Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Doutrina e Convênios

O Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios destinam-se, ambos, como revelações do Deus de Israel, a congregar e preparar seu povo para a segunda vinda do Senhor.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 1991 p.27.

O "EVANGELHO" ou "DOUTRINA DE CRISTO" É O PLANO DE SALVAÇÃO
Um ponto doutrinário muito importante de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a nossa afirmação de que aceitamos toda verdade, quer seja ela científica, filosófica ou procedente de outras religiões. Este fato é de especial significação, quando refletimos no aspecto de que nossos pontos de vista religiosos são baseados quase inteiramente em um grande volume de novas revelações dadas ao Profeta Joseph Smith entre 1820 e 1844. As revelações por ele recebidas enchem centenas de páginas e ­ tratam de muitos assuntos além de teologia. Na época em que vivemos, cerca de um século e meio depois, muitas dessas revelações hoje fazem mais sentido que no tempo de Joseph Smith. Ensinamento algum por ele apresentado formalmente como revelação demonstrou ser falso. Durante todas essas décadas que se passaram, os líderes da Igreja nos têm assegurado de que as doutrinas que aceitamos continuam a ser compatíveis com cada nova verdade descoberta. Um exemplo típico disso é este pronunciamento:
"O chamado mormonismo abrange todos os princípios concernentes à vida e salvação, para o tempo e eternidade. Não importa quem possua a verdade. Se os pagãos têm alguma verdade, ela pertence ao mormonismo. A verdade e sã doutrina que o mundo sectário possui - e eles a têm em grande medida - pertence toda a esta Igreja: No que concerne à moralidade, muitas pessoas são tão boas quanto nós. Tudo o que é virtuoso, amável e louvável pertence a esta Igreja e reino. O mormonismo abrange toda a verdade. Não existe verdade que não pertença ao evangelho. Ele é vida, e vida eterna, é uma felicidade abençoada. É a plenitude de todas as coisas que pertencem aos deuses e às eternidades dos deuses." (Discursos de Brigham Young, p. 3.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp. 444-445

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou: “Excluindo as testemunhas do Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios é sem dúvida a maior testemunha e evidência da veracidade do Livro de Mórmon que temos do Senhor”. (A Liahona, julho de 1987, p. 83.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 04, p.21.

Leiam a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e os demais registros que o Senhor nos concedeu, entesourem essas revelações e vejam o que o Senhor nos prometeu. Assim, entesouramos algo de grande valor para nós.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.119.

Temos também o livro de Doutrina e Convênios, ao qual vocês têm acesso e podem ler. Essa compilação de revelações foi dada pela boca do Profeta Joseph Smith, pelo Urim e Tumim e de outras formas. Esse livro contém algumas das mais gloriosas e sublimes revelações jamais concedidas por Deus aos homens.
Mostra-nos o que nos acontecerá no porvir, o que o futuro reserva para esta e as demais nações da Terra e o que ocorrerá em breve com os habitantes do mundo. Essas coisas são claras, diretas, contundentes e são as revelações de Deus. E elas hão de cumprir-se, quer os homens creiam nelas ou não.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.122.

Doutrina e Convênios [é] uma série de revelações que o Senhor concedeu a Joseph Smith. Contém algumas das mais gloriosas revelações sobre doutrinas, princípios, governo, o Reino de Deus e as diferentes glórias, bem como muitas outras coisas grandiosas relativas aos mundos eternos.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.123.

Assim, as revelações às vezes são concedidas com a visita pessoal de seres celestiais. (...) Contudo, a maioria das revelações concedidas ao Profeta Joseph Smith neste livro sagrado, Doutrina e Convênios, não veio dessa forma, mas como impressões profundas.
A maioria das revelações registradas em Doutrina e Convênios e na Bíblia foram sentimentos profundos e a certeza incontestável de orientação divina. Esse é o tipo de revelação que as pessoas costumam receber para atender a suas próprias necessidades.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 22, p.267.

O Élder LeGrand Richards declarou: “O Profeta Joseph Smith trouxe-nos o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e vários outros escritos. Como podemos verificar pelos registros de que dispomos, ele concedeu-nos mais revelações que qualquer outro profeta que já tenha vivido na face da Terra”.
ÉLDER LEGRAND RICHARDS  – O Livro de Mórmon – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 07, p. 30.

Mostre uma gravura do Templo de Salt Lake. Aponte para a esfera em que a estátua do anjo Morôni está em pé, no alto do templo. Diga que a parte superior da esfera é a cumeeira do Templo de Salt Lake. No dia 6 de abril de 1892, a Igreja realizou uma conferência geral no Tabernáculo. Pouco depois do meio-dia, o Presidente Wilford Woodruff encerrou a reunião. Quarenta mil pessoas reuniram-se na Praça do Templo e muitas mais ficaram fora da praça. Nesse momento, o Presidente Woodruff apertou um botão e a cumeeira baixou até encaixar-se no devido lugar. Lá embaixo, o Coro do Tabernáculo começou a cantar “Tal Como um Facho”, acompanhado por uma banda, seguidos pelos membros da Igreja. Depois eles deram o Brado de Hosana e acenaram com lenços brancos, demonstrando a alegria que sentiam ao ver que o Templo de Salt Lake estava quase pronto.
O Presidente Ezra Taft Benson, décimo terceiro Presidente da Igreja, explicou que se pode dizer que Doutrina e Convênios é a cumeeira de nossa religião:
“O livro de Doutrina e Convênios faz com que os homens se acheguem ao reino de Cristo, que é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ‘a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra’. (D&C 1:30) (…)
O Livro de Mórmon é a ‘pedra fundamental’ de nossa religião e Doutrina e Convênios é a cumeeira, com a continuidade das revelações atuais. O Senhor colocou o seu selo de aprovação tanto na pedra fundamental como na cumeeira.” [Conference Report (Relatório da Conferência Geral),abril de 1987, p.105; Ensign, maio de 1987, p. 83.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 01, pp. 1-2.

No dia 1º de novembro de 1831, o Profeta Joseph Smith presidiu uma conferência especial dos élderes, realizada em Hiram, no Estado de Ohio. As pessoas presentes resolveram compilar algumas das revelações que o Profeta recebera e publicá-las em um livro chamado Livro de Mandamentos. Depois da primeira sessão da conferência, o Senhor demonstrou que aprovava a publicação, por intermédio de uma revelação a Joseph Smith, a qual chamou de “o meu prefácio ao livro de meus mandamentos”. (D&C 1:6) Essa revelação atualmente é a seção 1 de Doutrina e Convênios.
O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Doutrina e Convênios é o único livro no mundo cujo prefácio foi escrito pelo próprio Senhor. Nesse prefácio, Ele declara ao mundo que Sua voz se dirige a todos os homens (ver v. 2), que a vinda do Senhor está próxima (ver v. 12) e que as verdades encontradas em Doutrina e Convênios serão todas cumpridas (ver vv. 37–38). (A Liahona, janeiro de 1987, p. 80.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 01, p.3.

Diga que entre 1823 e 1831, Joseph Smith recebeu mais de 60 revelações do Senhor. Alguns missionários e algumas outras pessoas receberam uma cópia manuscrita das revelações, mas a maioria dos membros da Igreja não tinha acesso a elas. Em uma conferência realizada em Ohio, no fim de 1831, os líderes da Igreja decidiram publicar as revelações no “Livro de Mandamentos”. (Ver o cabeçalho de D&C 67 e 69.) Oliver Cowdery e John Whitmer foram escolhidos para levar as revelações a Independence, Missouri, onde o livro seria impresso e montado e que ficava a aproximadamente 1600 quilômetros de onde estavam.
Oliver Cowdery e John Whitmer chegaram a Independence em janeiro de 1832 e, até julho, William W. Phelps imprimira as primeiras 160 páginas do Livro de Mandamentos. Entretanto, no dia 20 de julho de 1833, uma turba destruiu a gráfica do irmão Phelps e muitas das partes do Livro de Mandamentos que ainda não estavam montadas.
Peça ao aluno designado que conte a história da coragem de Mary Elizabeth e Caroline Rollins. (Nosso Legado, páginas 40–41)
Com as páginas que foram recuperadas, alguns exemplares do Livro de Mandamentos foram montados, mas as revelações ainda não estavam ao alcance da maioria. Em 1835, depois de acrescentarem-se 45 revelações, o Livro de Mandamentos foi publicado com o nome de Doutrina e Convênios.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 13, p.71.










Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar