Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Melquisedeque

(25-6} Alma 13:14-19. Que Se Sabe acerca de Melquisedeque, O Rei de Salém?
"Melquisedeque é uma das personagens bíblicas mais controvertidas. Ele viveu aproximadamente em 2.000 A.c., foi contemporâneo de Abraão e um dos homens mais  justos que viveu sobre a terra. Não obstante, pouco se sabe a seu respeito, e as raras menções a ele feitas na Bíblia, têm sido erroneamente interpretadas pela maioria dos estudiosos das  escrituras. Por exemplo, lemos no livro de Hebreus a seguinte informação concernente a este  grande profeta:
"Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou:
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Hebreus 7: 1-3.)"
Alguns conhecedores da Bíblia têm interpretado estes versículos com a idéia de que
Melquisedeque nasceu sem mãe ou pai! Em outras palavras, acreditam eles que a expressão
"sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida" está-se referindo a Melquisedeque. Que estas palavras não dizem respeito a ele, mas sim ao sacerdócio que possuía, é evidente tanto em Doutrina e Convênios como no Livro de Mórmon. A seção 84 de Doutrina e Convênios contém a seguinte declaração relativa ao sacerdócio de Deus: " ... Abraão recebeu de Melquisedeque o sacerdócio, e Melquisedeque recebeu-o através da linhagem de seus pais ... sacerdócio esse que continua na igreja de Deus em todas as gerações, e não tem princípio de dias nem fim de anos." (D&C 84:14,17.) Com relação a este sumo sacerdócio, o Livro de Mórmon afirma, " ... chamado, ordenança e sumo sacerdócio que não têm começo nem fim. Tornaram-se, assim, sumos sacerdotes para sempre, segundo a ordem do Filho, o Unigênito do Pai, que existe sem princípio de dias ou fim de anos." (Alma 13:8-9.)" (Daniel H. Ludlow, A Companion to Yow Study of the Book of Mormon, pp. 204-205.)
Quando Joseph Smith começou a fazer uma revisão inspirada da Bíblia, que hoje é conhecida como a Tradução de Joseph Smith (TJS) ou Versão Inspirada, acrescentou diversos versículos ao relato de Melquisedeque encontrado em Gênesis 14.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.238.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar