Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Reunião Familiar - Noite Familiar

A vida familiar diária, se for bem esquematizada e controlada, suplementada pelas duas orações familiares diárias, de joelhos, pelo ensino familiar e noite familiar, quase com certeza formará filhos e filhas de Deus corajosos, leais e qualificados para a exaltação e vida eterna. Qualquer egoísmo de parte dos pais, que privasse os filhos desse treinamento, seria um pecado de omissão responsável perante o grande Juiz no dia do julgamento.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p. 99.

É no lar que os jovens devem ser ensinados e fortalecidos de tal maneira que os problemas da infância e juventude sejam mínimos. A reunião familiar tem exatamente esse propósito. Assim como acontece com as orações é imprescindível que encontremos tempo e oportunidade para essa atividade grandemente recompensadora.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.244.

Os pais se aborrecem, porque sentem que é preciso que a lição seja ensinada e que os familiares devem prestar toda atenção. Essa ideia é parcialmente correta, mas, quando se transforma em obsessão, as noites familiares passam a ser experiências desagradáveis.
GEORGE D. DURRANT – Manual Básico para Portadores do Sacerdócio parte B Lição 13 p.119.

A noite familiar é parte do plano do Senhor para ajudar-nos a voltar a Ele. É uma ocasião reservada para ensinarmos a nossos filhos os princípios do evangelho e para ajudar nossa família a ser mais unida em amor e compreensão. Essas ocasiões passadas em conjunto fortalecem nossa unidade familiar e nos ensinam a viver juntos em harmonia e amor. Assim, nossos familiares estarão em melhor condição de combater as influências do mal no mundo.
MANUAL BÁSICO PARA PORTADORES DO SACERDÓCIO parte B Lição 13 p.121.

Em nossa noite familiar e outras experiências familiares positivas, podemos encher nossas almas com as coisas de Deus, não deixando lugar par o mal em nossos corações ou mentes.
A PRIMEIRA PRESIDÊNCIA – Manual de Noites Familiares 1973 p.4.

Se os santos obedecerem a este conselho (realização das noites familiares), prometemos que grandes bênçãos resultarão. Aumentará o amor no lar, assim como a obediência aos pais. Haverá um desenvolvimento de fé nos corações da juventude de Israel, e ela ganhará poder para combater as más influências e tentações que enfrentar.
A PRIMEIRA PRESIDÊNCIA – Manual Básico para Portadores do Sacerdócio parte B lição 13 p.120.

Sejam consistentes na realização da oração familiar diária e da noite familiar. Ambas convidam o Espírito do Senhor, que provê a ajuda e a força de que necessitamos como pais e líderes da família. O material curricular e as revistas da Igreja têm idéias muito boas para a noite familiar. Considerem a ideia de realizar uma reunião familiar de testemunhos, em que os pais e os filhos possam expressar suas crenças e sentimentos um para o outro em um ambiente privativo e pessoal.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

A Primeira Presidência declarou: “Aconselhamos os pais e os filhos a darem o máximo de prioridade à oração familiar, noite familiar, estudo e ensino do evangelho e atividades familiares sadias. A despeito de quão dignas e adequadas sejam outras exigências ou atividades, não se deve permitir que substituam os deveres divinamente determinados que só podem ser desempenhados adequadamente pelos pais e pelas famílias.” (Carta da Primeira Presidência, 11 de fevereiro de 1999)”
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.191.

Precisamos mostrar a cada pai que ele prestará contas do bem estar eterno de sua família. Isso significa que ele precisa ir à Igreja com a família, assistir com ela à reunião sacramental, realizar a noite familiar para manter a família intacta e preparar-se pessoalmente para levá-los ao templo para que lá sigam os passos necessários para tornarem-se uma família eterna.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 122.

Se formos negligentes na realização da noite familiar e falharmos em nossas responsabilidades aqui, como nos parecerá o céu se lá não estiverem alguns dos nossos devido a descuido de nossa parte? O céu não será o céu enquanto não fizermos tudo a nosso alcance para salvar aqueles a quem o Senhor enviou por nossa linhagem. Assim, o coração dos pais e mães deve voltar-se para os filhos agora, caso tenham o verdadeiro espírito do profeta Elias — em vez de achar que é algo que se aplique apenas aos que estão do outro lado do véu. Voltem o coração para os filhos e tratem de ensiná-los. Mas é preciso fazê-lo enquanto eles estiverem numa idade tenra o suficiente para serem doutrinados. E se vocês negligenciarem a noite familiar, estarão negligenciando o início da missão de Elias tanto quanto se estivessem deixando de lado suas pesquisas de história da família.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 125.

Então, com isso em mente, todas as atividades da Igreja devem ser planejadas visando a fortalecer — e não prejudicar — o funcionamento de um lar ajustado. Se a liderança dos pais estiver enfraquecida, os mestres familiares do sacerdócio e as organizações auxiliares devem conceder o auxílio necessário. No fundo, isso significa que todos os eventos promovidos pela Igreja devem ser planejados com esses objetivos em mente, com ênfase especial na importância de incentivar cada família a realizar fielmente a noite familiar semanal e exortar e ajudar os pais portadores do santo sacerdócio a assumirem seu papel de líderes do lar.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p. 148-149.

A noite familiar pode ser realizada de muitas outras maneiras. Qualquer atividade que una os familiares, fortaleça o amor de uns pelos outros, os aproxime do Pai Celestial e os incentive a viver em retidão pode ser uma noite familiar. Alguns exemplos de atividades são: ler as escrituras, conversar sobre o evangelho, prestar testemunho, realizar um projeto de serviço, cantar juntos, ir a um piquenique, realizar um jogo familiar e usufruir as belezas da natureza. Toda noite familiar deve incluir orações.
GUIA DA FAMÍLIA, Ensinar o Evangelho na Família, p.06.

Quando falamos em priorizar a família, temos que pensar em coisas como a oração familiar, a noite familiar e o estudo das escrituras em família, e arranjar tempo para fazer essas coisas, pois elas têm conseqüências eternas no crescimento espiritual de nossos filhos. Essa é uma manifestação do princípio de que “a família vem em primeiro lugar”.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.17.

Era mais uma crença do que uma prática. Toda semana, meu pai dizia: “Agora vamos cantar o hino de abertura: ‘Com Amor no Lar’”. Quando eu estava com 14 ou 15 anos, naquela idade em que se questiona tudo, perguntei ao meu pai: “Por que temos que cantar esse hino toda semana? Há muitos hinos bons no hinário”.
Ele me olhou com um olhar severo e disse: “Quando você tiver aprendido a lição 1, eu lhe ensinarei a lição 2”. Não sei qual era a lição dois; ele nunca chegou lá, mas tenho que admitir que, com o passar dos anos, de alguma forma, aprendemos a amar uns aos outros. Aprendemos, porque essa era a lição 1 que meus pais estavam tentando ensinar. Eles não tentaram falar sobre tudo. Eles sabiam que, se começassem a ensinar a amar, acabaríamos aprendendo.
JULIE B. BECK – Presidente Geral da Sociedade e Socorro – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.18-19.

Há outro aspecto a mencionar, que é desafiar o pai a assumir a liderança.
A proclamação sobre a família pede que o pai assuma a liderança. Os pais devem reunir a família para a oração familiar e certificar-se de que as noites familiares sejam realizadas. Às vezes é melhor delegar o planejamento à mãe; ela pode se sair muito melhor nisso do que o pai. Mas o Senhor considera o pai como o responsável. É por isso que lemos na proclamação sobre a família que “o pai deve presidir”.
Pai, levante-se e assuma seu papel.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.19.

O pai preside e reúne a família, mas a mãe tem que facilitar isso. Ela tem que tornar possível que a família se reúna e preparar o caminho para que a reunião seja uma boa experiência.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.20.

Não somente durante a reunião familiar, mas também nas refeições em família, conversem de modo descontraído e tranqüilo a respeito do evangelho, conforme declaram as escrituras: “E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, (…), para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados”. (2 Néfi 25:26) Um bom líder é sempre um bom ouvinte, especialmente no lar.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.17.

Moças, a unidade familiar é eterna, e vós deveis fazer tudo que estiver ao vosso alcance para fortalecer essa unidade. Incentivai a realização de noites familiares em vosso próprio lar, e participai delas ativamente. Encorajai as orações familiares. Ajoelhai-vos com vossa família, num círculo sagrado. Fazei vossa parte, a fim de desenvolverdes verdadeira unidade e solidariedade entre os vossos.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 82.

Encarai com seriedade a responsabilidade de ensinar o evangelho à família por intermédio das noites familiares, oração familiar, devocionais, leitura das escrituras e outras oportunidades de ensino. Salientai em especial a preparação para o serviço missionário e o casamento no templo. Como patriarca do lar, exercei o sacerdócio, realizando as ordenanças apropriadas para vossa família e abençoando vossa esposa e filhos. Logo após a própria salvação, irmãos, não há nada tão importante quanto a salvação da família.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Mas em nossos dias o Senhor apresentou seu programa eterno em nova roupagem, com a promessa de fazer o mundo voltar a ter sanidade, uma verdadeira vida em família e interdependência familiar. Isso significa colocar o pai de volta em seu devido lugar à testa da família, trazer a mãe de volta para casa de sua vida social e do trabalho, tirar os filhos de uma vida de divertimentos e lazer irrestritos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL - Citado por Krista Schmitz  – A Liahona Fevereiro de 2010, p.36.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar