Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Rute - VT

Um modelo ideal de feminilidade é Rute. Percebendo a tristeza no coração da sogra, Noemi, que sofrera a perda de dois ótimos filhos, e sentindo talvez a agonia do desespero e da solidão que atormentavam a alma de Noemi, Rute proferiu algo que veio a tornar-se a declaração clássica de lealdade: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16). As ações de Rute demonstraram a sinceridade de suas palavras.
Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por conseqüência, ela, a estrangeira e a moabita convertida, tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, outubro de 2007, p.5.

Rute, uma conversa verdadeira de Jeová, viveu uma existência pacífica e dedicada a princípios de retidão, através de sua grande fé e devoção, Rute tomou decisões acertadas, e foi abençoada casando-se com Boaz. Eles se tornaram pais de uma posteridade nobre como o rei Davi, Maria e o próprio Messias. O Élder Thomas S. Monson afirmou:
“Depois de escolhidos os heróis, indiquemos igualmente algumas heroínas. Primeiro, aquele nobre exemplo de fidelidade – Rute. Percebendo a dor que sua sogra sentia em seu coração pela perda de seus dois excelentes filhos, e sentindo, quem sabe, as angústias do desespero e solidão que afligiam a alma de Noemi, Rute proferiu o que se tornaria a clássica declaração de lealdade: “Não me instes para que te deixem, e me afaste de ao pé de ti; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares à noite ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” (Rute 1:16.) A conduta de Rute provou a sinceridade de suas palavras. Existe um lugar reservado para o nome dela na Galeria da Fama.” (“Minha Galeria da Fama”, A Liahona, junho de 1975, pp. 38-39.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.259.

(23-22) O livro de Rute contém uma das mais belas histórias jamais escritas. Apesar de sua história transcorrer num ambiente em que havia caos político e degeneração moral em diversos lugares do país, este relato não contém nenhum só detalhe degradante, e todo ele é edificante e acalentador. Eis alguns exemplos da suave devoção e obediência contidas nesta história:
         1. O casamento de Rute com Malom fez com que fosse convertida de seus costumes moabitas para os de Israel.
         2.  A escolha que Rute fez de ficar ao lado de sua sogra viúva, Noemi, é um exemplo de interesse altruísta pelos outros.
         3.  Os atos de bondade que Rute e Boaz praticaram exerceram um efeito positivo nos que viviam ao seu redor.
         4.  A virtude e integridade de Rute impressionaram o nobre Boaz, o qual agiu honrosamente com relação a ela, demonstrando a sua disposição de assumir as suas responsabilidades familiares.
         5.  A união de Boaz e Rute originou uma posteridade real, da qual nasceu o rei Davi, e, eventualmente, Jesus Cristo.
         O Presidente John Taylor usou o exemplo de Rute para descrever alguns santos modernos que também estavam dispostos a renunciar a seus lares e parentela, a fim de irem aonde o Senhor desejava que fossem: "... Dou graças ao Deus de Israel que nos considerou dignos de receber os princípios da verdade. 'Estes foram os sentimentos de que desfrutastes em vossos lares distantes. E vossa obediência a estes princípios retirou-vos de vossos lares, do aconchego e companhia de entes queridos, e vos trouxe aqui, pois sentíeis o mesmo que uma antiga personagem, quando declarou: 'Porque aonde quer que tu fores irei eu; o teu povo é o meu povo, o teu  Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. 'E vos reunistes em Sião para serdes instruídos nas leis da vida e escutardes as palavras que emanam de Deus, para vos tornardes um só povo e uma só nação, para participardes do espírito e preparardes a vós  mesmos, vossos progenitores e vossa  posteridade  para  receberdes uma herança eterna no reino celestial de Deus." (Em Journal of Discourses, Vol. 14, p. 189.)
         "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz.” (Romanos 8:6.) A verdade contida nesta declaração é evidente nas histórias contrastantes de Sansão e Rute.  Os profetas sempre estiveram ansiosos de que os santos encontrassem essa paz que advém do viver-se uma existência cristã. O Presidente Kimball deu-nos o seguinte desafio:
         "Não seria necessário que todos nós limpássemos a casa?
         "Eu provavelmente não consiga eliminar todo o lixo pornográfico; porém, minha família e eu não precisamos comprá-lo ou vê-lo.
         "Talvez eu não consiga fechar estabelecimentos duvidosos, mas posso ficar longe das áreas de honorabilidade questionável e má reputação.
         "Posso não ser capaz de reduzir grandemente os divórcios da face da terra, nem salvar todos os lares desfeitos e filhos frustrados, mas posso manter o meu próprio lar agradável, meu casamento feliz, meu lar como um céu, e meus filhos bem ajustados.
         "Posso não ser capaz de impedir os crescentes apelos pela libertação das leis baseadas nos preceitos morais, nem mudar todas as opiniões relativas à libertação sexual e crescentes perversões, mas posso garantir a minha devoção a todos os elevados ideais e padrões em meu próprio lar, e esforçar-me no sentido de proporcionar à minha própria família, uma vida espiritual feliz e interdependente.
         "Posso não ser capaz de pôr fim a todas as negociatas e atos desonestos nos círculos mais elevados, mas posso ser honesto e justo, cheio de integridade e honra verdadeira, e treinar minha família neste sentido.
         "Posso não ser capaz de assegurar as orações familiares, noites familiares, frequência às reuniões, e vidas espirituais e bem integradas aos meus vizinhos, mas posso certificar­me de que meus filhos sejam felizes no lar. Eles crescerão fortes e confiantes, e se conscientizarão de que sua liberdade se encontra no seu lar, na sua fé, em um viver digno, e na oportunidade de servir. Como Jesus falou, 'E a verdade vos libertará'.
         "Na perfeição que buscamos alcançar, não há virtudes que sejam mais importantes que a integridade e honestidade. Sejamos, pois, íntegros, puros e sinceros, a ponto de desenvolvermos em nossos corações aqueles atributos da alma que tanto apreciamos nos  outros." (Faith Precedes the  Miracle, pp. 247-48.)

                O Velho Testamento – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, pp.264-265.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar