Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Josias – Rei Justo - VT

A história do Rei Josias no Velho Testamento é de grande proveito para aplicar “a [nós] mesmos” (1 Néfi 19:24). Para mim, é uma das melhores histórias de todas as escrituras.
Josias tinha apenas oito anos quando começou a reinar em Judá e, embora seus antepassados imediatos fossem extremamente iníquos, as escrituras dizem-nos que ele “fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda” (II Reis 22:2). Isso é ainda mais surpreendente ao tomarmos conhecimento de que naquela época (apenas duas gerações antes da destruição de Jerusalém em 587 a.C.), a lei escrita de Moisés se perdera e era praticamente desconhecida, mesmo entre os sacerdotes do templo!
Contudo, no décimo oitavo ano de seu reinado, Josias determinou que o templo fosse reformado. Nessa época, Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o livro da lei, que Moisés colocara no arca do convênio, e entregou-o ao rei Josias.
Quando o livro da lei foi lido para Josias, ele “rasgou as suas vestes“ e chorou perante o Senhor.
“Grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós”, disse ele, “porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito” (II Reis 22:13).
Então o rei leu o livro para todo o povo e, nessa ocasião, eles todos fizeram convênio de obedecer a todos os mandamentos do Senhor “com todo o coração e com toda a alma” (II Reis 23:3). Então, Josias começou a purificar o reino de Judá, removendo todos os ídolos, bosques, altares e todas as abominações que se tinham acumulado durante o reinado de seus pais, profanando a terra e seu povo. (...)
“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal” [II Reis 23:25].
Sinto fortemente que todos nós devemos voltar-nos para as escrituras assim como fez o rei Josias e permitir que elas exerçam poder sobre nós, impelindo-nos a uma determinação inabalável para servir ao Senhor.
Josias tinha apenas a lei de Moisés. Em nossas escrituras, temos o evangelho de Jesus Cristo em sua plenitude; e se apenas uma porção já é doce, há grande alegria na plenitude.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.71-72.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar