Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Moças – Organização Das

...(A) fundação da organização original das moças, ocorrida em 28 de novembro de 1869, na casa de Brigham Young, denominada Lion House, na cidade do Lago Salgado, Utah, Naquele dia, o grande profeta e líder Brigham Young, fez soar alto e claro o sino de oração da família, chamando suas filhas para uma reunião especial. A importante participação que as jovens teriam na Igreja, foi prevista pelo Presidente Brigham Young desde os primórdios da história da Igreja. Tendo à sua frente à visão da grande influência e contribuição que as jovens poderiam ter e dar, e dos desafios que enfrentariam, Brigham Young desejou estabelecer uma organização que proporcionasse uma identidade e uma irmandade universal, e que mantivesse as jovens afastadas das coisas do mundo. Pediu-lhes que estabelecessem um exemplo, diante do mundo, digno de ser seguido... Que obtivessem um testemunho vivo da verdade... e que procurassem obter um conhecimento do evangelho por si mesmas. Conclamou-as a serem unidas em força e poder. Na época, esta organização era conhecida como Associação de Economia Cooperativa das Moças. As jovens deram voto de apoio ao Presidente desta Organização. Escreveram artigos, comprometendo-se a “apoiar e sustentar umas às outras quanto a fazer o bem, ... para não condescenderem em imitar o orgulho, a loucura e os padrões do mundo, mas antes ser um exemplo aos outros, ao invés de buscar ser como eles”.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP (Moças) – A Liahona dezembro 1989 p.42.

Os líderes locais precisam ter cuidado ao organizar atividades e programas da Igreja, para ajudar os rapazes e as moças a progredir e, assim, prepará-los para a vida de casado e, depois, ajudá-los no começo do casamento e assim por diante até a velhice.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.08.

Com tudo isso que está acontecendo ao nosso redor, no exterior e em nosso país, as pessoas tem muito medo. Ouço adultos solteiros e adolescentes se perguntarem se haverá um futuro: “Será que eu vou viver o suficiente para me casar?” Sempre foi difícil. Nunca existiu uma época na história em que não houvesse nada a temer. É por isso que temos o evangelho. Não podemos viver com medo — não nesta Igreja — medo de as coisas não darem certo. Esse medo pode ser individual ou coletivo, pelo futuro da civilização.
Nós só precisamos viver o evangelho, usar nossa fé, receber respostas para as nossas orações e seguir em frente. As coisas sempre foram assim.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.13-14.

Moças, aproveitai plenamente os programas da Igreja. Estabelecei metas para atingir excelência nos programas que vos são destinados.
O programa Meu Progresso Pessoal para as moças é um excelente programa voltado para metas. Seu propósito é auxiliar-vos a desenvolver as qualidades e virtudes de jovens SUD exemplares. Conquistai o Certificado das Moças e usai orgulhosamente o medalhão. Não vos contenteis com a mediocridade neste grande programa de incentivo para as moças da Igreja.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

Assisti às reuniões das Moças todos os domingos e comparecei a vossas atividades, semanalmente. Aprendei bem as vossas responsabilidades no evangelho e depois cumpri-as com diligência.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

O Profeta Joseph Smith declarou: “Depois de tudo que tem sido dito, (nosso) dever maior e mais importante é pregar o evangelho” (History of the Church, 2:478).
O Senhor deseja que cada rapaz cumpra uma missão de tempo integral. Atualmente, apenas um terço dos rapazes qualificados da Igreja está servindo em missões. Isto não é agradável aos olhos do Senhor. Nós podemos ter um desempenho melhor. Nós precisamos melhorar. Não apenas deve a missão ser considerada como um dever do sacerdócio, mas todo rapaz deve ansiar por esta experiência com grande alegria e expectativa.
Um rapaz não pode fazer nada mais importante. A escola pode esperar. As bolsas de estudo podem ser adiadas. As metas profissionais podem ser deixadas para mais tarde. Sim, mesmo o casamento no templo deve esperar até que o rapaz tenha cumprido uma missão de tempo integral para o Senhor.
Agora, por que estou mencionando este assunto para as moças, esta noite? Porque vós podeis exercer uma influência positiva, motivando os rapazes a saírem em missão. Permiti que os rapazes que conheceis saibam que esperais que eles assumam suas responsabilidades missionárias; que vós, pessoalmente, desejais que eles trabalhem no campo missionário, porque sabeis que é lá que o Senhor deseja que eles estejam.
Evitai namoros firmes com qualquer jovem que ainda não tenha atendido ao chamado missionário. Se vosso relacionamento com um rapaz for mais casual, fica mais fácil para ele tomar a decisão de servir, assim como será mais fácil concentrar todas as suas energias em seu trabalho no campo, ao invés de estar só pensando na namorada que deixou para trás. Depois que ele retornar honrosamente de sua missão, será um melhor marido e um pai melhor, assim como um melhor portador do sacerdócio.
Não existe dúvida de que as moças fiéis da Igreja podem ter um grande impacto positivo sobre os rapazes, ajudando-os a magnificar o sacerdócio e motivando-os a fazer boas obras e a dar o melhor de si.
Lembrai-vos, jovens, vós também podereis ter a oportunidade de cumprir missão de tempo integral.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83-84.

Moças, a unidade familiar é eterna, e vós deveis fazer tudo que estiver ao vosso alcance para fortalecer essa unidade. Incentivai a realização de noites familiares em vosso próprio lar, e participai delas ativamente. Encorajai as orações familiares. Ajoelhai-vos com vossa família, num círculo sagrado. Fazei vossa parte, a fim de desenvolverdes verdadeira unidade e solidariedade entre os vossos.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

O Presidente David O. Mckay afirmou: “Não existe nada tão sagrado quanto a verdadeira feminilidade” (Gospel Ideals, Salt Lake City: Improvement Era, 1953, p. 353). Concordo com o que ele disse, de todo o meu coração.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

Vossas amizades mais sólidas devem ser vossos próprios irmãos e irmãs, e vosso pai e vossa mãe. Amai vossa família. Sede leais a vossos familiares. Preocupai-vos genuinamente com vossos irmãos e irmãs. Auxiliai-vos a carregar vossos fardos, para que possais dizer como na letra da canção, “ele não é pesado, ele é meu irmão” (Bob Russell, “He Ain´t Heavy”, Lynbrook, N.Y.: Harrison Music Corp., 1969),
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

Lembrai-vos de que a família é uma das maiores fortalezas de Deus contra os males de nossa época.
Ajudai a conservar vossa família forte, unida e digna das bênçãos de nosso Pai Celestial. Agindo dessa forma, recebereis fé, esperança e força, atributos que serão uma bênção em vossa vida, para sempre.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

Moças, o Livro de Mórmon irá modificar vossa vida. Ele vos fortalecerá contra os perigos maléficos de nossos dias. Transmitirá uma espiritualidade à vossa vida que nenhum outro livro conseguirá transmitir. Será o livro mais importante que vós lereis ao vos preparardes para os desafios da vida. Uma jovem que conhece e ama o Livro de Mórmon, que o leu várias vezes, que tem um firme testemunho de sua veracidade, e que aplica seus ensinamentos, conseguirá enfrentar as artimanhas do demônio e será um poderoso instrumento nas mãos do Senhor.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

E também, gostaria de vos incentivar, jovens irmãs, nesta época em que vos aproximais dos anos de vossa adolescência, a receberdes uma bênção patriarcal. Estudai-a atentamente e considerai-a como uma escritura pessoal, especialmente para vós – pois isso é o que ela realmente é. A bênção patriarcal “é uma declaração inspirada... a respeito de vossa missão nesta vida... juntamente com as bênçãos, conselhos e admoestações que o patriarca se sinta inspirado a conferir” (Heber J. Grant, J. Reuben Clarke, Jr., David O. McKay, em Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, compilado por James R. Clark, 6:194).
Moças, recebei vossa patriarcal sob a influência de jejum e da oração, e depois lede-a regularmente para que possais saber a vontade de Deus em relação a vós.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

O comparecimento fiel às reuniões traz bênçãos que não podem ser recebidas de nenhuma outra forma.
Assisti à reunião sacramental todos os domingos. Ouvi cuidadosamente as mensagens proferidas. Orai pelo espírito de compreensão e testemunho. Participai do sacramento com as mãos limpas e espírito puro.
Comparecei todos os domingos às classes da Escola Dominical. Prestai atenção às lições e participai dos debates da aula. Assim, receberei um conhecimento maior do evangelho e vosso testemunho aumentará.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

Assisti às reuniões das Moças todos os domingos e comparecei a vossas atividades, semanalmente. Aprendei bem as vossas responsabilidades no evangelho e depois cumpri-as com diligência.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

Frequentai regularmente o seminário, e formai-vos nele. As instruções recebidas no seminário são uma das mais significativas experiências espirituais que uma jovem pode ter.
Moças, aproveitai plenamente os programas da Igreja. Estabelecei metas para atingir excelência nos programas que vos são destinados.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

Salomão afirmou que “o preço de uma mulher virtuosa excede ao dos rubis” (Provérbios 31:10). Jovens, guardai e protegei vossa virtude como defenderíeis a própria vida. Desejamos que vivais uma vida moralmente limpa durante todo o tempo de vossa existência. Desejamos que a vida moralmente pura seja o vosso tipo de vida.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84.

Jovens irmãs, sede recatadas. O recato no trajar, na linguagem e no conduzir-se, é uma verdadeira marca de refinamento e característica da mulher SUD virtuosa. Evitai o degradante, o vulgar e o sugestivo.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84.

Nós vos aconselhamos, moças, a não poluirdes vossas mente com material degradante, pois a mente pela qual passa a sujeira, jamais volta a ser a mesma. Não assistais a filmes proibidos para menores ou videocassetes vulgares, nem participeis de qualquer tipo de entretenimento imoral, sugestivo ou pornográfico. E não aceites convites para sair, de rapazes que vos levariam a tal espécie de diversão.
Também evitai música degradante. Lembrai-vos das palavras do Élder Boyd K. Packer:
“A música dantes inocente, agora é usada muitas vezes para maus propósitos...
Em nossos tempos, a música, em si mesma, tem sido corrompida. Ela pode, pelo compasso, pelo ritmo, pela intensidade (e eu acrescentaria, pela letra), embotar a sensibilidade espiritual do homem (e das mulheres)...
Vocês, jovens, não podem consentir que sua mente seja ocupada pela música agressiva e indigna dos nossos dias”, continua Élder Packer. (Conferência Geral – outubro de 1973, pp. 115-118.)
Pelo contrário, nós vos incentivamos a ouvir musica edificante, tanto popular quanto clássica, aquela que eleva o espírito. Aprendei alguns hinos de nosso hinário, os quais fortalecem a fé e a espiritualidade. Frequentai bailes onde a musica, a iluminação e os movimentos de dança sejam adequados à presença do Espírito. Assisti a programas e filmes que elevem o espírito e incentivem pensamentos e atos puros. Lede livros e revistas que tenham esse mesmo efeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84-85.

Minhas jovens irmãs, colocamos tantas esperanças em vós! Esperamos tanto de vós. Não vos conformeis em ser menos do que aquilo que o Senhor deseja que sejais.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, p. 85.

Sim, mostrai-me uma jovem que ame seu lar e sua família, que leia as escrituras e medite nelas diariamente, que possua um testemunho candente do Livro de Mórmon. Mostrai-me uma jovem que freqüente fielmente as reuniões da Igreja, que faça seminário, que conquiste o Certificado das Moças, e use seu medalhão com orgulho! Mostrai-me uma moça virtuosa, e que mantenha sua pureza pessoal, que não aceite nada menos do que um casamento no templo, e eu vos mostrarei uma jovem que realizará milagres para o Senhor, agora e por toda a eternidade.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, p. 85.

Líderes do sacerdócio, lembrai-vos de que a primeira e mais importante responsabilidade do bispo é o Sacerdócio Aarônico e as moças da ala.
Bispos, permanecei junto de vossos rapazes e moças. Daí tanta atenção ao programa das moças da ala quanto aos programas dos rapazes. Preocupai-vos com as atividades e aulas das moças, seus acampamentos e atividades sociais, seus serões e conferências, da mesma forma que vos preocupais com o que concerne aos rapazes.
Reconhecei como de igual importância a apresentação do Certificado das Moças e do Dever para com Deus, ou o distintivo dos Escoteiros.
Despendei o tempo necessário (e isso toma tempo) em entrevistas pessoais com as moças de vossa ala. Conversai com elas regularmente, a respeito de suas metas e aspirações, seus desafios e sua dignidade pessoal. Sede bispos que realmente se interessam por toda moça e rapaz de sua ala.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, p. 86.

Vocês têm uma importante responsabilidade de escolher não só com quem irão namorar, mas também com quem se casarão. (…)
Aconselho-as a manter uma perspectiva eterna. Assegurem-se de que o casamento do seu futuro seja um casamento no templo. Nenhuma cena é tão doce, nenhum momento é tão sagrado quanto aquele dia especial de seu casamento. Naquele momento e local, vocês têm um vislumbre da alegria eterna. Fiquem atentas; não permitam que a tentação roube de vocês essa bênção.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON, A Liahona Abril de 2010, p.52.

Ao sair com rapazes, você tem a oportunidade de conhecê-los melhor, em preparação para o casamento. Seja cuidadosa ao escolher o rapaz com quem for sair. Ao refletir a respeito de um rapaz, certifique-se de que ele tenha padrões elevados e que sempre a ajude a viver o evangelho de Jesus Cristo. Eis algumas perguntas que você deve fazer a si mesma:
• Ele tem um caráter firme e bom?
• Ele é digno de confiança e responsável?
• Ele é honesto?
• Ele é respeitoso e bondoso com as pessoas e comigo?
• Ele é altruísta?
• Ele respeita meus pais e honra os pais dele?
• Ele honra o sacerdócio que possui?
• Ele me motiva a ser o melhor que posso ser?
• Ele é digno de frequentar o templo?
A LIAHONA, Abril de 2010, p. 52.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar