Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Miriã - Profetisa Em Israel - VT

(17-24) Números 12:1-11. Por Que Miriã e Aarão se Voltaram Contra Moisés? De acordo com o historiador Flávio Josefo, na época em que Moisés era general dos exércitos egípcios no ataque que efetuaram contra os etíopes, ele casou-se com uma mulher daquela raça, para fazer uma aliança política e terminar a guerra.
A razão ostensiva para as queixas de Miriã e Aarão era a de que os etíopes eram os descendentes não israelitas de Cuse. O motivo real da queixa, todavia, parece ter sido a inveja que tinham da posição que Moisés ocupava como líder espiritual e profeta de Israel.
"O crescimento de Moisés gerou a inveja no coração de seu irmão e irmã, a quem Deus também havia ricamente abençoado e elevado a posições de destaque, pois Miriã era considerada uma profetisa sobre todas as mulheres de Israel, ao passo que Aarão havia galgado, com sua investidura no sumo sacerdócio, o posto de cabeça espiritual de toda a nação. Porém, o orgulho do ser natural não se satisfazia com isso. Eles tinham que disputar com seu irmão Moisés, a preeminência de seu chamado especial e posição exclusiva a qual julgavam ter o direito de reclamar para si não somente como irmão e irmã do profeta, mas como os mais próximos sustentáculos de seu chamado. Miriã foi a instigadora de uma rebelião aberta, como podemos ver pelo fato de seu nome ser citado antes do de Aarão, e do verbo ser empregado no feminino."* (Keil and Delitzsch, Commentary, 1:3:75.)  • NT – No texto em hebraico o nome de Miriã, de fato, precede o de Aarão, e na mesma língua, os verbos são conjugados segundo número e gênero.
Hoje: em dia, os membros da Igreja caem em idêntica armadilha. Em virtude de o Senhor abençoá-los com os dons do Espírito, julgam-se achar em posição superior ou equivalente à da autoridade do sacerdócio que os preside. Se não se humilharem e se submeterem aos servos de Deus que foram chamados para presidir, logo se encaminharão para a apostasia. Ainda que o Senhor satisfizesse o desejo de Moisés, e concedesse que todo membro da casa de Israel recebesse o dom da profecia (veja Números 11 :29), Moisés ainda continuaria a ser o homem que Deus escolhera para presidir. Uma pergunta que sempre costuma surgir é: por que somente Miriã, e não Aarão, foi castigada com a lepra, quando ambos haviam-se rebelado? Há duas possíveis razões. Primeira, como afirmaram Keil e Delitzsch, Miriã foi a instigadora da rebelião contra o direito que Moisés tinha de presidir. Consequentemente, seu pecado era de natureza mais grave. Em segundo lugar, o ato de Aarão procurar obter uma posição maior de liderança no sacerdócio era uma demonstração de orgulho e avidez por engrandecimento pessoal. Ele aspirava a uma posição para a qual não fora chamado. Quando Miriã quis a mesma coisa, ela não somente demonstrou orgulho, como também tentou estabelecer uma ordem contrária ao sistema de governo estabelecido por Deus. Desde o princípio, os chamados no sacerdócio e o direito de presidir foram concedidos aos homens. A intenção que Miriã tinha de liderar num plano de igualdade com Moisés representava uma séria ruptura no sistema de ordem instituído por Deus.
O VELHO TESTAMENTO – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO GÊNESIS A II SAMUEL – INSTITUTO – p.201.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar