou oportunidade de recebe-lo, e que o teriam aceito, se lhes fosse dada a oportunidade enquanto vivos, também são herdeiros desse reino.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

Comparativamente, poucos filhos dos homens encontrarão a salvação existente no reino celestial ou, em outras palavras, a exaltação que fará deles herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo – mesmo filhos de Deus. Aqueles que obtêm essa exaltação, recebem a plenitude do poder, força e domínio daquele reino. Sobrepujam todas as coisas. São coroados sacerdotes e reis, e tornam-se iguais a Jesus Cristo. Embora esta doutrina seja ensinada na Bíblia, a maioria da humanidade a esqueceu, e ela passou a ser um dos ensinamentos peculiares da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.-
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.24.

“‘O conhecimento concreto de que o curso de vida que se segue está de acordo com a vontade de Deus, é essencialmente necessário para que qualquer pessoa tenha aquela confiança em Deus, sem a qual ninguém pode conseguir a vida eterna. Foi isto que permitiu aos santos antigos suportarem todas as agruras e perseguições, aceitando de bom grado a espoliação de seus bens, sabendo (não apenas crendo) que possuíam algo mais duradouro’ (Hebreus 10:34)...
“‘Observemos aqui que a religião que não requer o sacrifício de tudo, não tem poder suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação; pois, desde os primórdios da existência do homem, a fé necessária para o gozo de vida e salvação jamais pode ser obtida sem o sacrifício de todas as coisas terrenas. Foi através desse sacrifício, e só dele que Deus ordenou que os homens gozassem de vida eterna; e é por meio do sacrifico de todas as coisas terrenas, que os homens realmente sabem que estão fazendo o que é agradável à vista de Deus. Quando um homem sacrificou tudo que tinha por amor à verdade, não conservando nem mesmo a própria vida, e crendo, perante Deus, que foi chamado a esse sacrifício por procurar fazer a vontade dele, ele sabe, com toda certeza, que Deus aceitará seu sacrifício e oferta, e que não o buscou nem buscará em vão. Nessas condições, então, poderá obter a fé necessária para fazer jus à vida eterna.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.27-28.

O conhecimento é necessário para a vida e a divindade. Ai de vocês, sacerdotes e clérigos que pregam que esse conhecimento não é necessário para a vida e a salvação. Tirem os Apóstolos, etc., tirem o conhecimento, e vocês estarão na condição de merecedores da condenação do inferno. Conhecimento é revelação. Ouçam, todos vocês, irmãos, este grande conceito-chave: O conhecimento é o poder de Deus para a salvação.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.277.

O conhecimento afasta as trevas, o suspense e a dúvida, porque essas coisas não podem existir onde houver conhecimento. (...) Há poder no conhecimento. Deus tem mais poder do que todos os seres, porque Ele tem conhecimento maior; e portanto Ele sabe sujeitar todos os seres a Ele: Ele tem poder sobre todos.
À medida que nos afastamos de Deus, descemos para o diabo e perdemos conhecimento, e sem conhecimento não podemos ser salvos, e enquanto nosso coração está cheio de mal e estamos estudando o mal, não há lugar em nosso coração para o bem, ou para estudar o bem. Deus não é bom? Então sejam bons; se Ele é fiel, então sejam fiéis. Acrescentem à sua fé virtude, à virtude, conhecimento, e busquem todas as coisas boas [ver II Pedro 1:5].
(...) O homem é salvo na mesma proporção em que adquire conhecimento, porque se não adquirir conhecimento, será levado cativo por algum poder maligno no outro mundo, porque os espíritos malignos terão mais conhecimento e conseqüentemente mais poder do que muitos homens que estão na Terra. Por isso precisamos de revelação para ajudar-nos e dar-nos conhecimento das coisas de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

Joseph Smith ensinou o seguinte em abril de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 130:18–19: “Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida surgirá conosco na ressurreição. E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

Joseph Smith ensinou o seguinte em maio de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 131:6: “É impossível ao homem ser salvo em ignorância”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

As coisas de Deus são profundamente importantes; e somente com o tempo, experiência e cuidadosa e solene reflexão podemos descobri-las. Ó homem, se quiseres conduzir uma alma para a salvação, tua mente precisa estender-se até o mais alto céu e contemplar o profundo abismo e vasculhar a ampla expansão da eternidade: é preciso ter comunhão com Deus. Quão mais dignos e nobres do que a vã imaginação do coração humano são os pensamentos de Deus! (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.279.

Quando subimos uma escada, somos obrigados a começar de baixo e subir degrau por degrau, até chegar ao alto; o mesmo acontece com os princípios do Evangelho – devemos começar com o primeiro, e continuar subindo até que tenhamos aprendido todos os princípios de exaltação. Mas só muito tempo depois de termos passado pelo véu é que os aprenderemos. Não compreenderemos tudo neste mundo; teremos muito trabalho para aprender nossa salvação e exaltação, mesmo depois da morte.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.280.

Todos os que viveram na terra de acordo com a melhor luz que possuíam, e que teriam aceito a plenitude do evangelho se ela lhes fosse pregada, são dignos de receber uma ressurreição gloriosa, e alcançarão essas bênçãos ao serem administradas na carne por aqueles que possuem autoridade. Todos eles ressuscitarão, e receberão um grau de glória, exceto os que houverem pecado contra o Espírito Santo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.398.

(...) As ordenanças instituídas nos céus antes da fundação do mundo, no sacerdócio, para a salvação dos homens, não devem ser alteradas nem mudadas. Todos precisamos ser salvos pelos mesmos princípios.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 36, p. 439.

A pergunta que frequentemente tem sido feita é: ‘Não podemos ser salvos sem passar por todas essas ordenanças, etc.?’ Eu respondo que não; não a plenitude da salvação. Jesus disse que há muitas moradas na casa de Seu Pai e que ia preparar-nos um lugar [ver João 14:2]. A mansão mencionada aqui devia ter sido traduzida como reino; e toda pessoa que for exaltada na mais elevada mansão terá que cumprir a lei celestial e toda a lei também.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 36, pp. 440-441.

AS VERDADES DE SALVAÇÃO SÃO FÁCEIS DE ENTENDER.  A salvação deveria ser um assunto predominante para todos os homens. Ela é sem dúvida, o assunto mais importante a ser possivelmente considerado; ainda assim, são bem poucos os que dão a mínima atenção a esse grande e importante tema, no que se aplica em suas vidas.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 2.

ESTREITA É A PORTA PARA A SALVAÇÃO. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição. E mutos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem.” (3 Néfi 14:13-14; Mateus 7: 13-14; D&C 22:2; 132:22-25.)
Por estranho que possa parecer, a julgar por seus atos, pouca gente, muito poucas pessoas há no mundo que crêem nestas palavras de nosso Redentor. O caminho que conduz à presença de Deus é estreito. Embroa indubitavelmente esse caminho seja reto, ele é também estreito, o que significa que aqueles que o seguem hão de achá-lo restrito; ele é apertado; eles não poderão levar consigo tudo aquilo que não cabe ou não pertence ao reino de Deus. Todas essas coisas tem que ser abandonadas, quando entramos no caminho apertado que leva à presença de Deus, onde podemos receber vida eterna. “Poucos há que [o] encontram.”
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 13.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar