Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Noé - Profeta - VT

Outro “homem justo e perfeito em suas gerações”, alguém que “andava com Deus”, (Gênesis 6:9) foi o profeta Noé. Ordenado ao sacerdócio ainda muito jovem, “pregou a retidão e declarou o evangelho de Jesus Cristo, (...) ensinando sobre fé, arrependimento, batismo e o recebimento do Espírito Santo”. Advertiu que a rejeição de sua mensagem traria o dilúvio sobre os que ouvissem sua voz e ainda assim não dessem atenção ao que ele pregava.
Noé obedeceu à ordem que recebeu de Deus de construir uma arca, para que ele e a família fossem salvos da destruição. Seguiu as instruções de Deus, colocando na arca um casal de todos os seres vivos, para que também fossem salvos das águas do dilúvio.
O Presidente Spencer W. Kimball (1895–1985) disse: “Naquela época ainda não havia evidências de chuva nem de dilúvio. As advertências [de Noé] foram consideradas irracionais. Que tolice construir uma arca em terra seca, com o sol brilhando e com a vida prosseguindo como de costume! Mas o tempo expirou. A inundação chegou. Os desobedientes morreram afogados. O milagre da arca seguiu a fé manifestada em sua construção”.
Noé teve a fé inquebrantável para seguir os mandamentos de Deus. Que possamos agir sempre da mesma forma. Lembremos que a sabedoria de Deus, às vezes, parece tolice aos homens, mas a maior lição que podemos aprender na mortalidade é que, quando Deus fala e nós obedecemos, estaremos sempre certos.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, outubro de 2007, p.4-5.

“Tem havido uma corrente de autoridade e poder desde Adão até o tempo presente.”
“O Sacerdócio foi dado em primeiro lugar a Adão; ele recebeu a Primeira Presidência e possuía suas chaves de geração em geração. Ele a recebeu na Criação, antes de o mundo ser formado, como está em Gênesis 1:26, 27, 28. Foi-lhe dado domínio sobre todas as outras criaturas vivas. Ele é Miguel, o Arcanjo mencionado nas Escrituras. Depois para Noé, que é Gabriel; ele é o próximo em autoridade no Sacerdócio depois de Adão; ele foi chamado por Deus para aquele ofício e foi o pai de todos os vivos de sua época, e a ele foi dado domínio. Esses homens possuíram as chaves primeiro na Terra e depois no céu.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 08, p.109.

(4-11) Gênesis 6:9. O Homem Chamado Noé – “O Senhor revelou muitas coisas ao Profeta Joseph Smith a respeito dos antigos profetas e das chaves que eles possuíam. Num discurso sobre o sacerdócio, proferido no dia 2 de julho de 1839, ele informou aos santos o que o Senhor lhe havia revelado com relação às missões dos antigos profetas e videntes. Das observações que fez, consta o seguinte:
“’... Noé, que é Gabriel; este segue a Adão em autoridade do Sacerdócio. Deus chamou esses homens para esse ofício, e cada um, em sua época, foi o pai de todo o ser vivente, e a ele foi dado todo o domínio. Eles tiveram as chaves do Sacerdócio primeiramente na terra, e depois nos céus.’” (Ensinamentos, p. 153.)
“Lucas nos revelou que o anjo Gabriel apareceu a Zacarias para informar-lhe que sua esposa teria um filho. Ele também visitou a Maria, anunciando-lhe o nascimento de nosso Senhor e Salvador.
“Gabriel, portanto, é Noé, de acordo com esta revelação.
“Descobrimos então, através de revelação dada ao Profeta Joseph Smith, em agosto de 1830, que foi Elaías, quem apareceu a Zacarias e anunciou-lhe o nascimento de João Batista. (D&C 27:6-7 é então citada.)
“Este é o mesmo Elaías que possuía as chaves da dispensação de Abraão, e que apareceu ao Profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery no dia 3 de abril de 1836, no Templo de Kirtland, e restaurou as chaves da dispensação de Abraão. (D&C 110:12; 128:20-21 são citadas.)
“Através destas escrituras, aprendemos que Noé é o mesmo Gabriel, e que visitou o Profeta Joseph Smith em seu chamado de Elaías, e restaurou as chaves da dispensação em que o Senhor havia feito convênio com Abraão e sua posteridade, até ás últimas gerações.
“O termo Elaías significa precursor. Noé, Elias, João Batista e João, o Revelador, são chamados erroneamente de Elias nas escrituras, embora o termo correto seja Elaías, ou precursores. (Veja Ensinamentos, pp. 326-330.)
“Resumindo os fatos – Joseph Smith revelou que Gabriel era Noé; Lucas declarou que foi o anjo Gabriel que apareceu a Zacarias e Maria; e o Senhor afirmou que Elaías apareceu a Zacarias e Joseph Smith. Portanto, Elaías é Noé. (Smith, Answer to Gospel Questions, Volume 3, pp. 138-41.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.52.

O Presidente Spencer W. Kimball explicou que quando Noé construiu a arca “não havia sinal de chuva nem dilúvio. (...) Suas advertências foram consideradas irracionais. (...) Que tolice construir uma arca em solo seco, com o sol brilhando e a vida transcorrendo normalmente! Mas o tempo passou. Terminou-se a arca. Veio o dilúvio. Os desobedientes e rebeldes afogaram-se. O milagre da arca seguiu-se à fé manifestada em sua construção”. [Faith Precedes the Miracle (“A Fé Precede o Milagre”), 1972, 5–6]
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 6,  p.24.








Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar