Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Arquelau – Filho do Rei Herodes – NT

José, Maria e seu filho permaneceram no Egito até depois da morte de Herodes, o Grande, acontecimento esse anunciado por outra visita angelical. Sua permanência em terra estrangeira foi, provavelmente, breve, pois Herodes não sobreviveu por muito tempo à morte dos meninos que assassinara em Belém. No retorno da família do Egito, o evangelista vê o cumprimento da profética visão de Oséias: “Do Egito chamei meu Filho.” (Mateus 2:15; comparar Oséias 11:1.)
Parece ter sido intenção de José fixar residência na Judéia, possivelmente em Belém – cidade de seus antepassados e um lugar que, agora, lhe era ainda muito mais caro por ter ali nascido o Filho de Maria – mas, tendo notícia ainda a caminho, de que o filho de Herodes, Arquelau, reinava no lugar de seu iníquo pai, José modificou o seu propósito; e”... avisado em sonhos por divina revelação, foi para as partes da Galileia. E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” (Mateus 2:19-23. Nota 5 no final do capítulo.)
Enquanto Arquelau, que parece ter sido um herdeiro presuntivo da depravação e crueldade de seu pai, governava por um curto período de tempo na Judéia (Nota 1, no final do capítulo) como rei, e depois com o título menos importante de etnarca, que lhe havia sido dado pelo imperador, seu irmão Antipas governava como tetrarca na Galileia. Herodes Antipas era quase tão perverso e corrupto quanto outros membros de sua inescrupulosa família, mas era menos agressivo na vingança, e naquele período de seu reinado, foi comparativamente tolerante. (Nota 2, no final do capítulo).
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, pp.106-107.

1. Arquelau reinou no lugar de Herodes – “Quando morreu, Herodes (o Grande) deixou um testamento segundo o qual deveria ser dividido entre os três filhos, Arquelau ficaria com a Judéia, Iduméia e Samaria, com o título de rei (Mateus 2:22). Herodes Antipas receberia a Galileia e Peréia com o título de tetrarca; Felipe receberia o território transjordânico com o título de tetrarca (Lucas 3:1). Este testamento foi ratificado por Augusto, com exceção do título dado a Arquelau. Este, depois da ratificação do testamento de Herodes por Augusto, passou a governar a Judéia, Samaria e Iduméia, com título de etnarca, com a promessa de que, se governasse bem, tornar-se-ia rei. Entretanto, não era popular entre o povo, e seu reinado foi assinalado por distúrbios e atos de opressão. A situação, finalmente, tornou-se tão intolerável que os judeus apelaram para Augusto, e Arquelau foi removido e exilado. Isto explica a afirmação de Mateus 2:22 e possivelmente também sugeriu a ideia da parábola em Lucas 19:12 etc.” – Standard Bible Dictionary, Funk and Wagnalls Co., item “Herodes”. No início de seu reinado, vingou-se sumariamente do povo que se aventurava a protestar contra a continuação da violência de seu pai, assassinando mais de três mil pessoas; e a terrível carnificina foi perpetrada em parte dentro dos recintos do templo. (Josefo, Antiquities vii, 9:1-3).
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, Notas do Capítulo IX, p.114.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar