Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Reino Terrestrial

Fomos colocados nesta terra para provar se somos dignos de ir para o mundo celestial, ao terrestrial ou ao telestial, para o inferno ou a qualquer outro reino ou lugar, e temos vida suficiente para fazermos isto.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.87.

Aqui na mortalidade, cada um de nós tem a oportunidade de escolher o tipo de lei que seguirá. Estamos vivendo e seguindo leis celestiais que nos tornarão candidatos à glória celestial ou obedecendo a leis terrestres que nos tornarão candidatos à (...) glória terrestre ou teleste. O lugar que ocuparemos nos mundos eternos será determinado por nossa obediência às leis desses vários reinos durante o tempo em que estivermos na mortalidade aqui na Terra.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

É verdade que as escrituras predizem os dias finais da existência material da terra como uma esfera telestial. A terra será então renovada e receberá sua glória paradisíaca ou terrestre. (Vide Décima Regra de Fé.) Finalmente, a terra será celestializada. (Vide Apocalipse 21:1; D&C 77:1; 88:25-26.)
ÉLDER RUSSELL M. NELSON – A Liahona, Julho de 1990, p.17.

Este é o plano de salvação. As obras de Jesus jamais terão fim, até que tenha sido concedida a todos a felicidade de habitar num reino nas mansões de seu Pai, onde há muitos reinos e muitas moradas, de acordo com as obras e fidelidade de todos os homens que já viveram sobre a face da terra. Alguns obedecerão à lei celestial e receberão sua glória, alguns habitarão o terrestrial, outros o telestial, e outros ainda nenhuma glória receberão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.56.

O Profeta Joseph Smith teve a seguinte visão, que mais tarde foi registrada em Doutrina e Convênios 76:71–79: “E também vimos o mundo terrestre e eis que estes são os que pertencem ao terrestre, cuja glória difere da glória da igreja do Primogênito, que recebeu a plenitude do Pai, assim como a glória da lua difere da do sol no firmamento.
Eis que estes são os que morreram sem lei; e também aqueles que são os espíritos de homens mantidos na prisão, a quem o Filho visitou e pregou o evangelho para que fossem julgados segundo os homens na carne; os que não receberam o testemunho de Jesus na carne, mas receberam-no depois.
Estes são os homens honrados da Terra, que foram cegados pela astúcia dos homens. Estes são os que recebem de sua glória, mas não de sua plenitude. Estes são os que recebem a presença do Filho, mas não da plenitude do Pai.
Portanto são corpos terrestres e não corpos celestiais; e diferem em glória, como a lua difere do sol. Estes são os que não são valentes no testemunho de Jesus; portanto não obtêm a coroa no reino de nosso Deus.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 18, p.232-233.

OS REINOS SUPERIORES MINISTRAM AOS INFERIORES. Todavia, através de sua abundante misericórdia, o Senhor fará o máximo que puder ser feito e, portanto, dará a todos um lugar em alguma parte – se não dentro das portas da Cidade Santa, então fora dela – (Apocalipse 21:27; 22:14-15.) onde os que não tem direito à plenitude das bênçãos poderão ser ministrados pelos que possuem glória maior. Pois nesta visão que fala das glórias, lemos também que aqueles que habitam no reino celestial, ministrarão àqueles do reino terrestre; os do reino terrestre hão de ministrar àqueles do reino teleste.
O Filho poderá ir ao terrestre, mas os que entrarem nesse reino não receberão a plenitude do Pai; não verão a grandeza de sua glória. Ele lhos recusará. Jamais voltam à plenitude de sua presença. Os que entram no reino teleste não receberão a plenitude do Pai ou do Filho. Estes não irão lá, mas enviarão mensageiros para visitar e instruir os habitantes dessa glória.
Os do reino terrestre hão de visitar os do reino teleste; e os do celeste visitarão os do reino terrestre. Estes não poderão ir aonde o Pai está, pois disse o Senhor: “Onde Deus e Cristo habitam, não poderão vir, mundos sem fim”, (D&C 76:112.) Entretanto, na mesma seção está escrito que, a despeito desse fato, os que entram ali terão bênçãos tão grandes, que ultrapassam todo o entendimento. (D&C 76:86-89.) Tamanha é a misericórdia do Senhor. Ele se empenhará em salvar todos os seus filhos, e exaltar o máximo possível deles.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp. 5-6.

Exaltação é o ato de ser elevado ou engrandecido, quanto à posição ou grau; é ser magnificado ou glorificado. Assim, no reino celestial, os que passam pelos deuses que ali estão para guardar o caminho para a plenitude, recebem exaltação. O reino telestial não é um reino de exaltação; o reino terrestrial não é um reino de exaltação, embora seja superior ao telestial. E haverá muitos que entrarão no reino celestial, em sua condição de salvos sem exaltação, pois mesmo no celestial existem diversos graus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.12-13.

Salvação é o dom de Deus, de acordo com as Escrituras, para todos os homens que não pecam contra a luz, tornando-se filhos da perdição. A salvação é de vários estágios ou graus. Todo homem será julgado segundo suas obras, e por esta razão foram estabelecidos diversos graus ou reinos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.13.

Todo homem tem um lugar preparado onde será recompensado segundo as suas obras. Por isso, Paulo ensinou haver uma glória do sol, uma glória da lua e uma glória das estrelas, e que, como estas diferem em magnitude, assim é na ressurreição dos mortos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.20.

É propósito do Todo-Poderoso salvar a humanidade inteira, e todos entrarão em seus reinos em algum grau de glória, exceto os filhos da perdição, cujo pecado ultrapassa o poder de arrependimento e redenção, e portanto não podem ter seus pecados perdoados. Todos os restantes serão salvos, mas nem todos com o mesmo grau de glória ou exaltação. (D&C 76:30-49; Hebreus 6:4-8.) Cada homem será julgado segundo suas obras, suas oportunidades de receber a verdade e o intento de seu coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

No reino seguinte, ou terrestrial, entrarão todos os que morrem sem lei; “aqueles que são os espíritos dos homens conservados na prisão, a quem o Filho visitou, e a quem pregou o Evangelho, para que pudessem ser julgados de acordo com os homens na carne; os quais não receberam o testemunho de Jesus na carne, mas receberam depois”; “os homens honrados da terra que foram cegados pelas artimanhas dos homens”; aqueles que não quiseram receber a plenitude de sua glória; e os que não foram valentes no testemunho de Jesus; “portanto não obtém a coroa do reino de nosso Deus”. (D&C 76:71-79.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.21-22.

Tanto na glória do terrestre como do teleste, os habitantes serão limitados em seus poderes, oportunidades e progresso, porque, à semelhança dos filhos da perdição, “não se mostraram inclinados a gozar daquilo que poderiam ter recebido”. ( D&C 88:32.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.22.

Os que estiverem em outros reinos que não o celestial, serão instruídos no Evangelho?
Sim, toda verdade é verdade do Evangelho; e toda alma eventualmente terá de tomar conhecimento do plano de salvação, pelo menos na medida que lhe for possível fazer. Lemos que todo joelho terá de curvar-se e toda língua confessar Jesus Cristo como o Filho de Deus. Sendo isto verídico, então toda alma terá que saber alguma coisa a respeito dele.
(...) Em todo reino, os habitantes devem saber que foram redimidos da morte, e que receberam as bênçãos a eles concedidas pela misericórdia de Jesus Cristo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.23.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar