Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Davi

Na histórica batalha de Davi e Golias, o gigante de Gate vestiu uma pesada couraça de escamas cujo peso era de 5.000 ciclos de bronze. Trazia na cabeça um capacete, também de bronze, e caneleiras do mesmo material sobre as pernas. A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta pesava seiscentos ciclos de ferro. Ele deve ter-se sentido muito confiante na vitória ao sair para enfrentar o filho de Jessé, que nem sequer havia atingido ainda a idade para o serviço militar. Porém, Golias cometeu o erro de confiar na força que possuía ao invés de proteger sua vulnerabilidade. O gigantesco corpo e enorme pernas estavam protegidas pelo bronze, mas a imensa testa estava descoberta, e foi para ela que Davi apontou sua atiradeira, e Golias caiu, assim como Aquiles havia caído, porque foi atacado no ponto em que estava desprotegido.
ÉLDER STERLING W. SILL – O Milagre do Perdão p.210.

Declaro com toda a força de minha alma – há uma causa! É uma causa pela qual vale a pena darmos a nossa vida. É uma causa de retidão. É uma causa a que todo jovem desta Igreja deve aderir, ao declarar guerra contra Satanás e suas legiões. Assim como disse Davi a Golias, também cada jovem deve dizer ao adversário, ‘Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.’ (I Samuel 17:45.) (Victor L. Brown, “Is There Not a Cause?”  Ensign, novembro de 1974, p. 104.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.277.

I Samuel 17:4. “Um Homem Guerreiro Cujo Nome Era Golias.”
“A palavra guerreiro... ish habbenayim, um homem do meio, o homem entre dois outros, ou seja, como aqui, o homem que assume a responsabilidade de resolver as contendas entre dois exércitos ou nações. Assim, nossos antigos guerreiros, ou campeões, tinham a função de solucionar a pendência entre dois contendores através do que eles chamavam de batalha campal, de onde surgiu o termo campio, ou campeão.” (Clarke, Bible Commentary, Vol. 2, p. 261.)
Embora tal procedimento pareça estranho numa época de guerras mais sofisticadas, na antiguidade não era incomum os grupos oponentes, que geralmente não eram formados por grande número de pessoas, escolherem um representante de cada lado para medirem um teste de força pessoal. O resultado da prova determinava quem era o vencedor da batalha. (Compare este versículo com II Samuel 2:12-17 que registrava uma escolha semelhante de representantes, para defenderem a causa de cada um dos adversários.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.278.

I Samuel 17:4-11. De Que tamanho Era Golias e Quão Pesada Era a Sua Armadura?
De acordo com esta passagem, Golias tinha seis côvados e um palmo de altura. A opinião geralmente aceita quanto ao tamanho de um côvado é a de que media cinqüenta e quatro centímetros, ou aproximadamente a distância entre o cotovelo e aponta do dedo médio estendido. Considerando-se que o palmo media a metade da distância do polegar à ponta do dedo mínimo, quando os dedos estão abertos o máximo possível. Tais medidas nos dão a entender que Golias tinha cerca de três metros de altura! Não é de admirar que os filisteus tivessem escolhido tal homem para ser o seu campeão, ou que nenhum soldado de Israel desejasse ser o campeão de Saul.
Não é comum encontrarmos, hoje em dia, alguém como mais de dois metros de altura, mas é comum acreditar-se que antigamente existissem pessoas cuja altura ultrapassava esta medida, Há referência, nas escrituras, quanto à existência de gigantes nos primeiros períodos da história; na época de Enoque (veja Moisés 7:15), nos dias de Noé (veja Moisés 8:18; Gênesis 6:4), e na época dos israelitas (veja Números 13:33; Deuteronômio 2:10-11; Josué 15:8). Chamados enaquins pelos israelitas (“pescoços-compridos” ou “altos” em hebraico), esta raça de gigantes parece ter sido virtualmente destruída quando Josué conquistou Canaã (veja Josué 11:21). De fato, acha-se registrado que nenhum dos enaquins sobreviveu, exceto em Gaza, Asdote e Gate (veja Josué 11:22), sendo esta última, a terra-natal de Golias (veja I Samuel 17:4).
Os conhecedores da Bíblia avaliam que o ferro de sua lança pesava cerca de 68 quilos. O órgão do tecelão é um pedaço de madeira sólido e forte no qual são presos os fios para iniciar a urdidura. Calcula-se que a ponta de ferro da lança de Golias pesasse de 6 a 12 quilos, dependendo da autoridade em assuntos bíblicos que se consulta, e do peso que ela tenha escolhido para um siclo. (Veja a tabela de pesos e medidas na seção de Mapas e Gráficos.) Uma greva é uma peça de armadura que se encaixa na parte da frente da perna, e que vai de um pouco abaixo do joelho até o tornozelo.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.278.

I Samuel 17:20-51.”Eu Venho a Ti em Nome do Senhor dos Exércitos”
A história de Davi e Golias é tão conhecida que alguns leitores não chegam a dar o devido valor à coragem de Davi, a qual não provinha apenas de sua autoconfiança, embora ele acreditasse em suas próprias habilidades em combate. Sendo um jovem pastor, tinha muita prática em atirar pedras com a funda. Esta era uma maneira eficaz de afastar dos rebanhos, os lobos e outros animais predadores, e de atrair a atenção das ovelhas desgarradas e levá-las de volta às pastagens. Por causa de tal experiência, Davi tinha plena confiança em suas habilidades, mas a verdadeira fonte de sua coragem era a sua fé no poder do Deus vivo. De fato, era enorme o contraste que existia entre Davi e os israelitas em termos de fé e coragem. Davi estava irritado pelo fato de “este incircunciso filisteu (alguém que não pertencia ao convênio, que era do mundo)... afrontar os exércitos do Deus vivo” (vers. 26). Não existia semelhante cólera entre os homens de Israel, apenas um grande medo diante do tamanho e força de Golias. A resposta com que Davi revidou a gargalhada de escárnio de Golias, ao ver um garoto sair desarmado para aceitar o seu desafio, nos dá um clássico exemplo de fé e coragem. “Tu vens a mim”, disse ele ao gigante, “com espada, e com lança, e com escudo: porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos... Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão... e toda a terra saberá que há Deus em Israel... porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (vers. 45-47; itálicos acrescentados).
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.278-279.

Que devemos Fazer para Conquistar Nossos Próprios Golias?
“Agora meus jovens irmãos, lembrem-se de que todo Davi tem um Golias para derrotar, e todo Golias pode ser vencido. Pode não ser um fanfarrão que luta com os punhos, ou com espada ou arma de fogo. Pode nem mesmo ser de carne e sangue. Pode não ter quase três metros de altura, pode não estar protegido por armadura, mas cada rapaz tem seu Golias. E todo menino tem sua funda, e tem acesso ao regato com seus seixos polidos.
“Você enfrentará Golias que o ameaçará. Quer o seu Golias seja um fanfarrão de cidade, ou a tentação de furtar ou de destruir, ou a tentação de roubar ou o desejo de destruir por brincadeira, ou a tentação da sensualidade e do pecado, ou a inclinação de fugir da atividade na Igreja, qualquer que seja o seu Golias, ele poderá ser morto. Mas lembre-se de que, para ser vencedor, o indivíduo tem que seguir os caminhos que Davi trilhou:
“’Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.’ (I Samuel 18:14.)” (Spencer W. Kimball, “Os Davis e os Golias”, A Liahona, março de 1975, pp. 35-36.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.284.

I Samuel 24:10. “Não estenderei a Minha Mão Contra... o Ungido do Senhor”.
Este capítulo mostra um aspecto do caráter de Davi que é digno de toda a admiração. Embora ele mesmo houvesse sido ungido pelo profeta de Deus para ser o rei de Israel, e apesar de Saul ter constantemente procurado tirar-lhe a vida, nem assim este servo escolhido do Senhor se dispunha a estender sua mão contra Saul, enquanto o rei vivesse (vela os vers. 5-6). Davi compreendia muito bem um importante princípio do sacerdócio, isto é, o de que uma pessoa deve demonstrar lealdade para com aqueles que são chamados pelo Senhor para presidir, mesmo que tal indivíduo não exerça perfeitamente seu chamado, Saul estava malogrando miseravelmente em sua obrigação, mas Davi sabia que competia ao Senhor removê-lo de sua posição, e não ele.
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.281.

PELA SEGUNDA VEZ, DAVI POUPA A VIDA DO REI SAUL – “Deste momento em diante Saul não mais perseguiu Davi nem procurou tirar-lhe a vida”. I Samuel 26
Este capítulo mostra com detalhes a segunda vez em que Davi se recusou a matar Saul, embora pudesse tê-lo feito facilmente. Como uma prova de sua presença, Davi levou consigo a lança do rei e a bilha de água, e levou-as para o outro lado da ravina. Em seguida, censurou Abner, capitão do rei, por não haver conseguido protegê-lo. Novamente, o caráter de Davi resplandeceu. Quando declarou: “O Senhor porém pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade” (vers. 23), estava pedindo ao Senhor que julgasse as suas obras, comparando-as às de Saul.
“Este pronunciamento de Davi está repleto de dignidade, que emanava da consciência de sua própria inocência. Ele não suplicou a Saul por sua vida, nem lhe apresentou qualquer argumento que o fizesse desistir de seus malignos intentos, mas entregou o assunto inteiramente nas mãos do Senhor, como o juiz e vingador da inocência oprimida. Até Saul ficou sem palavras, exceto para expressar o simples reconhecimento de sua culpa; e nenhum de seus oficiais teve uma só palavra a dizer em defesa de seu rei! É estranho que não se tenham adiantado, naquela ocasião, para ferir à pessoa de Davi, pois viram sem qualquer sombra de dúvida, que Davi se achava sob a zelosa proteção de Deus, e que ele aparentemente abandonara a seu Senhor e rei. Saul pediu a Davi que voltasse, mas este conhecia bem demais o caráter duvidoso de Saul para se colocar nas mãos deste transtornado rei. Quão insensatos são os conselhos dos homens comparados aos de Deus! Quando o Senhor se propõe a salvar, quem pode destruir? E ainda, quem pode escapar de suas mãos?” (Clarke, Bible Commentary, Vol. 2, p. 294.)
Deste momento em diante Saul não mais perseguiu Davi nem procurou tirar-lhe a vida (veja I Samuel 27:4).
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.282.

D&C 132:38-39. “E em Nada Pecaram, a Não Ser Naquilo Que Não receberam de Mim”
No caso de Davi, esta passagem é uma inequívoca referência a Batseba, esposa de Urias, que Davi tomou para si sem a permissão do Senhor.
A história de Davi é um exemplo de tragédia, e deve servir de lição a todos os filhos de Deus, pois ele representa um homem que alcançou o clímax da graça perante Deus e desceu ao abismo da iniquidade. Que desfrutava de tudo o que a vida podia oferecer, mas, por causa do descuido e desobediência, pôs tudo a perder – até mesmo a exaltação e o direito de viver eternamente em companhia do Pai Celestial. O Élder Bruce R. McConkie explicou as circunstâncias especiais que originaram o castigo de Davi.
“No que diz respeito ao fato de o poder selador ser incapaz de selar um homem para a vida eterna, se depois disso ele cometer assassinato, derramando assim sangue inocente (neste caso não se trata do sangue de Cristo, mas do de qualquer outra pessoa injustamente morta ou por maldade), o Profeta ensinou: ‘Um assassino, por exemplo, o que derrama sangue inocente, não pode receber perdão. Davi fervorosamente procurou o arrependimento das mãos de Deus com lágrimas, pelo assassinato de Urias, mas, só poderia consegui-lo por meio do inferno, foi-lhe prometido, porém, que sua alma não permanecer ali para sempre.
“’Embora Davi fosse rei, nunca teve o espírito e poder do Profeta Elias, nem a plenitude do sacerdócio; e o sacerdócio que recebeu, e o seu trono e reino ser-lhe-ão tirado e dados a outro, cujo nome será Davi, e que há de surgir de sua linhagem nos últimos dias. (Ensinamentos, p. 331.) Assim, embora uma pessoa tenha assegurado o seu chamado e eleição, se depois disso cometer assassínio, todas as promessas por ela recebidas perdem o efeito, e ela herda o reino telestial (Apocalipse 21:8; D&C 76:103), porque, quando foi selada para a vida eterna, lhe foi imposta uma restrição. O selamento perderia o valor em caso de assassínio.” (Doctrinal New Testament Commentary, vol. 3, p. 347.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS – Manual do Aluno – Instituto, p.333.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar