Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Salomão – Rei – VT

A consequência natural para os que se afastam do caminho do Senhor é serem abandonados à sua própria força. Embora na emoção de nosso sucesso cheguemos a supor que nossa própria força seja suficiente, aqueles que confiam no braço de carne na verdade logo descobrem quão fraca e falível ela é.
Salomão, por exemplo, a princípio, obedeceu ao Senhor e honrou Sua lei. Por causa disso, prosperou e foi abençoado não apenas com sabedoria, mas também com riqueza e honra. Se ele continuasse a viver em retidão, o Senhor prometeu que “[confirmaria] o trono de [seu] reino sobre Israel para sempre”.
No entanto, mesmo depois de receber visitas de mensageiros celestes e de ser mais abençoado do que todos os homens, Salomão se afastou do Senhor. Por causa disso, o Senhor decretou que o reino lhe seria tirado e dado a seu servo.
O nome do servo era Jeroboão. Jeroboão era um homem laborioso, da tribo de Efraim, a quem Salomão havia promovido para que administrasse uma parte de seus trabalhadores.
Certo dia, quando Jeroboão estava viajando, um profeta o abordou e profetizou que o Senhor rasgaria o reino de Salomão e daria dez das doze tribos de Israel a ele, Jeroboão.
Por meio de Seu profeta, o Senhor prometeu o seguinte a Jeroboão, se ele fizesse o que era reto: “eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”.
O Senhor escolheu Jeroboão e prometeu-lhe bênçãos notáveis, se apenas ele obedecesse aos mandamentos e seguisse para um lugar mais elevado. Depois da morte de Salomão, as palavras do profeta foram cumpridas, e dez das doze tribos de Israel seguiram Jeroboão.
Depois de receber tantos favores, o novo rei obedeceu ao Senhor?
Infelizmente, não. Ergueu bezerros de ouro e incentivou seu povo a adorá-los. Criou seu próprio “sacerdócio”, escolhendo quem ele quis para consagrar como sacerdotes dos lugares altos. Em resumo, apesar das grandes bênçãos que recebeu do Senhor, esse rei foi pior do que todos os que o antecederam. Nas gerações posteriores, Jeroboão tornou-se o padrão com o qual eram comparados os reis iníquos de Israel.
Devido a essa iniquidade, o Senhor afastou-Se de Jeroboão. Como resultado da iniquidade do rei, o Senhor decretou que o rei e toda a sua família seriam destruídos, até que não restasse ninguém. Essa profecia foi literalmente cumprida: a semente de Jeroboão desapareceu da Terra.
Salomão e Jeroboão foram exemplos de um grande ciclo trágico que é retratado muitas vezes no Livro de Mórmon. Quando as pessoas são justas, o Senhor as faz prosperar. A prosperidade, frequentemente, leva ao orgulho que conduz ao pecado. O pecado leva à iniquidade e endurece o coração para as coisas do Espírito. Por fim, essa estrada conduz ao sofrimento e pesar.
Esse padrão se repete não apenas na vida de um indivíduo, mas também de cidades, nações e até do mundo. As consequências de ignorar o Senhor e Seus profetas são inexoráveis e, frequentemente, são acompanhadas de muito sofrimento e remorso.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN – Do Quórum dos Doze – A Liahona, novembro 2005 p. 16.






Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar